11 de mai. de 2010

OS ACERTOS DO DUNGA


Desde que acompanho as copas do mundo é sempre a mesma coisa. Após a convocação final o técnico da seleção é chamado de burro e criticado por não levar para o evento algum jogador da preferência da imprensa paulista e/ou carioca.

E Dunga entrou pro mesmo time de vilões nacionais do qual fazem parte figuras vencedoras como Zagallo, Carlos Alberto Parreira, Felipão e Telê Santana. Neste ano, o a chiadeira se deu por conta da dupla Neymar e Ganso do Santos e de Ronaldinho Gaúcho que joga no Milan.

A seleção brasileira é a primeira experîência de Dunga como técnico, é verdade. Mas parece que todo mundo esqueceu que ele foi capitão de todas as equipes em que jogou antes de aposentar a braçadeira, de modo que era ele quem às organizava dentro de campo mediante as determinações de seus técnicos. Ou seja, ele entende, sim, de tática, de posicionamento e de disciplina e tem plenas condições de montar uma equipe vencedora.

E por isso foi campeão da Copa América numa final contra a Argentina, campeão da Copa das Confederações e campeão da Eliminatórias (quando venceu duas vezes a seleção argentina). Será que ele é mesmo tão ruim e inexperiente quando estão falando?

Não, não é! Nas últimas 5 partidas das Eliminatórias, a seleção brasileira jogou de modo brilhante um futebol moderno, pragmático. Sem as firulas de Ronaldinho Gaúcho mas com a alta capacidade de Kaká. Sem a explosão de Ronado Fenômeno, mas com a presença de Luis Fabiano. Dunga não cedeu às tentações de fazer dezenas de experiências que só beneficiariam empresários loucos para ter pupilos se apresentando com a camisa amarela e valorizando seus passes. Testou quem tinha que testar (inclusive Ronaldinho Gaúcho) e chegou a um time base bem definido. Mandou pro chuveiro quem não agiu com o espírito de disciplina, doação e garra que se exige de uma seleção brasileira.

Essa campanha sórdida que vimos nos últimos meses tentando impor a convocação Ronaldinho Gaúcho, Neymar e Ganso foi injusta com Dunga e com os jogadores da base de sua seleção, que venceram os torneios que citei.

Ronaldinho Gaúcho já provou que é craque e já foi campeão mundial. Mas em 2006 ele simplesmente não jogou nada e foi um dos artífices do clima de "oba-oba" que Carlos Alberto Parreira não conseguiu controlar. Por mais que seu futebol seja brilhante, já está provado que ele não precisa mais da camisa amarela, ele já está na história, mais uma copa pouco lhe acrescenta ao currículo.

Neymar e Ganso, por sua vez, são inexperientes e os "shows" que patrocinaram no Santos não são base para auferir toda a sua capacidade. Em 2010, o Santos enfrentou São Paulo e Corinthians despreocupados no campeonato paulista e o Palmeiras em crise técnica. As "provas de fogo" dos "meninos da vila" este ano, foram o jogo final do paulistão contra o Santo André e os embates contra o Atlético Mineiro. Pouco para se auferir a capacidade dos garotos em enfrentar uma Copa do Mundo. Ademais são jovens e com 3 ou 4 Copas do Mundo pela frente.

Portanto, Dunga está certo. Ele convocou os jogadores que se encaixam melhor na sua filosofia de trabalho e não deu bola para o besteirol de repórteres, comentaristas e locutores. Talvez seja campeão, talvez não, mas acredito que fará uma grande campanha, lembrando sempre que seleções brilhantes como o Brasil em 82, Hungria em 54 e Holanda em 74 e 78 não foram campeãs.

Ser campeão em Copa do Mundo é detalhe, mas que eu lembre, sempre que o Brasil aderiu ao "oba-oba" voltou de mãos abanando...

10 comentários:

  1. Eu concordo com você; Eu concordo com a seleção convocada; Se queres ver uma seleção jogar bonito, aconselho comprar o DVD das copas do passado, em especial 1982 e 1986.

    É melhor ganhar jogando feio, do que perder jogando bonito!

    ResponderExcluir
  2. Dificilmente existe aceitação 100% e deixará de ser um blablabla inicial quando ele mostrar que suas escolhas foram acertadas! Eu estou de platéia, Fábio! Beijus,

    ResponderExcluir
  3. Concordo que o Neymar e o Ganso são inexperientes e que o Ronaldinho já estaria batido, mas o que questionei e critiquei não foi a competencia técnica do Dunga, mas a qualidade do nosso futebol.

