20 de abr. de 2007

AS CONTAS COM O LEÃO VENCEM EM 30 DE ABRIL!

Não que eu goste de pagar imposto de renda, pelo contrário.

Porém, analisando isso sem pensar no que é feito do dinheiro, chego à conclusão de que é o imposto mais justo que se cobra neste país, apesar das inúmeras distorções que são visíveis e históricas, algumas dramaticamente aumentadas no governo do senhor Fernando Henrique Cardoso.

Quem ganha mais, paga mais. Não me parece um critério injusto.

O problema do IR brasleiro é que ele é apenas mais um dos inúmeros impostos e taxas que sustentam um Estado gigante, falido e corrupto. Ademais, é de certa forma injusto em não autorizar o abatimento de coisas básicas como remédios, armações de óculos e próteses, limitando o desconto de despesas de saúde, apenas às remunerações pagas a médicos e clínicas ou, ainda, os planos de saúde.

Ainda assim, é muito mais fácil de administrá-lo que o ICMS, o IPI ou o IR das pessoas jurídicas, e isso é um mérito em um país em que tanto se complica a vida do cidadão. Não é à toa que, como norma tributária individual, é o campeão de arrecadação, basicamente porque é o mais simples e menos discutível dos tributos em vigor no país.

Repito, o que se faz com o dinheiro é outra história...

Em tempo:

Como sou contador, essa época entre 30 de março e 30 de abril é de um trabalho desgraçado, o que explica a eventual demora em alterar os "posts" aqui. No entanto, é uma época boa. Não sei como é em outros lugares mas, aqui, é oportunidade de rever pessoas que só aparecem uma vez por ano. Ontem, por exemplo, recebi um cliente craque na gaita harmônica, uma daquelas pessoas que alegram o ambiente em que se encontram. Fui brindado com um pequeno concerto do "Kile", que tocou Luar do Sertão, Galopeira, Menino da Porteira e outras tantas músicas do nosso cancioneiro. São momentos que valem o sufoco do trabalho.

19 comentários:

  1. Se distraindo no trabalho, heim?
    Não acho justo o imposto, principalmente quando não podemos declarar coisas como citou no post. Nunca precisei de medicamentos para sustentar a vida. São tributos em cima de tributos. E os que as empresas pagam? Como deixar esse país crescer?
    Bom fim de semana! Beijus

    ResponderExcluir
  2. A impressão que tenho é que você deve estar com muitasssssssss saudades da Shirlei (hehehehehe)

    Très gros bisousssssssssssssss

    ResponderExcluir
  3. Acho impressionante como os gorvernos são iguais em se tratando de assitencia medica hospitalar.Recolhem fortunas e logicamente as fortunas recolhidas deveria realmente servir pra atender o cidadão porque cada um paga mensalmente tudo e evidente não são todos que utilizam ao mesmo tempo o que permetiria tratar todos que precisam...maaasss como este dinheiro da saude é caixa eles usam em projetos que deveriam ser pagos com o dinheiro do imposto de renda...logico é a forma de cobrir o buraco feito nos cofres pelos rombos que vão parar discaradamente nos bolsos dos politicosssssssssssss............AQUI E IGUAL! As eleições presidencias esta mas proximo que nunca e os canditos são horrendos e o so tem um cadidato que pode ser correto pra fazer os françaises tirar ferias dos socialistas..."François B".

    ResponderExcluir
  4. Júlia,

    Certa vez, alguém me disse que o regime de abatimentos do IR norte-americano é bem mais coerente e amplo, de modo que lá, paga-se IR mais pelo acréscimo de patrimônio ou pela renda que não é usada em subsistência.

    Mas não comprovei tudo até isso.

    Se algum dos comentaristas tiver informações sobre isso, seria de grande valia para comparar os sistemas.

    ResponderExcluir
  5. Ainda não declarei a minha merreca! Foi bom vc ter lembrado.
    Rsrsrsr!

    ResponderExcluir
  6. Blogildo,

    E eu, que sou contador e ainda não fiz também?

    Casa de ferreiro...

    ResponderExcluir
  7. Eis aqui um outro que não é contra os impostos. Também concordo que quem tem mais precisa pagar mais. Aliás, defendo ainda a idéia do imposto único, mas isso parece um sonho impossível. Eu só gostaria de saber o que fazem com o dinheiro do CPMF.

    Onde vai essa grana, já que nossa saúde anda de mal a pior?

    Saúde pra você, amigo.

