4 de fev. de 2010

CAÇAS DA FAB: SERÁ QUE A DECISÃO SAIU MESMO?




A Folha de S.Paulo noticia hoje que o presidente Lula e o ministro Nelson Jobim conseguiram diminuir substancialmente o preço do caça francês Rafale, que então foi o escolhido na licitação da FAB, após 13 longos anos de incompetência, demagogia e lobbies de todos os tipos imagináveis.

Só que ao se tratar de notícias boas no Brasil, sempre há um senão.

Vão adiar o anúncio oficial porque hoje, o governo brasileiro recebe oficialmente o novo embaixador dos EUA, país que participava da licitação com a Boeing e seu F-18 Super Hornet.

O problema é que no Brasil, adiamento não necessariamente é por pouco tempo.

No entanto, serei otimista.

Na minha opinião, bem como na da própria FAB, o melhor avião era o sueco NG-Gripen.

No entanto, compras dessa natureza ou são feitas diretamente pagando um determinado preço, ou embarcam outros interesses nacionais, tais como alianças estratégicas, transferência de tecnologia e mesmo a troca de mercadorias entre os países.

Por isso não vou criticar o governo. O Rafale é um avião extraordinário, embora não esteja vendendo bem no mercado internacional, o que talvez mude com a decisão brasileira. Melhor agora é receber os aviões e aprender a operá-los e mais do que isso, aprender a administrar seus altos custos, o que implicará em rever muitas das práticas administrativas que existem nas forças armadas brasileiras.

Leia mais:

Folha de S.Paulo
Blog do Vinna

Blog do Poder Aéreo

7 comentários:

  1. E eles adoram fazer marketing encima:

    http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2010/02/04/materia.2010-02-04.8890579172/view

    ResponderExcluir
  2. Só não sei porque o Brasil pagou mais caro que outros países por este mesmo avião. A Índia pagou a metade do preço. E também não sei porque esse 'negócio' tem que fechar antes do término do mandato do Lullinha.

    ResponderExcluir
  3. Bom, eu só espero que a decisão unilateral do Lula realmente nos traga benefícios. Agora, se ele usou tal estratégia para inserir o Brasil com assento definitivo no Conselho de Segurança da Onu, quebrou o rabo em várias partes e perdeu a parte do meio... A China é contra...

    ResponderExcluir
  4. Não sei se é assunto encerrado, mas acho bom que seja resolvido no Gov. Lula.
    O assunto se arrasta e já gerou rumores e boatos "além da conta". Precisa ser resolvido!
    Criticas?
    O assunto é delicado, extremamente técnico e político, envolve mais que "uma enorme despesa" e planejamento futuro (coisa rara no Brasil).
    As críticas que observei geralmente abordam o assunto considerando um ou dois angulos apenas e por regra são feitas por pessoas mais aptas a comentar o BBB...
    Pelo que conheço, não importa o avião escolhido, os "adendos" do contrato são muito mais importantes, se é que me faço entender.

    ResponderExcluir
  5. ZÉ POVO,

    Tenho acompanhado esse processo desde o primeiro momento e mesmo assim não me acho capaz de dizer se o governo está certo ou errado. Na posição do presidente eu tomaria outra decisão, mas não critico a dele.

    Mas penso que é salutar essa discussão sobre o assunto, mesmo a partir de pessoas no nivel mental do BBB, porque envolve muito dinheiro, muitos interesses e grandes doses de cidadania so se discutir, indiretamente, o papel das forças armadas na vida nacional.

    Penso que o presidente deve decidir isso logo de uma vez e ponto final. Porque se o fizer, estará dizendo: é atribuição da presidência, a presidência decide. Simplesmente seria afirmar de uma vez por todas o império da Lei e a importância das instituições.

    O que não é aceitável é empurrar esse processo ainda mais tempo com a barriga... já bastam os 13 anos de vergonha.

    ResponderExcluir
  6. Ok Fábio,
    Falta só bater o martelo, os caças que ficaram como "finalistas" por dedução devem ser equivalentes, restam os "adendos" como falei antes.

    ResponderExcluir
  7. E tem gente contando: To nem ai, to nem ai,

    ResponderExcluir

Não serão publicados comentários ofensivos, fora dos limites da crítica educada.

CORITIBA: O MEDO DO FUTURO.

No erro de uma diretoria interina, que acionou a justiça comum em 1989 para não jogar uma partida marcada de má-fé pela CBF para prejudicar ...