22 de jul. de 2007

NOVOS BLOGS

Mônika, minha irmã, inaugurou a sua "logínia" na internet, confiram!

Minha amiga Fábia Rossoni, que escreveu um artigo que postei aqui, sobre o racismo no idioma, também inaugurou o seu espaço, Seis Passeios pelos Bosques da Ficção, onde pretende tratar de assuntos relacionados a literatura e comunicação.

E um pouco atrasado, seguindo o exemplo do Orlando Tambosi, vou recomendar o Flanela Paulistana, da Letícia. Um blog muito bonito sobre São Paulo.

PS (Notícia extraordinária da Agência Tabajara Fabio Max de Notícias): E... oba!!! A Shirlei voltou!!!

20 de jul. de 2007

QUANDO A MEDIOCRIDADE VENCE

Notem os internautas que NoMínimo, um dos espaços mais festejados da web nacional, que contava com jornalistas das mais diversas tendências de pensamento, como Ricardo Kotsho, Pedro Dória, Guilherme Fiuza, Xico Vargas, Xico Sá, Villas-Boas Corrêa e outros, foi substituído nos portais IG e IBest, pelo Paulo Henrique Amorin, com seu Conversa Fia... digo, Afiada.

19 de jul. de 2007

EU QUERO!

Não sei como fazer isso.

Não sei se serei ouvido.

Não sei se, mesmo ouvido, alguém em Brasília, especialmente o senhor presidente, terá coragem de executar isso.

Mas EU QUERO DEMISSÕES!

EU QUERO A DEMISSÃO DO MINISTRO DA DEFESA, WALDIR PIRES, POR INCOMPETÊNCIA!

EU QUERO A DEMISSÃO DOS MINISTROS MARTA SUPLICY E GUIDO MANTEGNA, POR FALTA DE DECÔRO!

EU QUERO A DEMISSÃO DE TODA A DIRETORIA DA INFRAERO!

EU QUERO A DEMISSÃO DE TODA A DIRETORIA DA ANAC!

EU QUERO A DEMISSÃO DO COMANDANTE DA AERONÁUTICA!

EU QUERO UMA CPI SOBRE A INFRAERO!

PS: Informação recente da Agência Estado, diz que o presidente da república pensa em fazer grandes modificações na cúpula do setor aéreo, substituindo a diretoria da INFRAERO e da ANAC e retirando poderes do ministro Waldir Pires que, segundo a nota, não seria demitido para que o governo não passasse por incompetente(?). Em suma, estão tentando salvar o companheiro Pires, para que ele continue a dormir o sono dos justos enquanto os aviões caem!

18 de jul. de 2007

TRAGÉDIA II

Houve quem tenha dito via e-mail para este blogueiro que faço política rasteira ao vincular o acidente ao governo, basicamente porque sou "direitista".

Mas os fatos estão aí:

A BAND relatou os problemas na pista durante a transmissão ontem, justamente a BAND, a emissora mais próxima do governo Lula.

É o governo Lula que manobra no Congresso para evitar que a INFRAERO seja investigada.

Dona Marta Suplicy, do "relaxa e goza" é ministra do governo Lula, e demonstrou bem a forma com que encara o problema aéreo.

Senhor Waldir Pires, ministro do governo Lula, afirmou dias atrás que a solução para o apagão aéreo não sairia antes de 1 ano, dada a burocracia, a mesma que inexiste, quando o assunto é criar cargos em comissão.

Previsão de mais de 200 mortos. Enquanto o governo se mantém em paralisia constante, sem tomar medidas efetivas, tentando culpar controladores de vôo ou mesmo transferir a imagem da culpa para a Força Aérea Brasileira, pessoas inocentes morrem.

Uma coisa são fatalidades, acidentes aéreos podem, efetivamente, acontecer. Porém, é o segundo acidente grave em menos de 1 ano e não há na história do Brasil uma sequência tão sinistra de fatos, o que denota que há algum problema no controle do tráfego aéreo, apesar do próprio ministro Guido Mantegna dizer que se trata da consequência do crescimento do país.

Por óbvio eu não publiquei o comentário do detrator, até porque ele não publicaria um comentário meu em seu blog feito para "rir dos direitistas".

Mas a opinião dele é esta: meu comentário foi aproveitamento rasteiro da tragédia.

