30 de jul. de 2007

O ACIDENTE E O GOVERNO

A revista VEJA desta semana informa que a causa primordial do acidente da TAM seria a falha do piloto no manejo do avião, incluindo eventual falha de treinamento de pilotagem ou projeto do A-320.

Foi o que bastou para os puxa-sacos do governo saírem a atacar (no anonimato, óbvio)jornalistas e mesmo blogueiros de tentar acusar o presidente Lula sem provas, usando da tragédia por motivos políticos.

Mas a maior prova da responsabilidade do governo, que pode não ser direta, mas é indireta porque ele absteve-se do dever de fiscalizar, está na troca do ministro da defesa e na já anunciada mudança no comando da INFRAERO, sem contar as medidas restritivas do uso de Congonhas e a pressão que já existe sobre a diretoria da ANAC.

Se a ANAC fiscalizasse direito as companhias aéreas, provavelmente não haveria 186 ocupantes num avião com capacidade sugerida de 170, nem a falha do reversor porque as manutenções seriam aferidas.

Se a INFRAERO não fosse um balaio de gatos de politicagem, o terminal de Congonhas seria obra para depois de pronta a pista, inclusive com "grooving", e já teria as restrições de uso anunciadas semana passada há bastante tempo, provavelmente logo após o acidente com o avião da Gol.

Mas em dez meses desde a tragédia do avião da Gol, o que se viu deste governo foi a inação do presidente que, mesmo sem responsabilidade direta pela tragédia, deixou de "presidentar", ao não constatar fatos e cobrar seu ministro da defesa, que por sua vez, nada fez com a INFRAERO e nada requisitou à ANAC, justamente os dois órgãos técnicos, que deveriam ser um contra-peso aos interesses meramente comerciais das companhias aéreas. Mas ao invés disso, cederam às pressões delas, mantendo Congonhas funcionando e reabrindo sua pista bem antes do momento apropriado.

Eu mesmo poupei o presidente Lula em meus comentários sobre o assunto, e continuo fazendo isso, porque se ele for responsável por todos os problemas administrativos do país, deveria dar uma passadinha aqui no balcão da Receita Federal em Curitiba, para passar um pito numa atendente mau-humorada pelo excesso de trabalho causado pelo Super Simples.

Mas exige-se que um presidente exerça o seu cargo e seja presente nas grandes questões e o apagão aéreo não é um problema comezinho, sem relevância, ainda mais em um país onde, para criar 20 mil cargos em comissão basta uma medida provisória, mas para resolver problemas que afetam a vida de milhares de pessoas, exige-se burocracia insana que muitas vezes é feita para atender aos interesses excusos de poucos.

O presidente falhou ao não observar os fatos e agir tardiamente. Se não tem responsabilidade direta, pesa-lhe o resultado da inação de 10 meses. E se tudo estivesse as mil maravilhas, nem o ministro Waldir Pires teria caído, nem a diretoria da INFRAERo estaria no bico do urubu...

19 comentários:

  1. Viva Fábio:

    Há mas é que passar da retórica á acção.
    Manifestações como a agora ocorrida e que passou nas televisões precisam-se com mais acutilância.

    Só um movimento popular forte poderá "colocar em sentido" os governantes e chamá-los á responsabilidade.

    Um abraço,

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  2. Acho que de tanto eu mandar os mentecaptos petistas tnodc eles resolveram relaxar e gozar. Não apareceu um até agora para defender esse disparate. Que fosse problema desse tipo.

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  3. Rayol,

    Eles aparecerem aqui e foram devidamente deletados...

    Minha teoria é simples: são ocupantes de cargos em comissão, a cada pataquada do governo, ficam sujeitos a perder o emprego, por isso se mobilizam tanto!

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  4. Um texto bem fundamentado..O presidente falha quando deixa roubar, quando nao exige de seus subordinados o servico correto. e quanto nao fiscaliza quem deve ser fiscalizado..essa Tam e terrivel..

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  5. O nome disso é: "conversa mole, pra boi dormir". Pra mim terão que vir com argumentos. Ou nem venham.

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  6. Fábio,

    Se a ANAC não fosse um cabidão de incompetentes, uma aeronava como o Airbus jamais desceria numa pista tão curta, com chuva ou sem.

    Elles são responsáves sim.


    SDS.

