22 de fev. de 2010

A TV GLOBO E OS SEUS MITOS


A imagem é de uso comercial exclusivo no Brasil da Rede Record de TV e dos concessionários do Comitê Olimpico Internacional. Este blog não tem fins lucrativos.


A TV Globo sempre comprava os direitos de transmissão em TV aberta das Olimpíadas de Inverno, mas simplesmente não cobria o evento e não o transmitia.

Depois que criou-se a TV por assinatura, esta lindíssima festa do esporte e congraçamento dos povos era exclusividade da TV fechada, inacessível às pessoas mais pobres, porque no Brasil ela é praticamente um monopólio das organizações Globo e, como todo monopólio, absurdamente cara!

Neste ano, a TV Record adquiriu os direitos e colocou os jogos no ar. E o efeito foi imediato: brasileiros de todas as classes sociais deslumbrados com a beleza e plasticidade dos esportes de neve e inverno, que assistem, comentam e ficam ansiosos em acompanhar uma cobertura espetacular, de bom gosto, cujo resultado foi triplicar a audiência da casa em alguns horários.

A mesma Rede Globo que tanto mal faz ao futebol brasileiro, ao privilegiar as transmissões de Flamengo e Corinthians, boicotando sistematicamente clubes de fora do eixo Rio-SP, que muitas vezes não aparecem nem nos boletins esportivos da programação.

A Globo que tenta impor ídolos na marra, que vende um Ronaldo ou um Roberto Carlos como atletas de primeira linha, e não medalhões em fins de carreira, porque no futebol brasileiro só existe um super craque atuando em time daqui no auge, que é Adriano, do Flamengo.

Enfim, me revolta certas vezes, ver os canais abertos de Curitiba transmitindo jogos do campeonato paulista, porque a Globo só negocia com outras emissoras este evento, em todos os demais estados, ela força o pay-per-view dos campeonatos estaduais.

Ao contrário do que muita gente pensa, a Globo paga pouco pelo campeonato brasileiro. Menos da metade do que o futebol alemão da primeira divisão, e 1/4 do futebol inglês, sem contar a injustiça da distribuição das verbas que, claro, é muito maior para os clubes do eixo Rio-SP, mesmo que vários deles tenham sido rebaixados nos últimos anos.

E o ufanismo histriônico durante as olimpíadas. A Globo irrita os atletas brasileiros, impõe-lhes enorme pressão por medalhas e inventa baboseiras como as "musas" dos jogos, tirando o foco de moças e rapazes de tenra idade, que precisam de altíssima concentração para competir em alto nível.

Não estou dizendo que a Globo é culpada pelos pífios resultados esportivos brasileiros. De certa forma, muitas vezes ela presta um inestimável serviço de divulgação.

Mas seus critérios nem sempre são os corretos. E muitos dirigentes esportivos são covardes em não discuti-los!

9 comentários:

  1. 1 - Os jogos

    Ficamos encantados com os atletas e perguntamos como é que fazem tudo aquilo que aparece na TV... inacreditável! E tem umas mulheres descendo numas pistas que... ufa! só de olhar me dá um frio na barriga. he he he

    2 - Sou torcedor São Paulino, e me irrita ter que assistir jogos só dos times do Rio. Quando a Band transmite pulo para lá.

    ResponderExcluir
  2. Acompanhei algumas modalidades e fiquei encantada com os patinadores!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  3. É isso, Fábio. Uma das boas coisas de se acabar com o monopólio (não aquele a que se refere o PT, toc, toc, toc!). As coberturas em excesso da Globo são irritantes mesmo, com esse negócio de musa, gracinhas, blá blá blá. A Record tem uns problemas sérios (a começar pelo seu dono), mas tem feito um ótimo trabalho. De vez em quando parava para ver a patinação no gelo. Se, por um lado, não conheço coisa mais estranha doque aquelas indumentárias, por outro aquilo tem um resultado plástico tão lindo e envolvente que não dá pra não ver. Foi um refresco climático e cultural em meio ao Carnaval. E, note-se, a Globo não deu uma linha seuer para Vancouver. Coisa feia.

    ResponderExcluir
  4. Leticia,

    Em 2012, a Globo não dará uma linham sequer, para as olimpíadas, daí sim veremos uma coisa feia.

    ResponderExcluir
  5. Fábio, o Coronel(coturno noturno) teve a iniciativa de criar uma rede de blogs de oposição para combater a DilMal e petralhada. Convido você e os seus comentaristas amigos que têm blog, a participar da rede.Em 2 dias já somos 100 blogueiros. Para tal, é só ir ao blog e na área de comentários, colocar o link do seu blog e o email de contato.

    http://blogspelademocracia.blogspot.com/

    Aguardamos você por lá!

    ResponderExcluir
  6. Aqui em PE até os jogos de futebol da região que eram transmitidos em canal fechado pela Sky não são mais. Após decisão da Globo, dona da Sky, não podem mais. Só é possível ver na TV aberta e apenas os jogos que 'ela quer transmitir'.

    Esse monopólio global não é novo. E os donos da empresa muito querem que assim continue. A Record teve até avanço recente (criou um site R7 para competir com o G1 na Net e convidou blogueiros e articulistas de peso), mas nada comparado ao que ainda assistimos na competição dessas emissoras - e talvez, nada ainda comparado ao que iremos ver.

    ResponderExcluir
  7. É por essas e outras que fico me perguntando para que serve aquelas agências federais como o CADE.

    ResponderExcluir
  8. E. Carlos,

    É verdade. Tempos atrás o CADE forçou a Globo comparilhar o pay-per-view do futebol com outras operadoras, daí, ela comprou a Directv.

    ResponderExcluir
  9. A Globo vai sentir no bolso o tamanho da besteira, ou melhor, da prepotência com seus telespectadores. Os jogos de Vancouver estão lindos e acredito que na próxima edição teremos mais atletas do Brasil participando.

    Já quanto a rede Globo, bom, deixa prá lá.

    ResponderExcluir

Não serão publicados comentários ofensivos, fora dos limites da crítica educada.

CORITIBA: O MEDO DO FUTURO.

No erro de uma diretoria interina, que acionou a justiça comum em 1989 para não jogar uma partida marcada de má-fé pela CBF para prejudicar ...