1 de ago. de 2007

"VÔO JJ 3054, UMA CENA"


Esta blogagem coletiva foi convocada pelo Gustavo D'Andrea, com o apoio da Silvana e do Ricardo Rayol.

Não vou por aqui uma cena ou imagem do acidente, vou apenas lembrar a única imagem que ficou disso tudo, a da IRRESPONSABILIDADE geral e irrestrita que o país vive atualmente.

Irresponsabilidade de uma empresa como a TAM, que deixou um avião decolar sem um equipamento de segurança plenamente funcional (o reverso da turbina) e ainda por cima, com 186 passageiros, sabendo que a capacidade sugerida da aeronave seria de 170, por mais que isso não tenha sido relevante para o acidente.

Irresponsabilidade da INFRAERO que liberou uma pista de pouso sem o término das obras, por mais que isso não tenha sido relevante para o acidente.

Irresponsabilidade da ANAC, que não fiscaliza as empresas aéreas e que só depois do acidente, anunciou restrições de uso de um aeroporto antigo e com pista curta, mas de operação extremamente vantajosa para as empresas num contexto de mercado aquecido.

Irresponsabilidade histórica da prefeitura de São Paulo (dirigida nos últimos 30 anos pelo PTB, PP, PT, PSDB e PFL) que deu alvará de funcionamento para um posto de gasolina na cabeceira final da pista e um hotel de 15 andares na cabeceira inicial, que atrapalha o pouso de aviões de grande porte, diminuindo a área de frenagem.

Irresponsabilidade do Governo Federal que há 10 meses deparando com o caos nos aeroportos, só começou a tomar medidas de correção após o acidente de Congonhas, inclusive trocando o titular da pasta da Defesa.

Irresponsabilidade do Congresso Nacional, que ao invés de investigar a questão profundamente logo após o acidente do avião da Gol, deixou-se levar pelo jogo político de enterrar a CPI para que ela não investigue contas públicas, como as da INFRAERO, o que atrasaria a votação de medidas do PAC. Um Congresso que se curva aos interesses do poder Executivo é irresponsável, que dizer quando a esmagadora maioria de seus integrantes é de situação e mesmo assim deixa de fiscalizar uma questão que atinge milhares de pessoas.

Irresponsabilidade de ministros de estado fazendo pouco caso de questões sérias, como o senhores Guido Mantega e Marco Aurélio Garcia, e a senhora Marta Suplicy.

A cena que ficou desta tragédia, foi de um país de empresas aéreas e políticos irresponsáveis, apenas essa.

Post Scriptum: Segue ótima matéria de autoria de Augusto Nunes, do Jornal do Brasil, que se encontra no blog da Marta Bellini e que vai de encontro ao que escrevi logo acima:

