13 de set. de 2010

O QUE É GRAVE NO GOVERNO LULA?

A coisa mais grave que afeta o governo Lula não é a corrupção, porque esta é afeita a todos os governos, em todas as esferas de poder do país e em todos os poderes.

Duvido que exista um único órgão público livre de problemas em todo o país, de modo que essas denúncias contra a braço-direito da ex-ministra Dilma Roussef são apenas mais denúncias, que eventualmente vão gerar alguma punição que vai demorar uma eternidade para ocorrer, fruto da leniência da Justiça e do excesso de formalidades processuais. São coisas graves, mas não diferentes das que se vêem sempre no país, desde tempos imemoriais.

Sem contar que, no Brasil, denúncia de corrupção ou mesmo condenação por corrupção nunca chega no ponto nevrálgico e mais importante: a devolução do dinheiro roubado!

Fora isso, a campanha eleitoral finalmente se iniciou, até sábado passado parecia campanha de sinhazinha de colégio em festa junina!

Mas voltando ao assunto, o mais grave no governo Lula, por mais incrível que pareça não é a corrupção em si mas o fato de que este governo nunca admite os casos dos faltosos que nomeou. Passa-lhes as mãos na cabeça, não aceita que "companheiros" de PT tenham se envolvido em casos tão graves ou piores dos os que se envolviam os "tucanos" e "demos" nos seus tempos áureos. Pior que isso, trata denúncias de corrupção apenas como intriga da oposição, como o presidente fez, desastradamente, na semana passada em horário eleitoral.

A cada caso, o governo Lula leva uma eternidade para afastar indivíduos acusados de corrupção, sendo que os petistas de carteirinha quase sempre continuam com funções partidárias relevantes. E o presidente chancela os faltosos na exata medida em que esquece de sua função de administrador público para assumir apenas a de garoto propaganda do partido.

É a pior face do governo Lula, que ao mesmo tempo (e de modo até surpreendente neste caso) tem um inegável mérito em relação ao combate à corrupção: ele fortaleceu a Polícia Federal que por sua vez, levantou um número relevante de casos.

16 comentários:

  1. Nossos inimigos (oposição e setores da imprensa) fazem de tudo para nos afastar da vitória no primeiro turno.

    Se puderem, ligam até casos do passado de Getúlio à Dilma. Mas esses casos de corrupção só estão sendo descobertos hoje porque a PF está mais ativa, mais atuante. Coisa que em governo nenhum antes desse isso ocorria.

    Não significa uma melhor mudança?

    ResponderExcluir
  2. O comentário acima é tipicamente ressentido. Ele fala de nossos inimigos. Isso é babaquice e besteira. O que a Veja fez é apenas mostrar ao povo brasileiro que o governo do PT é que nem os outros governos. Ele corrompe, tem tráfico de influências e muita gente está levando o seu percentual. A diferença é que o PT prometeu ao Brasil um pais decente. Onde ele está?

    ResponderExcluir
  3. Fábio,

    Escrevi no blog do Maia, e repito aqui: a prática de proteger aliados e não admitir denúncias é corrente em qualquer governo. Lembra do "engavetador-geral" do governo FHC?

    O problema é a fonte da denúncia: a Veja não tem credibilidade fora do círculo anti-petista. Já fez várias denúncias que se mostraram falsas, mentirosas. Esta parece ser mais uma. Os blogs aliados ao PT já desmontaram a matéria da Veja com detalhes. Aliás, me parece que esta denúncia é ainda mais fraca que as anteriores, tamanha é a fragilidade das "provas" que a Veja apresentou.

    "É a pior face do governo Lula, que ao mesmo tempo (e de modo até surpreendente neste caso) tem um inegável mérito em relação ao combate à corrupção: ele fortaleceu a Polícia Federal que por sua vez, levantou um número relevante de casos."

    Esta contradição é inexistente, na minha opinião: uma PF fortalecida vai contra a afirmação de que o governo "varre para baixo do tapete" as denúncias. E volto a reforçar: a oposição insiste em trocar a PF pela "investigação" da Veja.

