7 de ago. de 2007

COLUNA DO GILBERTO DIMENSTEIN

Não gosto do Gilberto Dimenstein, que sempre me pareceu alguém um tanto quanto alheio à realidade que nos cerca. Porém, hoje, na sua coluna da Folha de S. Paulo, ele expressou exatamente o que eu penso sobre esse assunto, razão pela qual eu reproduzo aqui:

07/08/2007
VOCÊ NÃO CANSOU?
da Folha Online


Não consegui entender direito o clima um tanto histérico, nutrido pelo governo, contra o movimento batizado de "Cansei", apontado como um núcleo conspiratório; outros viram ali uma reação ideológica conservadora como se o governo Lula não tivesse apoio entre setores da chamada "direita".

Alguns se incomodam com o fato de gente mais rica protestar como se todos, numa democracia, não tivessem o direito legítimo de protestar. É um direito não correr risco voando num avião.

Talvez, quem sabe, aquele movimento se converta em algo como maior consistência (inclusive conspiratória, com o olho na sucessão presidencial). Mas, por enquanto, o "Cansei" padece de um problema: o cansaço. Não propôs nada de concreto, rigorosamente, apenas a irritação --e, por isso, o cansaço é estéril.

Mas quem não cansou de ver um país com tantas possibilidades, com tantos recursos, sofrendo com tanta pobreza e violência? Quem não se cansou de ver tanto dinheiro público desperdiçado e sermos obrigados a pagar tanto imposto?

O que seria injusto é culpar apenas Lula, mas também seria injusto isentá-lo de parte da responsabilidade, pois seu governo vem investindo menos do que poderia em obras de infra-estrutura, torrando dinheiro com funcionalismo.

Não é possível ser um brasileiro com um mínimo de responsabilidade sem estar cansado da diferença entre o que somos e o que poderíamos ser, devido à crônica incompetência pública.

PS: Para mim, o problema desse movimento é justamente o que o GD disse: não tem proposta nenhuma e tenta parecer não político. Deveria ser político, sim! Essa hipocrisia é que incomoda e que confunde as pessoas. Muita gente não apóia, porque acha que é apenas mais uma nuvem de fumaça criada pelo próprio governo ou pelos políticos safados para tirarem o foco de si. Não sendo político, é estéril... por isso que concordo com o GD, apesar de não gostar dele.

PS2: Além de petralha e bolivariano, o leitor que se autodenomina "verme" é analfabeto. Imaginem os leitores que ele interpretou o texto acima e disse que eu se não concordo com o GD é porque sou direitista mesmo. Simplesmente não entendeu o que eu escrevi antes de reproduzir o texto do GD. É burro mesmo...

24 comentários:

  1. Sinceramente achei mais um manifesto tucano, nem sim nem não muito antes pelo contrário.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo7/8/07 22:55

    Eu me CANSEI de pessoas como o Gilberto Dimenstein;
    Eu me CANSEI de pessoas que NÃO QUEREM entender;
    Sabe estou cada vez mais com a certeza que só São Paulo NÃO tem o governo que merece!!!
    CANSEI!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Viva Fábio:

    Estou a "leste" deste assunto mas falo de um que me chegou ao conhecimento acerca duns atletas que o Lula recambiou para Cuba depois de terem pedido asilo político.

    Se isso é verdade o Lula é mesmo um verdadeiro canalha para além de ser um farsante.

    Há refinados gatunos e assassinos internacionais exilados no Brasil e, pelos vistos, a esses nada faz.

    Ao cometer essa atitude tomou o partido daqueles que são contra as liberdades democráticas.

    Sinto-me envergonhado por um sujeito dizer-se democrata e alinhar com ditaduras como a de Cuba onde não é possível a livre expressão de pensamento.

    Um verdadeiro nojo é o que é.

    Um abraço,

    ResponderExcluir
  4. Anônimo7/8/07 23:26

    bom eu cansei do governo, cansei da politica, uma vez vi um movimento de jonvens q deitavam na rua impedindo o trafego, ao serem questionados eles falaram q era um movimento contra o tedio, acho q to qse deitando na rua com essa politicagem toda...abraço

    http://noelevador.zip.net
    http://vidacretina.zip.net

    ResponderExcluir
  5. Anônimo8/8/07 01:12

    Gostei do texto do Gilberto,acho que estao todos cansados de ver que o Brasil poderia ser um dos melhores paises do mundo,mas nao e. E a culpa nao e so do Lula mesmo Nao. E tambem dos ricos,dessa classe media brasileira e tambem dos pobres

    ResponderExcluir
  6. Anônimo8/8/07 01:22

    GD é boa em Fabão, despite o GD ser meio chatinho as propostas e o trabalho que ele faz em SP eu acho legal, incentiva propostas urbanas e coisas ligadas a educação, mais GD's e teriamos uma sociedade melhor, ia ser meio careta , mas ia ser melhor!
    Eu tb cansei e nao é de agora, acho que todo mundo né, e quem ganha bolsa familia se nao cansou ja devia ter cansado e pedir educacao ao Lulinha Fala Bosta!

    Jack "Bullshitter" Aré
    http://courodejacare.zip.net/

    ResponderExcluir
  7. Fabio, já comentei isso lá em casa tb. Quando temos um momento oportuno para protestar, ficaremos em silêncio?
    É um movimento que nega tudo: é apolítico, apartidário, não é contra nada... ora bolas, para quê então?

