3 de jun. de 2007

UM PLANETA LIMPO: AS SACOLAS PLÁSTICAS




Esta blogagem coletiva é de iniciativa do Lino Resende, sempre a levantar grandes temas em favor da humanidade, como já fez tempos atrás na campanha "Eu quero é paz" cujo selo está no final desta página.

É relevante. Não se trata apenas de teoria ecológica como fazem uns, mas de prática de princípios ambientais que de demagógicos não têm absolutamente nada. Quanto mais sujamos o meio em que vivemos, menos capacidade ele tem de se recuperar, de modo que cabe a nós mantermos o planeta limpo, para que natureza faça a sua parte.

As vezes pansamos que praticar princípios ambientais é difícil, mas isso não é verdade. Eu vou tratar de apenas um aspecto desta questão, as sacolas plásticas.

Aqui no Paraná, o Ministério Público e o PROCON/PR convocaram as grandes redes de supermercados para tratar desse tema pouco abordado quando se fala em lixo e limpeza, as sacolas plásticas que os estabelecimentos varejistas entregam a seus clientes, que são contadas aos milhões por dia só por aqui.

Pois bem, o MP e o PROCON do Paraná descobriram que as sacolas oxibiodegradáveis custam no máximo 5% mais caro que as comuns.

Acontece que estas sacolas são as mesmas utilizadas hoje, mas produzidas com um aditivo que quebra as moléculas do plástico após certo tempo, de modo que reduzem em muito o problema ambiental. São uma verdadeira praga, pior que furacões e maremotos, porque elas são misturadas com material orgânico, o que torna difícil que sejam recicladas. Veja o leitor a quantidade delas que são vistas às beiras de rios, nos lixões ou nas bocas-de-lobo a cada chuva mais forte. Além de seu uso impedir a reciclagem, no meio ambiente elas sufocam animais e impermeabilizam o solo e as várzeas de rios, diminuindo a vida aquática, sufocando animais e plantas e impedindo o crescimento de vegetação rasteira.

A idéia do MP e do PROCON do Paraná é simples: se as grandes redes aderirem às sacolas oxibiodegradáveis, o preço delas cai e torna-se possível exigi-las de todos os estabelecimentos varejistas. Se todos adotarem, a degradação natural delas facilitará a separação de lixo orgânico do inorgânico, aumentará a vida útil dos lixões e tornará mais limpo o meio ambiente.

Aqui, haverá um prazo para os supermercados adotarem as novas sacolas ou substituí-las por práticas e materiais menos ou não agressivos ao meio-ambiente. Quando o prazo vencer, eu vou exigir de cada estabelecimento onde comprar, o uso compulsório delas. Se o leitor fizer o mesmo, será um pequeno passo em prol da limpeza do planeta... mas mesmo a mais longa das viagens, inicia-se sempre com apenas um passo.

PS:

É verdade que estou adiantado, pois a blogagem é para 5 de junho. Mas compromissos profissionais me impedirão de escrever durante a semana. Peço aos meus leitores que visitem várias páginas no dia 5, deixem seus comentários e dêem idéias e sugestões. Todo e qualquer esforço que fizermos com esse assunto, terá como recompensa a bondade extrema da mãe natureza, que nunca nos faltou. Não faltemos à ela!

54 comentários:

  1. Anônimo3/6/07 20:19

    Olá, tudo bem? O discurso do Hugo Chavez caiu como uma luva para o presidente do Senado, Renan Calheiros... E vai ficar por isso mesmo.. Abraços, Fabio

    ResponderExcluir
  2. Anônimo3/6/07 20:20

    A descoberta desse dispositivo que torna o plástico biodegradável é coisa recente.Com o tempo será usado, com certeza.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo3/6/07 20:47

    Fábio:
    Ótima lembrança sobre a questão das sacolas plásticas. E não há problema em adianter a blogagem.
    Obrigado pela participação.

