26 de mai. de 2010

ALCOOL ENTRE ADOLESCENTES

No portal UOL, hoje:

Jovens entre 14 e 17 anos consomem 6% de todo o álcool no país.

Eu sempre escrevo aqui e repito: A sociedade brasileira é leniente demais com o consumo de álcool entre jovens, e isso está criando gerações sucessivas de alcoólatras, aumentando cada vez mais a violência (brigas, acidentes de trânsito, problemas familiares) e alimentando outro vício ainda pior, o das drogas.

6% pode parecer um número pequeno considerando que a faixa etária de 14 a 17 anos é relevante no quadro demográfico brasileiro. O problema é que, pela Lei, menores não podem consumir álcool, ou seja, 6% da bebida alcoólica vendida no país é consumida de modo ilegal e criminoso!

Estou cansado de ver na praça em frente de casa, em altas madrugadas, jovens de 12 a 17 anos consumindo álcool e drogas, sendo que não são coibidos pela Polícia Militar (que no Paraná sequer atende o 190), nem pelo Conselho Tutelar, muito menos pelos pais idiotas que dão graças aos céus por não terem os filhos chatos em casa!

E o mais irritante disso, é ver o eterno "rame-rame" das autoridades, falando em "diáologo" com os jovens, mas vendo os índices de segurança pública deteriorarem por absoluta inépcia em combater esse estado de coisas.

Seria algo simples: indivíduo está com som alto e o porta-malas do carro cheio de cerveja enchendo o saco da vizinhança. Se ele entregou uma latinha para um menor de idade qualquer, apreende o carro, manda o dono para a delegacia e o menor para o juizado competente, para que os pais sejam punidos. Comerciante que vende álcool para menor perde o alvará, tem o estabelecimento lacrado e responde pelo crime correspondente. Pai que entrega álcool para filho menor perde o pátrio-poder e responde por crime.

Será que é tão difícil assim cumprir a Lei?

9 comentários:

  1. Aqui na prainha no período de temporada é o que mais se observa, som alto e bebida sendo vendida sem controle, mas em recintos fechados principalmente em festas o mesmo acontece, minha filha participou de várias, onde bebida era servida sem controle, em algumas dispunham até de geladeiras com garrafas de vodcka e isto que os pais estavam presentes. A questão não está somente em não cumprimento da lei, mas também falta de pessoal principalmente do juizado da infância e juventude e do conselho tutelar.

    ResponderExcluir
  2. não é, a questão é o foco. O seu texto deixa claro que o alvo está errado. Responsabilize os pais, e esse circo começa a acabar rapidinho.

    é simples, só que leva tempo: criar a cultura nos pais de saber que tipo de companhia oferecer aos filhos e remove-los da omissão, pois só sabem transferir a responsabilidade da criação deles [filhos desde minusculos nas escolas e sempre atarefados mas sem amor pra dar];

    criar nos filhos a cultura de que mais que vexatório, é ridiculo ficar trebado.

    O problema se resolve de dentro pra fora de casa... abraço!

    ResponderExcluir
  3. ah, e do post anterior: todos estão costurando direta ou indiretamente seus ministérios. Mas "pegamos no pé" do presidente e sua candidata pelo cargo.

    ResponderExcluir
  4. Quando trabalhava numa Ong, eu presenciei em favelas cenas em que o pai cololocava cerveja na boca do filho ainda criança no seu colo. Tinha pais que levavam os filhos para o bar e outros que achavam bonito o primeiro porre dos meninos.

    Ah sim! tinha também aquelas mães que adoravam ver suas filhinhas pela rua. Detestava quando estavam dentro de casa, pois dentro de casa não era lugar para 'ganhar dinheiro'.

    Antes de ontem, li no G1 essa matéria: http://bit.ly/axAbLZ e achei um absurdo.

    Aqui em Recife, em alguns locais, meninas de 12, 13, 14 anos estão se prostuindo cedo sob as vistas da mãe que pouco se importa com o fato - a não ser quando procura a justiça para que o 'dito cujo pai' pague a pensão, e sobreviva do bolsa família.

    Não sou contra o governo por criar o bolsa família, sou contra o governo pelo fato de não obrigar o ensino de qualidade à esses menores (é a palavra é essa mesma: obrigar), para que no futuro, eles tenham mais consciência e pensem no que estão buscando - ou fazendo com suas vidas.

    Mas, óbvio, não adianta só reclamar do governo, quando "os pais" são os maiores culpados.

    ResponderExcluir
  5. O fim está próximo!
    Zepovo

    ResponderExcluir
  6. meus amigos os adolescentes noruegueses bebem tanto que vc nem imagina. è mundial

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem? Não bebo bebida alcoólica... Não gosto de cerveja.. Para mim, é bem amargo hehe.. Mas o pessoal bebe pinga como se fosse água.. Enfim... Abraços, Fabio www.fabiotv.zip.net

    ResponderExcluir
  8. que consciência tem artistas , famosos, que agora so aparecem na tv para divulgarem cervejinhas e cervejões?
    a associação do álcool à beleza e fama e inaceitável.
    Governo faça alguma coisa, legisladores usem suas retóricas para ajudar essa parcela a juventude que esta perdida.os cofres públicos estão pagando muito caro pelas insanidaes dos jovens embriagados:seguros,atendimentos em hospitais,bombeiros .quando isso tera fim?

    ResponderExcluir

Não serão publicados comentários ofensivos, fora dos limites da crítica educada.

CORITIBA: O MEDO DO FUTURO.

No erro de uma diretoria interina, que acionou a justiça comum em 1989 para não jogar uma partida marcada de má-fé pela CBF para prejudicar ...