22 de jul. de 2010

DILMA É BOA CANDIDATA?

Eu já disse a vários petistas que, se o seu partido estivesse representado por outra pessoa na peleja presidencial, como José Dirceu, provavelmente já estaria com dianteira muito folgada nas pesquisas e tratando de assegurar vitória em primeiro turno.

Isso porque teria o conjunto da popularidade do presidente Lula e o candidato bom de palanque, capaz de sensibilizar as massas pela imagem e inflamá-las pelo discurso vívido e direto que sempre marcou as campanhas do PT (e Lula) à presidência.

Dilma não tem a qualidade de candidata.

Não estou dizendo que ela não tem qualidades para ser presidente, nem que ela não tem competência, muito menos que ela não é honesta.

Todas estes requisitos são importantes e, com eu já escrevi aqui, tanto ela quanto seus adversários possuem tudo isso. Nem ela é o leviatã estatista pintado por uns, nem seu adversário direto é o monstro neoliberal pixado por outros.

No entanto, em política, não são apenas as qualidades morais e técnicas de uma pessoa que decidem sua eleição.

Está bem claro, e mesmo os petistas não negam, que Dilma Roussef depende muito da imagem do presidente Lula, que por sua vez aventa até pedir licença do cargo para alavancar a candidata que ele mesmo escolheu.

Dilma não têm traquejo de palanque e de embate eleitoral porque sempre foi um quadro técnico ou do PDT (no grupo político de Alceu Collares) ou do PT (cuja ligação sempre foi direta com o presidente Lula). Ela nunca foi candidata a nada, o que explica sua dificuldade em tratar com a imprensa e o zêlo com que é preparada a cada vez que aceita participar de uma entrevista de TV ou rádio, sendo que o comando de sua campanha tenta limitar sua aparição em debates.

Repito que não estou discutindo aqui as qualidades dela como administradora pública, muito menos comparando tais qualidades com as dos demais candidatos.

Mas a maioria do povo brasileiro não analisa as qualidades técnicas do candidato em que vota, limita-se a ouvir seu discurso e sentir-se sensibilizado ou não, e isso pode ser prejudicial à candidata do PT.

Neste fim de semana, divulgam-se novas pesquisas. Se Dilma estiver na frente, é sinal claro de que o potencial de transferência de votos do presidente Lula é grande e isso tranquiliza o comando de campanha. Se continuar o empate técnico, já haverá gente no Palácio do Planalto preparando a licença do presidente para que ele supra as deficiências de Dilma enquanto candidata (não como administradora). E se ela cair, o que é improvável, acende a luz vermelha no diretório do PT.(*)

Lembram do Lula candidato? Ele era incrivelmente diferente do que foi o Lula presidente. Quando candidato, partia para a briga, debatia abertamente, falava com quem quisesse ouvi-lo e não tinha medo de cara feia. Quando presidente, virou um conciliador completamente diferente. As figuras do candidato e da pessoa nunca se confundiram.

Hoje, o PT tem uma técnica a disputar a presidência, mas não uma candidata no sentido de pessoa acostumada aos palanques.
-----------------------
(*) No caso do outro lado, do PSDB, as pesquisas mostrarão um caminho a tomar. Se Dilma abrir dianteira nas pesquisas, vão acirrar a disputa nem que tenham que baixar muito mais o nivel. Se empatados, vão insistir em chamar Dilma para o debate. Se estiverem na frente, voltarão à campanha propositiva, de falso "fair play".

PS.: Eu já tracei aqui um perfil (opinião pessoal minha) de Marina Silva. Este post é um perfil de Dilma Roussef, complementado por este post aqui, que trata dela e de José Serra. Em mais alguns dias, traçarei um perfil específico do candidato do PSDB.


10 comentários:

  1. Tem muito o que comentar. Mas, nada a comentarei!

    - Já não comento nem opino mais sobre politica.

    ResponderExcluir
  2. Isso aí, Fabio.

    Pelo que as pesquisas mostraram até agora, a transferência de votos de Lula a Dilma é enorme, o que me faz pensar que poderia ser outro candidato (José Dirceu, Marta Suplicy, Eduardo Suplicy), e mesmo assim a transferência ocorreria.

