16 de ago. de 2007

EXIJO ORDEM E PROGRESSO



A Veridiana, do ótimo blog 30 & Alguns, convocou esta blogagem para pedir que se cumpra o dístico da bandeira nacional, um lema que deveria ser seguido por todos, especialmente nossos governantes, e cuja inspiração é a frase positivista de Augusto Comte: "O Amor por princípio, a Ordem por base e o Progresso por fim", cuja sugestão ao pavilhão consta que foi de Benjamin Constant. Portanto, o lema, bem interpretado, significa algo claro: SEM ORDEM, NÃO HÁ PROGRESSO!

E a ORDEM, em um país, passa pela responsabilidade conjunta de políticos e cidadãos. Não basta apontar para a classe política e identificá-la como corrupta e descompromissada. Se ela é assim mesmo (e é), cabe ao povo iniciar sua mudança indignando-se com seus desmandos, começando pelo hábito simples de pensar, coisa que parece em extinção por aqui, onde as massas não lêem jornais e revistas e as maiores audiências da internet são deferidas às fotos peladas das imbecis do Big Brother Brasil. A ordem, nesse caso, decorre do debate democrático, da crítica sobre os atos errados dos políticos, da admoestação. Não há ordem sem cidadania!

ORDEM, em um país, significa a aplicação do império da Lei. Ou seja, nada de jeitinho para passar em concurso público, para não pagar multa de trânsito ou sonegar impostos. Nada de anistia para político que descumpre fidelidade partidária ou para quem deixa de votar nas eleições. Nada de manobra congressual para apressar votação de projeto de interesse de quem quer que seja. Nada de tolerar invasões de terrenos públicos ou privados, ou em várzeas de rios ou em qualquer lugar, sob a desculpa de que as pessoas não têm para onde ir. Nada de passar a mão na cabeça de marginais dando-lhes habeas-corpus fundados em sua situação social privilegiada em detrimento da sociedade honesta. Nada de retardar investigações criminais porque os envolvidos são políticos. Nada de apadrinhar incompetentes em cargos públicos. Nada de achar que o Estado só serve para financiar interesses pessoais. Nada de pessoas que não respeitam o direito do próximo ao silêncio e à limpeza, o que significa, não tocar som em volume alto onde não é permitido, não pixar, não jogar lixo em qualquer lugar, não jogar fogões, pneus, cadáveres e automóveis velhos no Rio Tietê (por exemplo) para se livrar do problema causando prejuízo a terceiros. Não há ordem sem leis que atinjam a todos indistintamente.

ORDEM, em um país, significa autoridade. Governantes não podem ceder a pressões de grupos políticos. Governantes não agem fora dos limites estritos da Lei. Governantes aplicam a lei doa a quem doer e, quando escrevo governantes, incluo Executivo, Legislativo e Judiciário. Aqui entre nós, confunde-se autoridade com autoritarismo. Quer-se que um governante não tolere manifestações violentas de ruas, mas reclama-se se acontecem mortes e ferimentos entre aqueles mesmos que apelaram para a violência e foram contidos pelo Estado. Não há ordem sem um Estado presente e fiscalizador da aplicação da Lei. Não há ordem se o Estado abre mão do ato de força contra os que tentam subvertê-la!

Em suma: ORDEM, em um país, necessita da consciência global de todos de que os direitos das pessoas são limitados, de que liberdade não é o mesmo que libertinagem e que autoridade não significa autoritarismo. Ordem é ESTADO DE DIREITO, a consciência que cada pessoa deve ter de que é detentora de um arcabouço de direitos com a mesma importância social que o seu arcabouço de obrigações.

E PROGRESSO efetivamente não existe sem ordem. Se não há cumprimento das leis e das regras de convivência social, de nada adiantam índices econômicos favoráveis ou a construção de portos, estradas e infra-estrutura. Se não há admiração por quem cumpre a lei e se sujeita a ela, não há progresso, senão de uns poucos. O progresso de um país depende da ordem existente entre seus cidadãos. Se esta não existe, o progresso só aproveita a alguns poucos.

--------------------------------------------------------------------------------
Leia também Prédica e História.
Post novo (e porreta!) da maninha em Leitora de Blog.

47 comentários:

  1. Eu sugiro trocar o texo da bandeira: "zorra e cachaça". Que tal?

    ResponderExcluir
  2. Walter,

    Na prática, é o que está em vigor.

    ResponderExcluir
  3. Então vamos lançar o movimento "Pensei". Que tal?

    ResponderExcluir
  4. Fábio,
    Você tem domínio da palavra, escreve muito bem, mas se superou. Acho que a sua indignação é sincera, por isso tão rompante. Você não merece a droga do país de "jeitinhos" onde vive. Eu não mereço. O que nós queremos é possível, sim. E bastante justo para todos. Não sei se estaremos vivos para ver essa revolução. Que se diga que nós fizemos a nossa parte.

