16 de abr. de 2007

TERRA DE NINGUÉM

O que acontece quando as autoridades fazem vistas grossas contra o crime organizado?

Pois bem, parte da resposta está em duas manchetes de "O Globo" de hoje, uma da edição impressa, outra da edição digital:

PF INVESTIGA MAIS 40 POLICIAIS, POLÍTICOS E JUÍZES POR CORRUPÇÃO.

TÍTULO DE CAMPEÃ DA BEIJA FLOR ESTÁ SOB SUSPEITA.


O carnaval carioca sempre foi o momento máximo da hipocrisia nacional.

No "maior espetáculo da terra", bicheiros e traficantes de droga desfilam impunes, ou na passarela ou como destaques de carros alegóricos. Não raro, aparecem nos mesmos camarotes frequentados por políticos de alto coturno ou celebridades das novelas e do Big Brother, todo mundo dando um exemplo de alegria e paz transmitida para centenas de países mundo afora entre um close da bunda de uma passista ou a queda furtiva do aplique que protegia os seios ou a genitália de uma "modelo e atriz".

E assim vamos nós. Presidente da república fotografado com "modelo e atriz" sem calcinha. Ministro da Justiça flagrado em fuga do sambódromo na maior manguaça e não raro o governador e o prefeito do Rio de Janeiro dividindo os mesmos corredores de um espaço público, com as pessoas que chefiam o terror da guerra civil carioca, que mata mais gente que a do Iraque.

É a tal coisa. Não se pode negociar com criminoso. Não se pode fazer vistas grossas pro crime, não se pode dar trégua a ele. No Rio de Janeiro, de trégua em trégua, os criminosos foram se infiltrando numa classe política por si só corrupta, mas que antes apenas roubava dinheiro público e hoje, mata e trafica tanto quanto rouba recursos públicos. Daí, um belo dia, alguém resolve mexer no vespeiro e o resultado é isso que estamos vendo: Vereadores, deputados e até juízes envolvidos com bicheiros e notem bem os leitores, trocando experiências criminosas.

Os bicheiros faziam um carnaval aqui ou ali e se contentavam em desfilar e aparecer nas telas de poderosa como benfeitores "da comunidade". Aprenderam com os políticos a arte de subverter o mérito em favor próprio e agora, até desfile de escola de samba tem suspeita de corrupção e favorecimento. E os políticos e juízes? O que será que os bicheiros e traficantes ensinaram para eles?

Em tempo:
Não consegui participar da blogagem sobre a liberação das células-tronco, basicamente porque não encontrei tempo para estudar um pouco sobre o assunto e não escrever bobagens. Mas fica o meu apoio.

28 comentários:

  1. Fábio, gosto de ler seus textos porque são sempre contundentes, sem enrolação.
    Realmente, a conivência com a marginalidade é uma característica da sociedade brasileira, desde aqueles que usam drogas "socialmente" e assim, alimentam o tráfico até a mais alta corrupção que sabemos existir no meio policial e político do país, conforme se lê e se vê todos os dias na mídia.
    O que considero mais grave é que as autoridades (?) são omissas por incompetência ou medo e vêm, há muitos anos, deixando o crime se alastrar, sem fazer nada de concreto para combatê-lo.
    A juventude brasileira é a maior e mais visível vítima. Infelizmente.

    beijo

    ResponderExcluir
  2. Oi Fabio,

    Realmente estamos entregues aos bandidos. Um vizinho nosso, do mesmo condominio, foi preso nessa operação. Todo sério, com ares de bom cidadão.Os valores estão invertidos, por isso dá no que dá.


    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Caro Fábio,

    Os brizolistas que fiquem chateados, mas quem oficializou toda essa corrupção no Rio foi ele.

    Quem mora lá sabe muito bem do que falo.

    Daí para frente eles foram se acomodando e abrindo espaço. E não vão parar tão facilmente.

    SDS.

    ResponderExcluir
  4. Fábio:
    Realmente, não dá para contemporizar com o crime. O que precisamos é de Tolerância Zero. Só assim as coisas mudam.

    ResponderExcluir
  5. Tenho certeza que o quer que os bicheiros tenham ensinado os politicos aprenderam direitinho.

    Obrigado pelo apoio na blogagem.

    ResponderExcluir
  6. O CAntonio tem toda razão. Brizola chegou, não tinha amigos, contatos, nada nada. Se aliou com o mais fácil e à mão que tinha. Deu nisso, que caiu como sopa no mel com uma característica carioca, que não sei se é boa ou ruim: a capacidade de aceitar qualquer coisa com naturalidade.
    Prova inconteste disso é o destaque da notícia. Essa mega operação envolvendo coisas seriíssimas, e a única preocupação é o resultado do desfile. Inxxxxxcrusive, o Jornal Nacional, carioquíssimo que é, já deu a réplica: "não se podem comprar 20 jurados ao mesmo tempo". Eu já acho que pode, sim. Mas isso não interessa. Pouco se me dá, como para a imensa maioria da população brasileira, quem ganhou o carnaval.