    ResponderExcluir
  4. Fábio, veja esse link
    http://funverde.wordpress.com/projeto-sacolas-ecologicas
    Esta fundação trata exclusivamente sobre as sacolas plásticas biodegradáveis, ou oxi-biodegradáveis.
    Legal que mesmo ocupado tenha dado atenção à blogagem! Tem presente e dever de casa pra você no luz!
    Boa semana! Beijus

    ResponderExcluir
  5. Anônimo4/6/07 18:48

    É Fábio sem dúvida o tema é pertinente. Mudando um pouco de assunto... Para a esquerda as atitudes do Maluco de Caracas representam algo de importante. Lula mais uma vez teve a oportunidade de dizer para o mundo que é contra Chávez e a favor da liberdade e não o fez. Dessa vez em entrevista a um programa da BBC, Lula fez o que sabe melhor: esquivar-se. Escrevi sobre o assunto em meu blog.

    Patrick Gleber
    www.blogdopatrick.br21.com

    ResponderExcluir
  6. Viva Fábio:

    Estou nessa e contigo lá no Estados Gerais.
    Para além dessas sacas estão agora sendo desenvolvidas uma outras feitas com compostos de milho e também de batata, totalmente biodegradáveis e que, uma vez lançadas na terra, em vez de poluirem funcionam como adubo.

    O homem quando quer usar a inteligência para o bem é genial... o problema é que a usa poucas vezes nesse sentido.

    Boa semana.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  7. Anônimo5/6/07 04:19

    Aqui na Italia, pagamos pelas sacolas q usamos no supetrmercado, e com misso procuramos economiza-las ou ateh memso levas as nossas de casa.
    A qualidade de vida do nosso planeta, de nossos filhos e netos depende de cada um de nos.
    Meire

    ResponderExcluir
  8. Embora eu nem tenha falado disso no meu post, estou na campanha pelo fim das sacolas plásticas.
    Pesquisadores aqui da UFLA desenvolveram um material biodegradável que substitui o plástico e que está sendo oferecido às industrias. Mas a questão financeira é impedidtiva, né? Tem q ue virar lei, como acontece por aí!
    Parabéns pelo post, Fábio.
    Grande beijo

    ResponderExcluir
  9. Anônimo5/6/07 08:49

    Cara você me fez lembrar da minha época de guri, sou do Paraná, de Arapongas, mas já estou aqui em SP há 33 anos. Pois bem na minha época de garoto os supermercados disponibilizavam aos seus clientes sacolas de papel, penso que poderiam voltar.

    ResponderExcluir
  10. Ola Fabio,

    Aqui estive e digo-lhe, não importa se publicou ontem ou publicará amanhã, o importante é sua participação. Sou do Paraná também...

    ResponderExcluir
  11. Anônimo5/6/07 11:33

    PLástico...nem todo mundo sabe usá-lo e os riscos que ele pode causar. UM meliente , às escondidas, amarrou um monte de plástico num contador de energia elétrica...Conclusão...Deu um curto-circuito e o estrago foi terr´vel....inclusive, atingindo inocentes que passavam pela rua....Bom dia.

    ResponderExcluir
  12. oie...
    na europa não se usa sacos plásticos em alguns supermercados... se os queremos, temos de pagar por eles. Aqui deveria ser assim. Deveríamos colocar em prática a velha sacola de feira!

    te beijo

    Taís Morais

    ResponderExcluir
  13. Sou a favor das sacolinhas biodegradaveis se e somente os supermercados forem livres para adota-la. Se isso vier como lei, dai sou contra. O governo nao pode e nao deve se meter na vida de ninguem.

    Como lembrou outro comentarista, antigamente era sacola de papel. Por que nao voltam para o papel?

