13 de jul. de 2007

O COMENTÁRIO DO "ROÇA" E AS OBRAS DE LULA

Se contar ninguém acredita: Vamos transpor um rio(?) vamos construir Usinas nucleares, submarinos, várias hidreletricas ao mesmo tempo, termeletricas, etc,,Onde estava nossa grana antes?Estamos ricos de repente?Parece que queremos fazer tudo que não foi feito até agora em 4 anos?Mas a hidrelétrica com a Bolívia é uma boa, pro índio , é claro.
Mas eu acredito mesmo é que esses chefões bolivarianos se entendem muito bem.E isso me dá nos nervos.

12/7/07 19:00 ROÇA COISA É OUTRA LIMPA


Eu não resisti e resolvi usar do pouco elegante expediente de comentar um comentário de leitor. Mas o "Roça" está com toda a razão.

De repente a mesma imprensa tão direitista e irresponsável quando trata de casos de corrupção de pinicam nos ternos dos governantes em Brasília, emite uma avalanche de notícias espetaculares: usinas hidroelétricas na Amazônia, submarino nuclear para a marinha, os melhores jogos Pan-Americanos da história no Rio de Janeiro, venda de energia para a pobre Argentina, o PAC com suas obras espetaculares e a transposição do Rio São Francisco.

Não vou criticar a imprensa. Do mesmo modo que ela ajuda no combate à corrupção, também ajuda em realizações importantes. Ademais, se o governo diz que vai fazer isso ou aquilo, cabe à imprensa divulgar, porque isso ajuda o brasileiro a fiscalizar para onde vai, ou pretende-se que vá, o dinheiro público.

Vou criticar sim é esse governo de sonhos, que constrói castelos de cartas e usa durex para que eles não desmanchem no primeiro sopro.

Eu sou favorável ao submarino nuclear e ao programa nuclear. A Marinha trabalhou duro por 3 décadas, sofrendo com a falta de verbas e a falta de vontade política de governantes como Fernando Henrique Cardoso, que se pudesse teria extinto as forças armadas e transformado elas em polícia de bairro. Mas o presidente Lula foi lá, deu uma olhadinha no trabalho, ficou entusiasmado e disparou que vai liberar verba, sem perceber que o resto da força está à míngua. Navios descomissionados à toda hora e programas de modernização paralisados, e isso por absoluta falta de vontade política e bom senso, ante, inclusive, a ameaça militar que representa o instável senhor Hugo Chaves. O submarino e o programa nuclear deveriam ser contemplados dentro de um amplo programa de reaparelhamento das forças armadas, tratar como medida pontual soa demagógico e ineficaz, porque não adianta submarino nuclear, quando não há proteção aérea e terrestre sobre as instalações sensíveis que fazem sua manutenção.

A transposição do São Francisco, por sua vez, uma coisa absurda. Um rio responsável pela integração nacional, mas que está praticamente morto e cheio de problemas. Em certos lugares, sua calha e vazão diminuíram e ao invés do governo recuperar antes a capacidade do rio com programas ambientais sérios, quer tirar uma parte da sua água para transferi-la para outro lado do país. Fazendo isso, mata de vez o que já está moribundo, mas parece que as evidências não são suficientes.

As hidroelétricas na Amazônia. Eu posso ser acusado de imperialista e coisa e tal por defender o não uso da região para atividades econômicas, tal qual querem muitos estudiosos norte-americanos. Mas acho que já basta o estrago que Tucuruí fez por lá. Imaginemos duas grandes usinas, e a quadrilha de madeireiros ilegais que vai devastar o que puder em sua volta, pouco se lixando para IBAMA, Polícia Federal, Exército, etc... Em Tucuruí foi assim e não será diferente nessas duas novas empreitadas. Pior que isso é imaginar fazer uma usina em conjunto com a Bolívia. Sei não, se duvidar muito, a usina fica pronta e Evo Morales (que pretende ser presidente daquilo lá por muitos anos, ainda) fará o mesmo que fez com as refinarias, vai dizer: É MINHA!!! E conforme for, é capaz de ficar com ela e ainda com uma parte do Acre, de Rondônia ou do Mato Grosso, conforme sua localização. Sou mais da idéia de preservar a Amazônia, e lá, no máximo cabem projetos de energia alternativa.

