17 de dez. de 2010

ISSO NÃO É DEMOCRACIA

Na foto: estudantes protestam contra o aumento de tarifas públicas na Inglaterra.


O pesadelo é recorrente.

O governo Dilma promete iniciar sob a batuta do aperto fiscal para conter despesas e prevenir desequilíbrios orçamentários maiores no futuro, uma bomba relógio causada pela irresponsabilidade do governo Lula em contratar comissionados demais, gastar demais e não fazer ajustes pontuais, como o previdenciário que necessita de atualização atuarial constante em face do aumento da expectativa de vida e eenvelhecimento da população.

Mas ao mesmo tempo o Congresso Nacional legislando em causa própria, se dá um aumento de 61% nos vencimentos, aumento este que pode e será repetido por deputados estaduais e vereadores, e que gera consequências também nos salários da presidente da república, dos governadores e prefeitos, dos ministros do judiciário e do executivo e dos secretários estaduais e municipais, além de gerar pressão salarial em carreiras como juízes, promotores, procuradores, etc...

Uma verdadeira festa de aumentos estratosféricos para os políticos, enquanto se fala em não dar aumentos para aposentados, em reter a recuperação do valor do salário mínimo e mesmo em congelar salários de funcionários públicos, com cortes orçamentários nas áreas de investimento e custeio, sem no entanto, extinguir apenas um dos quase 40 ministérios que a sandice administrativa pátria impõe ao contribuinte.

E se fosse só isso, que é comum e já aconteceu dezenas de vezes, ainda temos fatos parecidos nos estados, como aqui no Paraná, onde o governador Beto Richa nomeou seu irmão como secretário de estado, ignorando os protestos veementes da sociedade paranaense contra prática idêntica do ex-governador Roberto Requião.

Isso não é democracia, é irresponsabilidade.

É a constatação plena de que os políticos não guardam nenhuma relação com a sociedade, eles querem mais que as pessoas comuns não detentoras de poder institucional se explodam, fiquem caladas em torno da subtração legal mas pura e simplesmente imoral de recursos públicos.

E o que é mais preocupante é o fato de que enquanto na França, na Inglaterra e na Grécia existem manifestações de rua que chegam ao limite da violência protestando contra cortes orçamentários, aqui no Brasil o eleitorado assiste impassível os políticos garantirem suas milionárias mordomias ao mesmo tempo em que projetam um arroxo de contas públicas que afeta o bolso se toda a sociedade.

Isso não é democracia, é servilismo.

É isso, neste pesadelo constante somos serviçais da classe política que nós mesmos elegemos, mas que não conseguimos fiscalizar, seja porque a maioria dos eleitores não tem interesse nisso, seja porque a maioria não têm capacidade de entender o reflexo dos abusos políticos em seus bolsos e vidas.

6 comentários:

  1. DO BETO RICHA DO psdb EU JÁ SABIA. DEPOIS DO EPISÓDIO EM QUE ELE PROIBIU UMA PESQUISA NAS ELEIÇÕES CONTRA ELE JÁ ERA ESPERADO QUALQUER ATO SEMELHANTE. O NEPOTISMO É MAIS UMA ARTE DO EMPREGUISMO POLÍTICO PARA O ABUSO DE PODER.

    QUANTO AO ASSUNTO, NÃO ACHO QUE O PROBLEMA AQUI É DE SERVILISMO. ACHO QUE O PROBLEMA AQUI É DE TOLERANCIA. O BRASIL É UM PÁIS EXTREMAMNETE PACIFICO E TOLERANTE, E OS POLITCOS APROVEITAM-SE BEM DISSO. MAS O PIOR, O PIOR MESMO, É SABER QUE SÃO ELES - ESSA CORJA MALDITA - QUE LEGISLAM. SÃO ELES QUE FAZEM AS PROPRIAS LEIS NO BRASIL. E ASSIM, QUEM VAI FAZER OU REFERENDAR UMA LEI CONTRA SI PROPRIO?

    ResponderExcluir
  2. Concordo. Isso não é Democracia. O Brasileiro continua muito tolerante com tudo, e é uma pena que seja assim.

    ResponderExcluir
  3. Sabe porque isso acontece? porque o brasileiro, o brasileiro mesmo, faria o mesmo se tivesse no Congresso. Por isso o brasileiro continua votando em bandidos, porque ele aprova esse comportamento e faria o mesmo se tivesse nessa posicao.

    ResponderExcluir
  4. Pois é, mas na visita do Tiririca naquela casa, ao saber do resultado da votação, não deu outra: "Opa, cheguei na hora certa". Isso diz tudo e o que representa mais de 90% dos congressistas.

    ResponderExcluir
  5. Dilma não concorda com gastança.Está mais para mineira e isto é ótimo.Qt a arruaça não sou a favor.Sou mais pelo estilo nacional com cidadãos organizados em associações e entidades representativas para pressionar o poder público.Fiz parte de várias formas, atuante, inclusive OAB, Instituto dos Advogados, CIM. Até Associação Espiritosantense de escritores e trovadores!!!!!Partido político PMDB.Em todas chegamos onde queríamos. O importante é participar ativamente. No mínimo, temos a sensação de não ficarmos parados.

    ResponderExcluir
  6. PT,

    Tudo bem que vc critique o Beto Richa, mas não esqueça que essa onda paranaense de nepotismo foi criada por ROBERTO REQUIÃO, do PMDB, apoador do PT.

    Magui,

    Também não defendo a violência. Mas não aceito a passividade brasileira, cujo povo não protesta e não mostra indignação a cada vez que é tungado, numa situação em que apenas nós, o povão, fazemos sacrifícios que os senhores políticos jamais assumem.

    ResponderExcluir

Não serão publicados comentários ofensivos, fora dos limites da crítica educada.

CORITIBA: O MEDO DO FUTURO.

No erro de uma diretoria interina, que acionou a justiça comum em 1989 para não jogar uma partida marcada de má-fé pela CBF para prejudicar ...