    ResponderExcluir
  14. Olá Fábio,
    obrigada pela visita, que vim retribuir!
    Essa história dos sacos de plástico é importantíssima, uma vez que o plástico demora 400 anos a degradar-se, e no entanto, os sacos são distribuidas gratuitamente, á discrição do freguês! Eu comecei a fazer compras com o meu saco, aprendi isso na Alemanha é apenas uma questão de hábito! Para mudar mentalidades é necessário falar, publicitar e exemplificar.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  15. Anônimo5/6/07 12:59

    Pode parecer uma pequena gota no oceano mais se cada um fizer a sua parte tenho certeza que veremos a diferenca.

    ResponderExcluir
  16. Anônimo5/6/07 13:25

    Fabião, tocou uma ferida profunda. Brilhante, meu caro amigo. Olha, me visitou quando o prato estava terminando de assar. Agora já está servido. Pode ir buscar a parte que te cabe. Parabéns pelo seu post desta coletiva do Lino. Você levantou uma questão super importante. Abraços, Mário.

    ResponderExcluir
  17. Anônimo5/6/07 13:33

    As sacolas estão em toda parte e infelizmente aos montes dentro dos rios. É hora de se fazer alguma coisa. Bem pensado da sua parte falar sobre elas. Um beijo e ótima semana

    ResponderExcluir
  18. Fábio,
    obrigada(o) pela visita. Postamos um texto sobre sacolas (veja em http://porquecargasdagua.blogspot.com/2007/05/ecobags.html). Diz respeito às Ecobags. Países do lado oriental já estão substituindo as sacolas plásticas de supermercados por outras, feitas de material orgânico. Feitas em algodão e outras fibras, puderam ser trabalhadas e, de tão lindas, passaram a bens de consumo... Vc compra uma ecobag e, além de ir ao supermercado, tem uma linda sacola para até passear, se quiser.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  19. Complicado o que uma simples sacolinha plástica pode fazer com o meio ambiente! Muito obrigada pela visita no meu blog!

    Kisses

    http://fernandaruiz.com

    ResponderExcluir
  20. Anônimo5/6/07 13:58

    Taí Fábio, vou imprimir seu texto, multiplicar e a partir de sábado irei aos supermercados falar com os gerentes. Belo post. Beijos!

    ResponderExcluir
  21. Anônimo5/6/07 14:00

    Sabe, eu vi outro dia que os golfinhos morrem sufocados com os sacos plásticos que encontram no mar porque, claro, não os distinguem de alimentos e engolem!!!
    Tem gente que deixa um rastro de sujeira quando sai da praia.
    Infelizmente tbm acontece em outras áreas das cidades, não é verdade? Precisamos nos conscientizar de que temos que preservar o meio ambiente para termos qualidade de vida, sempre.
    Bjos...muitas alegrias.

    ResponderExcluir
  22. É Fábio... a coisa é aterrosadora mesmo!! Aqui na Índia a coisa tb é feia... quanto aos pláticos... nem me fale!! Aqui o lixo "humano" é espalhado por todos os lugares!!

    Venha ler mais sobre a ecologia na Índia!

    ResponderExcluir
  23. Anônimo5/6/07 14:20

    Olá Fábio!

    É sempre bom voltar ao seu blog!
    Obrigada pela visita...
    Conheço curitiba é é uma das cidades mais limpas e bonita sque eu já vi, ainda comentei isso com o Mário ontem, Curitiba é uma bela e agradável cidade.

    Seu post está muito bom, tocando em um foco importante...Muito bom mesmo!
    Parabéns!

    Cris

    ResponderExcluir
  24. Muito obrigada pelo comentário... e realmente sacola plática é o ó... e todos a tem como inofensivas e bonitinhas... ai ai... se como na Italia tivessemos que pagar né Meire?? Não seria como está..
    bjus

