9 de mar. de 2010

ESTRATÉGIAS


O fato de não se declarar candidato não faz de José Serra um não-candidato à presidência.

São muitas as especulações sobre a candidatura dele que, vendo Dilma Roussef em campanha aberta e declarada com o apoio o Presidente da República e a leniência do Tribunal Superior Eleitoral, não vai para as ruas, não aceita o rótulo de postulante e não faz discursos inflamados.

Eu mesmo já escrevi aqui uma matéria sob o título "Reaja ou Desista", avaliando a campanha aberta de Dilma e a hesitação dos tucanos em fazerem o mesmo com seu único candidato viável. Mas eu estava errado, as composições políticas até agora não foram consolidadas e o imobilismo tucano não teve nenhum efeito na campanha.

As especulações sobre Serra são tantas que hoje, Josias de Souza da Folha de S.Paulo insinua que os tucanos estariam sondando Aécio Neves para cabeça de chapa, preservando o governador de São Paulo com sua boa gestão para uma reeleição tranquila na unidade mais importante da federação.

Penso que José Serra é candidato sim. E que se preserva porque as alianças regionais e os apoios políticos terão grande importância nas eleições de 2010, mas serão fechadas na última hora, visto que até agora nem Dilma não às definiu, mesmo em campanha aberta há 6 meses.

Dilma é candidata e cresce nas pesquisas. Ela recebe os louros de ser ungida pelo Presidente da República e ser boa ministra em um governo de inegável sucesso econômico, social e político. No entanto, seu crescimento era esperado, ninguém em sã consciência, muito menos José Serra, esperava uma campanha fácil com 20 pontos percentuais de diferença contra o candidato do governo. Mais cedo ou mais tarde, o presidente escolheria seu candidato e trabalharia por ele, seria ingenuidade demais achar que depois de 20 anos lutando pelo poder, Lula o entregasse de bandeja para a oposição.

Não entendo que a candidatura do governador de São Paulo esteja enfraquecida, muito menos acho que ele hesita. Penso que o quadro simplesmente mudou de outubro para cá, pois sequer a banda governista do PMDB chegou a indicar um vice para a chapa oficial, sinal de que os arranjos partidários não estão assim tão fáceis quanto eu mesmo imaginava em outubro passado.

A campanha mesmo começa no início de abril, o fato é este.
PS: O NETO, nosso colega blogueiro e amigo, tem uma opinião diferente, leia aqui.

5 comentários:

  1. Anônimo9/3/10 11:47

    Sua lógica é racional!
    Enganan-se aqueles que precipitadamente assumem posições sem uma analise mais apurada e imparcial dos fatos no meio político atual.
    Correm o risco até da escolha errada quem o fizer.
    O quadro aponta para 4 possíveis candidatos.
    Dois já estão confirmados, faltam ainda, Serra e Ciro, mas ainda há muito tempo para isso.

    ResponderExcluir
  2. Fábio

    O fato de Serra não declarar-se candidato pode estar ocultando um outro dilema.

    O próprio FHC dizia, em seu governo, que quando sondava Serra para uma decisão importante no seu governo, ele se esquivava, usava de evasivas e até se consultava com seu psicanalista para saber se valia a pena aceitar a proposta ou não.

    Eu deixei minha opinião sobre ele nesse texto aqui (se quiser você pode até comentar lá!). Penso que essa indecisão dele vai mais além do que o que divulgam. E imaginem só, um presidente com estas características...

    Só lamento o fato do Meirelles não ser candidato, pois dentre os que estão aí ele era minha opção.

    ResponderExcluir
  3. É verdade, Serra e Ciro ainda não assumiram. E a presença do Ciro, por exemplo, muda muito o quadro eleitoral.

    Segundo o César Maia, a Dilma, com toda a exposição já está chegando no seu limite de votos, mais ou menos 30% e daí não passa. Acredito que Serra e Ciro tenham também esses dados, daí a tranquilidade. Vamos ver.

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? Eu acho muito engraçado essas afirmações.. O Serra não está fazendo campanha.. Como assim?? Há uma porrada de anúncios publicitários do seu Governo na TV... Aparece no Nordeste.. Lógico que já está em campanha.. Abraços, Fabio www.fabiotv.zip.net

    ResponderExcluir
  5. Fabio,

    Escrevi que ele não vai às ruas e não aceita a pecha de candidato, isso é uma coisa.

    Mas não escrevi que ele não está em campanha, escrevi que ele age de modo BEM mais tímido que DIlma Roussef, su campanha não é aberta.

    ResponderExcluir

Não serão publicados comentários ofensivos, fora dos limites da crítica educada.

CORITIBA: O MEDO DO FUTURO.

No erro de uma diretoria interina, que acionou a justiça comum em 1989 para não jogar uma partida marcada de má-fé pela CBF para prejudicar ...