O Largo da Ordem é chamado de centro histórico da cidade, uma série de casarões antigos muito bem preservados em ruas calçadas com paralelepípedos gastos e lustrados pelo tempo, bem próximos do marco zero da capital paranaense, que situa-se na Praça Tiradentes.
A primeira foto, é uma perspectiva geral de quem inicia a descida do Largo na esquina da Alameda Dr. Muricy. À direita, casarões da Fundação Cultural de Curitiba, a loja de artesanato do PROVOPAR municipal, e a loja de brinquedos artesanais Gepeto, o prédio vermelho e branco. À esquerda, em primeiro plano, uma escadinha de onde é possível olhar o Relógio de Flores e mais ao fundo a Igreja do Rosário. Ao lado dela, o Solar do Rosário, onde há uma galeria de arte e um ótimo restaurante de comida alemã.
Na 2ª e na 3ª, a Igreja do Rosário e o repuxo do cavalo, criado na gestão Rafael Greca de Macedo, muito criticado mas que eu acho bonito, justamente por sua simplicidade.
PS:CLIQUE SOBRE AS FOTOS PARA AUMENTÁ-LAS.
Na 4ª foto, a Igreja Presbiteriana, com seu belo campanário.
Na 5ª foto, o ponto d'água, que é reconhecido como o marco-zero do Largo, em volta do qual há vários barzinhos, a Casa Romário Martins e a Igreja da Ordem, a mais antiga da cidade, cujas imagens deixo para outra ocasião.
E na 6ª foto, já do outro lado do Largo, o mural de autoria de Poty Lazarotto, um dos maiores artistas plásticos paranaenses, que enfeita umas paredes antigamente cruas e sem vida, ajudando a compor a imagem do Largo no geral, onde acontece todos os domingos a tradicional feirinha de artesanato, que de "inha" não tem nada e onde é possível comprar obras de arte a preços acessíveis, olhar carros antigos em exposição e ouvir grupos de velhinhos tocando de tudo, especialmente chorinho, ali no espaço do Relógio de Flores.
-----------------------------------------------------------------------------
Post novo, o primeiro inédito em Prédica e História. A forma da proclamação da República teria efeitos na política brasileira de nossos dias?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
CORITIBA: O MEDO DO FUTURO.
No erro de uma diretoria interina, que acionou a justiça comum em 1989 para não jogar uma partida marcada de má-fé pela CBF para prejudicar ...
-
A foto é de autoria de "O Globo" Acusados de eleitos com recursos ilegais da Venezuela (o que é crime em qualquer país do mundo),...
-
É sintomático. Quando em campo as coisas não vão bem aparecem propostas de construir um novo estádio ou de reformar o Couto Pereira, ...
-
No erro de uma diretoria interina, que acionou a justiça comum em 1989 para não jogar uma partida marcada de má-fé pela CBF para prejudicar ...
Meu monitor está escuro - preciso comprar outro. Não consegui ver as fotos. Tento de novo na 2ª feira.
ResponderExcluirCuritiba... uma cidade modelo...
ResponderExcluirfaz parte do C-40, principalmente pelo eficiente modelo de transporte público, referência no mundo!
Além de ser cidade-modelo.
cara, tá aí uma Curitiba que nunca conheci. muito legal.
ResponderExcluirNão é à toa que Curitiba tem uma boa fama no Brasil todo!
ResponderExcluirUma beleza o Largo da Ordem. E pelas fotos a gente vê o cuidado com a manutenção das construções.
Isso é respeito e civilidade.
Um bom domingo.
Belas fotos, exprimem sensibilidade e bom gosto.
ResponderExcluirUm beijo grande, meu irmão!
Linda cidade, Curitiba.
ResponderExcluirOs bons momentos que se podem passar nessa cidade linda de gente linda é incomparável.
Desde a minha infância que essa cidade tem um lugar cativo no meu coração.
Obrigado por partilhar as fotos.
Fábio
ResponderExcluirÉ um encanto!
Não sei dizer porque quando vejo fotos de locais antigos fico sempre com um sentimento de que gostaria de ainda viver nesse tempo.
Talvez a época não tenha sido melhor do que agora mas eu vejo ali uma tranqüilidade, uma vida menos conturbada, onde as pessoas se diziam: "bom dia!" "como vai fulano?" "D. sicrana, sua filha já está melhor?"
Nostalgia, saudades de um tempo que não volta mais.
Um beijo.
Amo Curitiba! Faz tempo que não vou e fiquei com vontade agora...só de olhar as belíssimas fotos! BJS
ResponderExcluirCuritiba é o que há. Pena que tem um certo time de futebol que não deve ser nominado aqui....
ResponderExcluirhahahahahahahahahahhahaaha
A-d-o-r-o quando vc faz essa sessão de fotos...me sinto privilegiada por esstar conhecendo curitiba com vc como guia.
ResponderExcluirQuerido vc já sabe pq estou sumida, então vim aqui só lhe deixar um bjo, ok?
boa semana!
Oi Fábio, obrigada por sua visita lá na Saia Justa.
ResponderExcluirQue linda cidade a que você nos apresentou. A igreja Presbiteriana com suas pilatras. Adoro pilatras, tenho verdadeira fascinacao por elas.
As casinhas pintadas em cores fortes. Que tempo delicioso este de se viver um Brasil antigo. Ao fundo o progresso já avancando mas as casinhas ali resistindo mostrando a história da cidade.
Belas fotos.
Boa semana grande abraco
georgia
Mora gente nessa regiao..ou e apenas comercio?
ResponderExcluirOi Mayer,
ResponderExcluirobrigado pela visita e tenho vontade de conhecer curitiba.
Um dia eu chego.
Ablagos.
lindas fotos!! vão me inspirar no texto que tenho q fazer sobre o Largo!!
ResponderExcluirboa semana e brigada por lembrar do meu niver
Gostei muito das fotos,Fabio.
ResponderExcluirVontade enorme de rever a bela Curitiba.
Abração e uma otima semana.
Olá Fábio:
ResponderExcluirNão digas nada... o Brasil é um sonho e uma verdadeira dádiva dos deuses.
Desejos duma boa semana.
Um abraço,
Bão!
ResponderExcluirAssim vou conhecendo Curitiba aos poucos e, quando a grana der, dou um pulo aí.
Parabéns pela publicação de hoje. É importante que os blogueiros comecem a mostrar coisas de suas localidades, belezas que não conhecemos. É comum vermos fotos de belezas das estranjas mas daqui do Brasil só colocam coisas feias ou textos destrutivos.Adorei.
ResponderExcluirEu não tenho estas máquinas modernas de plugar no PC mas estou pensando em comprar só para divulgar as nossas belezas.
Curitiba sempre bonita! Mas me chama a atenção as igrejas protestantes históricas que, pela própria cultura do sul do país, têm sua atividade até hoje, normalmente.
ResponderExcluirAqui em SP muitas anglicanas e batistas foram vendidas a pentecostais, por falta de público! E você sabe, as pentecostais precisam de algo... maior. Daí , se não é o Patrimônio Histórico...