Pular para o conteúdo principal

BLOG COM TOMATES




A Luma, que faz um dos blogs mais bonitos e engajados por boas causas que conheço, me honrou com a nomeação para o "Blog com Tomates" que é um prêmio que os blogueiros deferem entre si, para aqueles que se destacam na luta pelos direitos fundamentais do ser humano.

O link da fundadora do prêmio está sobre o título do prêmio no parágrafo acima, não deixem de visitá-lo.

Não quero apenas agradecer à Luma por sua generosidade, mas quero contar um pouco da minha história na blogosfera.

Sou assíduo comentarista de jornais, revistas, sites e blogs e desde que comecei a fazer isso, expressando opiniões e dando idéias e pitacos, já recebi muitas, conquanto singelas honrarias.

Tive cartas e comentários eletrônicos publicados em Veja, em O Estado de S.Paulo, na Folha de S.Paulo, em O Estado do Paraná e na Gazeta do Povode Curitiba. Tive comentários meus transformados em posts em "NoMínimo" e no site Coxanautas. Em uma ocasião recente, um leitor deste blog publicou um post inteiro em um jornal de Rondônia, coisa que só fui saber meses depois por acaso consultando o Google.

Muito mais que isso, conheci pessoas queridas que mesmo à distância, parecem que foram criadas comigo desde a infância, como a Shirlei Horta, o Túlio, a Letícia Braun, a Malu, a Vivi e o Tom Paixão, além de dezenas, para não dizer centenas de outras pessoas que convivem generosamente comigo hoje em dia na blogosfera, como o Ricardo Rayol, a Silvana, o Davi, o Cléber, a Clau, própria Luma, a Bruna, a Cilene Bonfim, a Daniela Mann e muitos outros que, se não citados aqui, saibam que fazem parte do meu afeto e minhas orações.

Ser reconhecido, mesmo de modo singelo pela luta por direitos fundamentais do ser humano me trouxe lágrimas aos olhos, viu Luma!

Isso tudo é realmente muito importante para mim e hoje, além dessa homenagem recebida da Luma, ainda me emocionei mais, com o resultado da blogagem coletiva do Lino Resende, sobre uma causa que eu sempre defendi a ponto de arregimentar inimigos, desde que, há pouco mais de 10 anos, comecei a escrever para o jornal RaioX (que é da minha família, aqui em Rio Branco do Sul): a ecologia e a preservação do meio ambiente, a proteção dos animais e dos seres vivos.

Fico gratificado quando vejo que não estou sozinho em minhas lutas e ideais e que elas atraem para meu convívio, mesmo virtual, tanta gente boa, consciente, inteligente, capaz e maravilhosamente humana como todos os que citei e mesmo os que esqueci.

Como o prêmio não pode parar aqui em minhas mãos, preciso indicar outros 5 blogs para recebê-lo e o faço agora, agradecendo também a estes lutadores pelos direitos fundamentais dos seres humanos:

O Mário, do Apoio Fraterno, que com suas crônicas sobre seres humanos, defende entre tantos outros direitos humanos, o direito de sonhar.A Brena, com o seu Até Onde Vai, muitas vezes indignada com os vai-vens da vida sentimental, que defende o direito humano de amar. O Túlio e o Cleber, aquele com seus posts engraçados, este com seus desenhos geniais, que cuidam do direito humano de rir. E o CAntonio, sempre entricheirado, com quem nem sempre eu concordo, mas que defende o direito humano de indignar-se.

Todos ótimos blogs, eu gostaria de indicar muitos mais, mas tenho certeza que o farei em breve.

Obrigado Luma, obrigado leitores, obrigado meus amigos!

Postagens mais visitadas deste blog

O DISTRITÃO NÃO SOLUCIONA, MAS É MELHOR DO QUE HÁ HOJE

Existem dois tipos de eleitores no Brasil. O consciente, que vota naquilo que o candidato representa (para o bem ou para o mal), e o conivente, aquele que troca o seu voto por alguma benesse, ignorando as falhas gritantes do candidato.
Aqui, em Rio Branco do Sul, se um indivíduo não gastar no mínimo uns 100 mil reais não tem chance alguma de se eleger vereador. Quando meu pai foi candidato, 40 anos atrás, todo dia tinha fila na porta de casa, de gente pedindo dinheiro, cachaça, carona para ir para Curitiba, traslado para levar a mãe na benzedeira, contribuição para churrasco, material de construção, etc... e isso foi bem além da campanha, uns 10 anos depois ainda tinha gaiato dizendo que votou nele, emendando isso com pedido de trocados para gastar no boteco, e isso que não foi eleito, nem tentou de novo depois.
Moral da história: as campanhas eleitorais não são caras porque os candidatos querem gastar, elas são caras porque boa parte do eleitorado é corrupto e desonesto. E num ambie…

VIRAR PESSOA JURÍDICA PODE PREJUDICAR SUA APOSENTADORIA

Nestes tempos em que se discute com 15 anos de atraso uma reforma previdenciária profunda que ataque um dos dois principais problemas fiscais brasileiros, o déficit crescente do INSS (o outro é a conta absurda de juros), não deixa de ser importante discutir o efeito de transformar o empregado em pessoa jurídica.
Para nós, contabilistas, é o melhor dos mundos. O empregado de certa empresa vira pessoa jurídica, nós recebemos os honorários de tabela e ele ainda desconta 11% (quando somos pessoas físicas) do valor que é nossa contribuição previdenciária. Mas para o ex-empregado as coisas não são assim tão simples.
Quando você aceita virar pessoa jurídica, imediatamente tem de pensar em como ficará sua aposentadoria. Um empregado que ganhe R$ 15 mil mensais, contribui para o INSS pelo máximo da tabela, ou seja, ele está pagando para, quando completar o tempo e a idade, aposentar-se com um valor de aproximadamente R$ 5 mil por mês, talvez um pouco menos dependendo de sua média de contribui…

O ADEUS AO MAIOR DOS COXAS

"...não deixem que o Coritiba caia para a segunda divisão. Faça essa diretoria montar um time forte. Ano que vem o Coritiba completa 100 anos e precisa estar disputando o título brasileiro. Montem um time forte. Pensem grande. Lá do céu vou comemorar junto com vocês... "Abro o Coxanautas e vejo a notícia triste, o falecimento do maior dos Coxas.

Evangelino da Costa Neves, o "Chinês", veio de São Paulo e se apaixonou pelo Coritiba, clube pelo qual praticamente deu sua vida com esforço e dedicação como o de quem constrói o futuro de sua própria familia.

Digo aos meus leitores e lembro aos Coxas mais jovens as grandes conquistas deste homem incomum para nós Coritibanos: Construção do estádio Couto Pereira, Campeão Brasileiro, Campeão do Torneio do Povo(*), Fita Azul na Europa e 12 vezes campeão paranaense. Mais conquistas? Eu posso listar: Dirceu, Kruger, Kosilec, Luis Freire, Eli Carlos, Aladim, Manga, Duílio, Tobi, Tostão, Rafael Camarota, Dida, Edson, etc... é prec…