Pular para o conteúdo principal

RASGANDO SEDA... MEUS BLOGS PREFERIDOS

Diz a regra de elegância da blogosfera que, quando convocado por uma corrente, responda-a e a faça seguir.

Pois é, fui gentilmente convocado pelo Mário do "Apoio Fraterno" e que, na vez dele, teve a gentileza de citar o meu blog, o que agradeço, é uma honra, até porque, o dele é um dos meus preferidos.

Comecei a blogar há uns 3 anos em "No Mínimo", mais especificamente na coluna Weblog do Pedro Dória, que depois foi cindida em vários blogs de política, artes e humor. Lá, conheci várias pessoas ótimas como o Henry Shinaski, o Elias e a Deise Guelfi que sumiram, além da Shirlei Horta, da Letícia, do Túlio, Malu, etc... estes, com quem até hoje mantenho contato.

Daí cansei, porque aquele blog foi invadido por uma horda de bárbaros virtuais. Passado um tempinho, depois de ler "O Mundo é Plano" de Thomas L. Friedman, resolvi entrar na internet com um site do jornal de bairro da minha familia, pois ao ler o livro, percebi que em futuro próximo todos os negócios terão uma face virtual, o que foi assunto do meu primeiro "post", ainda no zip.net.

A idéia inicial era desenvolver um blog para produzir conteúdo para o site do jornal, mas isso mudou, porque o público que eu queria atingir não tem interesse em discutir os assuntos que levanto aqui com educação e bom senso, de modo que, hoje, o site do jornal segue em paralelo, mas sem muita interação com minha página, que é visitada por pessoas de nível diferenciado, educadas, críticas e muito inteligentes, a quem agradeço as visitas e os comentários.

O interessante é que logo que comecei a blogar, encontrei por acaso a página da Shirlei Horta, que me pôs em contato com ótimos blogs que efetivamente me ensinaram os fundamentos da atividade e que merecem menção, mas não participam mais desta corrente, porque já foram citados nela várias vezes , como o Indignatus do Ricardo Rayol, a página da Saramar, o Cejunior, o Aqui Não Genésio! e o Luz de Luma. Todos têm link aí do lado, o leitor visite, são ótimos exemplos de blogs inteligentes, engajados por um país melhor.

Tenho que lembrar também de duas blogueiras que desistiram, a Suzy Tude e a Sônia SSRJ, que deixaram saudades.

Aliás, todos os links aí do lado são ótimos e há muitos outros blogs que visito regularmente, além de procurar outros a visitar por primeira vez, que sempre me surpreendem. Mas meus 5 preferidos são, guardado o fato que muitos outros já estiveram na corrente e preferi não citar:

http://mataador.blogspot.com. É o blog da Shirlei Horta, que está dando um tempo, mas onde encontro informações sobre artes plásticas, poesias e cultura de modo geral, além do ponto de vista dela, que desabafa sobre todos os assuntos.

http://www.amar-ela.com. Blog da portuguesa Daniela Mann, um olhar feminino, sensível e diferente sobre o dia-a-dia além de demonstrar o jeito português de ser.

http://blogiana.blogspot.com. Adriana, irmã do Davi do "Genésio", que adora animais e gosta de crianças como eu, além de fazer "posts" incríveis, quando escreve na qualidade de mãe ainda inexperiente.

http://primeirograu.blogspot.com. É o blog da Patrícia, Contatos Imediatos de Terceiro Grau. Trata de muitos assuntos, de música, livros, cultura, do dia-a-dia de uma brasileira que estuda nos EUA com uma característica que eu também tenho: quando não concorda com algo é simples e direta, diz por que e dá as razões, sempre de modo elegante.

http://somagui.zip.net. Blogue da Magui. Com ela eu me identifico, é direta e franca, "elvismaníaca" e informal, escreve sobre todos os assuntos.

Ainda faço menção do Malditos Patos em http://malditospatos.blogspot.com., que na verdade, não é um blog, mas um ponto de encontro de amigos, onde nem sempre o assunto é o "post", geralmente versa sobre nós mesmos, os comentaristas. Diversão pura!

Enfim, blogar é um prazer justamente pelas pessoas e idéias que encontro

Postagens mais visitadas deste blog

O DISTRITÃO NÃO SOLUCIONA, MAS É MELHOR DO QUE HÁ HOJE

Existem dois tipos de eleitores no Brasil. O consciente, que vota naquilo que o candidato representa (para o bem ou para o mal), e o conivente, aquele que troca o seu voto por alguma benesse, ignorando as falhas gritantes do candidato.
Aqui, em Rio Branco do Sul, se um indivíduo não gastar no mínimo uns 100 mil reais não tem chance alguma de se eleger vereador. Quando meu pai foi candidato, 40 anos atrás, todo dia tinha fila na porta de casa, de gente pedindo dinheiro, cachaça, carona para ir para Curitiba, traslado para levar a mãe na benzedeira, contribuição para churrasco, material de construção, etc... e isso foi bem além da campanha, uns 10 anos depois ainda tinha gaiato dizendo que votou nele, emendando isso com pedido de trocados para gastar no boteco, e isso que não foi eleito, nem tentou de novo depois.
Moral da história: as campanhas eleitorais não são caras porque os candidatos querem gastar, elas são caras porque boa parte do eleitorado é corrupto e desonesto. E num ambie…

VIRAR PESSOA JURÍDICA PODE PREJUDICAR SUA APOSENTADORIA

Nestes tempos em que se discute com 15 anos de atraso uma reforma previdenciária profunda que ataque um dos dois principais problemas fiscais brasileiros, o déficit crescente do INSS (o outro é a conta absurda de juros), não deixa de ser importante discutir o efeito de transformar o empregado em pessoa jurídica.
Para nós, contabilistas, é o melhor dos mundos. O empregado de certa empresa vira pessoa jurídica, nós recebemos os honorários de tabela e ele ainda desconta 11% (quando somos pessoas físicas) do valor que é nossa contribuição previdenciária. Mas para o ex-empregado as coisas não são assim tão simples.
Quando você aceita virar pessoa jurídica, imediatamente tem de pensar em como ficará sua aposentadoria. Um empregado que ganhe R$ 15 mil mensais, contribui para o INSS pelo máximo da tabela, ou seja, ele está pagando para, quando completar o tempo e a idade, aposentar-se com um valor de aproximadamente R$ 5 mil por mês, talvez um pouco menos dependendo de sua média de contribui…

O ADEUS AO MAIOR DOS COXAS

"...não deixem que o Coritiba caia para a segunda divisão. Faça essa diretoria montar um time forte. Ano que vem o Coritiba completa 100 anos e precisa estar disputando o título brasileiro. Montem um time forte. Pensem grande. Lá do céu vou comemorar junto com vocês... "Abro o Coxanautas e vejo a notícia triste, o falecimento do maior dos Coxas.

Evangelino da Costa Neves, o "Chinês", veio de São Paulo e se apaixonou pelo Coritiba, clube pelo qual praticamente deu sua vida com esforço e dedicação como o de quem constrói o futuro de sua própria familia.

Digo aos meus leitores e lembro aos Coxas mais jovens as grandes conquistas deste homem incomum para nós Coritibanos: Construção do estádio Couto Pereira, Campeão Brasileiro, Campeão do Torneio do Povo(*), Fita Azul na Europa e 12 vezes campeão paranaense. Mais conquistas? Eu posso listar: Dirceu, Kruger, Kosilec, Luis Freire, Eli Carlos, Aladim, Manga, Duílio, Tobi, Tostão, Rafael Camarota, Dida, Edson, etc... é prec…