21 de mar. de 2011

BARACK OBAMA NO BRASIL... MAS ONDE FICARAM OS PROTESTOS?

O leitor pode não ter percebido, mas uma das coisas mais engraçadas acontecidas nos últimos tempos, foi a proibição que o PT fez, para que seus filiados não protestassem na visita de Barack Obama ao Brasil.

Quem diria que a "esquerda" brasileira um dia estaria preocupada em não ferir suscetibilidades norte-americanas, de tal modo que até o ritual de queimar a bandeira deles não teve grande repercussão desta vez, da mesma forma como simplesmente ignorados os protestos brancaleones de sempre, gente entorpecida por idéias retrógradas, que continua atribuindo aos EUA todas as mazelas do mundo em que vivemos, nem que para isso usem como exemplo países de vivem ditaduras sanguinárias, como Cuba, Coréia do Norte e Venezuela.

Há quem diga que isso é sinal de maturidade, mas eu penso que é sinal de que o PT é igual a todos os demais partidos brasileiros pois, uma vez no poder, não se preocupa de jeito algum com ideologia (por mais torta e injustificada que seja), quer focar seus esforços em manter-se nele, nem que para isso eleja como novo parceiro comercial, diplomático e econômico o antes destratado e demonizado grande país da América do Norte.

É a tal coisa. Os EUA tem inúmeros defeitos, o pior deles é garantir seus interesses a qualquer custo, usando a força se necessário e não dando bola para protestos internacionais. Uma vez contrariados, os EUA agem e dão as costas para o resto do mundo. Mas ao mesmo tempo, os EUA são ótimos parceiros comerciais por serem uma economia aberta sempre à procura de oportunidades, de modo que todo governo pragmático, certamente deixa de lado os dogmas ideológicos e aceita a "parceria" que no fim das contas é boa para todos, desde que siga as regras de estabilidade.

Fica a lição para a esquerda brasileira - uma vez no poder as utopias se desfazem, não se governa a partir de dogmas, isso é coisa de ditadores despreocupados com o bem estar do povo, que só é garantido com preocupação constante em movimentar a economia.

5 comentários:

  1. Estamos progredindo Fábio, mas ainda não chegamos lá. Apenas o PSTU, um partido que não consegue ter representação no Congresso Nacional, protestou contra Obama. Pena que Obama não pode fazer aquele bom discurso de ontem em praça pública. Pena. Mas um dia chegaremos lá.

    ResponderExcluir
  2. Mas o momento mais marcante da vinda da familia Obamamenguista ao Brasil foi mostrar para todo o país a verdadeira postura, a verdadeira face, o verdadeiro jeito de ser do Lulapavão que simplesmente não dá conta, nem de depois de 8 anos de escola, ser sujeito minimamente educado.
    Cadinho RoCo

    ResponderExcluir
  3. Fábio!

    Os EUA agem como todo país deve agir: pensando primeiro em si mesmo e pronto. É Normal. É assim e sempre será.

    Para mim, é inegável a capacidade de parceria com os EUA para o Brasil, mas não a vejo com bons olhos.

    Os EUA, todo mundo está careca de saber, usa enfaticamente o argumento dos "Direitos Humanos" e o de "proteger cidadãos civis" pelo mundo para invadir outros países e esconder seus REAIS interesses. O Brasil, no passado, era conhecido por ser um país gigante e bobo. Hoje, continua um país gigante, mas já não é mais visto como bobo - e só o será se assim permitir. Acho que seria normal que a maior potencia do mundo quisesse estreitar os laços com nossa nação e viesse aqui promover parcerias. Faz parte do jogo. Eles sabem do nosso potencial.

    Paralelamente à chegada (e a visita aqui) de Obama no poder, os EUA são e continuam os mesmos. Eles não querem o nosso bem, eles querem os nossos bens. Eles não querem o bem do mundo, eles olham seus interesses. Tudo é comercial (e estratégico) e visa o próprio futuro deles e de suas empresas. Nada contra.

    Quanto ao que disse sobre o PT, remeto a abordagem à discussão sobre a criação do novo partido do Kassab, o PSD. Ele disse que não deveríamos ser do contra só porque estamos do lado contrário. Todos devemos aprender com os erros, e creio, o PT aprendeu. Não há nada de errado em errar (errado seria não tentar, ou não admitir que errou ou que estave errado).

    Só o que lamento é ver que essas discussões são inúteis. Elas não ajudam o país. É chato ver que ainda há muitos colunistas no Brasil que enxergam o PT pelo o que o partido foi no passado, como se ainda quisessem mantê-lo presente. Não há partido perfeito. O mundo evolui, e as pessoas e os partidos devem evoluir tambem. Principalmente aqueles que são os cabeças e dirigentes desses partidos, pois ser oposição só por ser da oposição não faz bem ao Brasil e nem mais o menor sentido.

    Os partidos não são maiores que a nação, e nem deveriam ser - como querem alguns. O Brasil é maior. E é bom 'muitos' começarem a pensar nisso. Antes que os atrasos voltem.

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? Atualmente os protestos saíram das ruas para o mundo virtual..Isso é um fato a ser analisado ... Abraços, Fabio www.fabiotv.zip.net

    ResponderExcluir
  5. O capitalismo segue essa regra mesmo, o interesse deles está mais para as industrias e o agronegócio deles que outra coisa.

    Acho que o Brasil segue firme, saberá defender seus interesses assim como ocorre com a laranja e uma manifestação sem um pingo de sentido, faria mais mal que be.m

    ResponderExcluir

Não serão publicados comentários ofensivos, fora dos limites da crítica educada.

CORITIBA: O MEDO DO FUTURO.

No erro de uma diretoria interina, que acionou a justiça comum em 1989 para não jogar uma partida marcada de má-fé pela CBF para prejudicar ...