8 de fev. de 2010

OS BOÇAIS

A imagem é do www.icaranews.com.br


Parece que boas maneiras são coisa do passado.

Tenho visto na praça aqui em frente de casa, desde menininhas de 12 anos até indivíduos maduros bebendo álcool sem parar em praça pública, divertindo-se em berrar, em quebrar garrafas na calçada, em vandalizar equipamentos públicos, em arranjar brigas, em impedir o trânsito e especialmente em gozar da cara de quem ousa implorar para que diminuam um pouco o volume do som que sai de seus carros, que as vezes não têm nem faróis de freio, o que demonstra o quanto as autoridades se preocupam com o problema.

E a impressão que fica, é que fazem sucesso entre mulheres (se bem que me recuso a classificar meninas de 12 a 18 anos como mulheres, por mais que as que apareçam aqui em frente de casa ajam e se vistam como cortesãs de beira de cais) os homens que se exibem desse jeito, sempre de chapéu atolado, sem camisa, com a lata ou garrafa long-neck de cerveja nas mãos e aquele eterno sorriso de idiota que todo bêbado inútil que se preza ostenta.

E quando não são cowboys, são os vileiros tocando funk (em volume insuportável também), vestidos como esquimós no calor de 35 graus, mas agindo igualmente, com a diferença de que preferem beber cachaça, o que não diminui o incômodo que causam.

Isso explica ou é explicado por coisas que se ouvem ao ligar o rádio: "você diz que não me ama, mas no fundo paga pau!" ou ainda, "beber, cair e levantar" ou, ainda, "tapinha não dói". Manifestações da boçalidade pura e simples que atormenta o país na esteira do paternalismo excessivo do Estado, do sexismo exagerado nos meios de comunicação, do sistema educacional leniente e sem disciplina e da omissão de pais e mães que colocam filhos no mundo mas não se importam que eles fiquem nas ruas andando sem rumo.

Os boçais nunca foram tão poderosos. São astros da música e da TV, exibem-se impunes em qualquer lugar, e o pior de tudo é que eles gostam de violência e baderna, o que explica em parte os índices desastrosos de violência urbana deste país.

15 comentários:

  1. Pois é, Fábio, ser boçal neste país dá dinheiro....

    ResponderExcluir
  2. E o funk agora é oficializado como 'manifestação cultura'... Af! Eu não mereço! :-(
    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  3. http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI91666-15230,00-O+BONDE+DO+FUNK+AGORA+E+CULTURA.html

    ResponderExcluir
  4. Terror por todos os lados... é este o comportamento dos novos homens, e das novas mulheres, dos novos pais, herança da decada de 1960, 1970 e 1980 em que o politicamente correto foi instaurado e adotado.

    Além deste comportamento estranho, há outro também de igual forma detestável: alegria e satisfação em declarar que passou fome, que não tinha dinheiro para o mais básico da vida.

    Estes são heróis a serem xerecopiados, imitados, e muitos pais destes jovens e ou até que participam destes eventos.

    ResponderExcluir
  5. Bem, como dizia o célebre filósofo comtemporâneo, no começo é assim mesmo, depois tende a piorar, já que ninguém faz nada mesmo.

    ResponderExcluir
  6. Eu ainda quero ser professora um dia... mas lendo esse tipo de coisa me sinto até intimidada: a empreitada pela frente é grande!

    Fábio, posso ter o seu e-mail?

    Abs,
    anita@institutomillenium.org

    ResponderExcluir
  7. É pior do morar numa favela.

    Quando trabalhava em uma ONG tive que conviver em um bairro pobre com gente desse tipo, pois estava a trabalho. A rotina a noite nesse lugar era semelhante a essa descrita aqui por você. Havia pessoas lá que que não se misturavam, e queriam de fato, sair dali. Ter uma vida melhor e não conseguiam. A grande maioria deles eram arruaceiros e as meninas se prostituiam. Era quase impossível evitar que isso acontecesse. Nossas denuncias não surtiam efeito, porque quando as meninas não gostavam não havia outras opções para elas naquele miserável lugar. Um retrato no país.