    Se você observar bem verá que todos (eu disse todos) os times atuais jogam um futebol de retranca, lutam assim em nome de uma suposta vitória e dizem ser este um 'futebol de resultados' (embora admito que resultado é o que vale realmente). Porém, é o medo de perder que tira a vontade de ousar, de ganhar, e vencer. O futebol (dito moderno) que esses técnicos inventaram está sem brilho. Sem alegria.

    Não sou a favor de um futebol irresponsável com jogadores indisciplinados. Não é isso. Sou a favor de reviver a alegria de jogar bom futebol. Do futebol arte com a paixão. Sou a favor de ter a emoção de sair de casa com a família e ir a um campo ver um belo espetáculo, um futebol limpo, sério, de resultados mas com belos lances e lindas jogadas. O que não existe mais. Quando critico o futebol e os técnicos atuais é nisso que eu falo.

    Você viu como o Inter de milão jogou com o Barcelona tentando ganhar a liga dos campeões?... E é um time de excelente estrutura, mas tem um futebol chato, modorrento, sem graça.

    O futebol hoje se baseia nisso, e os técnicos inflexiveis como o Dunga (que só pensam no seu 'pescoço', não tenha nenhuma duvida sobre iisso) estão seguindo por esse caminho.

    Não vou questionar suas escolhas e seu potencial, mas a seu pensamento. Se ele ganhar a copa será o rei, mas e se perder?

    A única coisa que posso dizer é que, ainda bem que Dunga não foi técnico da seleção em 1957, pois se fosse, teria barrado o Pelé e Garrincha. Imagine...

    ResponderExcluir
  4. Neto,

    O futebol de hoje em dia é apenas pragmático, porque ninguém mais se preocupa com futebol arte o que interessa são títulos e dinheiro.

    E é pragmático, chato e modorrento em todos os lugares, Brasil incluso, onde os jogos do campeonato brasileiro são de regra ruins pela absoluta falta de craques que,enviados para a Europa, lá jogam um futebol chato e modorrento, embora com bem menos erros de passes e lançamentos, coisas que os cabeças de bagre que ficam aqui não conseguem aprender.

    O ultimo suspiro do futebol arte foi em 1982, e o Brasil aprendeu do pior jeito, que isso é passado.

    Quanto a Neymar e Ganso, não os comparemos com Pelé e Garrincha, que são fenômenos, é injusto com o futebol... Dunga trabalhou 4 anos com uma filosofia de trabalho, se ele à mudasse, seria criticado do mesmo jeito, levando Gandso e Neymar, seria criticado por levá-los, o fato é este.

    Se o Brasil vencer a Copa, terá gente dizendo que foi uma vitória feia e sem graça por culpa do tecnico, se perder, dirão que é culpa do técnico porque não levou dois talentosos mas inexperientes jogadores.

    Ou seja, qualquer que seja a situação ou o resultado, Dunga será malhado do mesmo jeito, por isso ele está certo, acreditou no seu trabalho.

    ResponderExcluir
  5. Tudo bem, Fábio! Sou voto vencido.

    Vamos torcer para o Brasil levar o caneco.

    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Ah sim Neto,

    No fundo, no fundo, resume-se a isto: nós como bons sofredores do futebol, torcemos pela seleção.

    Boa sorte para todos nós!

    ResponderExcluir
  7. Acho também que o Dunga foi coerente. Uma coisa é o estilo de jogo do Santos e outra, é a da seleção. Talvez num futuro próximo poderemos ver a estrela dos garotos brilhando mas, no momento, acho ainda precoce.

    E vamos levantar o caneco...

    ResponderExcluir
  8. Concordo com vc. A imprensa esportiva paulista e carioca não conhecem alguns jogadores convocados porque estes não jogaram naqueles estados.A Seleção tem gente de vários lugares, são sérios, empenhados e têm caráter.Tem razão quanto ao Dunga:É lider e vencedor.Eu acho que levamos esta Copa.

    ResponderExcluir
  9. Fabio,uma boa frase lembra a liderança de Dunga:"QUEM TENTE AGRADAR A TODOS,NÃO AGRADA A NINGUÉM".Dunga é daquelas pessoas que merecem o meu respeito,ele é um LÍDER desde o tempo de CAPITÃO.O Brasil vai aganhar a Copa sim, e quero ver depois as mesmas pessoas que o criticaram dar tapinha nas costas na maior falsidade.Um abraço,paz e bem,beijos.

    ResponderExcluir
  10. Eu gosto do Dunga, acho ele serio, e comprometido, mas parece, que ele anda muito arrogante. Acha que ja ganhou a copa. Sei nao.

    ResponderExcluir

Não serão publicados comentários ofensivos, fora dos limites da crítica educada.

CORITIBA: O MEDO DO FUTURO.

No erro de uma diretoria interina, que acionou a justiça comum em 1989 para não jogar uma partida marcada de má-fé pela CBF para prejudicar ...