3 de mar. de 2010

AÉCIO NÃO VAI


Não acredito que Aécio Neves saia candidato a vice na chapa de José Serra.

Ele não é o tipo de político que pareça ter disposição para sacrificar-se ao desgaste que o cargo de vice-presidente pode lhe impor, ainda mais na situação de liderança nacional e destaque politico que ele alcançou à frente do governo de Minas Gerais.

O perfil de Aécio sugere que ele será candidato ao Senado e, uma vez dentro da casa, tentará ser presidente do Congresso Nacional (numa vitória de Serra, com auxílio do PMDB fisiologista) voltando ao governo de Minas numa eventual tentativa de reeleição de Serra em 2014 ou até ficando no parlamento até 2018.

Ou seja, sempre no centro do debate político, em posição de destaque, sem esconder-se na sombra de ninguém e não precisando da figura do presidente para sustentar uma candidatura futura.

Aécio sabe que não é um candidato a ser construído como Dilma Roussef, porque tem biografia própria, apesar de jovem.

O fato é que em 2010 Serra joga o tudo ou nada e Aécio tem a possibilidade de uma vaga tranquila no Senado.

Aécio é jovem, articulado e com atributos políticos suficientes para disputar as eleições presidenciais em 2014 com a tranquilidade de ser Senador da República com mais 4 anos e mandato, o que não o alijaria de uma nova tentativa em 2018 ou mesmo sua volta ao governo estadual. Ele teria um cargo, a mídia e a serenidade para escolher seus caminhos.

Já Serra, não necessariamente teria facilidade em reconstruir sua trajetória política, pois o PSDB dificilmente perderá o governo de São Paulo, sendo que quem o ocupa naturalmente é candidato à presidência também. Perdendo as eleições em 2010, ele teria que disputar uma candidatura ao governo estadual contra um Geraldo Alckmin ou Aluísio Nunes (no cargo de governador) e uma presidencial contra um Aécio (ou contra o governador de São Paulo à época) fortalecido por manter-se no centro da arena política. Sobraria a prefeitura de São Paulo mas, será que ele renunciaria de novo 1 ano e 3 meses depois de assumir para alçar vôos maiores? Será que os paulistanos aceitariam isso? Duvido.

Ou seja, com eventual vitória de Serra, Aécio continua em processo de fotalecimento de sua imagem, nem que seja para disputar a presidência em 2018 ou 2022. Serra derrotado em 2010, Aécio continua na mesma toada, talvez com menos holofotes por não chegar à presidência do Congresso, mas de modo contínuo e independente.

Mas bem dito, posso estar errado nisso. Antes do final deste mês teremos o desfecho dessa situação.

11 comentários:

  1. Muita coragem é tentar prognosticar o cenário politico. Sua analise é correta!

    ResponderExcluir
  2. Na minha visão, se Serra perder esta eleição (2010), todo o peso do futuro do partido (PSDB) será apostar as fichas no Aécio. Ele é jovem e sua biografia independe de 'construção' como a da Dilma - além de ser o neto de Tancredo Neves, algo que lhe acrescenta mais respaldo. Aécio tem um longo futuro político pela frente, e penso que, por ser uma pessoa ambiciosa e personalista, tentará sim se eleger presidente em 2014 (esteja a Dilma ou Serra no poder e dependendo da situação). Não creio que tentará o Senado, embora seja uma hipótese pra ele.

    Aécio é ousado e analisa bem o seu momento na atual conjuntura. Já Serra, mesmo sendo dono de um excelente currículo profissional e político, não sobreviveria a uma outra eleição presidencial caso perdesse essa última. Ele não seria entregue ao ostracismo pelo seu partido, mas por sua idade, teria dificuldade em recomeçar e seria visto como um político ultrapassado para presidir o momento Brasil.

    Creio eu que ele sabe disso. E, óbvio, também posso estar enganado.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Como disse o Renato Russo, ainda é cedo. Os tucanos não têm outra alternativa, até mesmo porque o momento é "complicado". A chapa ideal é mesmo Serra e Aécio, até mesmo porque não existe outra pessoa capaz de aglutinar votos como Aécio. Infelizmente, a eleição, como ocorreu nas duas últimas, vai ser decidida no nordeste, onde Lula é quase um deus.

