Mesmo tendo sido o péssimo presidente que foi, Bóris Ieltsin não deixa de ser um herói da história da Rússia e uma das grandes figuras políticas do século XX.
É preciso coragem para encastelar-se em um parlamento sitiado e liderar uma população para evitar um golpe de Estado perpetrado por pessoas que pretendiam manter um sistema político falido, onde milhões viviam sem liberdade para sustentar uma casta de nababos camaradas.
É preciso coragem para enfrentar uma coluna de tanques e discursar ao ar livre sabendo do risco de ser morto por um atirador qualquer devidamente encomendado.
É preciso coragem para ser democrata numa situação assim.
É preciso coragem para admitir a morte de um sistema político e enfrentar o desafio de adequar um país à realidade, mesmo quando se faz isso errando muito a ponto de entregar partes da economia daquele país para mafiosos.
A prova de que ele caminhou na direção correta é a Rússia de hoje, país emergente e que a cada dia reconquista um pouco sua antiga condição de superpotência.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
CORITIBA: O MEDO DO FUTURO.
No erro de uma diretoria interina, que acionou a justiça comum em 1989 para não jogar uma partida marcada de má-fé pela CBF para prejudicar ...
-
A foto é de autoria de "O Globo" Acusados de eleitos com recursos ilegais da Venezuela (o que é crime em qualquer país do mundo),...
-
É sintomático. Quando em campo as coisas não vão bem aparecem propostas de construir um novo estádio ou de reformar o Couto Pereira, ...
-
No erro de uma diretoria interina, que acionou a justiça comum em 1989 para não jogar uma partida marcada de má-fé pela CBF para prejudicar ...
Ter coragem para enfrentar erros históricos realmente é uma grande qualidade. Penso que o Gorbachev correu mais riscos e foi fundamental nesse processo. Em contra partida o Putin trouxe uma aura de gangsterismo ao país enterrando muitos valores democráticos.
ResponderExcluirFábio, tem toda a razão. Yeltsin, assim como Lula era pinguço mas tinha coragem. O nosso pinguço é covarde.
ResponderExcluiro Yeltsin tinha algo que falta por aqui: carisma.
ResponderExcluirObrigado pela visita e pelos elogios ao post. Fazer rir é nosso objetivo, que bom que estamos conseguindo.
ResponderExcluirabração
Sera que ele esta bebado quando fez isso..? rsrs..brincadeira...ele tem seu lado ruim e bom..
ResponderExcluirEle teve colhão para muita coisa, apesar da imagem de fanfarrão e beberrão (lembro dele dando palmadinhas na bunda da secretária...). E largou o osso na hora devida, abrindo caminho para o revanchismo de Putin. Resta saber se o Putin vai ter a mesma grandeza e largar o osso tentador de um terceiro mandato.
ResponderExcluirGente, quanta informação!!! Bacana demais.
ResponderExcluirDesculpe a demora em retribir a visita! Prometo que voltarei mais vezes.
Tem razão, Fábio.
ResponderExcluirApesar das trapalhadas, da bebida e dos foras, ele contribuiu para a consolidação da democracia na Rússia.
beijo
Rapaz, e a coisa lá não é fácil não. Estou lendo o excelente DEZ DIAS QUE ABALARAM O MUNDO, do John Reed, que descreve, em linguagem jornalística, a transição para o socialismo-comunismo, em 1917, e a tomada do poder por Lenin. Quando acabar de ler, farei um post. É interessante comparar essas duas frentes... a burguesia capitalista de 1917 sendo deposta, a propriedade privada sendo encampada pelol Estado... depois o retorno ao capitalismo de antigamente... Ieltsin... Gorbachev até Valdimir Putin. Muito interessante perceber que toda uma filosofia política desmoronou por suas próprias imperfeições e o capitalismo resistiu por suas virtudes apesar das inúmeras deficiências e injustiças que comete. Abraços.
ResponderExcluirO Lula deve estar bem abatido.
ResponderExcluirCarisma nada o cara era, digamos, excêntrico. Uma figura folclórica.
ResponderExcluirOi Fábio,
ResponderExcluirNavegando pela net, lhe encontrei no blog do Mario, e resolvir lhe fazer uma visita, gostei muito e voltarei outras vezes, aproveito para convida-lo a visitar o meu blog.
Um bom restante de semana,
Um Abraço
Paulo
Viva Fábio:
ResponderExcluirÉ com grande prazer que o informo de que é Blog da Semana no Estados Gerais.
Pela sua postura sinto que este é um blog de consulta obrigatória.
Vou linkar o seu blog para tornar mais fácil a minha vinda aqui.
Sobre Ieltsin muito haveria para dizer.
A maior parte das coisas seriam seguramente negativas.
Fica-lhe para a história o seu papel na transição política russa.
Coragem?... não sei.
Loucura, talvez... porque naquele país para algumas coisas é mesmo preciso ser louco.
Um abraço e... volte sempre,
Assino embaixo. Foi fundamental na virada.
ResponderExcluirPor aqui as tvs especializadas em assuntos politicos fizeram bons programas de debate sobre ele...
ResponderExcluirA igreja foi reservada somente pra todas as cabeças politicas deste mundo "tão ainda torto"...
Estou feliz...MUITOOOOOOOO!
Bisous
Foi importantíssimo para a Russia. E sua atitude corajosa, enfrentando os radicais do PC que queriam a volta do regime antigo foi fundamental para a democratização daquele país!
ResponderExcluirBêbado ou não o homem tinha coragem sim.
Fábio,
ResponderExcluirYeltsin pode ser acusado de péssimas qualidades pessoais e de inúmeros erros como governante, mas ninguém pode negar a importância histórica que teve na difícil transição da Rússia livre. Todas as honrarias anti-comunista e um adeus Yeltsin!!
Definitivamente foi o melhor cachaceiro da história!
ResponderExcluirComa morte do Boris, o consumo de vodka mundial vai cair pelo menos 5%...
ResponderExcluir