20 de mai. de 2010

O QUADRO POLÍTICO NÃO MUDOU

Não sei porque a surpresa em torno dos números de pesquisas eleitorais nos últimos dias. Eu venho dizendo aqui no blog há pelo menos um ano e meio, que quando Dilma Roussef entrasse na campanha, viraria favorita na disputa por contar com o presidente ao seu lado.(Leia: 1, 2, 3, 4, 5, 6)

Aliás, se o presidente quisesse colocar Severino Cavalcanti como candidato à sua sucessão, no mínimo conseguiria levá-lo para o segundo turno, sua popularidade é grande e mesmo que transfira apenas 30% dos seus votos, ainda assim seria suficiente para isto.

Absolutamente nada mudou no quadro político brasileiro.

Seria ingenuidade demais da oposição achar que o governo não trabalharia para vencer sua sucessão e não atrelaria a imagem do seu (ou sua) candidato(a) à do presidente.

Eu pelo menos já imaginava Dilma Roussef entrando na campanha com favorita e isso me leva à outra constatação: a campanha de 2010 será suja, cheia de ataques pessoais e denúncias, mas desta vez com os atores invertidos, o PSDB jogando pedras o PT tentando evitá-las.

Seria uma repetição das batalhas midiáticas havidas em 1989 e 1994, já que as campanhas de 1998, 2002 e 2006 foram mornas, na exata medida em que seu resultado era previsível: existia um favorito disparado, FHC em 98 e Lula em 2002 e 2006 e um governo altamente desgastado, FHC em 2002 ou governos muito bem avaliados, FHC em 1998, Lula em 2006.

Em 1998, FHC reelegeu-se em primeiro turno porque soube imputar ao PT e a Lula a pecha de "anti-Plano Real" (e o PT foi contra o Plano Real mesmo!). Em 2010, o PT tentará imputar a Serra a pecha de "anti-Bolsa Família" única chance de liquidar a fatura no primeiro turno.

Os números das pesquisas agora são reais, são números de campanha que já consideram um quadro estável: Dilma, Serra e Marina Silva são os candidatos principais, mas apenas os dois primeiros têm chances de vitória (e Dilma, favorita), que será suada, duvido que algum deles dispare mais de 6 pontos percentuais à frente do outro.

Marina Silva, por sua vez, atrapalha Serra, rouba-lhe votos de pessoas de esquerda descontentes com o PT, mas que migrarão em maioria para Dilma em um segundo turno.

Não será a barbada sonhada pelos tucanos mais otimistas há 3 meses, nem a festa em torno a popularidade do presidente Lula, imaginada pelos petistas. Será uma eleição parelha.

11 comentários:

  1. Concordo, não será nada fácil. Mas sem dúvidas Dilma é a próxima Presidente do Brasil!
    Democraticamente falando, é claro.

    ResponderExcluir
  2. Fora de pauta, ainda sobre teu artigo anterior, mas é assim que "funciona" e lembro que os cutitibanos achavam que ele era muito honesto porque...é japa! Até o elegeram deputado, mas o japa achou melhor aceitar um cargo de secretário do Arruda em Brasília dando uma banana para seus eleitores paranaenses.


    Uma das principais lideranças do DEMos, o ex-prefeito de Curitiba e atual deputado federal Cássio Taniguchi (DEM-PR), foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a seis meses de detenção.

    A condenação foi pelo desvio R$ 3,8 milhões de um convênio com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para pagar um precatório, quando era prefeito de Curitiba. O dinheiro tinha que ser usado para melhorar o sistema viário da cidade.

    Outro crime foi furar a fila do pagamento dos precatórios. Taniguchi priorizou o pagamento a um amigo em detrimento aos outros credores que aguardavam na fila.

    Mas... as penas acumuladas nas duas condenações não serão cumpridas porque o prazo para sua aplicação prescreveu.