    ResponderExcluir
  25. Fábio,

    Na verdade eu vim aqui agradecer as suas palavras gentis e avisar que sempre que o tempo me permite, respondo aos comentários do meu blog lá mesmo. Então, talvez valha um retorno pra ver como ficou a réplica.
    Mas cheguei aqui e há tempos não visitava um blog tão recheado de coisas interessantes e bem organizadas.
    Estava eu me entretendo em flainar pelos seus posts.
    E fui descendo... descendo...
    Me encantando cada vez mais.
    Crítico, político, sensato, a palavra certa, no lugar certo.
    Já tinha decidido que voltaria aqui antes mesmo de chegar ao final da página.
    Mesmo assim cheguei ao sopé.
    Aí quase caí da cadeira.
    Amigo (e agora vou me dar a liberdade de chamá-lo assim), tem um distintivo do GRÊMIO lá.
    Só faltava mesmo isso!!!
    Cara! Fiquei fã!
    Ponto.
    Parágrafo!
    Vou linkar seu blog aos meus imediatamente!
    Todo jogo da libertadores tem um post sobre o grêmio no meu blog "By Osc@r Luiz". No "Flainando na Web" eu não coloco, por que a proposta é outra, mas se ganharmos outro mundial, acho que vou abrir uma exceção!
    Foi um enorme prazer conhecê-lo.
    Volte sempre que puder aos meus blogs, por que eu vou fazer o mesmo!
    Um grande abraço!
    P.S. Se não quiser que eu faça os links, me avise em tempo, que eu removo, ok?

    ResponderExcluir
  26. Anônimo5/6/07 14:56

    Ótimo seu post e concordo com tudo que disse lá,sabe que eu fui educada por um pai naturalista- não consumista tb- tudo isto para nós, filhos, é mto natural. Pena que há coisas,como esta das sacolas, que ainda uso. Como colocar o lixo na lixeira do prédio sem sacolas? ainda não sei a saída, esta sacola a que se refere, e que eu fiquei conhecendo outro dia, é uma boa idéia, precisamos falar mais, para haver pressão.
    abs, Laura

    ResponderExcluir
  27. Anônimo5/6/07 17:03

    Fábio

    SEU POST ESTÁ PERFEITO!

    pô gostei muito do seu blog!

    Elisabete cunha

    ResponderExcluir
  28. Anônimo5/6/07 17:03

    olá!! Fábio,
    ...concordo com as nossas amigas Taís e Fernanda, na Europa não existe isso!! É questão de costume, eu hj cedo fui comprar umas coisas e em cada lugar era uma sacolinha..dispensei várias, alegando que hj é dia do meio ambiente e que apenas uma bastaria..rsrs
    Como eu digo cada um fazendo a sua parte...
    Prazer em conhecê-lo...
    Bj

    ResponderExcluir
  29. Li outro dia sobre isso em outro blog e passei desde então a levar uma sacola tipo aquelas de feira para o mercado. Diminuiu muito a quantidade de sacolas que levei pra casa, que vou juntando para doar para uma senhora que recolhe materiais recicláveis..
    Minha mãe acheou a id´peia meio estranha no começo, mas depois entendeu o porque e ficou bem orgulhosa do filho Eco Chato dela...
    Parabéns pelo post...

    Também estou na blogagem coletiva...

    ResponderExcluir
  30. Oi, Fábio, vim agradecer e retribuir a visita.

    Acho muito importante o tema que escolheste, mas precisamos da conscientização de todos, do ensino nas escolas, para que as futuras gerações possam usufruir do que ainda temos.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  31. Ah! Eu adoro os Bee Gees!

    (não precisa publicar!)

    ResponderExcluir
  32. Anônimo5/6/07 17:35

    Fábio:
    obrigada pela visita! Adorei sua abordagem sobre plástico. Eu vou à feira do produtor aqui em Maringá de sacola e não pego saco plástico. Levo os que tenho em casa. Todos acham esquisito e eu vou dando aulas para todo mundo (rsrsrs)...

    abraços
    Marta
    vou inserir seu blog no meu.

