13 de jun. de 2007

O BRASIL EM TÓPICOS

1. ALERTA, RADAR!

Quando pensamos que o Brasil atinge o nível máximo de cretinice, eis que constatamos outro indício de que ainda há muito para piorar.

Aqui, em Curitiba, o prefeito Beto Richa, que não é ruim, resolveu sinalizar todos os medidores de velocidade com fitas reflexivas verdes na pista, de modo que nenhum motorista seja multado sem plena consciência da bobagem que cometeu. Não basta só a placa indicativa do limite de velocidade, há que se colocar um anúncio de neon de boate "show girl" sobre o radar!

E agora, a partir de janeiro passado, a medida de sinalização próxima dos radares chegou às estradas federais. Alexandre Garcia, da Rede Globo, comentou esta manhã que no último feriado os acidentes fatais aumentaram em 33%, por conta do excesso de velocidade. Ou seja, o motorista irresponsável não observa o limite de velocidade da via, ao aproximar-se de um radar, diminui. E passando por ele, volta a acelerar sabendo que, agora, com a redação do novo decreto federal, se for multado "de surpresa" consegue a anulação da multa.

É surreal!A lei só precisa ser cumprida dentro de uma faixa, fora dela, o ato ilícito é protegido. Depois se perguntam porque morre tanta gente no nosso trãnsito... a demagogia dos senhores políticos está sem freios.

2. BEBIDA AO VOLANTE?

Há uma Lei Federal que proíbe bares, restaurantes, biroscas e congêneres de vender bebidas alcoólicas ao longo de rodovias.

E as rodovias brasileiras são campeãs mundiais de acidentes causados por excesso de álcool, não raro é possível ver uns palermas jogando latas de cerveja pela janela.

Se é para redigir decretos estúpidos, como o citado no item anterior, porque não edita-se um mandando cumprir a Lei que é ignorada?

Ninguém fiscaliza isso, porque os votos dos comerciantes de beira de estrada são importantes, e a demagogia nacional não pode prescindir deles.

3. VAVÁ.

Uma boa solução para a maior parte dos problemas do país é tornar inelegíveis os candidatos que tenham pais, irmãos, filhos, esposa e amantes. Os cargos públicos deveriam ser todos ocupados por pessoas solitárias.

Diminuiria pra caramba o número de lobistas no Congresso, o número de cargos em comissão para gente que não trabalha e os abusos cometidos com o dinheiro público, quem sabe, até os "presentes" dados por empreiteiras.

No caso do irmão do presidente Lula, há um fator que ninguém analisou até agora: ele não tem capacidade intelectual para constatar que o seu tráfico de influência é ato ilícito.

Não estou entrando no mérito da culpabilidade do irmão do homem. Com efeito, o tráfico de influência neste país é arraigado em todos os níveis do Estado e atire a primeira pedra o partido político que não tenha integrantes que já não o praticaram.

O Brasil é o país do jeitinho e do "você sabe com quem está falando?" isso é um fato, como também é fato que deputados pedem ajudas financeiras para quebrar galhos de empresas e de movimentos sociais como o MST, e que cada ação penal envolvendo corruptos implica numa romaria de políticos aos tribunais e juízes, ou traficando influência para ganhar tempo e facilitar a prescrição, ou coagindo na cara dura mesmo.

Se Vavá, irmão do presidente praticou tráfico de influência, efetivamente é crime.

Mas sinceramente, fazer estardalhaço por conta disso e atazanar a vida do presidente soa demagógico num contexto em que o Judiciário e o Ministério Público nacionais estão inoperantes no trato de coisas muito piores como o Mensalão, os Sanguessugas e a questão Navalha.

Se é para encher a paciência do presidente, julguem e ponham na cadeia os mensaleiros et caterva, muitos deles, correligionários, com muito mais influência e ligação política com o presidente que o seu irmão. Uma coisa é um Delúbio Soares ou Zé Dirceu, acusados em casos como os citados, que trabalhavam na sala ao lado, outra é o Vavá, que o presidente só vê de vez em quando.

