5 de fev. de 2010

A CARA DE PAU DO EX-DEPUTADO


A imagem é do site do jornalista Cláudio Humberto.


Luiz Fernando Ribas Carli Filho é acusado de dirigir embriagado em altíssima velocidade em um carro blindado, violar um sinal vermelho e matar dois jovens num acidente de trânsito pavoroso em maio de 2009.

Como parênteses, diga-se que os (muitos) radares de trânsito que existem na região do acidente não acusaram a alta velocidade do veículo, fato até hoje não explicado pelas autoridades, especialmente as de trânsito de Curitiba. Mas como naquele momento ele era deputado, podemos tirar conclusões.

Logo após que saiu do coma no qual entrou por conta do acidente, o então deputado estadual do PMDB, eleito pelo sobrenome do seu pai que já havia ocupado o cargo e atualmente é prefeito de Guarapuava-Pr, renunciou, para evitar a perda de direitos políticos, especialmente o direito de se candidatar novamente já em 2010.

E ontem, simplesmente não compareceu na primeira audiência de instrução do processo criminal, evitando especialmente os holofotes da TV e os "flashs" da imprensa escrita, tratando de, num único ato, chegar a dois objetivos: a) protelar o processo, vez que vai alegar alguma falha na citação, compromisso concorrente do seu advogado ou coisa parecida; b) evitar o desgaste na imprensa e preservar sua imagem, porque provavelmente será candidato novamente em 2010.

Sendo de uma família de pequenos oligarcas municipais, é provável que se reeleja. Guarapuava não é uma cidade pequena, conta com algo em torno de 150 mil habitantes, é bonita, bem cuidada e progressista. Mas padece do mesmo mal que o resto do Brasil: seus eleitores tem memória curta e acreditam em histórias da carochinha.

Se a Justiça não enquadrar este indivíduo e não dar respostas processuais rápidas (no sentido de antes das eleições), corremos o risco de vê-lo ocupando novamente uma cadeira na Assembléia Legislativa, usando das (muitas) imunidades do cargo para não ser sentenciado nem responder pelo crime bárbaro do qual é acusado.
PS.: A sociedade paranaense e brasileira tem que mobilizar-se. Crimes cometidos por políticos devem ser julgados com celeridade e rigor, a título de exemplo. A mãe de uma das vítimas, senhora Cristiane de Souza Yared, mesmo devastada pela dor, dá exemplo de coragem mantendo uma campanha permanente por JUSTIÇA. Mesmo sem conhecê-la, estou com ela. Hoje, políticos brasileiros roubam, matam e se aproveitam de seus cargos para manter-se impunes, vivendo como nababos acima do bem e do mal. Enquanto esse estado de coisas prevalecer, o Brasil não será um país de iguais e nunca vencerá a corrupção e a miséria.

8 comentários:

  1. Fábio, é nessas horas que os blogs tem um papel importante, repercutindo essas "chicanas". Um completo absurdo, por sinal.

    ResponderExcluir
  2. Esse fato denigre o estado e seu povo. Aqui em Guarapari os donos da cidade perderam o prestígio com a vinda em massa dos baianos após a vassoura de bruxa nos cacaueiros.Achei bom vc explicar a eleição desse rapaz que tem cara de lerdo e por o ser cometeu a infração.É difícil para uma família de prestígio aceitar que nasceu um bestunto na família.

    ResponderExcluir
  3. E todos participam da grande encenação! Eu, vc e a sociedade...
    Ou siceramente alguém acredita ou é capaz de mentalizar Carli Filho na cela, ralando pena de verdade?
    Duvido, não que ele vai cumprir pena, não vai mesmo, mas duvido que alguém que faça um exame de conciência e acredite que ele vai mesmo ser condenado a uma pena compatível e de fato vai ser preso!
    Minha sugestão de pena possível:

    Um ano de detenção no Quartel dos Bombeiros.
    Acesso ao patio irrestrito.
    Comida de dellivery contratada.
    Apartamento/cela mobiliado e decorado pela familia Carli.
    Visitas livres sem revista.

    Percebam, minha atitude parece tripudiar com coisas sérias, parece querer anarquizar a sociedade organizada, mas de maneira triste é o que a maioria absoluta pensa e uns poucos dizem.

    ResponderExcluir
  4. Vai ter gente aqui também que vai votar nele, só por achar que a mãe está "obtendo retorno" com a morte do filho. Por mais que a imprensa continue noticiando, a imagem dele, em si, já está esquecida do povão. Vai ser um entre o sem-numero que passam pela telinha, no horário político.

    E como não há meios de "passar por cima" do legislativo para retirar a imunidade parlamentar, eis um recurso que manterá muitos e muitos fazendo de tudo, impunemente.

    abraços!

    ResponderExcluir
  5. Imagina se em vez de um deputado, fosse uma pessoa comum, já teria a sentença faz tempo. Nossa justiça é uma verdadeira injustiça para com o povo!

    ResponderExcluir
  6. Sem duvida nenhuma, estarei com ela nessa campanha.

    Acredito piamente que quando for punido verdadeiramente um corrupto nesse país com bastante rigor, esse cenário um dia possa mudar.

    É preciso muita luta para isso. Modificar leis que eles mesmo criam, ter e dar celeridades nos processos, prender quem rouba deixando-os a mercê da vigilia da sociedade e da opinião pública, nunca mais dar oportunidade a nenhum corrupto voltar a assumir qualquer cargo público por menor que ele seja, enfim... algo muito dificil de acontecer, mas extremamente necessário para que haja ordem de fato. E possamos sonhar com um país melhor.

    ResponderExcluir
  7. um processo desse deveria ser julgado imediatamente, prisao para o deputado, pagamento de indenizacao , para que todos soubesse que ninguem està acima da lei. Mas nao, essa justica brasileira è igual ao brasileiros.

    ResponderExcluir
  8. Sabe mudando de assunto vou procurar um template bem bonito para vc. Vou trazer aqui

    ResponderExcluir

Não serão publicados comentários ofensivos, fora dos limites da crítica educada.

CORITIBA: O MEDO DO FUTURO.

No erro de uma diretoria interina, que acionou a justiça comum em 1989 para não jogar uma partida marcada de má-fé pela CBF para prejudicar ...