4 de mai. de 2007

O PRESIDENTE LULA E A TEORIA DA RELATIVIDADE

A TEORIA DA RELATIVIDADE

Um dos filmes que mais causaram impacto em minha vida foi "Em algum lugar no passado", com Christopher Reeve, uma história de amor lindíssima, em que um escritor apaixona-se pela foto de uma atriz dos anos vinte. Uma paixão tão avassaladora que ele acha uma forma de voltar ao passado para encontrar a moça e viver uma história de amor emocionante. O filme é lindo, a trilha sonora é fabulosa e o tema, instigante: viajar no tempo. Quando Albert Einstein anunciou a sua Teoria da Relatividade, em 1905, viajar no tempo - pelo menos em teoria - deixou de ser algo impossível. Pois outro dia observei uma foto de um grupo de amigos na reunião de comemoração de 30 anos de minha formatura no colégio. Olhei aqueles senhores de cabelos brancos, gordos e carecas e imaginei o que aconteceria se a foto pudesse ser vista por eles quando tinham 16 anos. Já pensou? Você poder ir até o futuro e olhar onde estará, que rumo sua vida tomou?
Imaginei então uma situação interessante. Alguém inventa uma máquina do tempo. E vai testar. Escolhe uma data aleatória - 1989, por exemplo - e aperta um botão. A máquina traz para o presente ninguém menos que Luis Inácio Lula da Silva. Aquele de vinte anos atrás. Lula chega meio zonzo:
- O que é isso, companheiro?
Sem entender o que acontece, Lula é recebido com carinho, toma uma água, senta-se num sofá e recupera o fôlego.
- Onde eu tô?
- No futuro, Presidente. Colocamos em prática a Teoria da Relatividade!
- Futuro? Logo agora que vou ganhar do Collor, pô! Me manda de volta pro passado! Zé Dirceu! Zé? Cadê o Zé?
- Calma, Lula. Aproveite para dar uma olhada no seu futuro. Você é o presidente da República!
- Eu ganhei?
- Não daquela vez. Mas ganhou em 2002. E foi reeleito em 2006!
- Reeleito? Eu? Deixa eu ver, deixa eu ver!!!
E então Lula senta-se diante de um televisor de plasma. Maravilhado, assiste a um documentário sobre os últimos 20 anos do Brasil. Um sorriso escapa quando a eleição de 2002 é apresentada.
- Pô, fiquei bonito! Ué. Aquela ali abraçada comigo não é a Marta Suplicy?
- Não, Presidente, é a Marisa Letícia.
- Olha! Eu e o Papa! E aquele ali, quem é?
- É George Bush, o Presidente dos Estados Unidos!
- Arriégua! Êpa! Mas aquele ali abraçado comigo não é o Sarney? Com a Roseana? E o que é que o Collor tá fazendo abraçado comigo? O que é isso? Tá de sacanagem?
- Não, presidente. Esse é o futuro!
- AAAAhhhhhh! Olha lá o Quércia me abraçando! O Jader Barbalho! Cadê o Genoíno? Cadê o Zé Dirceu?
- O senhor cortou relações com eles.
- Meus amigos? Me separei deles e fiquei amigo do Quércia?
- Pois é...
- E aqueles ali? Não são banqueiros? Com aqueles sorrisos pra mim?
- Estão agradecendo, Presidente. Os bancos nunca tiveram um resultado tão bom como em seu governo.
- Bancos? Os bancos? Você tá de sacanagem. Sacanagem!
- Calma, Presidente. O povo está gostando, reelegeram o senhor com mais de cinqüenta milhões de votos!
- Mas não pode! Cadê os proletários? Só tô vendo nego da elite ali. Olha o Vicentinho de gravata! E o Jacques Wagner também! Mas que merda é essa?
- É o futuro, Presidente.
- E o Walter Mercado? Tá fazendo o quê ali?
- Aquela é a Marta Suplicy, Presidente.
- Ah, não. Não quero! Não quero! Não quero aquele meu terninho. Não quero aquele cabelinho. Não quero aquela barbinha. Desliga isso aí!
- Mas Presidente, esse é o futuro. O senhor vai conseguir tudo aquilo que queria.
- Não e não. Essa tal de teoria da relatividade é um perigo.
- Perigo?!
- É. As amizades ficam relativas. A moral fica relativa. As convicções ficam relativas. Tudo fica relativo.
- Bem-vindo a 2007, Presidente.