A sagração da mentira

Augusto Nunes JB


O avião decolou de Porto Alegre em perfeitas condições", jurou já na noite da tragédia o presidente da TAM, Marco Antônio Bologna. Mentia: logo se descobriu que o reversor direito fora desativado depois de descoberto um defeito na peça.
"O Airbus-330 pode voar 10 dias sem um dos reversores", não perdeu a pose Bologna. Mentia: dias mais tarde, tanto a empresa fabricante quanto a TAM determinaram a todos os pilotos que só decolassem se ambos os reversores estivessem funcionando normalmente. Bologna é um ator aplicado. Na véspera da missa em memória dos 200 brasileiros massacrados em Congonhas, recorreu aos serviços de um especialista em primeiros socorros a empresários lanhados por escoriações generalizadas. Cenas explícitas de desconsolo ajudam muito, reiterou o conselheiro. Disciplinado, o presidente da TAM chorou durante a cerimônia. "Lágrimas de esguicho", diria Nelson Rodrigues. Tão verdadeiras quanto uma cédula de 3 reais. Tão verossímeis como a hemorragia no coração presidencial. Tão convincentes quanto a discurseira federal que precedeu a explosão no aeroporto paulista e a ela sobreveio. Iluminada por labaredas que resistiam aos bombeiros e ao temporal, a procissão dos mentirosos seguiu seu curso.
"Não existe crise aérea", disse em junho Milton Zuanazzi, presidente da Agência Nacional da Aviação Civil. Mentia: o colapso da aviação civil escancarou-se em outubro passado. Assustado com as dimensões do acidente, eximiu-se de culpas.
"A Anac até ajudou a reduzir a movimentação de aeronaves em Congonhas", recitou. Mentia: reduzido a despachante da TAM e da Gol, Zuanazzi transformou o aeroporto numa terra sem lei explorada pelo duopólio dos ares.
"A pista principal voltou a ser utilizada depois de concluídos todos os reparos indispensáveis", garantiu o brigadeiro José Carlos Pereira, presidente da Infraero. Mentia: faltava o grooving, o asfalto carecia de ranhuras que apressam o escoamento da água da chuva.
"E a pista não estava escorregadia", reincidiu. Mentia: conversas gravadas atestaram o desconforto de pilotos e controladores com os riscos do pouso no solo molhado.
"Nunca me contaram isso", fingiu espantar-se Lula ao ouvir de Nelson Jobim, substituto de Waldir Pires no ministério-fantasma, informações que denunciavam uma aviação civil em frangalhos. O presidente mentia: desde 2003, minuciosos relatórios da Aeronáutica o alertaram para a acelerada decomposição do transporte aéreo. Só depois de quase 10 meses Lula conseguiu enxergar o apagão. O governo começou a mover-se. Sem parar de mentir. "Vamos construir um terceiro aeroporto em São Paulo", anunciou a ministra Dilma Rousseff. "Só não digo onde porque o governo não é agente de especulação imobiliária". Mentia: 10 dias depois de concebido, o sonho de Dilma foi pulverizado por Nelson Jobim. Faltam locais adequados nas cercanias de São Paulo. Sobretudo, falta dinheiro. "Em vez disso, vamos providenciar uma área de escape em Congonhas, ampliar Viracopos e construir a terceira pista em Cumbica", comunicou Jobim. Mentiu. Ele sabe que já não há espaço para tais requintes em Congonhas, ilhado por avenidas e prédios. Sabe que a modernização de Viracopos está condicionada à existência de um trem-bala ligando São Paulo a Campinas. Sabe que quase 25 mil famílias - uma multidão de eleitores - ocupam o local reservado pelo projeto original à terceira pista de Cumbica. Um ministro íntimo de Lula já avisou que o governo não vai tirar essa gente de lá. Isso é verdade

23 comentários:

  1. Anônimo1/8/07 19:51

    Fabao !

    To na blogagem coletiva amanha !

    Aluvaz

    Jack "The coletiver" Aré
    http://courodejacare.zip.net

    ResponderExcluir
  2. Anônimo1/8/07 20:09

    Fábio:
    Boas as suas considerações e não há como não concordar com elas.

    ResponderExcluir
  3. Fabio, seu post já disse tudo. Estou escrevendo inspirada nele.

    beijos

    ResponderExcluir
  4. Espero que seja hoje a última vez que eu choro por essa tragédia. Juro que eu não aguento mais.

    ResponderExcluir
  5. É, mas com tudo isso, arrumaram um jeito de colocar a culpa no piloto. Mais fácil, né? Ele tá morto, não tem como se defender.

    Ô, cambada.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo2/8/07 07:50

    Oh tristeza..serå que os que morreram sabiam de tanta irresponsabilidade??

    ResponderExcluir
  7. Anônimo2/8/07 10:19

    Acho que só ficou faltando isso"

    "A irresponsabilidade dos eleitores que legeram um despreparado para conduzir um país tão complexo como o Brasil."

    Eu me recuso em assinar o "No Guilt"aos eleitores irresponsáveis principalmente aqueles que se beneficiam de todos os problemas brasileiros.

    ResponderExcluir
  8. Fábio, concordo plenamente e o único que não pode ser responsabilizado, na minha opinião, é o piloto. Ele foi vítima como os outros.

    bjo!

    ResponderExcluir
  9. Anônimo2/8/07 11:07

    Concordo em absolutamente tudo o que você disse aqui e lá no meu post.
    Quer saber? Não significamos nada nem mesmo enquanto pagamos os mais absurdos impostos; o que dirá depois de morrermos, quando já não pagamos por mais nada.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  10. Fábio, a palavra que marca o (des)governo é a que você muito bem apontou: total irresponsabilidade.

    ResponderExcluir
  11. Fábio, meio que seguimos a mesma linha. Espero que esses incompetentes sejam punidos, não, executados.

    ResponderExcluir
  12. Anônimo2/8/07 13:42

    Resumindo tudo: um bando de canalhas, irresponsáveis, incompetentes e o que mais você quiser pensar!
    E juntando com os imbecis que só vêem os holofotes na CPI, temos um quadro horroroso, de dar enjôo!
    Estamos participando de uma das mais vergonhosas atuações do poder público.... e como gosta de dizer o presidente, de toda a história deste país!

