29 de jul. de 2007

MUNDO BOLIVARIANO

No UOL de hoje:

Após boato de deserção, Cuba deixa o Rio às pressas.

No site do Globo Esporte:

Medo de deserção faz Cuba ir embora.

No site Reporter Diário:

Cuba assume deserção de dois membros da delegação no Pan.

No Lancenet:

Cuba relata novo caso de deserção no Pan.

Reuters:

Fidel culpa EUA por deserção de atletas durante o Pan.

É a tal coisa. Cuba é o paraíso do socialismo. É o melhor lugar das Américas onde se viver sem o opressivo capitalismo selvagem vindo dos imperialistas norte-americanos. Lá a imprensa é livre desde que não fale mal de Fidel Castro, que é o melhor governante do mundo, conquanto seja ladrão e bilionário e mantenha seu povo na miséria enquanto vive como um nababo.

Cuba é o exemplo de sociedade que querem Hugo Chaves e Evo Morales, e que têm, aqui no Brasil, fiéis seguidores, como José Dirceu, Marco Aurélio Garcia, Luciana Genro, Heloísa Helena, e outros tantos... Cuba é um lugar tão bom de viver que mesmo os privilegiados de lá, atletas de alto desempenho, que recebem muitas benesses do Estado, na primeira oportunidade, resolvem dar no pé.

E ainda tem gente com a audácia de defender aquilo lá...

21 comentários:

  1. He he he !
    na verdade os cubanos fugitivos são de uma geração muito nova.Eles não viram a versão de "escrava Isaura" que videl mostrou na Ilha, e sabe Deus de que maneira foi essa versão...Eles não viram como o mindo capitalista tratam os negros.Aliás. Escrava Isaura foi sucesso também na China,URSS e muitos paises socialistas...

    ResponderExcluir
  2. La pregunta:
    Em Cuba há prática de esportes náuticos?

    ResponderExcluir
  3. A gente devia formar uma cerca humana em volta dos cubanos e perguntar um a um: quer voltar ou não? E dar asilo político a todos que o solicitassem.

    ResponderExcluir
  4. A gente poderia mesmo é mandar uma pá de aviões com toda aquela gente que "a-do-ra" o Paraíso Comunista, a começar pelo Lula, Marta, Marco Aurélio, Stédile, Rainha (e vai crescendo a lista) pra lá sem direito a voltar. Eu contribuo para pagar o fretamento com prazer, desde que seja passagem só de ida.

    ResponderExcluir
  5. Típico de idiota latino-americano: culpar os EUA pela fuga dos atletas. É de vomitar.

    ResponderExcluir
  6. O Roça aguçou a minha curiosidade.

    Existem esportes náuticos por lá mesmo? Alguma escola para formação de piloto privado?

    No mais acho que todos os que adoram esse aprazível lugar, deveriam mudar-se para lá. Sair o Fidel não permite, mas não existe impedimento para entrar.

    Chico, Fernando Veríssimo e outros bestas: Cuba os espera!

    ResponderExcluir
  7. Realmente interessante, Fábio! Acho que a culpa não é dos regimes, mas das pessoas que dizem aplicá-los... ;)

    ResponderExcluir
  8. Eu fico chocado quando vejos os amigos de Fidel defendendo um regime autoritário, onde a liberdade é o primeiro dos direitos a ser reprimido, e com o qual nenhuma civilização séria pode sobrevivier com dignidade. Se fosse tão bom viver lá, ninguém iria querer se render ao mundo globalizado abandonando aquele país.

    ResponderExcluir
  9. Falou pouco e bem! Se fosse tão bom por que as pessoas iriam querer sair de lá de qq jeito?! Mas não adianta, amigo, todo fanático só enxerga o que quer...

    bjo e ótima semana!

    ResponderExcluir
  10. Em primeiro lugar quero deixar bem claro que não apoio regimes ditatorias, principalmente os que foram cometidos por Pinochet, Stalin, Mao Tse Tsung entre outros. Na minha opinião, e é uma coisa muito pessoal, apenas 02 ditatores tiveram um certo respaldo durante seu governo. São eles: Getulio Vargas no Brasil e Fidel Castro em Cuba. Sei que eles também cometeram muitos erros, mas foram um "mal necessario". Vargas foi um presidente que para o bem ou mal criou leis trabalhistas, nacionalizou as industrias e foi inegavelmente um dos maiores presidentes que o Brasil já teve. Já Fidel, com a revolução de 59, evitou que Cuba se eternizasse como um balneário de luxo dos americanos. Ou seja, num outro Porto Rico da vida. Portanto, acho que Cuba, em que pese todos os problemas com liberdade que realmente existem, também tem seus méritos no que diz respeito ao esporte, sáude e educação. Negar isso seria burrice também por parte dos opositores do regime. Eu reconheço os erros que o regime de Fidel comete, mas então que os opositores também reconheçam as virtudes e condenem com a mesma veemência o embargo econômico imposta há mais de 40 anos.