    DB.
    http://www.circus-show.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Se as contas vencem em 30 de abril, é por isso que o Leão saiu do Corinthians, coitado!!

    ResponderExcluir
  9. Fabio,

    Aqui quando se ganha 100euros se paga 90 pro estado... Não é surprendente que as grandes empresas vão se implantar em outro pais e com isso se vai posibilidades de emprego...taxar quem ganha mais não é certo mesmoooooooooooooo...!

    ResponderExcluir
  10. Ainda não fiz a minha, como uso medicamento controlado e gasto uma fortuna com isso, acho uma sacanagem não poder colocar na declaração... hohoho

    ResponderExcluir
  11. Caracas!, terei que fazer esta m.. neste final de semana. Nada é tão horroroso. Sinto que me arrancam a pele.

    Abs

    ResponderExcluir
  12. Concordo que o IR é necessário e permite algum controle. O que me deixa irritado é ver o dinheiro arrecadado ser péssimamente aplicado, seja que for o governante de plantão!!!
    Agora CPMF, ICMS, ISS e outros deviam ser caso de polícia!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  13. Fábio, nós bem sabemos que o IR é usado como uma opção de distribuição de renda. Mas acho que o que nos deixa tão indignados é o mau uso do dinheiro que nos é arrancado na fonte sem opção.

    Este ano, pela primeira vez na vida, vou pagar IR. Recebi a mesma coisa do ano passado mas, como tenho agora duas fontes de renda, o safado do felino quer uma suculenta mordida. Se acho justo? Não acho não, principalmente sabendo que meu dinheiro vai para um governo tão corrupto.
    Abraços e bom feriado!

    ResponderExcluir
  14. Fabio,

    O meio de aliviar as tensões causada pela evaporação do dinheiro com as declarações de raiva do imposto,seria olhar algumas cenas do Crazy Horse Salonn Paris.Certeza a ideia do espetaculo mesmo minima da pra aliviar o stress causado pelos impostos...Bom as cenas é reservada somente para os adultos.

    ResponderExcluir
  15. Eu sou favorável à desobediência civil contra impostos abusivos. mas como não posso sonegar IR só posso arder de intenso ódio mortal contra o governo.

    ResponderExcluir
  16. Fabio, nao acho justo nosso imposto de renda nao. Pode ser facil de fazer, principalmente a versao simplificada. Mas justo nao eh. Em primeiro lugar, por que nao usar um percentual fixo para todo mundo? Para que tabela progressiva? Quem ganha mais JA PAGA mais porque um percentual sobre um bolo maior gera uma maior quantidade de dinheiro.

    Impostos que tributam a renda nunca sao justos. Mas nao sou tributarista, entao nao posso me alongar mais sobre o tema. Por ultimo, so queria deixar o ponto: aqui nos EUA, quando REDUZIRAM a carga tributaria - gracas aos republicanos, que tem meu voto - o Estado passou a arrecadar mais.

    ResponderExcluir
  17. Ai, meu Deus, tenho de fazer os meus esta semana! Por que você foi lembrar...

    ResponderExcluir
  18. Fabio.
    Realmente aqui nos EUA o imposto eh cobrado de uma forma mais justa.
    Nos pagamos um imposto escolar, eh cobrado uma porcentagem pelo valor da propriedade, que realmente vai para a escola local, sendo assim bairros com nivel de vida mais alto=melhores escolas.
    No ambito municipal e estadual pagamos uma procentagem sobre o salario anual liquido.
    O IRS cobrado mensalmente (27,5%) voce pode descontar despesas com saude desde que ultrapassem 6,5% do seu salario, despesas com educacao, etc.
    Tod o impsoto que voce pagar (conta telefonica, gas, eletricidade, etc.) pode e deve ser abatido no seu imposto.
    Isso eh so por cima, porque aqui o IRS e muito complexo e normalmente somente empresas especializadas fazem. Aqui se voce sonegar alem de pagar em dinheiro voce vai para a cadeia.
    Espero que nao tenha ficado muito confuso.

    ResponderExcluir
  19. Ah! A saude aqui eh terrivel. Custo altissimo, quem nao tiver plano de saude, MORRE!
    Ou doente ou na hora de pagar a conta.

    ResponderExcluir

Não serão publicados comentários ofensivos, fora dos limites da crítica educada.

CORITIBA: O MEDO DO FUTURO.

No erro de uma diretoria interina, que acionou a justiça comum em 1989 para não jogar uma partida marcada de má-fé pela CBF para prejudicar ...