24 de fev. de 2010

ORLANDO ZAPATA, A REALIDADE DE CUBA QUE O PT (E LULA) NÃO QUEREM ADMITIR

A morte de fome do ativista Orlando Zapata, em condições sub-humanas numa prisão cubana, justamente no dia de uma visita oficial do presidente Lula à Cuba deslinda uma situação que muitos petistas simplesmente não querem admitir.

Cuba é uma ditadura. É um regime opressivo e policialesco à disposição e bel prazer da família(de ladrões, assassinos) Castro, que não pensa duas vezes em prender, torturar e matar quem lhe faça oposição.

Mais do que isso, Cuba é uma economia falida, que vive das esmolas da Venezuela. Seu ditos "avanços sociais" da era castrista são apenas uma justificativa torpe para o regime, porque de modo objetivo, não passam de uma obrigação do Estado, obrigação esta muito mais bem cumprida em países democráticos.

15 comentários:

  1. Olá, tudo bem? Bom, vou ficar em cima do muro sobre a questão de Cuba... Não é uma questão simples de falar em poucas linhas. Abraços, Fabio www.fabiotv.zip.net

    ResponderExcluir
  2. É de embrulhar o estômago!

    ResponderExcluir
  3. Fabio não entendo como isso acontece e não movem uma palha.Tasmbé, Cuba recebe verba de Venezuela,faça-me o favor!
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Eu ainda não sei que tipo de parceria estratégica o Brasil poderia vir a fazer com Cuba. Sei que isolar não é bom, mas endossar um regime ditatorial (e mesmo sendo velado como está) seria ainda pior para qualquer país e sua política externa.

    ResponderExcluir
  5. Sabe o que é pior? Lula deve ter achado uma baita sacanagem com o preso mas, com sua visão distorcida de diplomacia, abriu a boca e disse aquele monte de asneira sem sentido. Ou então estava sob feitos de litros de legítimo Rum cubano....

    Eu não sou ofensivo nem passo dos limites da crítica educada, eu acho ehehehe

    ResponderExcluir
  6. Ricardo,

    Você é no máximo cáustico... mas nunca foi ofensivo.

    E, bem dito, deve ter rolado um belo álcool capitalista no encontro entre Fidel e ...

    ResponderExcluir
  7. Eu sempre fico pensando por que é que tantos brasileiros acham que o regime cubano é o máximo... Pior que complexo de "viralatas", é idolatrar esse tipo de ditadura.

    Meus pêsames para a família de Orlando Zapata e também para os nossos conterrâneos que apoiam esse tipo de coisa.

    ResponderExcluir
  8. Cuba foi boicotada de tantas e torpes formas pelo democrático EUA que contou com a anuência covarde e explícita de praticamente todas as outras nações importantes que jamais saberemos se os problemas cubamos são resultado da revolução, do socialismo ou da covardia mundial.
    Entre as MILHARES de "regras" impostas pelos estadunidenses ao cubanos e por tabela as outras nações, existem algumas "sacanagens" imorais, cito duas:

    -Qualquer navio mercante que tocar um porto cubano fica 180 dias sem poder ancorar em portos dos EUA e nos portos de países menbros da NATO.

    -Os EUA vetam qualquer fornecimento de tecnologia a Cuba. A PHILIPS vendeu 30 aparelhos de tomografia para Cuba através da filial brasileira. Cuba pagou à vista (antecipado) e nunca recebeu os aparelhos porque os EUA alegaram que o software (controlador dos aparelhos) era estadunidense.

    Vamos falar de Cuba, sim, mas vamos conhecer um pouco do outro lado, também.

    Uma pergunta,
    Quem sabe quantas pessoas morreram em Guantânamo????

    ResponderExcluir
  9. Zé,

    Eu sei muito bem o que acontecia em Guantânamo. Porém, a discussão é sobre o regime de Cuba, não sobre a democracia dos EUA.

    Na verdade, o que você tentou foi justificar os crimes da família Castro nos crimes dos EUA, como se uma coisa tivesse relação com a outra, o que não é o caso.

    E, sinceramente, não há notícia de cidadãos estadunidentes morrendo de fome em prisões políticas, muito menos a perseguição contra ativistas no enterro do falecido, como aconteceu ontem.

    Não retiro uma única palavra, da minha parte, Cuba é um regime criminoso, e os Castro deve ser levados aos tribunais internacionais, tal qual o qe aconteceu com o chileno Pinochet ou o sérvio Milosevic ou os generais nazistas.