Este artigo é de autoria de Luciano Pires (www.lucianopires.com.br) e está liberado para utilização em qualquer meio, contanto que seja citado o autor e não haja alteração em seu conteúdo

24 comentários:

  1. Oie Fábio...bom dia!

    Olha...vim aqui responder o que me perguntou sobre a Julieta Venegas.
    E a resposta é: tan tan tan tan.....(clima de suspense...lol) Não Sei!

    Me desculpe a piadinha ....na verdade vim agradecer a sua visita em meu humilde blog.

    beijinhos e um bom sábado, cheio de luz pra vc!

    ResponderExcluir
  2. É. Tudo é relativo.Até a moral.

    ResponderExcluir
  3. hehe...muito boa!

    bom fds!

    já que não bebe cerveja, que tal uma coka-light?

    bjs
    Ju

    ResponderExcluir
  4. Anônimo5/5/07 13:45

    Nada seria diferente ou melhor se ele soubesse já em 89 as alianças que lhe beneficiaria teriamos o Lulla eleito já naquela época.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom!
    Qualquer pessoa levaria um susto em ums situação desta.
    Entretanto no fundo, no fundo de meus pensamentos, não sei se nosso presidente levaria um susto tão grande.
    A oportunidade faz o político.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo5/5/07 14:48

    Alô Fábio! Muito bom o exercício de futurologia do Luciano Pires. Será que alguém deu para o Lula ler ? Gostaria de ver a cara dele...
    Um abraço e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  7. Fábio, curioso que até no artigo do rapaz Lula mostra-se surpreso com suas 'ligações perigosas' quando, na verdade, sabia muito bem que para chegar - e ficar - onde chegou, teria que abraçar aqueles que criticou tão profundamente.

    Foi assim com todos eles, será assim com todos que virão.

    Beijos e bom domingo

    ResponderExcluir
  8. Fábio, uma fábula perfeita, genial. Quanto à escola. Estive em Brasília em 2005 na festa de 25 anos. Viamos as fotos de estudante e nos olhávamos. Muito louco.

    ResponderExcluir
  9. Anônimo5/5/07 21:06

    Nenhum de nós sobreviveríamos em nossa sanidade se pudéssemos ver o futuro ou o passado.
    Deixa como está.

    ResponderExcluir
  10. Oi Fábio

    Muito legal esse artigo do Luciano Piresmas mas acho que o Lula não se espantaria tanto assim.
    O lema desde sempre foi os fins justificam os meios e ele conseguiu exatamente o que queria. O poder e
    O resto...que se dane!

    Um bom finalzinho de semana.
    bjs.

    ResponderExcluir
  11. Anônimo6/5/07 14:49

    Ai, Fábio! Você falando de olhar o futuro, e eu filosofando sobre a inexorabilidade das coisas, mas das boas supresas que eu não imaginaria aos vinte, fora o sobrinho lindo que ganhei ulimamente, e você vem com a decrepitude desse pascácio?

    Engraçado: em 89 eu seria incapaz de imaginar o Lula de hoje. Mas em 92, 93 já vislumbrava, senão os detalhes, uma visão meio turva do que seria esse senhor para o país.

    ResponderExcluir
  12. Anônimo6/5/07 17:41

    nossa ri demais na parte do walter mercado, pior que parece mesmo rsrssr, qto ao Lula, ai credo gosto de uma charge onde ta escrito LuLLa com os Ls como os do Collor, no fim é só chegar no poder pra virar corrupto, pareec que devem ter uma cartilha para os novatos, ensinando o conchavo e etc e taus...abraço

    http://noelevador.zip.net
    http://vidacretina.zip.net

    ResponderExcluir
  13. Fábio, é muuuito bom!
    Que criatividade! Bem ao contrário do líder relativo.

    beijos e boa semana.