    ResponderExcluir
  8. Não creio que estejamos num momento propício para desprezar as iniciativas que visam trazer a realidade de volta à vida brasileira. Por enquanto, precisamos extrair o que há de bom e verdadeiro nesses movimentos, até que se solidifique e se torne uno, popular. Com cuidado, tudo bem, mas sem descartar.

    ResponderExcluir
  9. tem post novo lá no meu blog
    ps: não consigo colocar o link pro seu blog!!! :(

    ResponderExcluir
  10. Esse "Cansei" é mesmo muito em cima do muro. O movimento "Fora Lula!" é um pouco mais explícito.

    Quanto ao GD, só um detalhe: Ele disse que não se pode culpar apenas Lula. Pode sim! Antigamente se culpava apenas FHC. Antigamente se culpava apenas Collor.

    GD mal consegue disfarçar a sua militância lulista.

    ResponderExcluir
  11. Uma tentativa maior em favor do governo.tentativa de desanimar o s cansados.Não precisamos de bandeira políca para enxergar ou sentir o que está podre.O que está podre , está para todos, uns enxergam outros querem manter a podridão a qualquer custo.

    ResponderExcluir
  12. É a porra da mania do subterfúgio, dos bastidores, Fábio. Se botassem a cara para bater, explicando que é um movimento de derrubada do (hahahahaha) governo, todo mundo que tem vergonha na cara entraria nessa.
    Todavia, assinei lá.

    ResponderExcluir
  13. Anônimo8/8/07 17:32

    Estamos numa democracia (ainda) e qualquer movimento é legítimo.
    Se amanhã os surfistas de Saquarema quiserem fazer um movimento político liderado pelo velho Serguei, estão no direito deles!
    E é exatamente esse papo de "apartidário" que acho muito estranho... enfim, também não gosto muito do GD mas nessa concordo com o cronista.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  14. Anônimo8/8/07 18:12

    Acredito ser muito válido este tipo de movimento,Fabio.
    Melhor do que só ficarem reclamando dentro de casa.
    Mas duvido que frutifique algo sem apoio da grande mídia ( rede Globo )

    Abração!!


    Ah,absolutamente não sinta-se sem educação. Ao contrario,eu que sou meio chato mesmo,hehehe

    ResponderExcluir
  15. Anônimo8/8/07 18:39

    Também não curto muito o Gilberto Dimenstein e seus programas para a infância na porta de sua própria casa. Preocupação com criança é tapar o nariz e entrar em favela.

    Mas concordo inteiramente com o que ele diz: suas críticas não são destrutivas: ele conhece amiúde o empresariado paulista, e suas tendências esquerdóides empacam quando chegam à sua própria panela (o que não chega a ser um defeito).
    Mas ele tem uma ótima percepção: o Cansei! é importante o suficiente para irritar o governo federal (porque o PT também conhece o empresariado paulista, e muito bem). Só por isso, já merece respeito e - sorry - minha inteira adesão.
    Dia 17 de agosto, 12:30, na Catedral da Sé.

    ResponderExcluir
  16. Pois é, Fábio, por estar cansada de tanto abuso e corrupção no desgoverno é que o meu movimento é o FORA LULA!
    Um abraço

    ResponderExcluir
  17. Fala Fábio! Muitas pessoas têm receio de apoiar o movimento porque querem evitar o rótulo de não serem 'politicamente corretos', ora, o que vão pensar de mim?, diriam alguns...

    muita hipocrisia mesmo..

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  18. Fábio, publiquei o "anúncio" do movimento hoje lá no DD. mas concordo com você , "grito" sem ação não adianta nada...

    bjo

    ResponderExcluir
  19. Eu concordo contigo, Fábio. Estou cansado dessa coisa de colocar narizinho de palhaço e o escambau... Sem uma ação política que ameace a estabilidade dessa corja, pouco estaremos fazendo para mudar tudo de grave que está acontecendo. Um abração

    ResponderExcluir
  20. Anônimo9/8/07 23:44

    Fábio,
    A sua visão é claríssima e o artigo retrata bem o movimento. Falta a ele mais consistência, uma definição de ‘banda’, de ação clara sem ficar em cima do muro. Ou está satisfeito ou insatisfeito. Não tem meio termo. É preciso fazer política com lucidez. Tudo é política. O que a petezada fez esse tempo todo foi isso. Razão pela qual levantaram o ‘caneco’...

    Agora, cabe a oposição – que deve ser madura, consciente e dinâmica fazer a sua parte e resgatar esse mesmo ‘caneco’, antes que seja tarde demais...
    Depois do caneco virado, meu caro, vai ser muito difícil levanta-lo!
    Abs

    ResponderExcluir
  21. E eu só sinto cheiro de merda no ar.
    Cansei, sim, e há muito!

    ResponderExcluir
  22. Fábio, eu também cansei de tudo. Do Lula, do congresso, do senado, da justiça. Estamos todos à merce das burradas deles. O Brasil está estagnado. MUDA BRASIL..

    ResponderExcluir
  23. Viva Fábio:

    Vim desejar-te um óptimo fim de semana.
    Um abraço,

    ResponderExcluir
  24. Passei aqui prá desejar bom final de semana Fábio.

    ResponderExcluir

Não serão publicados comentários ofensivos, fora dos limites da crítica educada.

CORITIBA: O MEDO DO FUTURO.

No erro de uma diretoria interina, que acionou a justiça comum em 1989 para não jogar uma partida marcada de má-fé pela CBF para prejudicar ...