Mas sem estardalhaço, puna-se todo mundo!

18 comentários:

  1. Fabio, essa eh novidade, vi na Fox News na segunda. NY esta querendo aprovar a seguinte lei: implantar um bafometro em todos os veiculos. Funcionaria assim: voce entra no carro, e da uma baforada. Se estiver acima do permitido, o veiculo nao liga.

    Interessante a medida... Nao sei ainda como fariam com carros usados, mas acho que dariam um prazo para a implantacao do instrumento.

    ResponderExcluir
  2. Bacana. Acho que o Brasil tem os legisladores mais mongos do mundo.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Fábio..;)
    Aqui, Elena, ..agradeço a sua visita , e vim conhecer o blog..Eu tô "doentinha", sai, hoje da "febre", porque, tomei novalgina..
    Da vez anterior, usei a opção, outro, mas não ficou registrado..
    Tudo de bom"'
    Tchauzinho..

    ResponderExcluir
  4. Lembremos que Collor caiu depois que o irmão botou a boca no trombone...

    ResponderExcluir
  5. Fábio, muito bom o teu blog, parabens... precisamos de cultura, parabens pelo blog. Um abraço.

    ResponderExcluir
  6. Esse país é uma comédia! Só rindo para não ficarmos com raiva!!!

    Kisses

    ResponderExcluir
  7. É triste ver que a impunidade reina e alastra-se pelo mundo! Já não sei se a indignação do cidadão é suficiente para travar os canalhas que nos representam...já não há pudor algum!

    ResponderExcluir
  8. Queria falar sobre a proibição da venda de bebidas nas estradas. Tudo bem, mas assim como muita leis que existem nesse Brasil e são ignoradas, essa é mais uma. A coisa é mais complicada aqui. As leis existem mas não há fiscalização. Difícil assim.

    Abraços.

    dº_ºb

    ResponderExcluir
  9. Por aí, Fábio... mas podemos ficar (in)tranquilos: muitas outras besteiras, dos nossos políticos ainda virão! ;)

    ResponderExcluir
  10. Fabio a Noruega tambem e o pais do que indica. Vc so consegue emprego se tiver uma pessoa indicanto, mas o que o Brasil tem de errado e essa falta de senso coletivo. Nesse sei se isso existe, mas falta ao brasileiro, saber que o transito e um lugar perigoso e que ele nao pode colocar em risco a vida sua e nem de ninguem. O transito brasileiro e a nossa maior prova da nossa falta de educacao..nao educacao de livros e escolas, mas educacao de coletividade..a gente esta sempre tentando dar esse jeitinho que so nos prejudica. quanto as politicos..cadeia...neles todos, seja o presidente ou irmao dele..desculpe acho que hoje estou meio confusa

    ResponderExcluir
  11. De fato não há muito o que comentar, porque certas coisas não dá prá entender. Mas como eu creio que tudo parte do uno para o todo, tento eu fazer o melhor prá ver se contagia quem está ao redor... (também acredito em Papai Noel e coelhinho da Páscoa) hehehehe!!
    Vim pelo blog do Oscar, gostei!!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  12. Realmente né... É de chorar!
    Acho que Brasil seria um país muito melhor se soubessemos votar. Sinceramente, eleger a mesma corja de novo é implorar prá essas porcarias continuarem acontecendo discaradamente!

    Eita paíszinho esse nosso!

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  13. Caramba, tu foi radical nesse lance de canditado ser ineligível se tiver parentes. Mas sobre as leis ridículas, aqui no Rio de Janeiro tem uma lei que obriga trens e metrôs a terem um vagão só para mulheres. Até parece que vai resolver o problema do assédio sexual nos trens.

