25 de abr. de 2007

UM PERIGO QUE VEM DO SUL

Desde que foi reeleito por margem de pouco mais de 10 mil votos, o governador do Paraná, Roberto Requião, aproveita toda e qualquer oportunidade para atacar os órgãos de imprensa, denegrir adversários políticos e arranjar outros, à guisa de difamar quem não concorda exatamente com tudo o que ele pensa, além de vingar-se do que ele entende que foi uma campanha orquestrada pela imprensa durante as eleições, para tirá-lo do Palácio Iguaçú.

Para o leitor ter uma idéia, o dono dos jornais Tribuna e Estado do Paraná, Paulo Pimentel, foi candidato a senador na chapa do governador em 2002. Eleito Requião, Pimentel foi nomeado presidente da COPEL, um dos cargos públicos mais cobiçados e importantes no estado.

Em meados de 2006, Paulo Pimentel retirou-se da COPEL após um extraordinário trabalho de recuperação da empresa (que fez dela uma das maiores do mundo em sua área) e poucos dias depois, seus jornais que sempre estiveram sobre o muro, noticiaram fatos corriqueiros da administração estadual, mas que, por várias razões, feriram o ego do governador, que passou a tratar Pimentel como (mais) um inimigo a ser bombardeado sem dó nem piedade.

Não bastasse a briga anterior que o governador já tinha com o maior grupo de comunicação do estado, a RPC, ele passou então a atirar contra o GPP, de Pimentel, que é o segundo lugar no ranking das comunicações paranaenses e, em contrário do que acontece no resto do país, muito próximo em faturamento e "share" publicitário da associada das organizações Globo.

Fora isso, o governo Requião boicota também as organizações Folha de Londrina, de propriedade do ex-ministro e senador José Eduardo de Andrade Vieira. E mais que isso, todos os pequenos órgãos de imprensa são ignorados e tratados a caneladas pelo governo do Estado, que para tentar compensar esse estrago da área de comunicação social, hoje, pateticamente remete malas diretas para jornalistas como estratégia de comunicação.

Pior, transformou a TV Educativa em uma TV estatal no melhor estilo daquelas que existem em Cuba, na Coréia do Norte e na Venezuela e que existiam na antiga Cortina de Ferro. Com efeito, a TVE do Paraná hoje serve de palanque eletrônico pouco eficaz para as aparições diárias do senhor governador, sempre generoso em atacar adversários e não discutir as várias denúncias de corrupção que a imprensa têm levantado e seus assessores não têm explicado, mesmo não sendo demitidos apesar de constrangerem a figura do governador que, diga-se em sua defesa, é um homem sobre quem não pesa nenhuma denúncia de corrupção, embora se saiba que responde dezenas de ações cíveis e criminais por difamação e calúnia.

Com efeito, o problema até não seria esse, se a administração estadual não estivesse imobilizada com um secretariado provisório e poucas ações concretas, todas elas abafadas pelos ímpetos vingativos do senhor governador, que por mera contrariedade chega a levantar suspeita de fraude em licitação por pregão eletrônico, promovida pela sua própria administração, caso acontecido recentemente, quando o Grupo Paulo Pimentel venceu a concorrência da COPEL para publicar suas demonstrações financeiras, quando o governador alegou que este grupo entrou em acordo com a RPC para tanto, um verdadeiro disparate, considerando-se que a concorrência entre as empresas é acirrada em todo o estado.

Escrevo tudo isso, porque Requião é candidato declarado à presidência da república e eu já notei que, fora do Paraná, ele conta com um "status" de homem público corajoso e impoluto, um verdadeiro caçador de bruxas ou marajás, exatamente o tipo de político populista que o Brasil já cansou de eleger com sérias consequências.

É certo que ainda é cedo para tratar da presidência em 2010, mas devemos nos prevenir. Acho que o candidato à sucessão que tiver o apoio do presidente Lula será franco-favorito e embora o presidente venha se mostrando coerente e sereno em relação a isso, a radicalização do processo político pode levar a uma candidatura de Requião, que além de todos os defeitos (e virtudes) já citados, é declarado bolivariano, inclusive nos métodos políticos adotados pelo coronel ditador da Venezuela.