    Vou adiante: o denuncismo da oposição esvazia a investigação séria. Quem é anti-petista já julgou e condenou todo o PT há tempos. Qualquer coisa que seja publicada contra o governo é aceita sem crítica. E isso é um radicalismo dos piores, uma prática completamente anti-democrática.

    ResponderExcluir
  4. Fábio

    Apesar da intenção nítida da revista VEJA, do jornal Folha SP, do Estadão e, realmente, de certos setores da imprensa que estão querendo derrubar a campanha de Dilma e favorecer o governador de Sampa, José Serra, (eles alegam 'reportagem investigativa' em fatos que ocorreram há quase um ano atras e vieram só publicar agora, a 20 dias da eleição, quando o seu candidato está em queda livre) eu tomei minha decisão. Vou votar em Dilma para o Brasil seguir mudando.

    Algo que me diz que Dilma, que alem de sofrer o preconceito da "minoria privilegiada$$$" deste país que ao lado da imprensa sempre se acharam os 'donos do poder', ela não será um pau mandado e tomará decisões diferentes da de Lula em alguns casos. E não creio que aceitará ter um mandato tampão. Ela tem potencial para muito mais. Esperaremos então, quando ela 'engatar a marcha' no governo.

    Por diversos casos (e fatores) vividos aqui, por finalmente ver as coisas acontecendo em minha cidade e em meu estado, por meus negócios, minhas propostas e meus interesses em particular vou votar em Dilma.

    Lamentável apenas que a Editora Abril, em busca unicamente de seus interesses, pois tem (e teve) negócios com o ex-governador de São Paulo José Serra, queira agora devolver-lhe os favores prestados entrando nesse jogo de "covardia e manipulações" do processo eleitoral, acabando com a credibilidade da VEJA.

    Aliás, não lamento. Há muito quer essa revista perdeu mesmo a isenção jornalística e deixou de ser apartidária...

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Maia,

    O PT Blog é um cara legal e educado, pelo menos no que concerne à minha pessoa. Também acho que ele exagera ao falar de "nossos inimigos", mas não vejo nisso maiores problemas, da mesma forma que respeito o seu modo de pensar.

    Guimas,

    Eu aludi ao fato de que o governo Lula tem sempre como primeira atitude blindar os petistas e passar-lhes as mãos nas cabeças, o governo demora para movê-los de seus cargos quando pegos em atos não aceitáveis, isso é fato. Agora, concordo com vc, como o texto deixa claro: corruptividade não é exclusividade de petistas.

    Neto,

    As pessoas tem que votar em quem acham que atendem seus anseios, razão pela qual é muito, mas muito difícil tirar do poder um governo de sucesso econômico e social. Quanto aos órgãos de imprensa eu penso que no Brasil temos a mania de não aceitarmos a crítica nunca. Veja é uma publicação, o Estadão é uma publicação´, a Folha, idem... são órgãos de mídia que independem de concessão pública e por esta razão, não são obrigadas a um princípio de isonomia no tratamento de políticos. Existe uma revista ligada ao PT, Caros Amigos, ela é o inverso de Veja, ou seja, o mau jornalisno está dos dois lados...

    ResponderExcluir
  6. Fábio,

    O que o governo Lula faz é o que todos fazem: FHC também blindou os seus, e, como falei, até tivemos o "engavetador-geral", que ignorava as denúncias que surgiam contra membros do governo. Eliseu Padilha, que é gaúcho e foi ministro dos Transportes de FHC, esteve e está envolvido em um sem número de denúncias, mas FHC nunca fez nada para afastá-lo do governo.

    O que digo é que esta onda de denuncismo (a cada semana a Veja divulga algum novo "escândalo") só pode provocar este tipo de reação do governo: se dependesse da opinião da Folha e da Veja, o governo Lula não funcionaria por um dia.

