7 de mai. de 2007

O BRASIL EM TÓPICOS

1. A PETROBRÁS NA BOLÍVIA

Leio na Folha de S.Paulo e em O Estado de S.Paulo que a Petrobrás pretende endurecer as negociações com a Bolívia, por conta das nacionalizações empreendidas por Evo Morales.

O que me irrita é que fazem isso após aceitarem exatamente o preço do gás pretendido por Evo Morales em maio do ano passado, inclusive já repassando-o ao consumidor nacional, que, claro, sempre paga a conta dos erros dos governantes.

Por outro lado, o comentário na imprensa foi no sentido de que as duas refinarias hoje em discussão custaram 104 milhões de dólares, e após isso foram modernizadas com amplos investimentos, de tal modo que hoje, atendem à demanda de refino daquele país e ainda podem produzir para exportação, coisa que não acontecia na década de 90, quando a Petrobrás comprou um pouco mais que sucata misturada com óleo.

Agora, a Bolívia oferece 60 milhões de dólares por elas, e insiste que é uma oferta generosa. Na verdade, é roubo praticado contra um país amigo.

Eu só consigo entender que Evo Morales conta, novamente, com a falta de pulso do governo brasileiro. Já deixou de ser discussão diplomática, virou papo de boteco com direito a gozação contra o Brasil.

2. A QUEBRA DE PATENTE DO REMÉDIO PARA AIDS

A quebra de patente promovida pelo governo para a fórmula de um remédio para o tratamento da AIDS não se justifica. Foi anunciado que, com o ato, o Brasil passaria a importar da Índia (?) o mesmo remédio, com economia de 30 milhões de reais por ano.

Esse valor não representada nada no orçamento da saúde, ele poderia ser obtido com uma negociação franca com o laboratório e um pedido de desconto pela compra em grande quantidade.

Me cheira a uma ou outra coisa:

a) Vingança de algum burocrata federal contra o laboratório;
b) Sociedade de algum burocrata federal com o "laboratório" indiano.

Tá certo que a Índia vêm se destacando em algumas áreas da ciência, mas é um país campeão mundial em AIDS. Alguma coisa não bate...

13 comentários:

  1. Logo, logo o Governo devolverá o Acre a troco da Petrobol...

    ResponderExcluir
  2. Anônimo7/5/07 21:49

    Oi Fábio:
    1) o que me causa mais espanto é que a Petrobrás tem um quantidade enorme de acionistas que, em nenhum momento, pelo menos ao que eu saiba, tem protestado contra esses "negócios".
    Tudo bem, a Petrobrás vem exibindo números vistosos e todo mundo lá está ganhando dinheiro.
    Mas como uma empresa com ações em bolsa perde duas refinarias ? E porque deixa o governo brasileiro gerir seus negócios como uma botequim de amigos e não como uma empresa que ser eficiente e dar lucros ?
    E porque seus acionistas batem palmas ?
    Vá entender...
    2) Trabalhei na área de saúde por uns dez anos e posso afirmar: nenhum laboratório é santo, estão se lixando para o Brasil e seus doentes, querem mais é jogar um grande número de remédios na praça com o maior preço possível.
    E tem mais, fazem de tudo, eu disse TUDO, para conseguir seus objetivos.
    Se juntar com um burocrata que queira se dar bem....
    Um abração.

    ResponderExcluir
  3. Ei Carlos, eu sou uma das acionistas da Petrobras. Nao apenas comprei acoes mesmo, como coloquei meu FGTS la. Assim como eu, milhares de outros "trabalhadores". Eu tambem acho um absurdo a postura do governo nesse ultimo ano, em relacao a negociacao com a Bolivia.

    Eu sei (racionalmente) que $60 milhoes eh melhor do que nada, mas eu tenho tanto odio da indiaiada boliviana que como acionista aprovaria a politica de terra arrasada russa: quer saber, toca fogo naquelas refinarias e pega um jato de volta ao Brasil. Receberei os caras de bracos abertos.

    ResponderExcluir
  4. Viva Fábio:

    Concordo contigo... o que "transpira" é uma fragilidade enorme do governo brasileiro nessas negociações.
    Uma boa semana.
    Um abraço,

    ResponderExcluir
  5. Carlos e Patrícia,

    Quando se trata de aumentar o preço dos combustíveis, a Petrobrás sempre se utiliza da justificativa de ter acionistas, sendo necessárioi garantir a liquidez dos papéis.

    Mas quando se trata de politicagem, como investimentos na Bolívia ou refinarias em sociedade com a PDVSA, os sócio são solenemente ignorados.

    São dois pesos e duas medidas, essa é a realidade...

