5 de jun. de 2007

BLOG COM TOMATES




A Luma, que faz um dos blogs mais bonitos e engajados por boas causas que conheço, me honrou com a nomeação para o "Blog com Tomates" que é um prêmio que os blogueiros deferem entre si, para aqueles que se destacam na luta pelos direitos fundamentais do ser humano.

O link da fundadora do prêmio está sobre o título do prêmio no parágrafo acima, não deixem de visitá-lo.

Não quero apenas agradecer à Luma por sua generosidade, mas quero contar um pouco da minha história na blogosfera.

Sou assíduo comentarista de jornais, revistas, sites e blogs e desde que comecei a fazer isso, expressando opiniões e dando idéias e pitacos, já recebi muitas, conquanto singelas honrarias.

Tive cartas e comentários eletrônicos publicados em Veja, em O Estado de S.Paulo, na Folha de S.Paulo, em O Estado do Paraná e na Gazeta do Povode Curitiba. Tive comentários meus transformados em posts em "NoMínimo" e no site Coxanautas. Em uma ocasião recente, um leitor deste blog publicou um post inteiro em um jornal de Rondônia, coisa que só fui saber meses depois por acaso consultando o Google.

Muito mais que isso, conheci pessoas queridas que mesmo à distância, parecem que foram criadas comigo desde a infância, como a Shirlei Horta, o Túlio, a Letícia Braun, a Malu, a Vivi e o Tom Paixão, além de dezenas, para não dizer centenas de outras pessoas que convivem generosamente comigo hoje em dia na blogosfera, como o Ricardo Rayol, a Silvana, o Davi, o Cléber, a Clau, própria Luma, a Bruna, a Cilene Bonfim, a Daniela Mann e muitos outros que, se não citados aqui, saibam que fazem parte do meu afeto e minhas orações.

Ser reconhecido, mesmo de modo singelo pela luta por direitos fundamentais do ser humano me trouxe lágrimas aos olhos, viu Luma!

Isso tudo é realmente muito importante para mim e hoje, além dessa homenagem recebida da Luma, ainda me emocionei mais, com o resultado da blogagem coletiva do Lino Resende, sobre uma causa que eu sempre defendi a ponto de arregimentar inimigos, desde que, há pouco mais de 10 anos, comecei a escrever para o jornal RaioX (que é da minha família, aqui em Rio Branco do Sul): a ecologia e a preservação do meio ambiente, a proteção dos animais e dos seres vivos.

Fico gratificado quando vejo que não estou sozinho em minhas lutas e ideais e que elas atraem para meu convívio, mesmo virtual, tanta gente boa, consciente, inteligente, capaz e maravilhosamente humana como todos os que citei e mesmo os que esqueci.

Como o prêmio não pode parar aqui em minhas mãos, preciso indicar outros 5 blogs para recebê-lo e o faço agora, agradecendo também a estes lutadores pelos direitos fundamentais dos seres humanos:

O Mário, do Apoio Fraterno, que com suas crônicas sobre seres humanos, defende entre tantos outros direitos humanos, o direito de sonhar.A Brena, com o seu Até Onde Vai, muitas vezes indignada com os vai-vens da vida sentimental, que defende o direito humano de amar. O Túlio e o Cleber, aquele com seus posts engraçados, este com seus desenhos geniais, que cuidam do direito humano de rir. E o CAntonio, sempre entricheirado, com quem nem sempre eu concordo, mas que defende o direito humano de indignar-se.

Todos ótimos blogs, eu gostaria de indicar muitos mais, mas tenho certeza que o farei em breve.

Obrigado Luma, obrigado leitores, obrigado meus amigos!