    ResponderExcluir
  33. Anônimo5/6/07 19:02

    Vendo o comentário do pessoal da Europa, fico pensando: porque essa distribuição de sacolas nos supermercados ? De graça é que não é....
    Está mais do que na hora de repensarmos esse assunto.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  34. Fábio, muito interessante.
    O Paraná realmente é um estado quase modelo em alguns aspectos.
    Já percebi que até lá nos EUA, onde o governo não incentiva condutas ecologicamente corretas, nunca se vê alguém carregando compras em sacolas de plástico. Bem, pelo menos nos filmes, que nunca fui lá.
    Gostei do seu texto, o que não é novidade, mas gosto especialmente de blogagens coletivas porque vários aspectos de um mesmo tema são abordados, geralmente em profundidade.
    Obrigada.

    beijos

    ResponderExcluir
  35. da Inglaterra e Canadá, por exemplo, perguntam ao cliente se ele precisa realmente da sacolinha. Os consumidores já estão criando o hábito de levarem as velhas e boas sacolinhas de feira. Lembra delas? É uma daquelas medidas simples que podem fazer uma tremenda diferença no final das contas.

    ResponderExcluir
  36. Fábio,

    Parabéns pela blogagem e obrigado pelo visita ao Blog do Patrick.

    *

    O MPF vai indiciar 50 pessoas pelo esquema das licitações. Entre elas o governador do Maranhão, Jackson Lago. Mais no meu blog:

    www.blogdopatrick.br21.com

    ResponderExcluir
  37. Viva Fábio:

    Quem pára um pouco para pensar e ver que este planeta maravilhoso está a pedir a ajuda de todos?

    Um abraço,

    ResponderExcluir
  38. Anônimo5/6/07 20:18

    Oi Fabio,

    fiz um comentariozão e pufff, quando vou publicar sumiu.

    Essa blogagem coletiva é bacana porque permite um leque enorme de enfoques, né? tô adorando ler os posts.


    Um grande beijo

    ResponderExcluir
  39. Anônimo5/6/07 20:57

    Fábio, obrigada por ter ido lá. Engraçado que estive aqui mais cedo, vi o post e diga-se de passagem, adorei! Perfeito! Mas fiquei sem saber se deveria comentar.
    Quanto as crianças que se referiu lá no blog, seriam sim, a salvação da humanidade. Pelo menos enquanto permitissem que fossem crianças.
    Obrigada, viu?
    Bjs

    ResponderExcluir
  40. Fábio, obrigado pelos elogios no meu blog. Tô ficando muito metida! Hahaha!

    Quanto às sacolas plásticas, é também algo muito importante MESMO! Aqui na cidade onde eu moro alguns "mercadinhos" e "armazéns", aliás, coisa que tem muito pois é uma cidade interiorana, começaram a utilizar aqueles sacos de papel, aqui nós chamamos de "papel pão". A iniciativa é de um pessoal que anda tratando de medidas socio-educativas para preservação do meio ambiente, além de projetos para preservação do que resta de mangue e Mata Atlântica por aqui. Eles vão em escolas, estão em toda esquina orientando a população, inclusive com teatros ao ar livre (que são ótimos por sinal)...
    E é assim, cada um faz um pouquinho, ensina outro pouquinho e quando vai ver, a gente já fez "muitão"!

    ResponderExcluir
  41. Saramar, aqui nos EUA se usa sim sacola plastica em supermercado. Mas ao contrario do que voce disse, alguns estados obrigam sim a coleta seletiva e coisas do genero (lembrando que aqui as leis sao estaduais, nao federais). Por exemplo, em NY voce paga 5 centavos a mais por cada produto embalado em garrafa PET, vidro ou lata. Depois de consumido o produto, pode devolver a embalagem ao supermercado e ter os 5 centavos de volta. Acho essa iniciativa muito mais interessante que a brasileira, pois envolve toda a sociedade na reciclagem, e nao apenas catadores de lixo marginalizados.

    Alias, em Sampa por exemplo nao havia reciclagem no meu predio. Aqui eh lei, em qualquer lugar se acha isso.

    ResponderExcluir
  42. Fábio, lembrou bem, antigamente se usavam sacolas de papel, mas como o jardineiro é Jesus e as árveres somos nozes a coisa ficou mal parada.