    ResponderExcluir
  14. Anônimo6/5/07 18:53

    Bom, realmente o presidente Lula precisa agora trabalhar kkk... O slogan da campanha foi "Deixa o homem trabalhar"...

    ResponderExcluir
  15. Fabio, muito bom o texto do Luciano, hahahaha, estou rindo ate agora. A Martaxa como Walter Mercado eh simplesmente hilario.

    Agora, acho que ele ja sabia do que viria pela frente, nao? O futuro eh construido aos poucos, os passos sao dados paulatinamente. Ele ja estava se preparando para o que viria.

    ResponderExcluir
  16. Anônimo6/5/07 19:27

    Fabio,

    Eu descobri que seu amigo vai viajar para o futuro!

    Eu estarei ausente e so estarei de volta em junho!

    Pena que não vou poder ver seu amigo bem que eu preciso de alguem pra ser meu infermeiro somente em junho!

    Ja avisei!
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Anônimo6/5/07 21:00

    Fábio:
    O Lula do futuro é igual ao Lula do presente: renega o que passou e se abraça a novos aliados que sempre renegaram o que ele fazia.

    ResponderExcluir
  18. Cara, fantástico.
    To morrendo de rir com isso.
    Se eu pudesse ter visto meu futuro quando dia 16 anos, teria emigrado para a Argentina...

    ResponderExcluir
  19. Aqui nas pressas deixo um recadinho para todos os "conspiradores" (hahahahaha)não visitarei os blogs durante algum tempo (vou pra clinica)maaaasss vocês podem ir la no meu blog que esta linkado aqui neste blog "conspirador" (hahahahaha)tenho certeza que vão encontrar a publicidade do blog "Um Mundo novo aos corações corajosos"...e a belissimaaa Sharon Stone (hehehehe)

    Ja sei, somente a Sharon vai atrair todos vocês "de maiores" e sei que "são covardes" (hehehehe) ao ponto de não comentar por mêdo que saibam que vocês foram avidos pra ver a Sharon (hehehehe)fiz de proposito pra que vocês possam limpar os olhos durante que estarei hospitalisada.

    Não hesitem de deixar comentarios e fazer trocas nos comentarios entre vocês quando eu voltar vou adorar ver "as corvardias" dos que não comentaram (hahahahaha)

    Bisous pra todos vocês e torçam pras vertiges não serem fortes eu não suporto hospital!

    ResponderExcluir
  20. Diálogo:
    - Tudo isso é relativo!
    - Relativo a quê?

    (Ivan Lessa)

    ResponderExcluir
  21. Anônimo7/5/07 11:18

    Isso prova que o PT, enquanto esquerda, ainda longe do poder, com um Lula sindicalista, era uma coisa bem diferente do que é hoje. O que o governo atual faz, é aquilo que qualquer outro também faria, pois pra gorvernar aqui nesse Brasil, só se prostituído mesmo. Mas como diz aquela velha música do Chico Buarque, até uma puta tem seus caprichos (Geni e o Zeppelin), o PT passou da conta, totalmente sem caprichos, sem critérios, descaracterizado, que enganou o povo com uma propaganda que nunca executou. O PT é um partido terminal, esperando mais dois anos pra morrer!

    Abraços.
    DB.

    ResponderExcluir
  22. Fabião. Muito legal o texto do Luciano. Falta de coerência com o seu passado é realmente um dos maiores problemas do Sr. Luiz Inácio.

    ResponderExcluir
  23. Anônimo7/5/07 15:49

    Muito bom o texto. Beijos

    ResponderExcluir
  24. OLA:

    O texto ficaria tão bom se o personagem fosse FHC. O sociólogo -que virou presidente se tivesse oportunidade de viajar no tempo - ficaria pasmo de ver ou de concluir - "Poxa, eu vendi quase tudo no Brasil mesmo?"

    Um abraço

    Mario
    Curitiba

    ResponderExcluir

Não serão publicados comentários ofensivos, fora dos limites da crítica educada.

CORITIBA: O MEDO DO FUTURO.

No erro de uma diretoria interina, que acionou a justiça comum em 1989 para não jogar uma partida marcada de má-fé pela CBF para prejudicar ...