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  7. Olá, Fábio!
    Parece um disparate que a vida de tantas pessoas seja menos importante que um empreguinho. Mas é exatamente isso!
    Dane-se os que morreram e os que por isso foram afetados, desde que essa corja permaneça no poder!
    E ser ético, exigir atitudes decentes, decorosas, virou motivo de chacota...
    Ai de mim! Que mundo esse que tenho a vergonha de entregar a meu filho?
    Mas permaneço fiel a meus princípios... Já ouvi dizer que "uma andorinha só não faz verão"; mas quem sabe? Talvez minhas atitudes acabem afetando um e mais um e outro... E, "de repente, não mais que de repente", lá sem vem o Sol!
    Abraços.
    Bjx,
    Cy®

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  8. O presidente teve a oportunidade de se manifestar imediatamente ao acidente, no entanto só apareceu 3 dias depois, mais para fazer seu meio de campo.
    Estradas esburacadas têm matado mais que TAMs.A diferença é que as mortes são isoladas, não todas no mesmo tempo e lugar

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  9. Fábio. Concordo com seus argumentos. Acho que o presidente Lula tem si uma grande parcela de responsabilidade sobre o caos aéreo que se abateu sobre o Brasil. Porém, isso não pode ser usado como motivos claramente políticos e principalmente para ataques infundados de "jornalistas" do "quilate" de um Diogo Mainardi da vida, que parece levar tudo para o lado pessoal e culpa o presidente por tudo de ruim que acontece no Brasil. Houve muita gente que culpou de antemão o presidente Lula pela morte das 200 pessoas no acidente. Sem esperar ao menos que as investigações fossem concluídas. É esse tipo de coisa que não dá pra aceitar. Que Lula receba a culpa pelo que ele realmente deve (e não é pouco), mas querer dizer que as 200 pessoas morreram por omissão do presidente é algo muito hipócrita na minha opinião. Ou será que Lula deixou os manetes na posição de aceleração e eu não fiquei sabendo?

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  10. Fábio, meu caro, o Lula no meu modo de entender é o maior responsável sim uma vez, que somente ele nomeia seus assessores e, nomeando mal, dá no que deu...

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  11. Um pouco da culpa também pode-se atribuír a quem lhe deu seu voto nas urnas, não é mesmo?Muitos destes até hoje aparecem com voz de seda defendendo-o em blogs e grupos de discussão.Na verdade tais eleitores são a verdadeira tripulação dessa nau , no momento.Nos, os outros, somos passageiros rumo ao abismo vermelho, compulsoriamente, é claro

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  12. estes dias no MTV debate, o assunto era o acidente com o avião da TAM e a crise aérea que o País vive! Foi triste saber que um acidente há dez anos atrás com a TAM ainda não foi resolvido e pior, foi arquivado! Foi dito ainda no debate que os controladores de voÔ não podem se manifestar! alguém tem de assumir a culpa, mas como a última prioridade do Governo federal é o caus aéreo vamos ver no que vai dar!
    Obrigada por visitar meu blog, adicionei o teu nos meus links! abraços

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  13. Palmas pra vc,Fabio.
    É exatamente o que eu penso.
    O gestor público não pode ser responsabilizado por tudo de ruim que acontece,mas este caso é só mais um exemplo do quão ineficiente e falho é este governo.
    Afinal,nunca sabem mesmo de nada.

    Grande abraço!!

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  14. Puxa, o Roça falou tudo.
    O pior é que "esses eleitores" dão o trabalho de "não sentir o cheiro de carne queimada" que exala na pista assassina de Congonhas.

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  15. O maior absurdo que está ocorrendo hoje em nosso país, é que qualquer comentário contrário ao governo, é taxado de golpista.
    Esta tática é velha.

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  16. Anônimo1/8/07 14:34

    Oi Fabio,

    É por aí, você está certíssimo. Desgoverno total. E nós, usuários dessa parada aérea, deveriamos boicotar pra valer, desistir de viajar voando. Se bem que foram 698 mortos nas estradas só no mês de julho. Correr pra onde?? Beijo grande

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  17. Anônimo2/8/07 01:16

    Por mais que digam que a responsabilidade seja da TAM, mais ainda reafirmo que a responsabilidade do governo triplica nesse caso, afinal, quem são os responsáveis por fiscalizar as empresas aéreas no país? Quem são os responsáveis por fiscalizar os aeroportos desse país? Quem são os responsáveis por contratar, treinar, reciclar, ofertar equipamento adequado aos controladores de vôo, pilotos e tudo mais? Se não é o governo ou algum setor ligado a ele, seria quem?
    Estou participando dessa blogagem coletiva também. Seu post é excelente.
    Um abraço.

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  18. olha fábio,quero dizer primeiramente que concordo em genêro numero e grau com voce ´nao podemos culpar o presidente por todos os problemas mas, houve uma demora nas ações que deveriam ter sido tomadas por parte do governo,nao devemos esquecer tambem as incapacidades de cidadaõs
    que estão ocupando cargos sem saber nada de aviação,um pouco antes do acidente os funcionários da infraero acenaram com uma greve,e o governo apavorado cedeu as pressões do sindicato da categaria,enfim quem deveria fiscalizar nao fiscalizou,quem deveria administrar nao administrou e quem deveria governar nao governou,está claro que a tragédia foi ocasionado por uma série de fatores e nao só falha mecanica ou humana!!!
    parabens pelo blog!!!
    espero a sua visita lá no baú!!!!

    www.baudosdownloads.blogspot.com

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