Cautela e caldo de galinha não fazem mal a ninguém. O aviso está dado.

PS:
Sandro e Blogildo.
Obrigado pelos comentários. Eu não disse que Requião tem chances, disse que, dependendo da radicalização do processo político, ele pode ter chances, porque é um radical linha dura, stalinista bolivariano de carteirinha. Ele agrada os petistas, na remota hipótese do PT cumprir o trato de deixar o PMDB lançar candidato à presidencia em 2010,

26 comentários:

  1. Fábio

    Não duvido, já que é bem o estilo da moda que anda por aí.
    Os políticos estão pensando em 2010 já a muito tempo. Tanto é que entregaram o Brasil de bandeja pro Seu Lula.
    É cedo prá fazer alguma coisa mas è verdade que se deve ter cautela.
    Como dissestes "cautela e caldo de galinha não fazem mal para ninguém".

    Caldo de GALINHA?...ainda bem! hehehe!
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  2. Que bom que gostou, volte mais vezes!
    Obrigada pelo cpmentário...



    Boa noite!

    ResponderExcluir
  3. Fábio querido,

    Também não duvido. Requião é um autoritário bem ao estilo que já conhecemos, e mesmo com a vergonhosa vitória apertada o impoluto nutri ser o sucessor. Bem, de caráter ambos empatam.

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Fabio,

    Obrigada pela sua visita ao blog.
    Como disse à Brena, a casa ainda está "vazia", pra receber tão ilustres convidados.
    Falta de tempo e idéias.
    Mas "amando" cada um que passa por lá!

    Quanto ao perigo que vem do sul...percebo quão ignorante é a minha geração. Sem qualquer preparo e educação, somos despreparados, politicamente, para o exercício da cidadania.
    Daí colocamos "Lulas" no cerrado...
    Deveríamos nos prevenir pelos próximos 100 anos! risos

    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Fabio, nao acho que o resto do pais admire o "Requeijao", que eh como o chamavamos em Floripa. Todo mundo sabe que ele eh politiqueiro da velha safra.

    Concorrendo com o Aecio, ele esta FORA da jogada, totalmente.

    Como anda a COPEL heim? Preciso me informar, sou acionista da empresa!!! :-)
    Gostei do trabalho do presidente sim, tirou a empresa da lama e projetou-a. Alias, foi por isso que comprei acoes.

    ResponderExcluir
  6. Sinceramente acho que Requião na tem chances para a Presidência da República. O povo quer mais Lula!

    ResponderExcluir
  7. Não... A não ser que Lula o escolha como sucessor, Requião não tem nenhuma chance de eleger-se. As diversas histórias que já usaram contra ele em campanhas passadas serão todas desenterradas numa campanha nacional e ele seria reduzido a nada. Acho que ele sabe disso! A eleição de 2006 demonstrou que ele também está fraco no Paraná... Provavelmente ele vai tentar ser Senador de novo em 2010... Aí ele deve ganhar!
    E o que vai sobrar dele indispondo-se com toda a imprensa paranaense?
    Requião já chegou ao seu máximo...

    ResponderExcluir
  8. Olhando assim é mesmo um cara perigoso...

    ResponderExcluir
  9. Muito obrigada pela visita!!!

    Legal o seu blog também!

    Quem é Minie Driver?

    Kisses

    ResponderExcluir
  10. Fabio,

    Esta faltando uma caixinha de comentario la no flog.Você atualizou as photos e acho você esta com um look de belo advogadooo...ui,ui,ui (hehehehe)

    ResponderExcluir
  11. Fábio, bem o Requião gostaria mas acho que não dá para ele não... Em MG e RJ, por exemplo, o ilustre governador é um...ilustre desconhecido!
    Mas como todo mundo que comentou, não duvido de nada não! Esse país está completamente louco!

    ResponderExcluir
  12. Duvido muito que em 2010 o PT dê essa barbada pro PMDB. Acho que o partido dos trabalhadores está aprontando outra coisa, bem mais nefasta. Enquanto isso, a ala governista se ilude...

    Abraços.
    DB

    ResponderExcluir
  13. Fábio:
    Atacar a imprensa virou esporte nacional dos que estão no poder. Veja o caso do Lula e de outros.
    No final, a imprensa que é culpada pelo que eles não fazem ou fazem errado.