    Eu queria mesmo ver no que vai dar essa operação da polícia. Provavelmente em nada. O STF já liberou visita de advogado, daqui a pouco está dando habeas corpus, etc., etc., etc. Wait.

    ResponderExcluir
  7. Letícia,

    Não precisa comprar 20 jurados, basta comprar um que distribua notas baixas estrategicamente.

    Não acompanho o carnaval carioca, porque acho aquilo muito chato. Mas sempre ouço o comentário: A Portela levantou a avenida!

    E faz mais de 20 anos que a Portela não chega nem entre os 5!

    Enfim, acontece a mesma coisa nos concursos públicos, basta a "autoridade" querer...

    E concordo com vocês, Brizola é responsável, conheci uma pessoa que se fartou naquela época e depois veio para Curitiba, aprontar das suas aqui. Pago até hoje por ter acreditado num tipo assim...

    ResponderExcluir
  8. Quem será o chefe da quadrilha? Recentemente houve várias tentativas de desmoralizar a PF e agora ela surge com esse furacão! Alguém sabia que isso ia estourar, era só esperar o carnaval passar.
    Quero ver como isso vai acabar!

    Boa semana! Beijus

    ResponderExcluir
  9. Prezado Fábio Mayer,

    estou organizando um Blog para discutir o processo de escolha de Conselheiros
    para os Tribunais de Contas no Brasil, que não é justo nem transparente.
    O endereço do Blog é: http://alexandrebossi.blogspot.com/ .

    Muito agradeço a divulgação do Blog nos espaços que você entender oportuno.

    Um abraço,

    Alexandre Bossi

    ===============================================
    Dr. Alexandre Bossi Queiroz
    Professor Titular do Centro Universitário UNA
    Consultor da Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais
    (31) 3497-7454 8882-7454
    alexandre.bossi@gmail.com
    ===============================================

    ResponderExcluir
  10. Engraçado, vários Agentes da Polícia Federal, com padrão de vida beeeeemmmm alto, pertencem a diretoria de Escola de Samba carioca, insxcrusive uma que se diz injustiçada nos 2 últimos carnavais...Bom como diz a Letícia vamos ficar aqui discutindo o Carnaval?

    ResponderExcluir
  11. Malu,

    Eu quero mesmo é saber o que esses doutos juízes faziam com esses bicheiros.

    Eu, humilde advogado, já cansei de levar carraspana de juiz empolado se achando dono da verdade e da pureza, porque ousei defender meus clientes. Quando aparecem uns "doutos" assim, se mostrando menos "deuses" que o normal, fico intrigado!

    ResponderExcluir
  12. Pois é, Fábio. Mas o ponto que me causa terror é esse: uma mega-operação, envolvendo todo tipo de crime/contravenção, e o povo preocupado com os reflexos no Carnaval.

    ResponderExcluir
  13. Letícia,

    Pior é que é verdade!

    Os botocudos só pensam em carnaval, BBB, novela e futebol...nem ligam se tem juiz andando de mãos dadas com bicheiro...

    ResponderExcluir
  14. Fabio, isso se chama crime organizado. Eh logico que ja estava infiltrado nos altos escaloes. Ou alguem achava que era o pe-de-chinelo garoto do morro traficante de cocaina?

    ResponderExcluir
  15. Uma das coisas mais lamentáveis que já vi nesta vida foi o ex-governador Moreira Franco recebendo a cúpula no jogo do bicho no Palácio Guanabara. Aquilo foi um marco, à partir dali, a coisa começou a degringolar direto.
    Também concordo que esta promiscuidade começou com o Brizola mas os governos seguintes, sem excessão, entraram nessa dança.
    E o Sr. Prefeito do Rio César Maia também, claro.
    O problema da segurança do Rio tem sido fatal para a carreira de muitos políticos (vide Garotinho, Marcelo Alencar, o próprio Moreira Franco e por aí vai...). Se a coisa atingir proporções nacionais, pode ser o túmulo do Lula também....
    Abraços.

    ResponderExcluir
  16. Tá cheio de razão Fábio. E to concordando com o Lino, porque a saída é mesmo tolerância zero e sobre todos, inclusive os políticos.

