20 de ago. de 2010

ESGÔTO E COPA

O IBGE informa com dados de 2008 que apenas 26,5% dos municípios brasileiros tem uma rede coletora de esgôto. E mais da metade deles sofre com enchentes e falta de controle das águas das chuvas, o que significa que volta e meia a população está sujeita ao contato direto com o esgôto não tratado que sobe junto com a enchente.

Uma situação vergonhosa. O Brasil pretende gastar 16 bilhões de reais para sediar uma Copa do Mundo com estádios suntuosos, mas não consegue captar esgôto nem em 1/3 do país!
As prioridades brasileiras são invertidas.
Em verdade, não existem redes coletoras de esgôto porque o próprio povo não dá muita bola para isso, vez que não sabe sequer manejar adequadamente seu lixo sólido, que joga em qualquer lugar, especialmente os rios. O povo está entusiasmado com a Copa do Mundo no Brasil, porque vai ter a oportunidade de ver (de fora) estádios belíssimos e grandes craques nas janelas de ônibus ou nos locais de desembarques de aeroportos.
Cobrar dos políticos o que eles efetivamente devem fazer, nem pensar!
Ontem ouvi o Datena fazendo um comentário interessante: ele perguntava sobre as propostas dos políticos em 2006, 2002, 1998, no caso, na área de segurança. E depois perguntava: melhorou?
É a mesma coisa a cada 2 anos: os políticos falam em segurança, em saúde, em saneamento, mas na prática não fazem nada, tratam de seus interesses paroquiais enquanto no exercício do poder. Sabem que o povão troca voto por cesta básica, que esquece das promessas, que não se interessa por política.
Os projetos brasileiros de saneamento que andam, são aqueles que envolvem empréstimos a fundo perdido, o que explica a lerdeza na solução do problema, até porque, não é prioridade de ninguém...

4 comentários:

  1. Não adianta Fábio. já bati nessa tecla e sei que muitos desses problemas não são resolvidos porque ninguem se interessa. A sociedade não cobra. Os políticos não estão nem aí e o povo só pensa em pão e circo. Até, evidentemente, que uma tragédia ocorra...

    E, ainda assim, olhe lá...

    ResponderExcluir
  2. Quando o prefeito da cidade veio à nossa rua para iniciar as obras de pavimentação, nós fomos contra, porque não haviam feito nenhuma infra-estrutura de esgotamento sanitário. O que ele respondeu:

    - todos tem que fazer suas fossas sépticas.
    - Sim prefeito, nós temos! E a rua não precisa de uma estrutura de esgoto por que temos fossas?

    Quando chove leva todos os lixos e emporcalha a rua!

    Tanto o prefeito, quanto os vizinhos, até hoje nos olham atravessado. Sobre minha esposa o, agora ex-prefeito afirmou:

    - Essa filha de Ninho é muito complicada!

    ResponderExcluir
  3. Não é só o gasto com a copa que preocupa, mas o bilionário projeto do trem bala que, vai desviar verbas de nossa falida infraestrutura e do sanemamento básico, entre outras coisas.

    Mas como esgoto fica enterrado, não rende voto...

    ResponderExcluir
  4. Saneamento que fica embaixo,não aparece pode até não dar voto,mas deveria,pois é serviço essencial.Serviços deveria atrair votos sim, pois do que importa ter um estádio suntuoso se não há saneamento básico tratamento de esgoto?
    Abraços.

    ResponderExcluir

Não serão publicados comentários ofensivos, fora dos limites da crítica educada.

CORITIBA: O MEDO DO FUTURO.

No erro de uma diretoria interina, que acionou a justiça comum em 1989 para não jogar uma partida marcada de má-fé pela CBF para prejudicar ...