    ResponderExcluir
  10. É simples acabar com o embargo em Cuba, basta os assassinos de nomes Castro pedirem asilo na casa do Lula, nas nossas custas, claro, cair fora de lá e tudo voltará ao normal para o sofrido povo cubano. Ai, com o povo vivendo de forma democrática e escolhendo seu destino, as portas se abrem mas, se continuar do jeito que vai, continuará fechada e o mesmo deve atingir a Venezuela já, já... Ditadura só no inferno, e olha lá.

    ResponderExcluir
  11. As pessoas livres produtivas já sairam de Cuba.Hoje é um favelão.Dizem que o dinheiro mandado de Miami também ajuda bastante.Acostumaram-se a viver de migalhas, de esmolas.Este é o pior lado de Cuba.

    ResponderExcluir
  12. Como discutir o regime cubano a luz da verdade sem falar do terrorismo praticado pela "democracia americana"
    O que ACONTECIA em Guantânamo ????
    Não existem gente morrendo de fome em prisões políticas nos EUA? Como se nem sabemos QUANTAS prisões políticas estadounidenses existem pelo mundo?
    Crimes da familia Castro????
    Então o holocausto no Iraque e no Afeganistão são crimes da familia Bush? E agora da familia Obama????

    Quer saber Fábio, o tal Orlando Zapata era um terrorista e a "familia Castro" com vc diz vai caçar os terroristas onde estiverem, vão prende-los e os mesmos vão pagar pela ousadia de atacar a Nação cubana!

    Cacete!
    Por que diabos os EUA podem etiquetar qualquer infeliz como "terrorista", fazer com o cara o que bem entender, torturar a vontade para "colher informações" quando sabemos que na maioria das vezes o tal terrorista é apenas um patriota que não aceitou se ajoelhar democraticamente frente ao império!
    Os EUA vão ter que engulir para sempre os danos causados ao povo cubano pelo boicote cínico e covarde que "determinaram". E se Raul culpa os EUA pelo que quiser, está coberto de razão, sempre!
    Era só o que faltava, os estadunidenses aprontarem a mais deslavada sacanagem internacional já vista e os "fabios" da vida acharam tudo muito democrático!
    Quer saber, a democracia usada nos EUA não presta para nós, não serve a não ser para estadunidenses e está longe de ser democracia real. Não me serve!
    Os EUA e seus defensores devem ao menos ter a honestidade de reconhecer que o bloqueio imposto aos cubanos foi eficiente.Percebem? E Obama, atual xerife de washington não levanta o bloqueio porque sabe que o exemplo socialista cubano se não estiver em permanente boicote acaba com o imperialismo.
    Se Cuba não é viável, porque meio século de boicote? O que tanto temem os EUA ? Porque não deixar Cuba "se acabar" sozinha, sem boicote?

    ResponderExcluir
  13. E apenas um povo que desconhece opções mantêm-se nesta qual Cuba está. Lula e seu partido tem como preocupação a parte politiqueira da politica: fazer média e mostrar para as demais super-economias que, querendo EUA ou não, de Cuba pra baixo quem "manda" é o Brasil. O resto é do DNA do partido, que acha-se uma eterna oposição.

    Dos posts anteriores:

    # o COI, sabendo dessa briga que existe no Brasil, obrigou a divisão das olimpiadas de 2016 em 3 emissoras. Globo, Record e and farão cobertura esportiva, e [salvo engano] o SBT conseguiu direito de imagens mas fará apenas cobertura jornalistica.

    Faz tempo que a Record "subiu o nivel", e mesmo ainda tendo algumas cópias do padrão Globo, conseguiu transformar-se numa opção qualificada pra quem ainda tem prazer [ou não tem opção, como a maioria inconteste da população] em assistir a TV aberta. É bom pra nós da comunicação, é bom pro povo, é bom pro país.

    Do futebol, sim, é uma vergonha o que a Globo paga. A questão da divisão de verbas foi pro CADE [e desde então os direitos são negociados em 3 esferas: tv aberta, cabo e internet], mas o Clube dos 13 conseguiu dar um olé, e manteve a [porcentagem da]divisão como está, para os clubes [e, em partes, não estão errados]. O contrato acaba em 2012, vão negociar esse ano. Mas a Record manteve um aviso, para os clubes e para a CBF: seja lá quanto a Globo ofereça pela renovação na TV aberta, pagamos o dobro.
    Essa reclamação de "aqui só passa jogo de time de fora" é em todos os estados... pra te empurrar a pagar R$90-120 / mes e ter o PPV. Já reparou como os canais incitam com força o quanto os estádios [e não só o Couto] estão violentos ultimamente?