    ResponderExcluir
  43. Muito legal a idéia, sim, Fábio! Esperemos que entre em uso generalizado, o mais rápido possível!

    ResponderExcluir
  44. Anônimo5/6/07 23:57

    Uma excelente iniciativa...Deveria virar exemplo.

    ResponderExcluir
  45. Bom dia.
    Q mais consumidores tomem a atitude d exigir q seja cumprida a lei, já q no nosso país não temos essa prática. Q todos tomemos consciência d q é urgente o início d mudanças d atitudes q salvem a terra.
    Abraços, tenha um ótimo dia.

    ResponderExcluir
  46. Anônimo6/6/07 10:27

    é uma alternativa excelente!

    ResponderExcluir
  47. Olá Fábio, adorei sua abordagem. Aqui em minha região foi iniciado um projeto de escolas públicas e seus professores, em conjunto com a USP, de conscientização e limpeza da margem do rio Mogi. Cidades daqui de Minas e de SP, alunos e professores. Fiquei emocionada ao vê-los chegando com caminhões lotados de lixo e muitas e muitas sacolas plásticas. Isto incentivou toda a população, que saiu em suas terras fazendo sua parte. Algumas colegas minhas participaram e eu ajudei a fazer o relatório com as fotos. Meus alunos de biologia aderiram à causa das escolas públicas (extra oficialmente) e fizemos até um cd de fotos-denúcia, o que me rendeu alguns probleminhas,rsrs. A Cemig também tem investido em cursos (eu fiz) e está produzindo um ótimo material sobre o meio ambiente e esta região aqui de montanhas de café. Embora não participe muito de blogagens coletivas, eu adorei esta e adorei especialmente seu texto por alertar sobre os problemas do descaso para com o que se joga fora. Valeu! Abraço!

    ResponderExcluir
  48. Fabio, muito bem lembrada essa questão do plástico. Ainda bem que já yem gente estudando as alternativas, né. Enquanto isso vamos continuando a fazer nossa parte!
    bjo e parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  49. Anônimo6/6/07 22:59

    Tem duas agravantes nesse lance das sacolas de plástico: elas prejudicam demais à compactação dos lixões, e não são propriamente vedetes na indústria da reciclagem, porque seu peso vale muito pouco. E elas pesam muito pouco também.

    Quem dera aqui em SP estivéssemos adiantados na questão como no Paraná. Além de uma parte ínfima do lixo da cidade ir para a reciclagem, temos essa quantidade gigantesca de lixo que todos sabem.
    Hoje foi um dia especialmente consciente para mim: terminado meu último detergente de pia, passei a usar sabão em barra. Como já tenho uma dieta pobre em óleo, o que já contribui bastante no esgoto da cidade, não há necessidade de grandes lavagens, e o sabão dá conta perfeitamente. É óbvio que o Tietê não amanhecerá limpo amanhã, mas estou fazendo minha parte.

    ResponderExcluir
  50. Anônimo7/6/07 11:59

    Eu penso que ai no Brazil falta uma politica de reciclagem. Um exemplo aqui aonde eu moro (Pennsylvania) eu tenho a coleta do recycle uma vez por semana, eles fornecem os latões para cada casa. O proprio supermercado tb recolhem sacolas usadas basta voce levar na proxima compra e depositar no latão. Como lembrou a Leticia elas são leves e fáceis de transportar, eu devolvo sempre as minhas.

    No Rio eu recyclava mas no final ia tudo pro mesmo lugar.

    ResponderExcluir
  51. Anônimo8/6/07 05:23

    Olá Fábio...Obrigada pela visita e pelo comentário no Enquanto isso,...