    Ao ler seu texto lembrei-me de lá. Não fizemos bem o nosso trabalho (quase fomos expulsos) e até hoje tudo continua igual - de mal a pior.

    E olhe que já fazem 20 anos.

    ResponderExcluir
  8. Neto,

    Vocês fizerem MUITO BEM o seu trabalho.

    Quem não fez sua parte foram as autoridades, que se omitem. Aqui na minha cidade, juiz e promotor sequer moram no lugar.

    E acredite, esse estado mental independe de classe social. Aqui em frente de casa desfilam Golfs, Celtas, Montanas, Saveiros, todos novos, com som alto, usados para abusar de meninas menores de idade.

    ResponderExcluir
  9. Parece papo de velho, né? Mas não é. Isso tudo é uma desgraça. Pra mim, curta e grossamente, a culpa é dos pais. Essa maldita mania de que todo undo tem de procriar pra se sentir um pouco menos insignificante.

    ResponderExcluir
  10. Leticia,

    É bem isso, procriam sem capacidade de criar as coisas, depois dá nisso.

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem? Aqui em São Paulo, a coisa é pior.. Consomem drogas para todo mundo ver e ninguém faz nada... E olha que moro em um bairro nobre hein. É a sociedade em colapso, como sempre digo... Abraços, Fabio www.fabiotv.zip.net

    ResponderExcluir
  12. Sociedade moderna, globalizada e liberta dos velhos costumes arcaicos quando os pais, professores e autoridades castigavam de maneira severa as pequenas e indefesas crianças, os "de menor"...
    Hoje devemos ter uma boa conversa, olho no olho com o pivete e tirar o joguinho eletrônico do pequeno miliante por 2 ou 3 dias, ele vai "perceber" que errou e se corrigir...
    Então fica combinado assim, caso seu filho "de menor" pegue seu carro, encha a cara, atropele alguém e engravide a filha do vizinho tenha uma conversa séria com ele, mas bem séria viu!!!!

    Só não pensem que é aqui no Brasil. O mundo adotou "educação moderna" deu liberdades nunca imaginadas aos rapazes e moças, agora no desespero não sabe o que fazer com uma geração inútil. É só "impor limites" dizem especialistas que pelo visto não sabem o que acontece na frente da casa do Fábio...

    ResponderExcluir
  13. E continuando...
    Não pensem também que o comportamento é fruto da parte não esclarecida da população, dos pobres sem cultura ou filhos de casais instáveis.
    É geral. Filhos criados em boas familias, com recursos, boas escolas e pais exemplares são criaturas totalmente prejudiciais a sociedade e transformaram a antiga filosofia hippie em coisinha infantil...
    Hoje moça educada eesclarecida transa com todos, mas só com camisinha! Rapaz gentil e educado paga o aborto clandestino para moça grávida!
    Beber todos bebem, de tudo porque é legal. Drogas? Todos são contra, mas de vez em quando não faz mal!
    E os pais modernos? Minha filha dorme com o namorado, mas só aqui em casa!
    Meu filho não trabalha ainda, mas deixa ele levar a vida porque eu posso sustentá-lo e o menino precisa aproveitar...Viu o carro que comprei para ele? É melhor que o meu...

    ResponderExcluir
  14. Zé,

    Veja meu comentario sobre o comentário do Neto. Bate exatamente com sua argumentação.

    Também estou de saco cheio com especialistas em educaçao, que não educam porra nenhuma!

    ResponderExcluir
  15. Esse e um dos maiores problemas do Brasil. A falta de educacao social, ou seja, o desrespeito para com o direito do outro. Ou seja, a falta de conhecimento de regras

    ResponderExcluir

Não serão publicados comentários ofensivos, fora dos limites da crítica educada.

CORITIBA: O MEDO DO FUTURO.

No erro de uma diretoria interina, que acionou a justiça comum em 1989 para não jogar uma partida marcada de má-fé pela CBF para prejudicar ...