40 comentários:

  1. Fábio

    Poucas vezes eu senti tanto carinho nas palavras como senti nesse texto que escreveste hoje aos teus amigos.
    Estou muito orgulhosa de ter conhecido uma pessoa tão bacana como tu.
    Só me resta te agradecer por teres lembrado também de mim.
    Fiquei muito emocionada com as tuas palavras.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  2. Fábio, amigo,

    Primeiro, parabéns pelo prêmio.
    Desde que recebi o seu comentário pela manhã e conheci o seu blog (e confesso que não o conhecia), andei flainando entre os blogs dos amigos pra ver como se saíram. Fiquei impressionado com a frequencia da sua presença e com a inteligência e a objetividade dos seus comentários. Até a sua emoção no blog da Luma eu testemunhei (confesso que também me emocionei quando recebi a mesma comenda da Meg).
    Agora entendo o porque de todo o carisma que a blogosfera atribui a você.
    O Grêmio é bacana. Mas é só um detalhe.
    Sinto que eu ainda vou aprender muito com você.
    Obrigado por retornar à minha casa.
    Se tiver tempo, conheça também a minha "casa de campo", o "Flainando na Web". Outro blog mais reflexivo que o que conheceu. Onde estão os meus tomates.
    Um grande abraço, agora de amigo!

    ResponderExcluir
  3. Anônimo6/6/07 04:02

    Parabéns pelo premio.

    Gostei muito do seu post sobre o dia da Ecologia, realmente essa das sacolas plástica é uma excelente idéia, espero que dê certo, aqui vc não imagina o tanto de sacolas que a gente vê jogada por ai é um absurdo.

    bjs

    ResponderExcluir
  4. Anônimo6/6/07 05:05

    Parabens pelo premio..vc acabou de me dar um premio tambem, me citando..sabe fico emocionado com essas coisas de gente que nunca me viu na vida...parabens...e obrigada

    ResponderExcluir
  5. Anônimo6/6/07 06:28

    olá, Fabio!

    Parabens!!...Certas coisas na blogosfera não tem preço...uma delas é o carinho verdadeiro.
    Quanto ao post de ontem, todos darão uma parcela maior de esforço para nosso bem comum, que é amenizar o que virá.

    Um abraço e bom restod e semana

    ResponderExcluir
  6. Fábio, receber um prêmio, mostra-nos sempre, o carinho de amigos queridos, e mais, que pessoas que admiramos e gostamos apoiam e aprovam o que fazemos.
    É a própria coroação de nosso dia a dia e trabalho.
    Isso nos dá força, para continuar, para melhorar.
    Parabéns.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  7. Caro Fabio,

    Se existe divergência entre o que defendemos, creia, é quase imperceptível. No fundo queremos uma pátria que se transforme numa grande Nação, digna e mais justa. No fundo queremos ver que cada cidadão deste Brasil seja visto, não como um número, mas como um ser humano. Sinto-me honrado pela sua indicação, embora não me sinta apto a merecê-la. No mais, caro Fábio, é rolar a bola da esperança neste imenso campo de desigualdades; aguardando sempre aquele drible genial que nos conduzirá à vitória da descência e de um país mais justo. Aguardamos um Garrincha na política, mas sabendo que é a torcida quem irá encontrá-lo.

    Um grande abraço e obrigado.

    SDS.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo6/6/07 08:12

    AH... Que bom sentir esse carinho!
    Receba o meu abraço sincero carregado de amizade!
    Muito obrigada por estas palavras tão lindas.

    ResponderExcluir
  9. Manhê! Vem me ver!
    Apareci de novo no Fábio Max!

    Em tempo: ninguém gosta mais de rir do que eu (a não ser o Capitão Johnson, e sua esposa...). Mas gostaria de esclarecer que sou darwinista, mas me recuso a chamar a humanidade de "evolução".

    ResponderExcluir
  10. Fabio, grata pela menção carinhosa ;-)
    A gente pensa que com um blog não consegue tocar ou mudar de alguma forma a vida de alguém - além da nossa - mas acaba conseguindo. Pode ser uma palavra, um pensamento, uma idéia, uma coisa qualquer que deixa uma sementinha na cabeça das pessoas e que pode ir em frente, canalizando tudo isso em idéias úteis e construtivas.
    Somos muitos com idéias maravilhosas para um país melhor, um mundo mais fraterno, generoso, mais amigo e amoroso para todos.
    Se a gente conseguir isso nos pequenos e rápidos comentários que deixamos por aí, já fico imensamente satisfeita.

