5 de nov. de 2010

FUTEBOL: A SEGUNDONA NÃO É O FIM DO MUNDO


O meu Coxa está no limiar de voltar para a série A do campeonato brasileiro. Dependendo de uma vitória hoje (que será sofrida, acredite o leitor, porque o Ipatinga é osso duro de roer) e um empate nos 4 jogos faltantes.

Mas desde que o Brasil aderiu ao bom senso e instituiu o campeonato de pontos corridos, todos os anos quando chegamos em novembro vemos a mesma novela criada pela imprensa, sobre a "tragédia" que aflige os clubes, especialmente os grandes. A impressão que fica é que, rebaixados, eles estão mortos e enterrados, sem futuro à vista, acabados com direito a protesto de torcidas organizadas e caça a dirigentes que os presidem ano "trágico" de sua queda.

Uma pequena parte da torcida do Coritiba causou um problema colossal ao invadir o campo de jogo após o rebaixamento do clube em 2009, que já era esperado, se bem que uma vitória naquele dia teria impedido. Mas esta sim foi a verdadeira tragédia que afligiu o clube, que a partir de então foi triturado nos tribunais recebendo a maior pena já aplicada no futebol brasileiro, jogando quase 20 jogos fora de seu estádio nos campeonatos paranaense e brasileiro, perdendo sócios e patrocinadores, encerrando ações de marketing e tendo até dificuldades em contratar atletas.
Mesmo assim, o Coxa provou sua grandeza e está disputando com grandes chances a volta à série A. Como também o Bahia, que chegou à terceira divisão, também está, comprovando a força da sua massa torcedora.

Fora isso, o rebaixamento só é desastroso para clubes sem tradição ou com problemas efetivamente sérios de gestão. Veja o leitor que clubes grandes como o Corinthians, o Vasco, o Grêmio, o Palmeiras e o Botafogo caíram e voltaram até mais fortes. Nenhum deles fechou as portas, nenhum deles acabou. E clubes tradicionais como o Coritiba, o Sport e o Bahia vão para divisões inferiores e cedo ou tarde voltam para a série A, porque têm um diferencial que a maioria dos clubes de futebol não têm: grandes torcidas, massa torcedora, gente que empurra o clube para cima se necessário for.

A segundona só é o início do fim para clubes em situação financeira crítica, mas nesses caso é apenas mais um capítulo de uma crise. E também é ruim para clubes de fachada, associações itinerantes que não levam público aos jogos e sobrevivem da negociação de jogadores por serem mantidos por interesses empresariais. Claro que não vou citar nomes desses clubes, mas basta o leitor olhar as tabelas dos campeonatos brasileiros que vai identificá-los.

As séries B,C e D são campeonatos nacionais de futebol, seus títulos são de grande importância para qualquer clube e as vezes, representam o renascimento da instituição. Na era dos pontos corridos, o brasileiro está aprendendo a importância de um futebol organizado em divisões, que permite planejamento de temporada e fortalecimento gradual dos clubes.

A série B é uma prova de força. É tão emocionante e disputada quanto a série A, vencê-la e passar por ela é um atestado de grandeza de uma instituição de futebol. Tregédia não é cair, mas pensar que o mundo acabou e jogar a toalha, abandonar a instituição quando ela mais precisa provar que é forte.

8 comentários:

  1. Disputar a série B -- para um clube grande - é mais emocionante do que a série A. Hoje se fez um critério mais justo porque 4 clubes sobem. Antes eram apenas 2. E tudo se decidia no mata mata. Ou seja, se o clube fez boa campanha em todo o torneio e perdia no mata mata, por infelicidade, teria de jogar mais um ano na série B. Jogar na série B para um clube grande significa recursos menores e jogadores menos valorizados, porque os bons ~e mais valorizados não querem jogar na série B. Para um clube se dar bem na série B tem de formar uma equipe de jogadores medianos a bons.

    ResponderExcluir
  2. Qual é o único time na primeira divisão que já esteve na experiência de quase extinção?

    É isto que pergunto para meu cunhado.

    As vezes de outra forma: que time já foi e já voltou da terceira divisão?

    Ele sabe que é gozação ao Fluminense!

    Um outro amigo diz:

    - Tenho a impressão que o Botafogo só foi campeão em 1910 e nunca mais!

    ResponderExcluir
  3. Muito bem. Concordo integralmente. Realmente fazem muito alarido quando um clube grande cai para a segundona, e não é bem assim. A estratégia de um campeonato de pontos corridos é boa, pois força os clubes a se organizarem para se destacar. Só chega lá (ganha títulos) quem dispuser de uma melhor organização. Clubes de imensa torcida tem cobranças fortes e contínuas e isto é saudável.

    Isto me fez lembrar, por exemplo, a renda desastre no jogo Portuguesa e Nautico na semana passada: havia apenas 800 pagantes, 200 eram torcedores do Náutico e 600 da Portuguesa. Renda fraca e um total abandono, para dois grandes clubes.

    E isto é o "reflexo" dessa desvalorização que fazem da série B e da falta de organização desses clubes. O Sport aqui começou mal o campeonato e está agora correndo átras do prejuizo. Estamos firmes na luta, mas cobrando.

    Abraços, e boa vitória aí pro seu Coxa!

    ResponderExcluir
  4. Neto,

    Até por razões e familia, torço muito para que o Sport suba também. Aprendi a gostar do Leão mesmo ele sendo rubro-negro.

    Maia,

    Série B é correria e doação. São jogos onde a técnica não é mais importante.

    ResponderExcluir
  5. Outro ponto importante, a torcida tem de colaborar. A torcida do Grêmio fez isso em 2005. Tem torcida que não colabora. O Goiás está sendo quase rebaixado e na quarta-feira recebeu o Grêmio e apenas 2.000 foram ao Serra Dourada. Resultado, Goiás 0x2 Grêmio.

    ResponderExcluir
  6. Maia,

    Em 2007 a torcida do Coxa empurrou o time. Em 2010, um pouco menos por conta da distãncia de Joinvile. Mas hoje, não terá menos de 25 mil Coxas no Alto da Glória.

    ResponderExcluir
  7. Concordo com vocês, a série B não é um desastre e sim uma oportunidade de reorganização, visto que o custo é mais baixo e é mais fácil se lançar promessas lá que na série A. Para disputar a A e ficar a vida toda patinando no Z4, é até aceitável cair, se estruturar, sanar os problemas e voltar com a corda toda, que é o que JÁ ACONTECEU com o Coxa pois, após a vitória de ontem, nem milagre salva...

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem? No ano passado passei por Curitiba após a confusão do estádio.. Agora nesse ano vou passar novamente pela cidade e espero que o time esteja de volta a série A. Abraços, Fabio www.fabiotv.zip.net

    ResponderExcluir

Não serão publicados comentários ofensivos, fora dos limites da crítica educada.

CORITIBA: O MEDO DO FUTURO.

No erro de uma diretoria interina, que acionou a justiça comum em 1989 para não jogar uma partida marcada de má-fé pela CBF para prejudicar ...