    Eu não sei com qual material as sacolas plasticas daqui da Suécia são fabricadas, mas além de terem uma qualidade superior às nossas (resistencia e tamanho) todos os supermercados cobram pelas mesmas. O cliente tem as opções entre pagar por uma sacola plástica (cerca de 50 centavos de real), de papel (cerca de 80 centavos) ou uma sacola tipo bolsa que pode ser reutilizada várias e várias vezes e custa pouco mais que as anteriores. A maioria que vejo escolhe as de papel ou a duradoura...
    abraços...

    ResponderExcluir
  52. Fabio, gostei muito de achar um conterrâneo na blogagem coletiva! Como comentei no Faça sua parte, uso sacolas de compras (de tecido) e lixeirinhos para separar os recicláveis que foram brindes do supermercado Pão de Açúcar. Acho estas iniciativas importantes e nossa adesão idem.
    Obrigado pela visita e parabéns pelo blog, gostei muito. Adoro futebol, mas sou paranista! (risos)

    ResponderExcluir
  53. Anônimo9/6/07 18:00

    É importante a questão das sacolas plásticas, mas... será que as pessoas percebem a quantidade de lixo que produzem?
    Quer um exemplo? Dê uma olhadinha no lixo de casa. Garrafas pets misturadas a caixas de leite, borra de café, vidros de conserva e cascas de frutas. Plásticos como o pacote do café e da bolacha, pratinhos de isopor... tudo isso pode - e deve - ser reciclado, pois além de proteger a mãe natureza, faz a alegria de muitos catadores que sobrevivem do lixo.
    No TRT da Nona Região onde trabalho, faço parte da "coleta solidária" - movimento voluntário, e implantamos a coleta seletiva: separamos os papéis em caixas, assim como plásticos e vidros e metais. As pilhas (altamente tóxicas) e lâmpadas fluorescentes vão para lixo especial, assim como o óleo de cozinha, recolhido semanalmente em garrafas pets (são reutilizáveis, sim, tanto a garrafa quanto o óleo!). Também "adotamos o copo/xícara", para dar fim aos copinhos plásticos que as pessoas têm mania de achar "mais prático". Nas festinhas, temos pratos normais, talheres também. Nada desse negócio aí de pratinho de plástico, talherzinho de plástico, em nome da preguiça!
    Não é sacrifício algum separar o lixo chamado "verdadeiro" - orgânico e os papéis "sujos" (guardanapos, papel higiênico) - do reutilizável. Além da consciência ecológica, colaboramos com um número considerável de pessoas menos favorecidas.
    A questão da ÁGUA e da ENERGIA ELÉTRICA mal utilizada é um dos pontos em que mais insisto: se não somos sócios da COPEL e a água potável é um bem não tão durável assim, temos a OBRIGAÇÃO de diminuir seu consumo, ou pelo menos usá-los de maneira inteligente. Como? Apagando a luz de ambiente vazio, consertando as torneiras/vasos sanitários da casa, diminuindo o tempo no banho, desligando aparelhos eletrônicos (sim, aquela luzinha verde GASTA ENERGIA!!!!!) da tomada...
    São ações pequenas, mas de grande e inestimável importância para nossa vida e, principalmente, para nosso tão sofrido planeta.
    Espero ter colaborado um pouquinho.
    Abraços a todos e ... save the planet!!!! (ELE É UM SÓ!)

    ResponderExcluir
  54. Somente pessoas muito ignorantes podem confundir tal decisão!
    O lance é incentivar que a indústria de sacolas trabalhe com a mesma tecnologia biodegradável, e não que se jogue todas as sacolas no meio-ambiente...Daaaaaaaaaã!
    Tem gente que parece ter motivo pra complicar... Isso não pode ser apenas pura burrice!
    Tal pessoa deve estar muito desinforma e não sabe que 90% das sacola splásticas tem como futuro os lixões, inclusive como contenedoras de lixo!

    ResponderExcluir

Não serão publicados comentários ofensivos, fora dos limites da crítica educada.

CORITIBA: O MEDO DO FUTURO.

No erro de uma diretoria interina, que acionou a justiça comum em 1989 para não jogar uma partida marcada de má-fé pela CBF para prejudicar ...