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Não será disputada essa eleição.. Dilma vencerá no primeiro turno... O PSDB errou ao escalar José Serra... Deveria ser Aécio Neves o candidato... Abraços, Fabio www.fabiotv.zip.net ps: A Dilma será a Pitta do Lula hehe..

    ResponderExcluir
  4. A surpresa nesta eleição é a Marina Silva, que por incrível que pareça, faz uma campanha do ponto de vista da ética (coisa rara de se ver em elições) até digna.

    O combate e o jogo sujo entre PSDB e PT já era esperado. Aliás, até já começou.

    Concordo com quase tudo o que disse, menos dizer que Marina rouba votos de Serra... acho que nessa se enganou.

    ResponderExcluir
  5. Fábio, acho que dessa vez não é como foi quando a situação era contrária. O PT continua sendo stalker doentio do PSDB. Veja que está no poder há oito anos e não conseguiu impor uma personalidade que não a de oposição: continua falando mal de FHC (menos em Nova York, hehe!), aos Estados Unidos, a São Paulo, pode escolher. Com os bancos..., bem com os bancos ele se entendeu muito bem.

    Eles são os primeiros a saber que a batalha não está ganha. E Dilma está mal. Muito mal. Por enquanto, é a única em campanha violenta, e o máximo que conseguiu - segundo os controvertidos Sensus/Vox Populi, um deles até multado pela sua fuleirice - foi empatar com Serra. Quando a campanha de gente grande começar, aí a porca torce o rabo.

    ResponderExcluir
  6. Na minha opinião, este seu texto merece uma ilustração. E eu te apresento o link:

    http://www.luizberto.com/wp-content/simon81.jpg

    ResponderExcluir
  7. Na busca pelo poder, em vez de debate sério de propostas, temos que ficar vendo baixaria. Eita Brasil

    ResponderExcluir
  8. Letícia,

    Eu não disse que Dilma está bem e Serra está mal, disse que a eleição será apertada e acredito muito nisso em vista dos últimos acontecimentos.

    Serra ainda tem uma carta na mana chamada Aécio Neves.

    E penso que veremos repetidas sim, as campanhas medonhas de 1989 e 1994, mas desta vez com o PSDB jogando pedras e o PT se esquivando.

    Em 1998, Lula ficou com a pecha de Anti-Plano Real, e ele era mesmo contrário ao plano como de resto, o PT inteiro. Em 2010, Serra corre sim o risco de ficar com a pecha de Anti-Bolsa Familia e isso leva ao fortalecimento da campanha de Dilma.

    Não acho que a eleição está decidida. Se PT ou PSDB se acharem vencedores desde já, arrisca uma enorme decepção, terão que trabalhar sério e aguentar uma campanha que será nojenta em termos de falta de "fair play" e "savoir faire".

    Quanto à postura do PT, concordo com você. Prefere comparar-se com o PSDB do que exaltar o que fizeram, é meio obsessivo, eles não têm mais os militares para xingar e voltam-se contra os tucanos.

    ResponderExcluir
  9. Adão,

    Charge genial, obrigado pela indicação, mas vou deixar passar...

    ResponderExcluir
  10. oh Fábio, politica é quese tudo igual, meu caro.:Sujeira por cima de sujeira.
    Dias felizes


    Olha, sempre venho aqui, leio, mas tenho problemas em comentar, pois meu blog é do Wp e vamos ver se eesse comment sai.
    graceolsson.com/blog

    ResponderExcluir
  11. O PT è a nova ditadura do Brasil. Deve ser um otimo governo. O Lula ate acha que está acima do bem e do Mal, pode resolver o problema no Ira, no inferno, e colocar o Brasil numa situacao ridicula e grave

    ResponderExcluir

Não serão publicados comentários ofensivos, fora dos limites da crítica educada.

CORITIBA: O MEDO DO FUTURO.

No erro de uma diretoria interina, que acionou a justiça comum em 1989 para não jogar uma partida marcada de má-fé pela CBF para prejudicar ...