14 de set. de 2010

PORQUE SÓ A SAÚDE?

Quando vejo candidatos a presidente, governador, senador e deputado falando incessantemente em saúde, tenho a nítida impressão que eles pensam que a educação brasileira é a melhor do mundo, que não temos problemas com segurança pública, que a infraestrutura do país está em ordem para sustentar o crescimento econômico.

O engraçado é que desde que me conheço por gente prioriza-se a discussão sobre a saúde nas campanhas eleitorais, e nem assim dá-se solução para o problema. Hoje, o atendimento de saúde é tão ruim quanto era há 10 anos atrás.

Os candidatos discorrem quase de modo paranóico sobre exames médicos, postos de saúde, unidades de atendimento, saúde da gestante e exames pré-natais. Mas de concreto temos a realidade de sempre no SUS: os médicos ganham migalhas, os exames demoram uma infinidade de tempo (tive um amigo que morreu, porque o SUS levou 8 meses para possibilitar a ele um exame prosaico), os hospitais estão lotados e o atendimento é de regra péssimo, por mais que existam as exceções.

De concreto eu penso o seguinte: boa parte das verbas de saúde é administrada pelos municípios, sendo que a maior parte deles é apenas uma estrutura feita para beneficiar oligarquias locais que roubam os recursos na cara dura sem que ninguém faça absolutamente nada para coibi-las. A saúde, aliás, nada no Brasil vai ter solução se não se fecharem ralos de dinheiro público como os municípios, onde prefeito e no mínimo 9 vereadores ladrões manipulam verbas em favor próprio com a chancela da Constituição e com a omissão dos poderes federais e estaduais, do Ministério Público e principalmente da Justiça.

Eu proporia, para tratar dos problemas da saúde, um pente fino com auditoria permanente nas contas municipais, com procedimentos judiciais específicos para serem mais céleres na recuperação do dinheiro roubado e punição dos envolvidos.

Tenho certeza que seria muito mais eficaz em termos de conseguir recursos e melhorar o atendimento do que todas essas propostas idiotas que temos visto nas campanhas eleitorais, e que são reflexo da indigência intelectual que atinge boa parte do eleitorado, que aceita ser roubado por políticos, mas não reclama de verdade quando passa um tempão na fila do posto de saúde.

4 comentários:

  1. Sobre a saúde,penso que deveria ter a manutenção,reforma do que já temos ,pois há construções da área de saúde que precisam de novos aparelhos para agilizar o apoio ao diagnóstico e construir só em locais carentes de um centro de saúde.
    Agora em campanhas fala-se mais em saúde,mas nada se resolve,pois quantas notícias lemos sobre pessoas que morreram por falta de socorroe de um exame?Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Ai eu não sei como é. Mas, aqui, uma colega que trabalha na administração me disse:

    - O problema aqui é que, nós, administratores, as enfermeiras (técnicas ou superior), médicos, e demais funcionários somos dirigidos não por pessoas ligadas a saúde, mas, por pessoas ligadas a partidos politicos.

    Ela continuou a reclamação sobre os métodos e modos de administrar o hospital regional de Irecê. Que é a esposa de fulano de tal, que é cunhada do deputado tal,... tudo lotado.

    O responsável pelo TFD me cobrou 1500,00 para agilizar os exames na capital, e sairia em 3 dias. Caso contrário, deveria esperar 9 meses para cada um dos 5 solicitados...

    Eu não tenho pena de quem morre na fila. Eu dou meus pulos. Não me curvo a tal sistema. MP e peguei dinheiro com amigos.

    Por tal situação FB, estou disponibilizando 4 enquetes no blog. Quero compara a satisfação dos leitores com: saúde, educação, segurança, infraestrutura, com a satisfação com o Governo federal, estadual e municipal

    Há uma discrepância na situação. A maioria diz que tudo tá ruim, mas, os governantes, todos, são bem avaliados... o que será este fenomeno?

    ResponderExcluir
  3. É engraçado mesmo.

    Não conheço uma única pessoa que, atendida pela saúde publica, se diga satisfeita. Mesmo assim, isso não afeta a popularidade nem de prefeito, nem de governador, nem de presidente.

    ResponderExcluir
  4. OLá, tudo bem? Esse tema da saúde tomou conta, aqui em São Paulo, por causa do Serra (ele se considera o melhor ministro da Saúde que o Brasil já teve e blá blá blá). Minha prioridade número 1 é SEGURANÇA! Abraços, Fabio www.fabiotv.zip.net ps: disputa apertada ai no Paraná hein.. Estou de olho.

    ResponderExcluir

Não serão publicados comentários ofensivos, fora dos limites da crítica educada.

CORITIBA: O MEDO DO FUTURO.

No erro de uma diretoria interina, que acionou a justiça comum em 1989 para não jogar uma partida marcada de má-fé pela CBF para prejudicar ...