    ResponderExcluir
  11. Aldo,

    Arre! Você é o primeiro leitor em meses, que vem aqui e defende Cuba (e/ou o governo Lula ou o PT, etc...) com argumentos e sem má educação...

    Aplaudo seus argumentos, obrigado pela visita!

    ResponderExcluir
  12. Sou contra o embargo econômico a Cuba. E discordo da teoria do "mal necessário".
    Ditadura não.

    ResponderExcluir
  13. Shirlei,

    Eu também discordo mas, convenhamos, pelo menos o Aldo apresentou argumentos, não veio com xingamentos, nem atacou a tucanada, nem demonizou o George Bush.

    ResponderExcluir
  14. É. O Aldo é um ET no meio de tanta falta de educação e burrice esquerdóide. Parabéns, Aldo!

    Concordo com você que Fidel fechou o país para as diversões d'além-Miami, e nisso ele fez muito bem. Ele começou a patinar na coisa quando deixou de ter diálogo com os norte-americanos, com essa fobia idiota que faz tão mal, a ele e aos cubanos. E vice-versa também: os americanos tomaram Cuba como uma questão de honra, o que também é de uma imbelicidade rematada. Raul já disse, outro dia, que pretende que Cuba seja amiga do próximo presidente americano. Espero que sim.

    Quanto a um país investir em seu povo e ele migrar, é o que mais acontece em regimes livres. É visão estreita de Fidel alegar uma coisa dessas.

    Nisso tudo, morri de pena dos atletas. Daqueles que queriam desertar, e dos que não queriam também. Pagaram um mico: o da escravatura. Foi horrível, horrível!

    ResponderExcluir
  15. Fábio. Obrigado por suas palavras. Claro que minha opinião que foi postada no tópico acima, representa apenas uma visão subjetiva, longe de querer ser a verdade absoluta. Pois da mesma forma que não acho correto "demonizar" os tucanos e os EUA, também não concordo com os que tentam rotular Fidel Castro como sendo um demônio sórdido. Querer colocar Fidel Castro num mesmo nível de um ditador déspota, como foi Saddam Hussein no Iraque por exemplo, não corresponde a realidade. Embora eu concorde que a falta de liberdade na ilha seja um mal que precisaria ser revisto com urgência. Mas daí a entregar Cuba ao comando norte-americano vai uma longa distância. Que os cubanos decidam o futuro da ilha de forma democrática e caso eles decidam pela continuidade da ditadura Castro, então nós temos que deixá-los em paz. Se a Venezuela e EUA resolveram deixar Chavez e Bush no comando de cada país, mesmo em eleições diretas, que direito temos de contestar tais escolhas?

    ResponderExcluir
  16. Dizer que atualmente Cuba dispõe de "saúde e educação" de qualidade é viver num mundo irreal, é condenar de novo a morte aqueles que lutaram pela verdade e foram silenciados.

    ResponderExcluir
  17. Mas mano, desertar no Brasil??? Ok... minha visao de Cuba desde que vim pra k ficou muito romantica por conta da musica, praia etc. Retiro o que disse

    ResponderExcluir
  18. Cuba é um lugar onde pimenta é refresco.

    ResponderExcluir
  19. Fabio e Letícia. Agradeço por suas palavras quanto a minha opinião. Vocês também demonstram serem pessoas inteligentes que sabem promover um debate sadio sem partir pra ignorância. Que bom seria se todos fossem assim, independente de serem de esquerda, direita ou qualquer outra corrente ideológica ou partidária. Parabéns ao Fábio pelo blog e a todos que participam dele debatendo com inteligência.

    ResponderExcluir
  20. Elvisjagger, aí é que está: qual é a probabilidade, sob a sombra de Fidel, de algum cubano decidir o mínimo que seja sobre sua vida?

    Fidel afastou a hegemonia norte-americana para ficar sob o jugo soviético. A diferença foi que este último sucumbiu. Só.

    ResponderExcluir
  21. Outro texto perfeito..conheco um cubuna , coitada, foi abandonada pelo marido noruegues, e implorou ao governo da Noruega para que deixasse ela ficar aqui..so ficou porque tinha uma crianca pequena que nao era filha do noroegueses. Desses paraisos o inferno estå cheio

    ResponderExcluir

Não serão publicados comentários ofensivos, fora dos limites da crítica educada.

CORITIBA: O MEDO DO FUTURO.

No erro de uma diretoria interina, que acionou a justiça comum em 1989 para não jogar uma partida marcada de má-fé pela CBF para prejudicar ...