18 de ago. de 2007

AUTORIDADE

Ainda sobre a blogagem coletiva de ontem, é pertinente esse texto que segue, de autoria de meu pai, Rupert Mayer, e que a partir de segunda feira estará no site do Jornal Raio X, e que está na coluna do mesmo jornal, edição de agosto de 2007:

"Não há abuso de autoridade, toda autoridade é um abuso".

Esta frase estava afixada na parede do Clube Riobranquense por ocasião da realização de conferência da Secretaria de Ação Social do município. Afirmo que o autor de tal aberração não deveria estar numa democracia pois a afirmação é anárquica e própria de quem não sabe viver em sociedade. Não existe um "país" sem autoridade e lamento que num evento tão propício à prática da democracia, através do estudo de idéias destinadas a minorar o sofrimento dos mais necessitados, alguém tenha se aproveitado para divulgar tão esdrúxula afirmação.

Nota do Blog:

Vai de encontro ao que foi escrito aqui e em vários blogs ontem. O brasileiro confunde autoridade com autoritarismo. Não vê atos de autoridade como manutenção da ordem, mas apenas como intervenção do Estado em interesses meramente privados, o que é errado. Não existe democracia sem Estado fiscalizador e atuante, a conter as diferenças de interesses e expectativas de cada indivíduo. Se não há autoridade, há caos e, portanto, não há ordem. E se não há ordem, a tendência é que prevaleça o pensamento meramente individualista, sem progresso da sociedade.

-------------------------------------------------------------------------------
PS: Uma homenagem a Elvis Presley em Prédica e História.
Post novo (e porreta!) da maninha em Leitora de Blog.

16 comentários:

  1. Fabiao, adorei! Lembrou um artigo que li recentemente no MSM, e tomo a liberdade de passar para voce:

    http://www.midiasemmascara.org/artigo.php?sid=5978&language=pt

    Trecho: James Madison cunhou uma das frases símbolo da revolução norte-americana: “Se os homens fossem anjos, não precisaríamos de governos”. Por outro lado, prossegue Madison, “se os anjos governassem os homens, nenhum controle, externo ou interno, sobre o governo seria necessário”.

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Hpa uma controvérsia no lema da bandeira nacional. Alguns argumentam que a desordem provoca, de certa forma, algum progresso, principalmente na área artística... Abraços, Fabio

    ResponderExcluir
  3. Vivemos um periodo onde todos os conceitos são deturpados!! Gostei do artigo!!!

    ResponderExcluir
  4. Xi, seu Rupert!
    Dói nos ouvidos, não é mesmo? Ô filosofia mal digerida!

    Montaigne e Espinosa devem estar se revirando no caixão. Comte-Sponville não, só porque ainda não morreu.

    ResponderExcluir
  5. O Guilherem do Ação Humana tem uma visão peculiar desse assunto. O Estado deveria se abster da gestão de serviços, e eu penso que no mínimo a segurança interna e externa, deixando ao mercado sua regulação.

    ResponderExcluir
  6. Muito bom! Escrever bem vem de família então né?? Falta vc postar mais no seu blog alternativo
    bjos e bom fds

    ResponderExcluir
  7. Pois eu assino embaixo,Fabio.
    Aliás,é o que sempre tenho dito tbem.
    Mas infelizmente algumas pessoas insistem em confundir as duas coisas.
    A começar dentro de muitos lares,onde a falta de autoridade pode ser a responsavel por muitos dos crimes barbaros que temos presenciado.
    Bom domingo!!

    ResponderExcluir
  8. pelo menos vc tentou né amigo? e quem passa a vida inteira no conformismo?

    ResponderExcluir
  9. Fábio
    Num manicômio "democrático", havendo eleições, como seria o eleito?

    Com certeza agradaria a maioria.
    Que loucura! rerere
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  10. Oi Fábio, vim fazer uma visita e agradecer teu comentário na Clave de Sol.
    Tenha uma ótima semana
    bjos

    Cris

    ResponderExcluir
  11. Blogianinha??? Uma moleca... apronta todas e mais algumas e nao para um minuto... ja estah com 22 meses... apaixonantes...

    ResponderExcluir
  12. Passei aqui, e assino seu pensamento. Boa semana Fábio.

    ResponderExcluir
  13. ZEPOVO
    "O Brasileiro confunde autoridade com autoritarismo"
    Não gosto de frases assim. São muito usadas e parecem dizer que o autor NÃO se considera Brasileiro, ou se considera MELHOR que Brasileiros. Tambem parece dizer que o povo Brasileiro, coitadO... não sabe, não tem cultura, precisa ser levado à mão.
    Quanto àS autoridades, vemos hoje manchetes SUPREMO X P.FEDERAL à respeito de grampos. Já à muito tempo toda quadrilha que "estoura" tem uma " toridade" no meio ou no comando!
    Eu acho que Autoridade Brasileira confunde autoridade com autoritarismo.E realmente, o povo esta cada vez mais longe das autoridades, porque elas " não prestam".

    ResponderExcluir
  14. ZÉ POVO,

    São faces distintas de um mesmo problema e você tem razão, as autoridades também confundem a autoridade que devem ter, com autoritarismo.

    Agora, quanto a frase, eu me considero brasileiro, sim, embora não me conforme com o baixíssimo nível cultural do povo daqui, que não pode ser atribuído somente aos políticos. O esforço mental de todos faria do Brasil um país muito melhor onde viver.

    ResponderExcluir
  15. Presentinho pra você lá em casa. Beijos

    ResponderExcluir
  16. O brasileiro e uma desgraca...infelizmente

    ResponderExcluir

Não serão publicados comentários ofensivos, fora dos limites da crítica educada.

CORITIBA: O MEDO DO FUTURO.

No erro de uma diretoria interina, que acionou a justiça comum em 1989 para não jogar uma partida marcada de má-fé pela CBF para prejudicar ...