Não concordo. Estou indignado, justamente eu que em várias ocasiões defendi parte da política econômica do governo Lula e mesmo me manifestei contra as vaias que ele levou na abertura do Pan.

O leitor confunde indignação com "direitismo", talvez porque, quem tenha tanto apreço por ditadores como Fidel Castro e Hugo Chaves, não tenha muito apreço pela vida.

17 de jul. de 2007

TRAGÉDIA

Os leitores já estão cientes de que há uma hora, aconteceu um acidente com um avião da TAM, no aeroporto de Congonhas/SP.

As últimas informações são de que o avião teria derrapado na nova pista de Congonhas(aliás, mais um avião que derrapou lá), e colidido com o hangar da própria companhia, carregando 170 passageiros.

Estou chocado!

Não bastasse 150 mortos em setembro do ano passado, agora, mais 170 para o inventário sinistro da incompetência da INFRAERO, do Ministério da Defesa e deste governo, que criou 20 mil cargos em comissão para apadrinhados inúteis, mas não consegue comprar equipamentos aeronáuticos, contratar controladores de vôo e reformar a contento os aeroportos brasileiros.

Quantos inocentes ainda terão de morrer senhor presidente Lula?

Quantos inocentes ainda terão que morrer senhor Waldir Pires?

PS: Comentários insistentes de que a reforma na pista foi mal executada e faltam ranhuras na pista, que acabam levando a derrapagens e acidentes. Ou seja, aceleraram as obras ao máximo para amenizar o apagão que este governo de incompetentes causou, e mataram 170 inocentes.

PS2: Quase duas horas após o acidente, NENHUMA autoridade foi capaz de pronunciar-se.

16 de jul. de 2007

PORTO UNIÃO E AS VIAS FÉRREAS NO BRASIL

Neste fim de semana visitei as cidades de Porto União/SC e União da Vitória/PR, que foram divididas quando da questão do Contestado, muito embora sejam um único aglomerado urbano.

Meus amigos de lá me disseram que a linha férrea que cruza a cidade e demarca as divisas entre Paraná e Santa Catarina, era, há 40 anos, internacional, pois levava cargas e passageiros de São Paulo até o Uruguai e de lá, até a Argentina. O tempo passou e ficou a lindíssima estação ferroviária das fotos, com a Maria-Fumaça que resiste ao tempo e apenas uma, das duas linhas originais do trem.

Divaguei do por que de abandonar as linhas férreas desse jeito, e recebi uma resposta para pensar: houve um lobby colossal da indústria automobilística, incluindo a de pneus e a de petróleo, para acabar com as estradas de ferro e privilegiar o caminhão, com o trágico resultado do atraso do transporte ferroviário brasileiro, que seria a solução para a maior parte dos gargalos de logística que temos.

Deixo as fotos das cidades, a linda estação ferroviária, a maria-fumaça e a ponte de arcos sobre o Rio Iguaçú. Belas cidades, ambas com mais de 100 anos de existência:

Fachada da estação, na divisa entre os municípios, é simétrica, dois lados iguais.


A gare, em arquitetura arrojada.


A maria-fumaça.






Ponte dos arcos.


PS: Clique nas fotos para aumentá-las.
PS2: A data das fotos está, obviamente, errada!

13 de jul. de 2007

O COMENTÁRIO DO "ROÇA" E AS OBRAS DE LULA

Se contar ninguém acredita: Vamos transpor um rio(?) vamos construir Usinas nucleares, submarinos, várias hidreletricas ao mesmo tempo, termeletricas, etc,,Onde estava nossa grana antes?Estamos ricos de repente?Parece que queremos fazer tudo que não foi feito até agora em 4 anos?Mas a hidrelétrica com a Bolívia é uma boa, pro índio , é claro.
Mas eu acredito mesmo é que esses chefões bolivarianos se entendem muito bem.E isso me dá nos nervos.

12/7/07 19:00 ROÇA COISA É OUTRA LIMPA


Eu não resisti e resolvi usar do pouco elegante expediente de comentar um comentário de leitor. Mas o "Roça" está com toda a razão.

De repente a mesma imprensa tão direitista e irresponsável quando trata de casos de corrupção de pinicam nos ternos dos governantes em Brasília, emite uma avalanche de notícias espetaculares: usinas hidroelétricas na Amazônia, submarino nuclear para a marinha, os melhores jogos Pan-Americanos da história no Rio de Janeiro, venda de energia para a pobre Argentina, o PAC com suas obras espetaculares e a transposição do Rio São Francisco.