    ResponderExcluir
  6. Anônimo8/5/07 11:41

    Metade do que contam sobre as negociações com a Bolívia é jogo de cena.Seja o que for eles não tem dinheiro para pagar.
    Qt à compra da India dou força.Como mineira e pão dura qualquer dinheiro economizado ao ser somado , com o tempo, faz diferença.E prestigiar a India vale a pena.
    O bom seria se procurássemos a nossa fórmula.

    ResponderExcluir
  7. E o Lullinha em 2004 anistiou a Bolívia, imagina se não. A Petrobras é uma multinacional minoritariamente brasileira, apenas 38% dela é brasileira. Todo o resto foi privatizado no governo Fernando Henrique "Carboso". Portanto 62% dela é estrangeira.
    Capitou porque o Brasil está sendo feito quintal de Evo Morales e Nestor Kirshner? Se o Brasil é testa de ferro das multinacionais está começando a cair do cavalo.

    Sobre a quebra de patentes, se quebrarem outras, estou de acordo. Principalmente para os laboratórios brasileiros produzirem. Que o medicamento vindo da Índia não seja de terceira qualidade.

    Off-topic: Minhas mãe também guarda coisas.

    Beijus

    ResponderExcluir
  8. No fim das contas...a gente é que paga as contas do fim.

    ResponderExcluir
  9. Como tudo 'nestepaiz' e neste governo, não sabemos da missa a metade.
    Lula é tão baixo quanto qualquer outro, seja o Morales ou um laboratório internacional. Nada, absolutamente NADA é feito em prol do povo, são verdadeiras presepadas.
    E a Petrobrás? Não foi de lá que saiu o dinheiro do dossiê?

    Esses caras devem olhar para cima e só ver a bunda da cobra de tão baixo que são.

    ResponderExcluir
  10. Anônimo8/5/07 21:08

    E o que me irrita é que o Brasil aceito o preço imposto pela Bolívia porque o Lula queria ser reeleito. Mas o que mais me irrita mesmo, é que por mais que os jornais gritassem esta verdade, ninguém ouviu e o LULA foi reeleito. Abraços.

    ResponderExcluir
  11. Luma, basta ir no site da Petrobras - Relacoes com o Investidor e pegar a composicao acionaria da Petrobras. O que voce falou eh uma desinformacao, estao aqui os numeros:

    Capital Social 100,0%
    União Federal 32,2%
    BNDESPar 7,6%
    ADR (Ações ON) 15,7%
    ADR (Ações PN) 15,5%
    FMP - FGTS 2,5%
    Estrangeiros 7,5%
    Demais PF e PJ 18,9%

    Nas maos dos estrangeiros ha os ADR's e a percentagem sob o nome "estrangeiros", nada mais. Isso da menos de 40% do capital acionario da empresa. Balela total essa de "privatizacao", antes fosse assim, nao estariamos nas maos do Babalorixa de Banania dando uma de legalzinho com a indiaiada boliviana.

    Quanto a quebra de patentes, o dinheiro economizado foi uma miseria, e teremos uma pequena retribuicao no comercio internacional. Ninguem eh bobo no mundo, se liguem.

    ResponderExcluir
  12. Patrícia não desinformei. A Petrobras na Bolívia não é brasileira, é Holandesa.
    Isso daria um post e não vou ocupar o espaço do Fábio, leia no endereço a seguir o que comprova o que comentei

    http://www.mre.gov.br/portugues/
    imprensa/artigos/correio070506.asp

    Em todo o caso, transcrevo aqui, o que esta escrito lá:

    "Entretanto, não é a Petrobrás-Brasil, mas a Petrobrás-Holanda, que fez os investimentos na Bolívia e comprou da anglo-holandesa Dutsch-Shell, por US$ 140 milhões, todos os negócios na Colômbia, Uruguai e Paraguai. E ela poderá processar o governo de Evo Morales, nos tribunais de Holanda, país com o qual a Bolívia tem um acordo de proteção dos investimentos"

    Beijus

    ResponderExcluir
  13. Luma, minhas acoes e a de todos os trabalhadores brasileiros sao do grupo Petrobras, que sofre com mais essa desapropriacao do governo Lulla da Silva. A Petrobras Holanda eh a holding internacional da Petrobras S.A. e pertence 100% 'a Petrobras S.A. Ou seja, estamos sendo lesados sim. A Petrobras Holanda, como voce bem disse, COMPROU os ativos da Dutsch-Shell.

    ResponderExcluir

Não serão publicados comentários ofensivos, fora dos limites da crítica educada.

CORITIBA: O MEDO DO FUTURO.

No erro de uma diretoria interina, que acionou a justiça comum em 1989 para não jogar uma partida marcada de má-fé pela CBF para prejudicar ...