18 de out. de 2010

TÁ DIFÍCIL ESCOLHER

Embora não ache que Dilma e Serra sejam os monstros pintados pelas campanhas adversárias, sinceramente não gosto deles. De repente, o país está evocando Deus para que se escolha entre dois candidatos que eu entendo intelectualmente preparados para o cargo de presidente, mas, sejamos sinceros, ruins de doer!

Serra impôs sua candidatura ao partido e Dilma foi imposta por Lula ao PT. Se o currículo político-administrativo de Serra é muito melhor que o de Dilma, esta tem a vantagem de nunca ter renunciado a um mandato para concorrer a outro. Ambos têm ligações diretas ou indiretas com pessoas acusadas de corrupção que estavam sob suas ordens e supervisão.

Fernando Henrique Cardoso foi eleito duas vezes prometendo ajustes fiscais e recuperação econômica. Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito duas vezes prometendo políticas sociais e combate a pobreza. Mal ou bem, ambos tinham estampada desde sua campanha as linhas gerais dos seus governos, o que não é possivel aferir hoje, quando tanto Serra quanto Dilma fogem de todos os assuntos que lhes possam causar o mínimo desconforto eleitoral. Durante a campanha agiram no melhor estilo "bagre ensaboado", fugindo de questões sensíveis como as reformas previdenciária e fiscal sem as quais o país não vai sustentar crescimento econômico por longo prazo. Mesmo na questão do aborto, que é relevante mas muito menos importante, mantiveram uma discussão estéril. São candidaturas vazias de uma direção, porque dizer que vai continuar o trabalho do antecessor ou que é possivel avançar mais que nos últimos 16 anos apenas comprova o fato já posto, de que seus planos de governo são inexequíveis.

Chegamos ao final do processo eleitoral de 2010 sem saber qual será a cara da presidência do Brasil nos próximos 4 anos, estamos assistindo uma absoluta falta de idéias próprias, de dois candidatos pautados pelos marqueteiros, não por suas convicções pessoais. Estamos numa loteria eleitoral.

12 comentários:

  1. Essa história de que Serra renunciou a mandatos não cola. Ele renunciou a prefeitura para assumir o governo do estado e bem que fez. Fogaça tentou fazer o mesmo aqui no Rs e se ferrou. Também não sou muito fã de Serra, mas não vejo, no Brasil de hoje, pessoa mais competente do que ele. Serra, se eleito, vai ter apenas um grande problema: a oposição do PT. Os caras são profissionais em fazer oposição.

    ResponderExcluir
  2. Carlos,

    Nem quero que cole. Mas mantenho neste blog uma opinião de que político tem que ir até o ultimo dia de mandato, já postei sobre isso, criticando Roberto Requião e Beto Richa.

    ResponderExcluir
  3. Só falta agora o tema da campanha de ambos seguirem a linha do assistencialismo. Enquanto isso, reformas que darão um salto de crescimento ao país, nadinha. Outra coisa é esse absurdo das privatizações. Aliás, o que há de errado nisso? O que era a Vale, a Telebrás, etc... e o que são hoje privatizadas? è um discurso que só convence os analfabetos políticos.

    ResponderExcluir
  4. Ronald,

    Sobre privatização o raciocínio é simples:

    Antes dela o povão tinha celular?

    Antes dela o povão tinha internet?

    Antes dela o povão tinha telefone fixo?

    É a tal coisa, falam pelos cotovelos mas esquecem que quando o sistema era TELEBRÀS, uma linha telefônoca custava o equivalente a 20 mil reais de hoje e celular era "coisa de rico"...

    ResponderExcluir
  5. Sou daqueles que acha que se um candidato faz tudo, tudinho, do jeito que seus marketeiros querem ele não tem personalidade, pois se apresentam como uma peça enlatada. Apresenta-se como alguem que aparenta que vai nos dar o que precisamos, mas que sabemos que não é assim - porque querem apenas nos convencer.

    Portanto, acho que nesses quesitos Serra e Dilma são iguais. E não tem essa de que Serra é o "melhor e mais preparado" do que a Dilma não!

    O Brasil já mostrou que é melhor ter na presidência alguem que não tenha "vícios políticos" nem "ambições políticas" para governar do que ter alguem com essas coisas na cabeça. Não é bom. E, partindo desse cenário, prefiro ficar com a Dilma.

    Primeira vez aqui e avisando: gostei do Blog!