    ResponderExcluir
  5. Todas as camadas da sociedade têm que caminhar em pé de igualdade para que haja ordem e progresso. O que não dá é constatar, uma camada da sociedade jogando a culpa sobre a outra.
    Com dizia a minha avó "é enfiar o rabinho entre as pernas e assumir o erro"
    Boa blogagem! Beijus

    ResponderExcluir
  6. sabe, acho que todo mundo deveria ler o teu texto e colocá-lo em prática! Você disse tudo!
    ótimo fim de semana..belo texto!

    ResponderExcluir
  7. Fabio, no`s usamos palavras diferentes mas vc tem razao: a essencia e a mesma. Vou citar o exemplo da Noruega, que e o lugar que vivo, aqui as pessoas sao vigias das pessoas. ou seja todos se vigiam e na hora que alguem nao age corretamente eles denunciam. Simples, sem jeitinho,sem nada..e assim que funciona uma sociedade onde todos respeitam o direito do outro e ao mesmo tempos fiscaliza para nao deixar ninguem sair da linha. E a lei e fundamental.

    ResponderExcluir
  8. Fabio, é isso aí! Estamos absolutamente na mesma sintonia!
    Obrigado pela sua visita e comentário no Varal.

    Forte abraço, a LUTA continua!

    ResponderExcluir
  9. Fabio, você tem razão, não será possível haver ordem e progresso sem o exercício da cidadania. O povo tem que ficar vigilante e reclamar seus direitos. E isto o povo brasileiro ainda tem que aprender. Um abraço e parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  10. Gostei muito do seu texto também. Aliás um dos melhores que já vi até agora da Blogagem Coletiva.

    Suas definições de ordem e progresso são perfeitas! Parabéns!

    Obrigada pela visita ;)

    ResponderExcluir
  11. Não tenho nada a mais que acrescentar,FABIO. Concordo totalmente com o que vc bem colocou.
    Sem falar que a incompetência e a falta de ética estão cada vez mais e mais acentuadas.
    Parabens!!

    Abração!!

    ResponderExcluir
  12. A bandeira brasileira possui um lema intrínseco, onde uma palavra não existe sem a outra. Entretanto, com está bem explicado em seu artigo, ambas estão por um fio no país.
    A exigência de ordem e progresso não começa no governo: ele é reflexo de seu povo. Nós estamos mais preocupados com o futebol que com os desempregados.
    Parabéns pelo seu texto. realmente muito bom. E obrigado por sua deferência.

    ResponderExcluir
  13. A ordem (a do chefe)é roubem o quanto puderem, e o resto que se danem, não sei não sabia...

    ResponderExcluir
  14. Valeu o comentário no meu blog Fábio. Vamos nos sacudir pra poder mudar alguma coisa nesse país!

    Abraços

    ResponderExcluir
  15. aiiii tá ai mais um assunto pra acrescentar a aquele lista de ontem!
    acho q meu blog tá começando a ser visitado...valeu as dicas!!!

    ResponderExcluir
  16. Muito bom o Post e o teu Blog é sensacional!
    feed nele
    Abração e parabéns por ter aderido à Blogagem Coletiva.
    Abração!
    ...[:)]...

    ResponderExcluir
  17. Blogagem coletiva significa alguem tentando fazer a pauta do SEU PROPRIO blog. O que eh um absurdo, logico, dado o carater individual de um blog. Tem pessoas ai na blogosfera cuja vida cibernetica eh promover blogagens coletivas. E haja saco entrar em todo blog de amigo e ver o mesmo tema, as mesmas opinioes, as mesmas coisas...

    ResponderExcluir
  18. Olá, Fábio!

    Muito bom seu texto.

    Acho que passa da hora de nos movimentarmos de verdade para mudanças que surtam efeito em nosso dia-a-dia.

    Eu também participo dessa indignação.
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Fabio
    Gostei muito do teu texto e concordo contigo em tudo.
    O mais importante é uma boa educação e deve começar no berço.
    Gosto muito desse estribilho do Hino Riograndense:

    "Mas não basta pra ser livre,
    ser forte, aguerrido e bravo,
    povo que não tem virtude
    acaba por ser escravo."
    bj.

    ResponderExcluir
  20. fábio, grato por ter passado em meu blog, já respondi lá.

    confesso que li na diagonal teu texto, vou voltar com calma.

    já achei, assim, mais um blog "legal" pra ler (isto é, desculpe, trilegal).
    um abraço

    ResponderExcluir
  21. Mestre Fábio, sem dúvida a falta de interesse das pessoas em coisas que agregam algum valor intelectual acaba tendo seu preço. Políticos mal intencionados. Agora, interessa a maioria política ter um povo bem politizado? Claro que não, quem pagaria seria eles mesmos e então, quanto mais analfas, melhor. Um ótimo final de semana e gracias pelo comentário lá em casa.

