2 de jun. de 2010

MARINA SILVA, EXEMPLO DE CORAGEM NA POLÍTICA


Marina Silva sabe que não tem chances de ser eleita. Ela não tem máquina partidária nem os acordos espúrios e anti-programáticos aceitos pelo PT e pelo PSDB. Ela não terá palanques "fortes" nos estados. Os candidatos que apoiar aos governos, com raras exceções também serão coadjuvantes na disputa que se dará entre o PT e o PSDB e seus respectivos apoiadores, com o PMDB apoiando ora um, ora outro.

Mas o fato é que sua presença na campanha presidencial levanta a discussão sobre o meio-ambiente e o desenvolvimento sustentável, o que é uma novidade em um país onde as discussões políticas são sempre as mesmas: reforma tributária que todo mundo defende e ninguém quer fazer, programas sociais que viciam o eleitor, gastos públicos, dívida externa e taxas de juros.

Pela primeira vez na história do Brasil, uma candidata relevante vai levantar a discussão sobre os temas afeitos ao mundo moderno, tais como o papel do homem perante o meio-ambiente e a modificação de práticas danosas à ele e que impõem sacrifícios a TODOS, independentemente de sua situação social. A sustentabilidade deixará de ser tema de congressos e seminários empresariais e técnicos, para entrar na agenda e na discussão política. Quem sabe, já a partir de 2012, candidatos a prefeitos e vereadores também entrem no assunto e levem para as cidades, especialmente as menores (onde a devastação ambiental é tolerada pelo poder público municipal de regra corrupto a atender ladrões de galinha) e a discussão ganhe se alastre de modo sadio.

Só a coragem e a força de um ideal faz uma pessoa deixar a posição cômoda de ser reeleita senadora da república por mais 8 anos, para candidatar-se a um cargo que sabe que não vai alcançar apenas e tão somente para trazer à baila uma discussão importante para o mundo em que vivemos.

Não sei se votarei nela. Não estou cabalando votos para ela e boa parte das idéias que ela e seu partido defendem, como um socialismo retrógrado, não me agradam.

Porém, deixo minha admiração por esta senhora de modos serenos e cuja história de vida é admirável: Nasceu pobre em um grotão da amazônia. Extremamente doente e analfabeta, a partir dos 15 anos estudou e adquiriu formação superior. Virou professora e sindicalista. Adentrou à politica e foi vereadora, deputada estadual, senadora da república por duas vezes e uma ministra do meio-ambiente intransigente com o "jeitinho" e os acertos usados para burlar a Lei. Quando deixou de ser ministra, teve novamente a coragem de deixar um governo extremamente popular e fazer-lhe oposição centrada e coerente.

Marina Silva é a novidade do processo político de 2010, aliando ideologia, opinião, história de vida, ascensão social, cultura e discernimento. Uma política brasileira de quem se orgulhar, independentemente de concordar ou não com suas idéias.

5 comentários:

  1. Tenho motivos para não votar nela. Em especial, o fato de não confiar em quem é ou foi filiado ao PT. Seja quem for.
    É como ter sido da Igreja IASD e ou TJ. Não se consegue viver sem pensar nas doutrinas que eles ensinam. Sempre!

    ResponderExcluir
  2. O seu texto final diz tudo o que penso: "Uma política brasileira de quem se orgulhar, independentemente de concordar ou não com suas idéias." e por isso até já escrevi no blog sobre ela.

    Pode não se concordar com ela, mas não dá pra ficar indiferente. O Brasil caminha para um projeto maior inserido no mundo e, além das mazelas históricas que temos e nunca resolvemos, este país passa a ser mais observado pelos olhos do mundo.

    Não basta apenas discutir temas como reforma tributária, taxas de juros, reforma política, etc, é preciso dar destaque a outros relevantes assuntos e, principalmente, às pessoas que os dominam bem.

    Vista como uma 'santa' pelos irônicos políticos locais, eu apenas a considero um divisor de águas neste mundo tão marginal.

    ResponderExcluir
  3. Marina e Lula se preservam mutuamente. São companheiros e não deixam pequenos detalhes políticos atrapalhar amizade sincera.
    Marina é uma linda brasileira, e o partido que a tiver pode se orgulhar; Tenho certeza que em seu coração o PT tem um lugar especial, assim como temos um carinho para com ela.
    A vida nem sempre é exatamente como queremos e a companheira Marina apenas provou seu valor quando de maneira corajosa saiu do PT.
    Foi lutar sua luta!

    ResponderExcluir
  4. Marina é a prova de que um político não necessariamente é sinônimo de desonesto. Admiro a postura que ela sempre tem, embora discorde de algumas posições estou bastante inclinada em votar nela.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Já estava na hora de surgir alguém diferente do mesmismo que vivemos há décadas. Fazendo uma análise criteriosa dos eternos favoritos, veremos que o discurso só se muda as palavras mas, o conteúdo é absolutamente o mesmo e como objetivo maior, a permanência no poder. Vamos ver, ela poderá levar meu voto sim.

    ResponderExcluir

Não serão publicados comentários ofensivos, fora dos limites da crítica educada.

CORITIBA: O MEDO DO FUTURO.

No erro de uma diretoria interina, que acionou a justiça comum em 1989 para não jogar uma partida marcada de má-fé pela CBF para prejudicar ...