    ResponderExcluir
  4. Existe uma outra hipótese, que seria o Serra desistir da presidência. Aí o PSDB ficaria sem candidato de expressão e, possivelmente os votos do Serra migrariam para o Ciro Gomes.

    E ficaríamos até 2014 na mesmice lulista de sempre...

    Mas como você bem falou, por enquanto são apenas especulações.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  5. Fábio,
    Obrigada por ter lembrado do meu aniversário mesmo q foi sem querer. Não acredito q Aécio consiga ser tão popular como o Serra, se ele fosse candidato ia ser tiro na água assim como foi qdo Alckmin tentou a presidência.
    Big Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem? Eu acho que o Serra não vence a disputa eleitoral... Vamos ver se vai ser mesmo candidato... Se ganhar, Aécio vira ministro... Abraços, Fabio www.fabiotv.zip.net

    ResponderExcluir
  7. Embora ache ele o melhor candidato, não acho que ele tenha o menor carisma. A sorte é que Dilma é muito antipática. Assim, acho que mesmo que o Lula (que é um gênio no quesito atrair simpatia) trabalhe por ela, ele tem chance. Ainda mais que o Aecio tem muito carisma. O que eu lamento é que o PT e o PMDB parecem ter as mesmas qualidades e defeitos.

    ResponderExcluir
  8. Ouvi "da boca" de quem está envolvido com as coligações e as campanhas do partido: a ideia do PSDB, hoje, é que a dupla seja Aécio-Richa na presidencia de 2018-22, acontecendo a vitória em 2010. Assim, até lá, ocuparão cargos / posições estratégicas nos projetos da copa e das olimpíadas, para que consigam "terminar de fazer o nome".

    Acredito mais na hípotese do Aécio ser senador e posteriormente assumir algum ministério. Mas é um filme repetido: a "oposição" [ = partido que não manda na presidencia] anda meio perdida, confusa. Fica esse cenário estranho... abraços!

    ResponderExcluir
  9. Acho que Aécio está fazendo doce e só vai decidir em Abril. Ele é solidário com o partido, mas não quer queimar o filme, ser responsabilizado, caso houver derrota.
    O sonho de Aécio é ser candidato à Presidência com Geraldo Alckmin como vice e isto só será possível, em caso de desistência de Serra, que ficaria para a reeleição de Estado.
    Mas é certo que, caso Aécio concorra com Serra a presidência e perca, ganhará visibilidade nacional, podendo voltar encabeçando a chapa em 2014. O partido não o quer no Senado, pois não tem perfil para oposição. De imediato, Aécio só tem planos para Antonio Anastasia.

    Bom fim de semana! Beijus,

    ResponderExcluir
  10. O Serra nao pode ganhar nem sonhando, apesar que a popularidade do Aecio esta enorme pelos grandes feitos em MG. Nos mineiros Fabio sabemos disso...Ha contrapontos sim e muitos mas esta nos olhos das classes menos favorecidas que o Aecio pelas propagandas é o melhor...apesar que o Serra esta ai na luta ne faz um tempo....

    abraço

    ResponderExcluir
  11. Fábio, pelo que sei, Aécio não quer ser vice e será respeitado pelo PSDB. Mas também avalio que não seria a opção vencedora pois pelas pesquisas, ele como Lula, não está transferindo votos seja para o PSDB , seja para seu candidato à sucessão. Serra está sozinho na lida e tem grande chance pois apesar de todas as indefinições, ainda é líder. Dilma pode ser a favorita com o apoio de Lula mas ela só pode perder para ela mesma o que pelo que vejo é factível. Dizem que a oposição não tem discurso mas Dilma embora possa ter, não consegue articular pela sua limitação. Esta eleição será decidida no olho mágico e espero que a favor de Serra. Será melhor para nós.

    ResponderExcluir

Não serão publicados comentários ofensivos, fora dos limites da crítica educada.

CORITIBA: O MEDO DO FUTURO.

No erro de uma diretoria interina, que acionou a justiça comum em 1989 para não jogar uma partida marcada de má-fé pela CBF para prejudicar ...