    ResponderExcluir
  22. ZEPOVO
    Muito bonito, realmente nosso País merece!
    Para o povo perceber é preciso cultura, que não existe sem educação, que não existe sem saude, que não existe na fome.
    Muito triste, realmente é o que acontece !

    ResponderExcluir
  23. Fábio,
    legal vê-lo novamente numa blogagem coletiva. Conheci seu espaço na blogagem do Lino.
    Parabéns pelo post, excelente! Mesmo sendo denso e longo, é um prazer lê-lo.
    Abraços.
    Sam

    ResponderExcluir
  24. O tal jeitinho é que mata nestepais.Eleger um presidente e "torcer para que ele de certo" como falava-se na eleição do lula em 2002.Torcer?Assim não pode, assim não dá!Comecemos pela ordem:EDUCAÇÃO de verdade, deve ser o caminho mais curto para o PROGRESSO tão sonhado.

    ResponderExcluir
  25. Fábio, gostei muito do seu desabafo, que está muito bem escrito e contundente.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  26. Viva Fábio:

    Estou contigo... sem ordem, eu diria, sem a ordem ditada pelo respeito, pela ética, pelos valores... não há progresso.

    Um abraço,

    ResponderExcluir
  27. Fábio,
    Rico texto. É com esse espírito altruísta que devemos, sempre, defender a Pátria. Afinal, o que é a Pátria se não todos os brasileiros, não é mesmo? E para essa gente é que tem que se procurar fazer um Brasil melhor.

    Não criar divisões de classes, desqualificar camadas da sociedade, reivindicar poderes absolutos para exercitar uma democracia mascarada, onde não se pode ter opinião contaria, por que aí está indo contra os poderes constituídos. Não!

    Os poderes constituídos são aqueles que estão regiamente dentro da lei. Os demais, cidadãos que cumprem missão pública, estão sujeitos sim, ao veredicto do povo. E não apenas em período eleitoral, mas diuturnamente, pois se vive num estado democrático de Direito.

    Não se pode permitir a inversão de valores, derribando a Ordem e o Progresso do país, notadamente, nos desvios de conduta, corrupção pública, falta e segurança, escolaridade precária, e por aí vai.

    Além do caos aéreo, das estradas esburacadas, dos portos sucateados etc. E o problema, para eles, é a chamada ‘elite branca’, a classe média que carrega o país nas costas.
    Abs

    ResponderExcluir
  28. infelizmente o "país do jeitinho" nps foi culturalmente imposto com a figura do malandro, até mesmo a Disney retrata o brasileiro com essa imagem atravez do Zé carioca. Enquanto acharmos que é válido sacanear o próximo em proveito próprio nenhuma iniciativa sera valida. Antes de mais nada precisamos de educção e respeito.

    ResponderExcluir
  29. Mostrou bem a ordem em todos os sentidos necessários a este país. Progresso é mesmo conseqüência de uma vida ordenada. Gostei de enfatizara que muito dessa desejada ordem depende de nós e nossos valores internos. Abração Fábio!Bom final de semana! Abraços.

    ResponderExcluir
  30. Sou neófito em termos de comunicação via internet, mas o blog do Fábio (meu filho) me fez querer entrar na seara dele. Fábio comentou as palavras-base da nossa bandeira. Em meu jornal (o RAIO X) comentei sobre uma faixa que vi num acontecimento ligado à Ação Social da nossa prefeitura. Ela dizia: "Não ha abuso de autoridade, toda autoridade é um abuso". Da mesma forma que o Fabio aborda os termos "Ordem e Progresso", eu defendo que "país sem autoridade é anarquia e por isso protestei veementemente contra essa afirmativa cuja autoria desconheço. Ainda sou do tempo em que obedecer a Lei (mesmo que injusta) é uma questão de consciência, de cidadania.

    ResponderExcluir
  31. Oi Fabio,
    Concordo plenamente que para alguns brasileiros esta faltando entendimento nas palavras "Ordem e Progresso".
    É preciso dar um basta, e somente com a união atingiremos nossas metas.
    Bom final de semana,
    Paulo

    ResponderExcluir
  32. Fabio, o Brasil deveria trocar o lema na bandeira para:

    DESORDEM E RETROCESSO

    Hahahahaha. Infelizmente nao fui eu quem criou a frase, foi um portuga muito gente fina amigo meu. Mas achei totalmente verdadeira a frase.