    ResponderExcluir
  17. Olá Fábio! Cheguei até aqui pelo blog de alguns amigos blogueiros em comum como a Luma e a Magui! Infelizmente, nos sentimos presos em nossas vidas abstratas e concretas e os que assim deveriam estar, não estão. A hipocrisia, a falsidade, a violência, o crime organizado e tantas coisas mais me parece se encontrarem impregnadas nos sentimentos de toda uma sociedade que não quer se envolver demais para fazer o q é justo por medo de se prejudicar.... me entriste mas mudar o mundo, sozinhos, não podemos... o q podemos é sim, lermos e nos encher de conhecimento para juntos, combatermos ou pelo menos, tentar! Um dos modos q descobri isso foi aqui, em seu blog, parabéns pelo post! Voltarei mais vezes, abraços!

    ResponderExcluir
  18. Este mundo está todo!
    Beijinhos Fábio

    ResponderExcluir
  19. Nooosa, como estamos chiques!!! Tem que passar perfume pra entrar aqui? Boticário nem pensar, né? Óóóia, eu vou me preparar melhor pra num fazer feio....

    ResponderExcluir
  20. Shirlei, Shirlei!

    Que bom que voltou!!!

    Você pode entrar "aqui em casa" sem cerimônia...

    ResponderExcluir
  21. Olá Fábio...

    Primeiramente, obrigada pela sua visita no meu blog! Adorei seu comentário.

    Me sinto refém da violência e entregue a minha própria sorte.
    Acho que já é hora da população tomar as rédeas da situação, pressionando o governo para que se tome providências reais.Chega de teatrinho.

    beijos...um bom restinho de semana pra vc!

    ResponderExcluir
  22. Fabio,

    Como você pode fazer o constato,seu novo blog esta lin-ka-do e aqui estou pra fazer o teste do bom funcionamento.Ainda bem que você passou para o blogger porque estaes dias estou sem poder acessar nem um zipnet.Tomara que o Aluizio Amorin e o Couro de jacaré possam se decidir de colocar os posts deles no blogger.Bisous querido.

    ResponderExcluir
  23. Ótimo artigo, Fábio. Ficou legal a conexão que fez da corrupção com a convivência pacífica de todos com os bandidos durante o carnaval. É isso mesmo, criminoso seja de colarinho ou traficante pé-de-chinelo tem que estar é submetido as leis.

    ResponderExcluir
  24. Diga, Fábio!!!

    Com certeza, o problema nesse país é fiscalização geral e irrestrita. Porque na verdade ela só funciona para pobre, um horror!. O que me impressiona nesta história toda não é nem toda a ação da PF, mas sim como isso vai se desdobrar na Justiça. Como todos nós sabemos, é aí que a coisa aperta.

    ResponderExcluir
  25. Cléber,

    É isso mesmo, justiça e lei deve ser para todos, não fazendo exceções.

    Dhan,

    É fácil constatar que o Brasil não é sério, vendo o teor das sentenças, as vezes proferidas pelo mesmo juiz, em casos iguais, para pobre ou rico. É estarrecedor!

    Não consigo acessar seu blog, há um bloqueio. Desculpe!

    ResponderExcluir
  26. Pois é, amigo Fábio. Infelizmente nesse país, há muito tempo que todas as intituições estão cheirando a podre. Nem mesmo a Justiça, que já foi a nossa esperança de recupera a dignidade desse país, não ficou fora de toda essa corrupção. Hoje, o Brasil virou um país onde temos que desconfiar de tudo, sob pena de estarmos nos iludindo. Olha, já nem sei mais de nada. Vergonha!

    Abraços.

    DB.

    ResponderExcluir
  27. Fabio,
    se aprofundar o assunto vai parar lá nos partidos políticos e aí, como já aconteceu aqui no passado, a coisa esfria e congela.
    É apenas a pontinha de um baita iceberg, tomara que o "aquecimento global" o derreta.
    Aqui no RS o nosso ex-secretário de Segurança Pública estava aplicando o método "tolerância zero" e deu no que deu. Pode ser que a guerra de vaidades entre ele e a governadora tenha ajudado, mas ainda acho que foi poder do crime que fez ele liberar a cadeira.

    ResponderExcluir
  28. Oi Fábio!
    Vim conhecer seu blog e gostei muito, inteligente, atual, sou amiga do Lino e do Màrio...
    Moro no estado do RJ...e meu amigo, há podridão para todos os lados! As últimas são essas da PF e do "Grande Carnaval Carioca"...Bom, tudo virou mesmo Carnaval, só não vale é acabar em "samba" né???
    Um beijo, Crissssss...

    ResponderExcluir

Não serão publicados comentários ofensivos, fora dos limites da crítica educada.

CORITIBA: O MEDO DO FUTURO.

No erro de uma diretoria interina, que acionou a justiça comum em 1989 para não jogar uma partida marcada de má-fé pela CBF para prejudicar ...