    Lula é uma figura popular e com avaliação nas alturas. Qualquer um que recebesse sua "benção" teria sucesso.

    E penso que o PSDB vai para o tudo ou nada, esperando que algum escândalo tire votos de Dilma. É uma pena. O Brasil precisa de oposição inteligente, coerente, que produza mais do que manchetes escandalosas na Veja.

    ResponderExcluir
  3. Bom. Lembrando que, para mim, presidência também tem muito a ver com Personalidade (botei com pê maiúsculo propositadamente), acredito que a Dilma se parece muito com o Lula quando começou na campanha política rumo ao planalto pela primeira vez (retirando as suas costumeiras bravatas). Ela ainda terá que ser polida para assumir tal cargo (coisa que o Zé Dirceu fez com o Lula), mas o que importa mesmo, fora suas outras qualidades, é a sua essência real (afinal, esta é a única coisa que "decide pra valer" do ser humano) e isto, creio, é algo que ninguem tira de ninguem.

    Os debates são importantes para que o público conheça quem são os candidatos, mas não é o supra-sumo para decidir se uma pessoa deve ter a (ou assumir) presidência ou não. Lembremos que a política é "arte de saber mentir e de ser um bom ator". Infelizmente, quem faz isso melhor é quem leva.

    ResponderExcluir
  4. Consta que no Vox Populi Dilma abriu 7 pontos;... ou seja, Lula a garante independentemente de seus defeitos como candidata.

    ResponderExcluir
  5. Nao conheco a Dilma e deixei antes do governo Lula

    ResponderExcluir
  6. muito boa a anãlise da biografia política que fez da Dilma. e muito bom seu blog. rs

    ResponderExcluir
  7. Olá, gostaria do nome certinho do blog e do e-mail para sugestão de pauta. Obrigada

    E-mail: carolbrand13@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Sozinha Dilma não é nada. Quem irá governar esse país? Espero que o povo tome 'ciência' do ato, antes da consumado o fato. Beijus,

    ResponderExcluir
  9. Pode ser mas o povo está cansado dos políticos profissionais e seus macetes. Dizer que Dirceu teria mais chance ? Nem de longe.Todo mundo sabe que ele é um escroque.

    ResponderExcluir
  10. Vejo todos vcs criticando o PSDB e falando q o Brasil não esta bom Hoje. Porem so quero lembrar vocês q o atul presidente o LULA e teve 8 anos e em vez de fazer medidas que realmente resolvem o problema do Brasil continuou por exemplo com essa porcaria de bolsa familia que serve para dar uma miseria para os pobres, dinheiro que poderia ser investido na qualificação dos mesmos assim eles conseguiriam integra-se no mercado de trabalho e não depender de progamas populistas como esse que so serve para garimpar voto de pobre.
    Enquanto as pessoas não acordarem e verem que estão prestes a por na presidência uma mulher que parrticipou da ditadura militar, tem envolvimento com corrupção na casa civil, nunca teve um mandato eletivo, que pretende legalizar o aborto.Vai continuar a mesma porcaria de sempre por isso peço a vocês que não acreditem em tudo que os outros dizem e pesquizem antes de votar, e verão que o que eu falo nãoe inevenção. Não desperdicem o seu voto o Brasil não merecem isso essa mulher pode trazer o regime ditatorial devolta e a economia do Brasil não vai aguentar passar por esse processo. E pesso que reflitam com si mesmo: se a Dilma fosse por exemplo do PSOL e não tivessem o apoio do atul presidente vocês votariam nela? Vocês votariam em uma pessoa que não conheciam? Pensem reflitam e votem diferente para o Brasil sair desse loop de petistas que não pensam em resolver os problemas e sim em tampar o sol com a peneira.

    ResponderExcluir

Não serão publicados comentários ofensivos, fora dos limites da crítica educada.

CORITIBA: O MEDO DO FUTURO.

No erro de uma diretoria interina, que acionou a justiça comum em 1989 para não jogar uma partida marcada de má-fé pela CBF para prejudicar ...