1 de nov. de 2010

DILMA PRESIDENTE


Vi muita gente reclamando das pesquisas, mas se considerarmos as últimas que em média davam 10 pontos de vantagem para Dilma Roussef, temos que concluir que foram confirmadas.

Acontece que todas elas têm margem de erro de no mínimo 2 pontos percentuais para mais ou para menos, sendo que a diferença em 2010 foi de 8 pontos. Portanto, essa discussão boba perdeu sentido. Enquanto pesquisas forem tratadas como informação, sua divulgação estará protegida pela Constituição. Já houve Lei tentando restringir a divulgação no mês da eleição, mas isso é impossível por inconstitucional, como também são, diga-se de passagem, controles de mídia que alguns estados pretendem instituir. Resta para os políticos alterar a regulamentação da metodologia, fora isso, elas continuarão, para raiva de quem aparece ou aparecerá atrás nelas.

Portanto, Dilma venceu independentemente das pesquisas.

E se é verdade que venceu porque teve o apoio do presidente, se bem que ninguém em sã consciência recusaria o apoio dele e seu governo com índices de sucesso econômico, também se constatou que evoluiu como candidata. A exemplo, basta comparar o desempenho no primeiro debate na BAND, insegura que estava, ao último, na Globo, quando expressou idéias e opiniões no mesmo nível do adversário.

Sem isso, a vitória não teria sido tão expressiva. Lula pode ter bancado sua candidata, mas ela também venceu por méritos próprios.

No seu primeiro discurso já como presidente, Dilma foi conciliadora e direta no sentido de realçar a defesa dos valores democráticos, especialmente a liberdade de imprensa, bem como reiterar que as bases do seu governo são as mesmas do governo Lula, centradas em políticas sociais consistentes sem descuidar do profissionalismo e da eficiência da coisa pública, chamando inclusive a oposição para o diálogo republicano, reconhecendo a força desta, até pelo número e relevância dos estados que governará a partir de 1º de janeiro.

Eu sempre escrevi aqui neste blog que não achava que Dilma Roussef fosse o monstro pintado durante a campanha eleitoral. Pelo contrário, penso que enquanto ministra, ela sempre demonstrou capacidade administrativa e mais do que isso, credito na sua competência muitas das realizações do governo Lula e parte substancial da popularidade do presidente.

Biografia e capacidade em administração pública lhes sobram. Apoio parlamentar não faltará porque sua coligação elegeu a maioria das bancadas na Câmara e no Senado e por mais que existam os fisiologistas e os infiéis, seu governo terá menos dificuldades que os dois anteriores, de Lula.

O Brasil ainda é uma democracia jovem, o que leva a um debate constante sobre a manutenção da ordem institucional, fruto do medo de experimentar novamente um regime de exceção. Isso ficou patente durante esta campanha. Mas não se deve confundir setores radicais dos partidos com os candidatos. Em todos os partidos políticos brasileiros há quem defenda a tomada do poder e o absolutismo de sua prática, mas isso é exceção, o Brasil caminha para estabilidade democratica como em nenhum momento antes de sua história, sendo implausível e até ilógico que enverede pelo caminho de países em estágios políticos bem menos avançados como a Venezuela e mesmo a Argentina.

Dilma é a primeira mulher a governar o país. Por si só isso é prova da evolução constante da nossa democracia desde que Tancredo Neves rompeu o ciclo de governos militares e abriu o processo que passou pela Constituição de 1988, pelo Plano Real, pelas eleições livres e diretas de presidente em 6 ocasiões e inclusive, pela cassação de um deles com manutenção da democracia e das instituições.

Dilma, pintada por alguns como um retrocesso democrático, em verdade é a prova da evolução constante do país como nação.

10 comentários:

  1. Fábio, tanto a Folha como o Estadão ontem já declararam com base nas pesquisas -- antes de abrir as urnas -- que Dilma venceria. Isso induz o voto do eleitor. Inquestionavelmente induz, influencia, baixa a alto estima da militância, dos apoiadores. Muita gente que votaria em Serra, por exemplo, foram para a praia, porque um voto a mais ou menos não iria influenciar no resultado.