Não vou criticar a imprensa. Do mesmo modo que ela ajuda no combate à corrupção, também ajuda em realizações importantes. Ademais, se o governo diz que vai fazer isso ou aquilo, cabe à imprensa divulgar, porque isso ajuda o brasileiro a fiscalizar para onde vai, ou pretende-se que vá, o dinheiro público.

Vou criticar sim é esse governo de sonhos, que constrói castelos de cartas e usa durex para que eles não desmanchem no primeiro sopro.

Eu sou favorável ao submarino nuclear e ao programa nuclear. A Marinha trabalhou duro por 3 décadas, sofrendo com a falta de verbas e a falta de vontade política de governantes como Fernando Henrique Cardoso, que se pudesse teria extinto as forças armadas e transformado elas em polícia de bairro. Mas o presidente Lula foi lá, deu uma olhadinha no trabalho, ficou entusiasmado e disparou que vai liberar verba, sem perceber que o resto da força está à míngua. Navios descomissionados à toda hora e programas de modernização paralisados, e isso por absoluta falta de vontade política e bom senso, ante, inclusive, a ameaça militar que representa o instável senhor Hugo Chaves. O submarino e o programa nuclear deveriam ser contemplados dentro de um amplo programa de reaparelhamento das forças armadas, tratar como medida pontual soa demagógico e ineficaz, porque não adianta submarino nuclear, quando não há proteção aérea e terrestre sobre as instalações sensíveis que fazem sua manutenção.

A transposição do São Francisco, por sua vez, uma coisa absurda. Um rio responsável pela integração nacional, mas que está praticamente morto e cheio de problemas. Em certos lugares, sua calha e vazão diminuíram e ao invés do governo recuperar antes a capacidade do rio com programas ambientais sérios, quer tirar uma parte da sua água para transferi-la para outro lado do país. Fazendo isso, mata de vez o que já está moribundo, mas parece que as evidências não são suficientes.

As hidroelétricas na Amazônia. Eu posso ser acusado de imperialista e coisa e tal por defender o não uso da região para atividades econômicas, tal qual querem muitos estudiosos norte-americanos. Mas acho que já basta o estrago que Tucuruí fez por lá. Imaginemos duas grandes usinas, e a quadrilha de madeireiros ilegais que vai devastar o que puder em sua volta, pouco se lixando para IBAMA, Polícia Federal, Exército, etc... Em Tucuruí foi assim e não será diferente nessas duas novas empreitadas. Pior que isso é imaginar fazer uma usina em conjunto com a Bolívia. Sei não, se duvidar muito, a usina fica pronta e Evo Morales (que pretende ser presidente daquilo lá por muitos anos, ainda) fará o mesmo que fez com as refinarias, vai dizer: É MINHA!!! E conforme for, é capaz de ficar com ela e ainda com uma parte do Acre, de Rondônia ou do Mato Grosso, conforme sua localização. Sou mais da idéia de preservar a Amazônia, e lá, no máximo cabem projetos de energia alternativa.

Do Pan nem falo muito... torrou-se dinheiro público de modo irresponsável e pouco ficará de bom para a cidade, sem contar que pretendem continuar a festa, com a história das Olimpíadas.

Enfim, o governo acha bonitinho e anuncia, mas não dá bola para as consequências ou mesmo para óbvios pré-requisitos.

Ademais, o "Roça" cantou a bola: de onde vem o dinheiro para tanto, se o orçamento vive contingenciado e as despesas do governo crescem acima dos índices de aumento de arrecadação? Das duas uma, ou os projetos não sairão do papel, ou podem parar no meio do caminho, mas anunciados eles foram, e ajudaram a criar essa imagem do super presidente popular. Na pior da hipóteses eu pergunto: como fica a imagem do sucessor que, tudo indica, será aliado dele, se não há festa que dure para sempre?

PS: Estarei viajando este fim de semana, não liguem se eventualmente demorar para moderar os comentários.

PS(2): Leiam em Malditos Patos! um complemento bem humorado deste comentário, "O Ovo de Lula e o Novo Verbo".

CORITIBA: O MEDO DO FUTURO.

No erro de uma diretoria interina, que acionou a justiça comum em 1989 para não jogar uma partida marcada de má-fé pela CBF para prejudicar ...