    ResponderExcluir
  14. Esse Beto Richa deve ser parente do Zé Richa, que foi governador, né ?
    Fábio, a questão dos radares tem dois primas: o radar urbano, perto de escolas, hospitais, cruzamentos ou vias perigosos é útil e deve ser sinalizado, porque o objetivo é proteger e não multar.
    Já em estradas, ainda sou favorável ao velho radar que a PRF mantinha escondido, em pontos aleatórios, o que te obrigava a andar sempre dentro da margem prevista.
    Só que tudo isso virou uma indústria da multa! Aqui no Rio, a empresa que instala os "pardais" e os radares, recebe um percentual por multa aplicada. A prefeitura ganha uma boa receita. E aí a coisa vai como uma bola de neve.
    Como aqui é Brasil, rola de tudo nesses negócios escusos!

    É o caso da bebida ao volante: descobriram que a polícia não pode usar o bafômetro se o motorista se recusar, já que você não pode produzir prova que vai te condenar!
    Resultado: a PM nem sai mais com esses equipamentos!
    Existe uma lei que proibe a venda de bebidas nas estradas. Mas quem fiscaliza ? Ninguém!
    Esse é o nosso grande problema - de boas intenções estamos bem servidos - mas de aplicação das leis, hum.....

    Essa história do Vavá é conversa prá oposição mostrar que faz...oposição! Fica até ridículo falar em "lobby do Vavá" (parece samba de roda) quando qualquer multinacional de terceira linha tem na folha de pagamento os melhores lobistas do país....
    Concordo com você, se cometeu um crime deve pagar. E pronto!

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  15. Acho que temos os legisladores e governantes que merecemos.
    Enquanto, o voto for objeto de troca por dentaduras e milheiros de tijolos, estamos fadados a continuar nessa situação deplorável.
    Conheço gente séria, intelectualizada e sensível aos problemas da coletividade que se tornou de uma hora para outra Deputado Federal e agora que está lá não consegue articulação nenhuma para levar isso adiante por não compactuar com as coisas erradas que acontecem ao seu redor.
    É, amigo Fábio, péssimas perspectivas para nós, infelizmente. Dê um abraço em sua irmã querida por mim, se não for muito incômodo, e diga-lhe que como as suas, sinto falta das intervenções dela no meu blog.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  16. O meme foi merecido. Quanto ao Vavá só posso dizer que se ele não sabe tratar com mnistro o irmão presidente também não e manda num monte deles. Estamos promovendo, eu e o daviD, a mãe de todas as blogagens. Apareça lá no Indignatus para saber mais.

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Primeiro gostaria de agradecer a visita e o comentário!!!
    Olha oque acontece com o Brasil é uma vergonha sem tamanho!
    Que adianta toda essa mídia em cima desses ladrões sendo que logo mais todos sabemos que estaram livres e fazendo as mesmas coisas.
    Mas passei a ti desejar uma linda semana*
    bjusss***

    ResponderExcluir
  18. Nossa! Vira e mexe tem uma história envolvendo os radares de Curitiba. Esse faz e desfaz gera dinheiro no bolso de corruptos. Lembro quando os tecnicos do inmetro lacraram os radares de Curitiba. Agora essa?
    Sou a favor das barreiras eletrônicas nas estradas.
    Quanto as bebidas, o mal tem que ser cortado pela raiz. Deve-se restringir a propaganda de bebidas na mídia, justamente para não incentivar o consumo. Vemos o contrário, principalmente véspera de feriados e jogos de futebol, porque a bebida no Brasil é socialmente aceita.
    Não é querer ser moralista, mas o jovem brasileiro, enxerga a bebida como porta de entrada para o mundo adulto.
    Bom fim de semana! Beijus

    ResponderExcluir

Não serão publicados comentários ofensivos, fora dos limites da crítica educada.

CORITIBA: O MEDO DO FUTURO.

No erro de uma diretoria interina, que acionou a justiça comum em 1989 para não jogar uma partida marcada de má-fé pela CBF para prejudicar ...