    ResponderExcluir
  14. Não duvido nada que esta peça de museu se una aos seus iguais do petismo para cometer alguma barbaridade contra o país.
    Desse tipo de gente, tudo de mal pode ser esperado.

    Fábio, obrigada por seu excelente comentário lá no bloguinho. Gostaria de publicá-lo como post amanhã, se você autorizar.

    beijos

    ResponderExcluir
  15. Oi Flavio,

    Dissimulação é marca registrada, já tinha ouvido uns quererês sobre o Requião.

    2010 tá longeeee, quem sabe aparece alguém, né?

    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Ai eu nao sei né ..mas como vc disse caldo de galinha ....

    Jack "o cauteloso" Aré

    ResponderExcluir
  17. Não falta candidato para 2010, ou problemas para o povo.
    Quanto a ele ser admirado fora do PR, pode até ser, mas ele já é velho conhecido como político, assim suas chances não são muito grandes.

    ResponderExcluir
  18. Benvindo ao século XIX. Me remete aos livros de Jorge Amado.

    ResponderExcluir
  19. Obrigado por tirar o meu sono. Requião no poder...Eu ainda me mudo para o Uruguai.

    ResponderExcluir
  20. rapaz, eu morei algum tempo no paraná, e acompanhei de perto esse nobre senhor, sei bem do que vc está falando, e sei bem do que ele é capaz...
    Bom vamos manter cautela e olho beeeem aberto!

    sucesso a nós todos!!

    ResponderExcluir
  21. Fabião, blz? Deixei uma missão para você lá no APOIO FRATERNO. Para de falar um pouco de política (rs) e passa lá. Abraços, Mário.

    ResponderExcluir
  22. Nem me fale em galinha!
    Lembro quando Requião tomou posse e fez discurso elogiando Hugo Chaves, Evo Morales e disse que iria punir a imprensa "de direita" e cortar verba publicitaria estatal para grandes veículos.
    Lembra quando a "Maria louca" comeu semente de mamona lá no planalto?
    Com certeza o meu voto não é dele!
    Bom fim de semana! Beijus

    ResponderExcluir
  23. Caro Fábio,

    Acredito que será um feito histórico se tivermos eleições realmente democráticas em 2010. Será um milagre se tivermos "bons" candidatos. Será impossível restabelecer a Ordem e o Progresso num país tão caótico onde "Requião" é sinônimo de honestidade e onde Serra vira a casaca para o seu sonho de Poder. Temos "coisa" melhor entre os políticos? É óbvio que sim. Mas essas exceções têm chances reais? É óbvio que não.

    O Brasil será uma nação um dia? Sim, mas não na gestão de Deus; quem sabe na próxima....

    SDS

    ResponderExcluir
  24. Sabe Fabio, no Domingo em que vc me disse qeu se fosse portugues seria do Sporting por causa do verde, foi ao Estadio Alvalade XXI (estádio do Sporting) ver o Sporting VS Naval. O Sporting ganhou 4-0 e o treinador da Naval foi despedido!!!

    Agora o Sporting está em 2.º lugar a 4 pontos do 1.º classificado, o
    Porto!
    Mas só faltam 4 jogos para o fim do campeonato.

    Amanha, Domingo, joga-se o derby de Lisboa: Benfica VS Sporting!!!

    SPOOOOOOOOOOOOOOOOOOORTING!

    ResponderExcluir
  25. Oi Fábio, bom dia.
    publiquei o seu texto lá no bloguinho hoje.
    Ficou perfeito.
    Obrigada.

    beijos

    ResponderExcluir
  26. Fábio,

    Se eu fosse você, não me preocuparia muito com a possibilidade de Requião disputar a presidência. A saúde dele não está lá essas coisas, pelo que andei sabendo...

    ResponderExcluir

Não serão publicados comentários ofensivos, fora dos limites da crítica educada.

CORITIBA: O MEDO DO FUTURO.

No erro de uma diretoria interina, que acionou a justiça comum em 1989 para não jogar uma partida marcada de má-fé pela CBF para prejudicar ...