    ResponderExcluir
  33. Fabio, queria deixar muito claro que alguem anda se apropriando da minha identidade e copiando comentarios antigos meus. O primeiro comnetario que postei foi o acima, sobre o Desordem e Progresso. Alguma pessoa maligna (e eu sei quem eh, don't worry) se apropriou de um comentario antigo para tentar vir criar confusao com voce.

    Eu nao retiro o que disse anteriormente, mas nao sou estupida para repetir as coisas o tempo todo. Fica de olho no impostor, eh homem e nao vai com a minha cara ha um tempo. Ate ja fez post a respeito.

    ResponderExcluir
  34. Por isso achei engracado aquele seu comentario no meu blog, mas nao havia ligado as coisas. So agora dei uma passada no seu blog. Se quiser conferir, veja que o meu link nao aparece no dia desse comentario ai. E eh facil de ver isso, pois o meu link aparece claramente aqui dos EUA. Esse sujeito ai aparece do Brasil mesmo.

    ResponderExcluir
  35. Parabéns!
    Seguiu o mesmo estilo do Ronald. Fizeram e muito bem a diferença.
    Mas, claro, vindo de vocês dois, já era de se esperar algo nesse nível!
    Muito bom!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  36. Ah, e esse comentario eu escrevi uma vez no Blogildo. So para ficar claro.

    :-)

    ResponderExcluir
  37. Patricia,

    Se eu encontrar aqui algum comentário que perceba não ser seu, aviso antes de publicar.

    Fora isso, mesmo que você ache que blogagem coletiva não é legal, é uma opinião que respeito, embora com a qual não concorde.

    ResponderExcluir
  38. Maravilha de texto!!!Adorei. Eu quero meu país melhor, porque sei que ele pode ser melhor. Eu também estou participando dessa blogagem e escrevi, que se não mudarmos, dentro em breve teremos a definição de ordem e Progresso traduzida por Ordem por debaixo da base para por fim ao progresso!
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  39. Fabio, creio que seu texto deveria ser encaminhado a todas as autoridades brasileiras para lembrar-lhes o significado destes dois conceitos.
    Realmente, o inverso da ordem é visto por aqui como "jeitinho", essa maligna instituição colada ao cotidiano dos cidadãos (?), que nada mais é que a condescendência disfarçada com o crime.
    Parabéns.

    beijos

    ResponderExcluir
  40. Aplaudio de pé a sugestão do Walter, e n~çao esqueçam que ele é nosso candidato a 2010. Mas falando menos sério, ordem e progresso nesse país só no dia que explodirem a pocilga com todos dentro.

    ResponderExcluir
  41. Um dos melhores textos desta blogagem coletiva, uma análise racional e objetiva, sem cair na emotividade exagerada, que sinceramente não ajuda.
    Mais do que nunca, precisamos agir senenamente, com consciência e responsabilidade.
    Quanto à pergunta que deixaste lá no blog,a resposta é sim, os pensamentos têm força, tanto no ambiente doméstico, como no ambiente de uma cidade, uma nação.
    É a lei de ação e reação, sempre temos o que plantamos e merecemos.
    Abraços

    ResponderExcluir
  42. Fabio

    Parabens pelo post, e vamos nos unir mais, nos podemos virar o jogo.

    Abracos

    ResponderExcluir
  43. Muito bom, Fábio! Bem apontadas causas e consequências! Parabéns!

    ResponderExcluir
  44. Eu acho o povo brasielrio ordeiro até demais.Devia ser mais arranca rabo.

    ResponderExcluir
  45. Magui, hahahaha, boa! Nao eh ordem nesse caso, eh que temos sangue de barata, pelo menos eh o que parece. Mas as coisas estao mudando, os 300 de Esparta ja estao saindo as ruas para protestar. E estao incomodando, ah se estao... A petralhada esta furiosa.

    ResponderExcluir
  46. Anônimo,

    Seus comentários, por óbvio, não foram publicados.

    Não perca seu tempo comentando sobre coisas em que não acredita. Se não acredita em ordem e progresso e quer baderna, paciência, um dia recebe o troco por isso.

    E "sugiro" se escreve com "g", seria interessante você voltar para a escola e aprender alguma coisa, no tempo que passou lá (se é que passou) provavelmente se concentrava em atrapalhar a professora.

    ResponderExcluir
  47. olá!maravilhoso seu texto! estou com vc,palavras sábias,e ja pedindo desculpas copiei algumas de suas palavras para postar em uma comunidade onde nao existe nem Ordem e nem Progresso.

    abraços voltarei a ler-te

    fatti

    ResponderExcluir

Não serão publicados comentários ofensivos, fora dos limites da crítica educada.

CORITIBA: O MEDO DO FUTURO.

No erro de uma diretoria interina, que acionou a justiça comum em 1989 para não jogar uma partida marcada de má-fé pela CBF para prejudicar ...