    Um afetuoso abraço e parabéns!
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Aí menino! Precisava me fazer chorar também?? Você merece mais! Beijus

    ResponderExcluir
  12. Parabéns, Fábio!!
    A sua delicadeza e gentileza, ao comentar os colegas e a divulgá-los (como fez em relação ao meu BLOG) é um dom especial de amizade com que você binda a todos e, por isto, faz por merecer essas homenagens.
    Abs.

    ResponderExcluir
  13. A homenagem é merecida !!!! A blogosfera nos apresenta pessoas realmente incríveis e parece mesmo que são amigos de anos...

    abs

    ResponderExcluir
  14. Anônimo6/6/07 10:43

    Fábio, meu amigo. Tem vezes que me esqueço que estou na frente da tela de um micro, que sou blogueiro, em Barueri, que nem sei onde ficam certas localidades e penso que estou no sofá da sala de estar da casa de um velho e íntimo conhecido. Nessas horas, creio piamente que já tomamos um saboroso café e estamos agora a bater agradável papo sobre essas tantas coisas do mundo. Este mundo que nos assusta um pouco. Estamos conversando sobre a nossa indignação e, vez por outra, nos encontramos todos em algum hotel e fazemos uma convenção aqui denominada blogagem coletiva. Bom, acho que não sou diferente de ninguém, todos devem sentir mais ou menos isso. Mas, nessa caminhada virtual, tem aqueles que encontramos e nos cativam pela postura ética, as idéias brilhantes, o jeito de reagirem diante da vida. É o seu caso, meu amigo. Vim na tua casa dia desses, nem lembro quando se deu isso pela vez primeira, sentei no sofá e fiquei batendo papo, ora com você, ora comigo mesmo. Não consegui mais esquecer o endereço, coloquei lá em casa para facilitar a minha vida e, não demorou muito para descobrir esse carinho que o dono da casa tem para com todas as suas visitas, menos ainda para notar a boa vontade dele em visitar quem deixou de visitá-lo.
    Pois é, pensando em tudo isso, relendo aqui na mente o que li em seus posts, achei pouco esse prêmio para você. Um selo não é capaz de transmitir todas as suas qualidades, mas pode dar uma pista de o quanto a blogosfera precisa de você assim sempre ativo, sempre com seus posts talentosos, sempre gritando ao universo o que você entende esteja errado e sempre amigo de todos. Parabéns, meu bom amigo blogueiro, você, sem sombra de dúvida, merece este selo e muitos outros. Recebeu-o com a humildade que demonstra o caráter daqueles que entendem todo o significado da blogosfera. Lembrei aqui de Bertold Brecht: "Há homens que lutam um dia, e são bons; há homens que lutam por um ano, e são melhores; há homens que lutam por vários anos, e são muito bons; há outros que lutam durante toda a vida, esses são imprescindíveis."
    Nessa escala, amigo, você se encontra entre os imprescindíveis à blogosfera. Parabéns, você merece esta homenagem que lhe prestaram e sei que muitas outras virão.
    Quanto a mim, meu amigo, só posso lhe agradecer a indicação. Tenho um bloguinho, apenas isso. Não sou digno da homenagem, mas recebo-a com carinho e satisfação. Obrigado!