Do Pan nem falo muito... torrou-se dinheiro público de modo irresponsável e pouco ficará de bom para a cidade, sem contar que pretendem continuar a festa, com a história das Olimpíadas.

Enfim, o governo acha bonitinho e anuncia, mas não dá bola para as consequências ou mesmo para óbvios pré-requisitos.

Ademais, o "Roça" cantou a bola: de onde vem o dinheiro para tanto, se o orçamento vive contingenciado e as despesas do governo crescem acima dos índices de aumento de arrecadação? Das duas uma, ou os projetos não sairão do papel, ou podem parar no meio do caminho, mas anunciados eles foram, e ajudaram a criar essa imagem do super presidente popular. Na pior da hipóteses eu pergunto: como fica a imagem do sucessor que, tudo indica, será aliado dele, se não há festa que dure para sempre?

PS: Estarei viajando este fim de semana, não liguem se eventualmente demorar para moderar os comentários.

PS(2): Leiam em Malditos Patos! um complemento bem humorado deste comentário, "O Ovo de Lula e o Novo Verbo".

19 comentários:

  1. Assino embaixo do que vai acima (hein?!?!). Acrescento ainda que ao contrário do que dizem, a energia nuclear é limpa. Basta comparar o estrago que faz uma hidrelétrica, ou uma termoelétrica, com o resíduo nuclear.

    ResponderExcluir
  2. Fábio, grato pela citação!HE!
    Acho que vamos ter de trabalhar mais para sustentarr tudo isso ai.Aguardem , impostos à vista!É elle só pode estar contando conosco(?)Imaginem quantos políticos não irão deitar e rolar nesse mar de grana fácil.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  3. Grande Fábio, seu post traduz exatamente aquilo que penso. Não adianta descobrir um santo para cobrir outro. Temos problemas ambientais de grande proporções e ainda querem gerar mais? E tem outra, não boto fé nenhuma neste tal Hugo Chavez, Bin Landen pelo menos avisava que iria atacar já os cocaleiros de plantão se fazem da santo para dar o bote na hora certa. Te cuida Brasil...

    ResponderExcluir
  4. Vocês mataram a pau. O lance das forças armadas é preocupante e o do Pan demosntra o que vem por aí com a copa do mundo

    ResponderExcluir
  5. Tem um Coronel reformado do Exército na minha família, além do meu pai e de um irmão, ainda na ativa. O coronel hoje dirige uma van de transporte de estudantes em Belo Horizonte para poder bancar a universidade da filha e ainda não pôde comprar sua casa própria. Por coisas assim que paraquedistas de elite preferem largar a farda e dar aulas de guerrilha para traficantes cariocas. Fora aqueles que vendem armas e granadas para u crime, muito mais rentável que o soldo parco. Em dois outros pontos discordo de você e por ter vivido nas duas regiões e conhecer relativamente bem os problemas locais e não apenas por páginas de revistas e jornais. Sou totalmente a favaor da transposição do São Francisco e explico porque, suscintamente: 1. Apenas 1% das águas serão transpostas e poderão fazer um bem enorme a milhares (não vou chegar aos 12 milhões afirmados pelo governo, considero exagero) de moradores do semi-árido. Alegam que essas águas serão usadas por grandes proprietários e não para agricultura de subsistência. E daí? Em juazeiro e Petrolina, hoje verdadeiro oásis, quem produz frutas para exportação e vinhos de qualidade, são grandes produtores não o povo sem orientação técnica para isso ~e usam as mesmas águas do S.F., e geram milhares de empregos e dão salários e condições dignas de vida. A transposição não impede a revitalização dos trechos prejudicados pelo assoreamento; 2. Os tais projetos alternativos na Amazônia são, em boa parte, usados para catequese por missionários estrangeiros e não têm melhorado significativamente a qualidade de vida da população. A região é rica não só em madeira, mas em piscicultura, gás natural, minérios e um tremendo potencial turístico. Essas riquezas podem e devem ser exploradas e essa exploração, com planejamento e fiscalização, elevará o patamar da qualidade de vida dos povos. São pessoas como você e eu que estão vendo suas riquezas sendo contrabandeadas e não ficam com nada. Com a exploração legal a coisa muda. O dia que puder, pegue um barco em Porto Velho e vá até Belém. É um trajeto até privilegiado, mas talvez te dê uma noção mais clara de como vivem as pessoas em zonas mais afastadas e compreenda melhor minhas posições. Desculpe o comentário gigantesco, mas são coisas que me sensibilizam.