    #do post sobre a "Devassa", é só mais um retrato da inversão de valores que pode ser vivida pelas pessoas da nossa geração, mas foi implantada e difundida pela geração dos nossos pais. Afinal somos pura referencia, e se nossos pais não nos dão as melhores... é o que vemos ai.

    abraço!

    ResponderExcluir
  14. Zé,

    Você acredita que Cuba é uma democracia e que Fidel Castro é um anjo de bondade. Tudo bem, eu não quero mudar sua opinião.

    Mas não retiro nada do que escrevi.

    É interessante notar que essa admiração por Cuba não existe mais nem na Rússia (sucessora do país que sustentava o regime Castrista antes de Hugo Chaves, aliás, Cuba NUNCA conseguiu de manter com as próprias pernas desde o advento de Castro, antes ela recebia ajuda de uma superpotência nuclear e nem assim desenvolveu), nem na China. Pelo contrário, são países que desistiram de Cuba porque notaram que aquilo lá não evolui.

    Eu nunca disse que concordo com a política externa norte-americana. No entanto, eu reconheço que essa política externa se preocupa com o bem estar dos seus cidadãos, os americanos. Não é como certos países que preferem manter seus povos coagidos pela violência urbana a pagar pela corrupção epidêmica de seus políticos, e que fazem política externa com vias a garantir os interesses... de Cuba e seus ditadores!

    Na América Latina virou mania culpar os EUA por absolutamente tudo. Mas não podemos esquecer que gente como Collor, Fujimori, De la Rua, Kirchner, Chaves, etc... foram eleitos pelo povo! E se fizeram m... é porque o povo quis assim.

    E por outro lado, achar que Obama levantaria o embargo é é no mínimo ingenuidade. O embargo não é contra Cuba, é contra os Castro e enquanto eles forem pssando o poder de irmão para irmão, pai para filho, filho para sobrinho,como já deixaram claro que farão, vai continuar assim.

    E por fim, o embargo não é justificativa. Seria se os EUA criassem um escudo em volta da ilha e não deixassem ninguém comerciar com o país. No entanto, Cuba pode manter relações de comércio com todo o resto do mundo, salvo os EUA, tanto é que compra petróleo quase de graça da Venezuela, que por sinal, vende a maior parte da sua produção para.. os EUA!!!

    Logo, o embargo é apenas uma desculpa. OU será que Fidel Castro grita em seus discursos: Se não pudermos vender e comprar dos EUA não faremos isso com mais ninguém!!!

    ResponderExcluir
  15. Senhores! Só quem é cego é que não vê a desgraça que é Cuba hj! Eu posso falar com propriedade pois morei em Cuba durante o tempo que fiz medicina lá. O povo cubano vive angustiado, com medo e sobressaltado! Só quem vive melhor em Cuba é quem está ligado servilmente e ideologicamente ao regime, e olhe lá! Quer saber o que é Cuba e só ir mora lá? Conheci e presencie histórias tristes de fome, perseguição e maus tratos! A universidade mais importante de Cuba é a de medicina, onde estudei, e posso afirmar: Falta de tudo, desde livros básicos até equipamentos modernos. O que existe mesmo é uma formação deficiente e obsoleta. Descobri isso quando voltei para o Brasil! Na maioria dos países as faculdades Cuba não são reconhecidas e seus profissionais não são aceitos! Agora estou terminando medicina no Brasil e vejo o quanto perdi o meu tempo estudando por lá! Me formei em Cuba em medicina e tive que cursar tudo de novo aqui no Brasil, mas estou feliz, pois aqui não existe tanta opressão e pobreza como lá. Para se ter uma idéia quase todas as alunas cubana da universidade de Havana onde estudei, faziam programas para conseguir levar um dinheiro extra para ajudar em casa. Enquanto o povo passa necessidades, os figurões do estado esnobavam facilidades e bens pela ilha. todos os cubanos sabem e esperam por mudanças depois da morte de Fidel, mas escondem essa verdade para não se comprometerem. Em Cuba falta de tudo e tudo se consegue no mercano negro! A única coisa que não falta é opressão, fome e miséria para o simpático povo de cuba!

    ResponderExcluir

Não serão publicados comentários ofensivos, fora dos limites da crítica educada.

CORITIBA: O MEDO DO FUTURO.

No erro de uma diretoria interina, que acionou a justiça comum em 1989 para não jogar uma partida marcada de má-fé pela CBF para prejudicar ...