    ResponderExcluir
  15. Fábio,

    Reconhecimento gratuíto é o que importa queridão.
    Você merece esse reconhecimento, por fazer de suas idéias textos homogêneos e críticos.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  16. Fábio, obrigada pela visita e pela gentileza do seu comentário. Recebeu o prêmio da grande Luma, então já virei fã do seu espaço. Beijocas

    ResponderExcluir
  17. Anônimo6/6/07 13:38

    Fábio, que lindo!
    Parabéns pelo merecido prêmio. Eu estou muito lisonjeada (tô toda boba mesmo rs) por ter sido citada aqui no teu espaço super legal (que eu, confesso, visito muito pouco, mas admiro demais).
    Sou um ser de sorte por poder aprender e conviver, mesmo que virtualmente, com pessoas como você.
    Um super beijo

    ResponderExcluir
  18. Fábio, em primeiro lugar muitíssimo obrigado. Tenho tentado fazer um blog de humor gráfico, que uma linguagem que aprecio e que acho ser uma forma de falar sobre coisas sérias e chatas sem baixar a bola das pessoas. Uma hora eu acho que aprendo... No momento estou em dívida com meus visitantes por estar atulizando muito pouco a página, mas, logo estarei cumprindo a minha tarefa de laureado com o "Blog com Tomates". Te parabenizo pelo sua premiação que é a mais justa possível. Um abração

    ResponderExcluir
  19. Nossa, que maravilha!
    Parabéns, realmente seu blog é de muita importância e fico até envergonhada de não ter conhecido antes!
    É, sem sombra de dúvidas um dos melhores blogs da Blogosfera, de conteúdo sério, sem retóricas ou contradições. É a expressão de opinião. Você é uma das pessoas que tem orgulho de poder falar o que pensa, de defender o que acha certo e criticar o que acha errado. O prêmio é mais do que merecido!

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  20. Cheguei aqui ontem, mas pelo pouco que vi com certeza a indicação foi mais que merecida....
    Um abraço

    ResponderExcluir
  21. Anônimo6/6/07 18:40

    Fabio:

    Inclui seu blog no meu!

    Bjs
    marta

    ResponderExcluir
  22. Olá Fábio,
    puxa, se Luma escolheu eu assino em baixo, ela sabe das coisas! Abraço e parabéns!

    ResponderExcluir
  23. Anônimo6/6/07 21:58

    Parabéns por essa conquista.
    Muito sucesso pra vc.
    Big Beijos e bom feriado !!!

    ResponderExcluir
  24. Anônimo6/6/07 22:44

    Fábio, parabéns pelo prêmio e pelas palavras verdadeiras. Quero aproveitar e dizer aqui que freqüento poucos blogs, não por vontade própria, mas é que eu me conheço: é uma escolha radical e impiedosa mesmo, porque, se for seguir minha vontade através dos links, das menções, das indicações específicas, eu acabo não trabalhando. Porque é tudo muito sedutor, é um click e se vão hooooras acumuladas... sem trabalhar. E mesmo assim, recebo sempre um carinho, uma atenção, como essa que você acaba de oferecer. Grande beijo e obrigada!

    ResponderExcluir
  25. Anônimo7/6/07 11:46

    Pô, Fábio, você me fez chorar. Obrigada pelo carinho, cada dia mais te respito mais e mais.
    "Respeito não é um presente.
    Você tem que merecer."

    E você merece todo o meu respeito.

    Eu adoooro o Túlio sou suspeita em falar qualquer coisa mas sua indicações estão perfeitas.
    beijocas

    ResponderExcluir
  26. Anônimo7/6/07 12:11

    Olá Fábio, bom dia!

    Recebi esse endereço da Enoísa e lembrei de você, que tão bem se reportou às crianças lá no blog, sobre o aprendizado dos cuidados com o meio ambiente.
    http://www.youtube.com/watch?v=5g8cmWZOX8Q&mode=related&search
    Achei perfeito!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  27. Anônimo7/6/07 12:15

    Fábio, parabéns pelo prêmio! Você fez por merecer. Aliás, não conhecia seu blog. Mas confesso que voltarei mais vezes. Posso?
    Bjs

    ResponderExcluir
  28. Viva Fábio:

    Parabéns... nem todos se podem orgulhar de ter "um par" desses :-)
    Merecido.