    ResponderExcluir
  6. Grana sempre teve. É uma questão de prioridade: viagens, gasolina, submarinos e depois, se sobrar, o resto:educação, saúde, etc.

    ResponderExcluir
  7. Fabio, o governo so sabe fazer uma coisa boa:

    MARKETING!

    O resto eh uma piada de mau gosto...

    PS: retiro o que disse, sabe fazer 2 coisas boas. A segunda eh seguir direitinho a cartilha tucana para a economia, gracas ao bom Deus.

    ResponderExcluir
  8. Crítica mais do que pertinente. Mas, afinal, este é o país do bolsa escola, do bolsa família... e outros subsídios mais! Trocar nosso dinheiro por votos para eles, é mais do que normal!

    ResponderExcluir
  9. Uma ótima viagem então, mas que não seja à terra do nunca...rsrs.rs..

    bjos!

    ResponderExcluir
  10. Oi Fábio,
    Como se fosse pouco os problemas ambientais que temos ainda percebo que para eles não é o sulficiente!
    Cada vez mais os politicos nós decepcionam!
    Bom final de semana,
    Paulo

    ResponderExcluir
  11. o dia hoje está lindo aqui em minha linda belô do brasil.
    tempo bom, céu claro, temperatura ligeiramente em baixa, que nem pais civilizado.
    sem ressaca, etilica ou moral; sem dores no corpo, sexo em dia e LULA FOI VAIADO TANTO QUE NEM CONSEGUIU ABRIR O PAN.
    a vida pode ser mais bela e doce?

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Muito Obrigada pela sua visita e eplo comentário, sua visita sempre abre minha cabeça para novas idéias admiro muito seu senso de palavra...quem bom que existem pessoas como vc que realmente dão importancia a blogagem ambiental*
    que nossa amizade cresça e seja cultivada por muito tempo.
    um ótimo final de semana*

    ResponderExcluir
  13. Beijinhos Fábio e bom fim-de-semana.

    ResponderExcluir
  14. Fabio, seus textos são sempre uma aula para mim.
    E o Roça está mesmo certíssimo: onde está ese dinheiro todo?
    Mas eu nem perco meu tempo imaginando isso, porque sabemos bem que este governo é feito apenas de anúncios mirabolantes e manchetes de jornal.

    beijos

    ResponderExcluir
  15. Esse governo é mesmo uma coisa triste. Chamo-o de governo denorex, parece o que não é. Parecia que seria um presidente focado no bem estar do povo e virou o governo "nao sei de nada". Interpretei mal o primeiro mandatário, achei que era povo e hoje sei que é elite da pior espécie, aquela capaz de tudo para manter o poder. Inclusive, vez em sempre, tirar o foco dos problemas básicos e vender ilusões.

    ResponderExcluir
  16. Aqui no ES as promessas não foram cumpridas até agora.Os empresários da construção civil já cobriram Guarapari de prédios, todos fantasmas esperando a siderúrica, os portos melhorados,a ampliação do aeroporto, o incremento no petróleo e gás natural.Tudo em espera.

    ResponderExcluir
  17. Passando pra deixar um abraço e desejar uma ótima semana, ainda que esteja viajando!

    ResponderExcluir
  18. Olá, tudo bem? Bom, vamos ver se os projetos saem do papel. A questão energética é fundamental e está sendo tratada com superficialidade pela mídia... A região que demanda energia é a Sudeste e Sul.. Rio Madeira fica no Norte... Ou seja: a transmissão de energia ficará mais cara... Isso é apenas um ponto, entre vários..Abraços, Fabio

    ResponderExcluir
  19. Também não sei de onde vem todo esse dinheiro, já que 42% de toda a arrecadação é para o pagamento de dívidas da União e altos juros de financiamentos.
    Estamos n'agua, fio!! Boa semana! Beijus

    ResponderExcluir

Não serão publicados comentários ofensivos, fora dos limites da crítica educada.

CORITIBA: O MEDO DO FUTURO.

No erro de uma diretoria interina, que acionou a justiça comum em 1989 para não jogar uma partida marcada de má-fé pela CBF para prejudicar ...