    ResponderExcluir
  6. Fábio,

    Discordo de não sabermos qual será a cara da presidência se Dilma for eleita. Será a mesma de hoje. Isto está sendo batido incansávelmente pelo PT. A candidatura de Dilma é a continuação dos projetos que estão em andamento.

    Já de Serra, não posso dizer o mesmo, já que o que temos até agora são promessas pontuais (10% para aposentados, salário mínimo de R$ 600,00). Tenho dito desde sempre que, para eu votar em Serra, ele tem de mostrar um programa mais evoluído do que o do PT. Nem ele, nem sua campanha fizeram isto hoje, e, na maioria do tempo, recorreram ao denuncismo baixo para contrapor a candidatura da situação.

    O problema da renúncia de Serra é o documento que ele assinou dizendo que não sairia da prefeitura. Enganou muitos eleitores com isso e, convenhamos, é pura desonestidade. Não sou contra renunciar um cargo para concorrer a outro superior, mas se empenhas a tua palavra em não renunciar, mantenha esse empenho. Serra mentiu, pura e simplesmente. Só não vê quem não quer.

    Quanto a privatização da telefonia, há três aspectos: primeiro, inegavelmente a iniciativa privada é mais ágil na expansão de investimentos. Segundo, houve uma explosão tecnológica quando se privatizou a telefonia. As linhas digitais, que hoje temos, tanto fixas quanto móveis, são muito mais baratas do que as antigas, analógicas. Isso impulsionou muito o lucro das empresas. Terceiro, houve um realinhamento de tarifas que chegou a um aumento de 3000% em alguns casos. Isto tem de ser levado em consideração.

    E não, não sou contra a privatização. Mas ela foi só um pedacinho da coisa toda.

    ResponderExcluir
  7. Fábio

    Minha experiência em eleições me diz que é melhor acreditar em "bruxas" do que em "santos".

    "Santos"... podem depois virar demônios.

    Já "Bruxas"... não têm jeito. Serão sempre "bruxas".

    Capiste? :-)

    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Roberto,

    Acho que Dilma é competente, sim, já escrevi isto aqui no blog, não é possivel que uma ministra com tantos poderes não tenha acumulado experiência.

    Guimas,

    Fui e sou favorável às privatizações, porque o poder público pode até ser capaz de montar estruturas tecnológicas, mas não é capaz de geri-las.

    E discordo. Dilma, apesar de não parecer, tem idéas próprias, tem um jeito próprio de tratar dos assuntos. O governo dela não será mera continuação do de Lula, engana-se quem acha que eleita, ela continuará sendo a ministra do presidente popular.

    Neto,

    Tirada genial, embora eu não concorde completamente com ela!

    ResponderExcluir
  9. mais 4 anos de PT, o Brasil merece isso? Agora uma coisa ninguem pode negar: essa classe media brasileira so é contra o governo do LULA porque ele investe em políticas sociais. O brasileiro classe media, ricos querem e manter os pobres como sao. ou seja, miseráveis para eles continuarem tendo a empregadinha de 100 reais.

    ResponderExcluir
  10. Cilene,

    Nisso você tem razão. A regra entre ricos e médios no Brasil (incluindo aqueles que entraram para a classe média) é esta mesmo, de explorar os mais pobres.

    ResponderExcluir
  11. A respeito do que disse o leitor guimas ali acima: sobre Serra prometer 10% para os aposentados veja o que disse Lula em entrevista recente:
    Quando eu queria dar 2% de aumento para os aposentados neu estava quebrando a Previdência. Hoje, eu vejo na TV alguém dizer: 'eu vou dar tantos por cento e sei como faz e tem dinheiro', e ninguém fala nada, como se valasse a mentira sobre a verdade". Quando eu disse isso em eleição fui tachado de irresponsável pela imprensa"

    Veja as voltas que o mundo dá né meu amigo! Onde estará a verdade?

    ResponderExcluir
  12. Anônimo,
    André,
    PSDB

    Seus comentários foram marcados como spam, porque contém ofensas pessoais contra o candidato Serra e contra a candidata Dilma.

    ResponderExcluir

Não serão publicados comentários ofensivos, fora dos limites da crítica educada.

CORITIBA: O MEDO DO FUTURO.

No erro de uma diretoria interina, que acionou a justiça comum em 1989 para não jogar uma partida marcada de má-fé pela CBF para prejudicar ...