28 de mar. de 2010

IMAGENS DE CURITIBA - 21

Nesta primeira foto, a encenação de uma peça do Festival de Teatro de Curitiba no Memorial da Cidade, edificação em linhas modernas encravada em meio aos casarões antigos do centro histórico, um dos muitos centros culturais do lugar.

Esta é uma vista geral do Largo da Ordem em domingo de feira. Compare com as fotos que tirei em um dia comum de semana, que estão aqui.

Hoje Curitiba completa mais um aniversário. Desta vez resolvi homenageá-la trazendo imagens da feirinha do Largo da Ordem, um ponto de encontro do curitibano com o turistas que nos visitam, renovado a cada domingo.

Se você vier e só tiver a manhã de um domingo para visitá-la, é o melhor lugar. Ali você encontrará monumentos, história, artesanato, souverines, antiguidades, livros novos e usados, comidas típicas, religião, arquitetura e arte. E verá todos os tipos de curitibano por entre corredores apertados e apinhados de gente entre prédios antigos que abrigam antiquários, galerias de artes e sofisticadas lojas de decoração.

Naquelas poucas quadras é possível visitar as tradicionais igrejas da Ordem e do Rosário, o templo Presbiteriano e a Mesquita da cidade. Também o Memorial da Cidade (teatro e centro de exposições), o Museu Paranaense (que preserva a história do estado e lindíssimas obras de arte), a antiga Caixa D'água de singela arquitetura, o Palácio São Francisco que já foi sede do governo estadual e do Tribunal Regional do Trabalho e monumentos, como o Relógio de Flores, o Chafariz do Cavalo e o obelisco em homenagem a Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, que encerra a Rua Barão do Serro Azul ao lado da Catedral Basílica.

E pode-se experimentar da gastronomia dos muitos imigrantes, ou nas barracas armadas todos os domingos, ou em restaurantes como o do Bar do Alemão ou do Solar do Rosário.

É uma pequena Curitiba que se reúne a cada 7 dias no centro histórico, dando ao turista um espetáculo de artes populares e eruditas, um mini mundo, um pequeno resumo da complexa metrópole de 3 milhões de habitantes.

Com essas imagens homenageio novamente a linda Curitiba, de muitos defeitos e qualidades, mas a minha terra.

Notem o aspecto interessante do conjunto das barracas da feira com o lindíssimo templo muçulmano. Por vezes, pode-se pensar que é uma foto do Oriente.


A fachada do Palácio São Francisco, lugar da feira reservado aos artistas plásticos que expoem e vendem seus quadros.

Na feirinha se reune um conjunto de chorinho, que dá o toque musical ao lugar. Também há outros músicos que se apresentam ali eventualmente, mas este conjunto é o mais tradicional, aquele que as pessoas param para ouvir.

Visão das barracas de antiguidades e livros antigos.

Imagem do obelisco em homenagem a Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, numa das extremidades da feira, final da Rua Barão do Serro Azul.

Todas as fotos são de minha autoria, o uso na internet é livre, citadaa fonte.

Clique sobre elas para ampliar.

3 comentários:

  1. As capitais do sul do Brasil são cidades novas, comparadas com as outras capitais do sudeste e nordeste. Curitiba é de 1693, Floripa é de 1726 e Porto Alegre é de 1772,segundo a wikipédia. Gosto muito das três cidades que carregam uma certa identidade provinciana.

    ResponderExcluir
  2. Curitiba lembra as cidades europeias

    ResponderExcluir
  3. O Novo Mundo or the New World?

    “ Não existe arte patriótica nem ciência patriótica. Ambas pertencem , como todo sublime bem, ao mundo inteiro, e só podem ser fomentadas pelo intercâmbio geral e livre de todos os simultaneamente vivos, em constante respeito pelo que nos foi transmitido e nos é conhecido do passado” .

    GOETHE, Johann Wolfgang von


    “ No Egito, as bibliotecas eram chamadas TESOUROS DOS REMÉDIOS DA ALMA de fato, nelas curava-se a ignorância, a mais perigosa das enfermidades e origem de todas as outras”.

    JACQUES-Bénigne Bossuet


    “Talvez o grande triunfo de uma organização num mundo globalizado seja a sua capacidade de equilibrar o racionalismo do mundo ocidental com o espiritualismo do mundo oriental ”.
    Nader Ali Jezzini

    “Nós precisamos mergulhar no infinito do nosso interior, pois as respostas do exterior estão dentro de nós”.
    Nader Ali Jezzini


    “Muitas guerras deste século foram frutos da disputa pelo petróleo, as do próximo século serão causadas pela água”.
    Banco Mundial


    “Olho por olho e o mundo acabará cego”.
    Mahatma Gandhi.


    “O Mundo não necessita de correções ou adaptações o que precisa ser mudado somos nós”.
    Nader Ali Jezzini

    O Mundo Novo Or The New World?

    Qual será a sua opinião? Que mundo é este em que vivemos? De onde viemos? O que estamos fazendo aqui e para onde vamos? As novas conjunturas mundiais, os relatos e pronunciamentos pouco revelados. O mundo de hoje, de ontem e o que será do depois.

    Uma certeza temos o que necessita ser mudado somos nós com as nossas intenções, reveladas ou não, através de nossas ações, o que precisa ser mudado é o nosso interior.

    Os eventos mundiais de agora e de sempre foram frutos da mente humana que muitas das vezes quando ela se distancia de sua verdadeira espiritualidade e humanidade e de seus reais objetivos de sua existência, acaba causando males a serem registrados pela historia.
    Dados e informações cruciais para uma maior compreensão deste novo mundo or the new world.

    O Mundo Novo Or The New World
    É uma verdadeira viagem a atual realidade humana.
    A valorização de todas as culturas e o respeito devem nortear os pensamentos da humanidade, pois todas devem ser importantes para nós seres humanos para que assim possamos evoluir. Os corações necessitam de luz e não de obscuridào, pois com a luz é possível seguir principalmente para a senda reta.
    Será que o mundo já percebeu até que ponto já estamos dominados?

    O NOVO MUNDO or the New World trata-se de uma obra riquíssima em informações e detalhes sobre esta nova conjuntura mundial onde o autor através das análises conjunturais e cruzamento de informações tenta demonstrar e possibilitar ao leitor uma conclusão autônoma, independente e lúcida no que diz respeito aos acontecimentos mundiais.
    Uma obra que contempla mais de 400 obras bibliográficas em mais de 5 cinco línguas além de dados precisos que irão enriquecer ainda mais o conhecimento daqueles que buscam a luz da verdade mundial.

    Mapas, tabelas de reservas petrolíferas, meio ambiente, emprego e desemprego, crescimento mundial, reciclagem, investimentos, indústria cinematográfica, principais conflitos, tratados entre outros enriquecem ainda mais a obra.

    Venha para o novo mundo e saiba o que tem nele.
    Venha descobrir o que há de novo neste mundo.
    Venha ver as diferentes visões do novo mundo.
    O Novo mundo em que vivemos e o novo mundo que iremos estar.

    Liberte a sua mente e veja a realidade.
    Liberte a sua alma e senta a verdade.

    THIS IS THE NEW WORLD
    O NOVO MUNDO

    WWW.NADERALIJEZZINI.BLOGSPOT.COM

    ResponderExcluir

Não serão publicados comentários ofensivos, fora dos limites da crítica educada.

CORITIBA: O MEDO DO FUTURO.

No erro de uma diretoria interina, que acionou a justiça comum em 1989 para não jogar uma partida marcada de má-fé pela CBF para prejudicar ...