    Um abraço,

    ResponderExcluir
  29. Anônimo7/6/07 19:16

    Oi Fabio,

    Parabéns pelo prêmio querido, você faz por merecer. E obrigada pela gentil referência ao meu nome, amei suas palavras.
    Pode crer que você vai deixar sua marca na blogosfera, com seus textos bem colocados e muito bem escritos.

    Um grande beijo

    ResponderExcluir
  30. Anônimo7/6/07 20:47

    Um ser humano como poucos e que merece cada prêmio que receber. E que sejam muitos!!
    Parabéns, mano! Um grande beijo da sua mana/fã. Teu caráter, humanidade e hombridade são exemplos prá muita gente. Eu te amo.

    ResponderExcluir
  31. Merecido. E agradeço a menção, mas achei que não precisava passar pra frente. Dei uma baita mancada então.

    ResponderExcluir
  32. Anônimo7/6/07 23:31

    Fábio, acho que já disse que seu único defeito é não ser botafoguense!
    Mas tudo bem, o blog não tem nada a ver com isso !!! rsrsrs
    A qualidade e seriedade do que você escreve aqui, seus comentários precisos e oportunos e sua gentileza, amizade e bom humor são imprescindíveis e raros nessa blogosfera tão grande!
    E sua opinião é muito importante para nós, porque isenta e sincera.
    Só um selo ? Muito pouco.
    Gente, vamos fazer uma campanha para o Coxa ser campeão.
    Aí o Fábio vai prá galera!!!!!!

    ResponderExcluir
  33. Anônimo8/6/07 00:23

    Bom fim de semana

    ResponderExcluir
  34. Anônimo8/6/07 05:28

    Fábio, parabéns pelos TOMATES, e principalmente por ter me explicado sua origem e razão. Via, sempre, selo com tomates por aí, mas nunca ninguém deu as suas explicações.
    Muito bom o seu blog, parabéns por suas lutas e campanhas, e continue denunciando DITADORES como o Chaves, e políticos corruptos como os que infestam Brasilia!
    Isso também é despoluir o meio ambiente!

    Forte abraço.
    (Como cheguei aqui?. Seu comentário no Guga Alayon)

    ResponderExcluir
  35. Anônimo8/6/07 11:55

    Vc esteve no Espelho Feminino quando da postagem no dia da Ecologia. Eu não lhe conhecia. Depois disso vim ao seu espaço e naquele dia dei uma passeada pelo seu blog. Gostei muito. Vc merece o prêmio! Parabéns!
    Bjos...muitas alegrias.

    ResponderExcluir
  36. parabéns.... que bom visistar um blog pela primeira vez e além do mais de um jornalista, assim como eu, e presenciar esse carinho. beijos

    ResponderExcluir
  37. Oi, ainda bem que voce nao favorece a pirataria, ne? So quis provocar um pouco o pessoal, porque acho que brasileiro em geral tem 2 pesos 2 medidas...

    :-)

    ResponderExcluir
  38. Oi...A Luma lhe agraciou e vc agraciou alguém e esse alguém me agraciou...Fico a pensar que minha causa - a luta pelos direitos das crianças refugiadas-não foi em vão...Eu vou dar continuidade ao post no dia 20 que é o dia do refugiado...Dias felizes para ti...

    ResponderExcluir
  39. Parabéns....vc mereceu!

    ResponderExcluir
  40. Oi Fábio!

    Indicado pela Luma e aprovado pelo Mário? Não precisa mais nada. Parabéns pelo blog, gostei mesmo.

    Voltarei tenha certeza, gostei.

    beijos e boa semana.

    ResponderExcluir

Não serão publicados comentários ofensivos, fora dos limites da crítica educada.

CORITIBA: O MEDO DO FUTURO.

No erro de uma diretoria interina, que acionou a justiça comum em 1989 para não jogar uma partida marcada de má-fé pela CBF para prejudicar ...