15 de out. de 2010

VOCÊ JÁ PENSOU EM TROCAR UMA FACULDADE PELO ENSINO TÉCNICO?

Sempre digo que no Brasil sobram administradores, contadores, economistas e advogados, mas existe uma falta dramática de pessoal para a indústria, como engenheiros, químicos, matemáticos e físicos nas áreas de projetos, ou ainda pessoal ligado à área de produção, tais como técnicos em mineração, em explosivos, em segurança do trabalho, em mecânica, eletrônica, logística e centenas de outras profissões.

Os cursos técnicos hoje em dia representam empregos valorizados, com uma formação que inicia-se com preços muito inferiores ao de faculdades meia-boca que vendem diplomas que acabam não servindo para absolutamente nada, e em prazos menores que podem dar tempo da pessoa recuperar o tempo perdido, caso não tenha vocação para aquela função.

Quando a pessoa tem vocação para certa área, pouco importa se a faculdade é boa ou ruim, gostando daquilo, é certeza que ele terá bom desempenho profissional. Mas o que acontece no Brasil, e não é de hoje, é que muitos jovens entram na faculdade apenas para receber um diploma e acabam perdendo anos de suas vidas com uma formação ruim, pela qual as vezes eles mesmos não se interessam.

No SESI ou no SENAC, é possivel fazer ótimos cursos técnicos em dezenas de áreas, cursos com duração de 6 meses a 2 anos, a um custo muito inferior ao de uma faculdade improvisada, dessas que aparecem em ampla publicidade com atores sorridentes mostrando "campis" bonitinhos mas desprovidos do que é mais essencial dentro de uma instituição de ensino superior, que é a vontade de pesquisar e desenvolver atividades. A maioria dessas "unis" movidas a publicidade, limita-se a dar a formação mínima, dentro dos currículos mínimos definidos pelo Ministério da Educação. São caça-níqueis universitários, destruindo o futuro de muita gente que poderia conseguir empregos bem remunerados e com possibilidade de desenvolvimento de uma carreira bem sucedida, a partir de funções erroneamente tidas como menores.

É triste ver a quantidade absurda de faculdades de administração e direito que existem só em Curitiba. São muitas vezes jovens que cursam algo que não acrescenta nada às suas vidas, quando existem ótimos empregos de nível técnico disponíveis, para empresas que muitas vezes investiriam até em um curso superior para um técnico qualificado que lhe atenda as necessidades.

4 comentários:

  1. Do mesmo modo que não publico aqui as acusações torpes e insanas contra Dilma Roussef, não publico também materiais com o mesmo conteúdo contra José Serra.

    Se textos levianos circulam pela internet, que se verifiquem os ID(s) e chamem-se as autoridades a atuar, quem cometeu os crimes, que pague por eles.

    Mas se eu publicar aqui as acusações levianas contra os candidatos e as defesas igualmente levianas praticadas mutuamente, também estarei incorrendo em crime.

    ResponderExcluir
  2. Concordo. Sempre achei que mais escolas técnicas seria ideal (e bem mais rápida) para formar pessoas qualificadas.

    Aqui em PE há uma gama de empregos que não são preenchidos justamente por faltar pessoas qualificadas para as funções. Os cursos técnicos seriam utéis nestes exemplos.

    Interessante notar como a maior parte das faculdades no país viraram apenas 'sugadoras de dinheiro' das famílias, enquanto adolescentes indecisos estudam algo em que eles não terão prazer em exercer no futuro, pois vivem pensando só no retorno financeiro presente.

    Se formam e se frustam. E não pela profissão em si, mas pelo mercado que muda constantemente, e oferece novas coisas.

    ResponderExcluir
  3. Você sabe que quando se trata de política, geralmente não compactuamos das mesmas idéias. Mas continuo admirando sua inteligência, capacidade de expor sua opinião, e sobretudo a elegância com que o faz. Você precisa me mandar um dos seus textos (de pref erênciade cunho não político, he, he) para eu publicar no meu blog. Abraço!!

    ResponderExcluir
  4. Meu caro Fábio, tenho um curriculu em administração que não é pra qualquer um apesar de não ter tido a oportunidade de concluir um curso superior. Já passei por todas as áreas de uma empresa, desde a contábil até a controladoria. O que vejo, nos alunos que se formam em Administração hoje em dia é o total despreparo de causa. Pela gama de tópicos que rodam a profissão, sua constante e quase que diária atualização, o que interessa mesmo é o canudo. Veja, na nossa empresa uma aluna pediu pra fazer seu TCC. Mostramos todas as áreas disponíveis e até indiquei uma pelo seu grau de dificuldades. Sabe o que ela escolheu? Fazer o trabalho baseado no arquivo da empresa, importante, claro, mas o sistema já está pronto e informatizado e a informação está a um click do mouse. Ela que me desculpe, mas entrou na profissão errada.

    ResponderExcluir

Não serão publicados comentários ofensivos, fora dos limites da crítica educada.

CORITIBA: O MEDO DO FUTURO.

No erro de uma diretoria interina, que acionou a justiça comum em 1989 para não jogar uma partida marcada de má-fé pela CBF para prejudicar ...