26 de mai. de 2010

MINISTÉRIO DE QUEM?

Abro o jornal e leio que o governador do Paraná, Orlando Pessutti, tem audiência em Brasília com o presidente Lula.

Na pauta, a tentativa de viabilizar a candidatura do senador Osmar Dias ao governo do estado, para concorrer com Beto Richa do PSDB, que nos últimos dias tem demonstrado força tanto nas pesquisas quanto no fechamento de alianças.

Osmar Dias está bem nas pesquisas, mas suas conversas com o PT não evoluem e que não há acerto visível com o PMDB do estado, dividido entre a candidatura de Pessutti ao Palácio Iguaçú ao mesmo tempo em que pressionado pela ala Requianista, que pretende sabotar o atual governador e facilitar a candidatura do ex-governador ao Senado.

O problema é que, no Paraná, falta palanque para Dilma. Embora não tão relevante do ponto de vista o número de votos, o Paraná preocupa o PT porque geralmente vota em massa. Collor fez 1 milhão de votos a mais que Lula por aqui, e na última eleição, o Paraná votou predominantemente em Alckmin mesmo elegendo o então aliado de Lula, Requião. Assim, acertar um palanque para a candidata do governo é necessário talvez não para vencer no estado, mas para perder por pouca diferença.

Pois bem, a Tribuna do Paraná especula que o presidente vai oferecer ao governador o cargo de presidente de Itaipu Binacional ou um ministério ligado às obras da Copa do Mundo, para que ele desista da candidatura ao Palácio Iguaçú e abra caminho para Osmar, e, claro, palanque forte para Dilma, porque isso facilitaria a candidatura da petista Gleisi Hoffmann ao Senado, com a chance de eleger-se, pois são duas vagas e presume-se que Roberto Requião já é dono de uma. Gleisi não quer ser vice de Osmar, mas com ele na disputa pelo Senado, suas chances diminuem drasticamente.

O problema é que se assim for, o presidente Lula estaria montando o ministério de Dilma Roussef. É certo que ela sabe disso e mesmo que ratifica as decisões do presidente, que está trabalhando como o (forte) coordenador de fato de sua campanha. O problema é que isso aumenta substancialmente a influência do presidente sobre um eventual governo Dilma, que se verá pressionado desde o primeiro dia por uma comparação natural com um antecessor popular e com inegável sucesso econômico.

Penso que o presidente pode apoiar sua candidata e até fazer campanha (desde que dentro dos prazos legais, o que não tem sido o caso). O que não pode é montar seu ministério, fazendo isso, deixa a impressão que a candidata não tem opiniões próprias e cede a pressões.

6 comentários:

  1. Mas não tem opinião mesmo. Desde sua candidatura já sabíamos que ela é marionete do Lula e quem dará as cartas em seu governo será quem? Ele mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Aqui no RS, o PDT e PMDB fizeram acordo. O Fogaça saiu da prefeitura e deixou ela para o vice Fortunatti do PDT. Só que o PDT apoia Dilma e PMDB apoia Serra. Esta semana o Ministro Lupi disse que se o PMDB não apoiar Dilma o PDT rompe a aliança e o pessoal do PMDB não gostou. Vai sair cobras e lagartos dessa convenção nacional do PMDB em junho, porque não está definido o apoio do partido para Dilma. Isso pode definir a eleição.

    ResponderExcluir
  3. Não existe melhor tática de acabar com um evento, do que permitir que ele aconteça.

    ResponderExcluir
  4. O problema de Dilma não é competência, isto ela já provou que tem. O problema dela é de liderança mesmo. de ter Personalidade.

    Impossível pensar que, no Brasil, se possa ter um presidente que não tenha isso.

    Sou positivo quanto à ela, mas até agora...

    ResponderExcluir
  5. Neto,

    Se eleita,Dilma terá que arranjar liderança em algum lugar, porque é inconcebível um presidente que se deixe levar pelo antecessor.

    Ela tem todo o direito e a vantagem de ter o apoio do presidente Lula, até aí, não critico. Mas montar ministério e prometer cargos administrativos no seu governo compete apenas à ela, porque eleita, a partir de 1o. de janeiro de 2011, qualquer burrada de assessor será responsabilidade dela, por mais que tenha havido arranjo político ou indicação do antecessor.

    Eleito para governar, governe e não se deixe influenciar pela popularidade ou o carisma de ninguém, porque governar é ato solitário... é ingênuo quem acredita que um presidente governa com um partido ou um grupo, quando a corda aperta, é o pescoço dele que arde.

    ResponderExcluir
  6. Brasileiro nao è maldito para votar nesse povo do toma là dà cà? I give up!!!!!

    ResponderExcluir

Não serão publicados comentários ofensivos, fora dos limites da crítica educada.

CORITIBA: O MEDO DO FUTURO.

No erro de uma diretoria interina, que acionou a justiça comum em 1989 para não jogar uma partida marcada de má-fé pela CBF para prejudicar ...