    ResponderExcluir
  13. O povo brasileiro também tem muito de dívida com o que vem ocorrendo no Brasil , pois vem fazendo vista grossa há cinco anos: è PCC, é FARCs, Foro de SP--Pô isso tudo é um monstro de muitas cabeças.Este governo é um crime , uma quadrilha muito bem organizada e operante.É hora de acabar com isso.E o que facilita a vida dessa quadrilha, inspira todo tipo de crime que vemos, chama-se LULA!

    ResponderExcluir
  14. omissão e irresponsabilidade são crimes graves! Não podemos deixar o assunto "morrer", este trágico acidente foi o simbolo da falta de compromisso com o povo brasileiro! Ótimas tuas considerações, Fábio!

    ResponderExcluir
  15. Fábio, considerações prá lá de pertinentes. Dias desses, aqui em Foz, a área de embarque foi totalmente esvaziada sabe prá que? Pois é, para o emabarque do ilustre cidadão Fernandinho Beira-mar que ira para MT.

    Um dia mudaremos isso, basta o povo ter a noção que voto não tem preço e sim consequências...

    ResponderExcluir
  16. Anônimo2/8/07 20:26

    Fábio,
    Exatamente: irresponsabilidade de toda essa gente que se diz a serviço do país e do povo brasileiro. Isso é uma grande mentira. Estão a serviço dos seus próprios interesses e dos grupos associados, vinculados, agregados e dos puxa-sacos de plantão.
    A Justiça deveria não apenas nesse caso, mas em todos os que sangram os cofres do tesouro e maltrata o cidadão, punir exemplarmente!
    Também merece destaque maior à incompetência da TAM e sua diretoria mentirosa, usurpadora dos direitos do cidadão, que tem no lucro, tão somente, a razão de sua existência. Pois, em todos os momentos do caos aéreo demonstrou insensibilidade, desrespeito, omissão, entre outras qualificações que não postarei no seu educado, e consciente blog.
    Em suma, essa gente toda merecia cadeia.
    Parabéns pelo seu artigo.
    Abs

    ResponderExcluir
  17. Fábio,

    Sua sobrinha deve ser uma fofa!!!

    E sobre seu post, é como em Brasília um colocando a culpa em outro...

    Beijo

    ResponderExcluir
  18. Irresponsabilidade é uma palavra educada para essa tragédia! Desfaçatez de todos os lados, mas principalmente, das autoridades do governo.

    ResponderExcluir
  19. Anônimo2/8/07 23:59

    Fábio,

    De favor em favor Jobim conseguiu um ministério. Deus se apiede de nós!!

    Muito bom seu post!

    Beijo grande

    ResponderExcluir
  20. Preciso voltar a ler o Augusto Nunes....

    ResponderExcluir
  21. Anônimo3/8/07 11:48

    A tirada autoritária da Dilma Roussef foi de lascar.Ela nem conhece São Paulo porque quando ela falou a besteira todos sabiam que era mentira.Onde?
    São uns espertinhos, irresponsáveis e ainda recebem aplausos.Fora os defensores que vão aos nossos blogues fazer comentários como se vivessem em outro planeta.

    ResponderExcluir
  22. Poxa vida!! Queria participar dessa blogagem!
    Todos os argumentos recaem na falta de responsabilidade política e o Lulla mentiu descaradamente na última reunião do conselho político, quando afirmou que não sabia da gravidade dos problemas no setor aéreo. Como não, se em 2003, o Ministro da Defesa, José Viegas alertou o Planalto que o sistema corria risco de colapso, caso investimentos não fossem feitos?
    Questionar se o erro foi humano ou da máquina, é deprimente.
    Fábio, senti saudades da blogosfera!! Você é especial!!
    Bom fim de semana! Beijus, Luma

    ResponderExcluir
  23. Atuar, encenar, mentir, enganar, é a arte dos líderes por aqui..
    Chega de tnata irresponsabilidade citada no seu excelente post..
    Alguma coisa tem que mudar depois disso...
    Um abraço..

    ResponderExcluir

Não serão publicados comentários ofensivos, fora dos limites da crítica educada.

CORITIBA: O MEDO DO FUTURO.

No erro de uma diretoria interina, que acionou a justiça comum em 1989 para não jogar uma partida marcada de má-fé pela CBF para prejudicar ...