    Mas Dilma venceu por conta da economia e da possibilidade de consumo dos brasileiros. Não houve onda vermelha ou maré ideológica. Foi a economia. E dizem os economistas que o Brasil terá bons ventos pela frente. E o discurso dela ontem -- a favor do empreendedorismo e da meritocracia no serviço publico -- foi muito bom.

    Temos de cobrar dela o que prometeu: erradicar a pobreza no Brasil.

    ResponderExcluir
  2. Só nos resta ficar na torcida pra que ela consiga,e queira ,cumprir o que prometeu.
    Abração,Fabio!

    ResponderExcluir
  3. Foi se o tempo que para não perder o voto votavam em que a pesquisa dizia estar na frente. Pode ter alguns, mas muitos que votaram no Serra, isso eu dialoguei com pessoas com mais idade e ouvi, que votariam nele pelos 600 reais do salário mínimo. Mas de nenhum ouvi que era pelo décimo Terceiro do Bolsa Família. Isso porque nem todo mundo recebe esse benefício.
    A verdade é que não aceitam a vontade da maioria, ou melhor, que a Dilma venceu porque os eleitores querem a continuidade dos programas do governo Lula, que melhorou a situação do povo. A oposição não aceita perder para um poste, como a classificava, e que nunca governou nada.
    Falou a voz do povo e eu sou povo.

    ResponderExcluir
  4. Fábio,independente da escolha de cada um ,temos que aceitar e respeitar a nova Presidente do Brasil.Agora,temos mais é que olhar para a frente e acreditar num bom governo.
    O seu post me fez refletir que nós temos que pensar que saimos de uma ditadura há pouco tempo(só há 25 anos,é muito pouco).
    E mais,Fábio:ter uma mulher estadista é muito importante para o nosso país,pois muitos países já tiveram ou tem estadistas mulheres.
    Abraços,tudo de bom,beijos.

    ResponderExcluir
  5. Cheguei até a escrever no meu espaço sobre isso: e foi bom que tenha vencido sem uma diferença tão expressiva. Prova de que, pouco ou muito, os brasileiros já tem pensado. Escolhido por conta. E é mais facil construir um país unido [e forte] com divergencias efetivas, visíveis, polarizadas.

    Boa sorte para ela, que da minha parte [e sem PTismos, heheh] o trabalho continua :)... abraços!

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem? Há diversos erros na oposição. Priemiro: O candidato do PSDB deveria ser o Aécio e não o Serra que fez apenas um governo regular em SP. Segundo: O DEM tem que lançar candidatura mais a direita. Tem que afastar do PSDB.... Abraços, Fabio www.fabiotv.zip.net ps: LULA NUNCA MAIS!

    ResponderExcluir
  7. aqui na Italia, tudo somado falaram muito bem da Dilma, principalmente como uma continuidade das politicas de Lula...

    Saluti di Roma
    Gi!

    ResponderExcluir
  8. Como eu sempre digo, cautela e caldo de galinha não fazem mal a ninguém. Vamos aguardar.

    ResponderExcluir
  9. Tunico,

    Eu dou voto de confiança para a presidente, como dei para FHC e Lula.

    ResponderExcluir
  10. Houve quem dissesse que o discurso inicial de Dilma era apenas para acalmar 'os mercados' e a oposição. Penso que não. Ela sabe que, como presidente, vai governar para todos os brasileiros, mas que suas políticas devem mesmo ser sem sobressaltos.

    ResponderExcluir

Não serão publicados comentários ofensivos, fora dos limites da crítica educada.

CORITIBA: O MEDO DO FUTURO.

No erro de uma diretoria interina, que acionou a justiça comum em 1989 para não jogar uma partida marcada de má-fé pela CBF para prejudicar ...