    Volto a dizer: o problema está na fonte da denúncia: ao se tratar qualquer indício de irregularidade como escândalo, ao não se permitir a defesa ampla (e a Veja sempre se coloca como dona da verdade, sem permitir o contraditório), ao se julgar e condenar previamente, com base no que uma revista denuncia, estamos tratando superficialmente um problema sério.

    Some-se a isso o fato de que a Veja já fez um bom número de denúncias falsas e mentirosas... Qual a credibilidade que eles têm ainda?

    ResponderExcluir
  7. Acho muito engraçado que o argumento daqueles que acreditam em tabloides como a Veja seja sempre acusar o PT e outros partidos de esquerda de atuarem como quadrilha.

    Infelizmente bandidos e corruptos há em todos os partidos, em especial nos de direita, mas os direitistas simplesmente fingem que estes não existam, e classificam todo um partido em função de alguns bandidos – que aliás, reitero, existem em abundância nos partidos de direita.

    A verdadeira diferença entre direita e esquerda é que os partidos esquerdistas, como PT, PDT, PSTU, PCdoB…, têm como ideologia política a priorização das necessidades da sociedade enquanto partidos de direita, como PSDB, DEM, PP…, priorizam ideologicamente a saúde das grandes empresas, das classes mais abastadas e a rendição cultural a países mais ricos, mesmo prejudicando a sociedade ou grande parcela sua.

    Daí é perfeitamente compreensível – mas não aceitável – que grandes empresas, como Veja, Globo, Folha, defendam seus rabos.

    Certa vez assisti na TV Senado a uma entrevista com um parlamentar português, não lembro o nome, e ele disse que a diferença entre o eleitorado brasileiro e o português é que o português SABE que a direita defende interesses que muitas vezes prejudicam a sociedade, pois os partidos direitistas de lá não mentem quanto a isso. Já aqui a direita não tem o menor caráter e quer ganhar votos mentindo para pessoas que se permitem enganar.

    ResponderExcluir
  8. Fabio não entendi uma coisa: o Lula disse que tem que extirpar o DEM da política. Eles não são aliados, esse é o que o PFL ou PMDB? Me mudei para Noruega antes do Lula assumir seu primeiro governo e não votei nele, e não gosto como o PT faz as coisas; eles parecem intocáveis, acima do bem e do mal, e pelos podres que saem todos os dias da imprensa, a coisa não é bem assim.

    ResponderExcluir
  9. Cilene,

    O DEM é o antigo PFL, é oposição ao governo Lula.

    E Lula falou isso, porque o DEM faz exatamente o mesmo tipo de oposição que o PT fazia quando não era governo.

    ResponderExcluir
  10. Olá Fábio!
    Sua resposta foi boa, mas permita-me fazer uma referência à leitora Cilene sobre a mensagem de Lula.

    "Cilene!... O que o Lula falou é extirpar democraticamente, nas urnas, o partido DEM. Embora haja uma conotação 'demônios', o que de certa forma não tira o mérito da mesangem. à época do mesalão, Lula foi vítima da amis urdida trama do DEM para formalizar o seu impeachment. Alguns chegaram a dizer que odiavam os petistas do fundo da alma (essa gente pobre e horrível no poder), mas deram com burros n'água. Lula se manteve no poder e tornou o Brasil um país forte que é hoje. Um país com mais futuro social.

    ...digo-lhe isso porque entendo o quanto pessoas que já viveram (e vive) fora do país como você não conhece bem o que se passa aqui dentro. Só pela mídia mentirosa"

    Obrigado pelo comentário Fábio. Há divergencias entre nós, mas é apenas de ideias. Na verdade, há um respeito. Bom seria se todos os blogueiros fossem assim como você.

    E quanto ao que falei sobre o DEM há vídeos no YouTube que podem comprovar minha fala.

    ResponderExcluir
  11. Malando é malandro
    Mané é Mané

    ResponderExcluir
  12. O velho Bornhausen viúvo da ditadura presidente emérito do DEM, que surgiu do PFL que antes era Arena, tempos atrás disse: "vamos nos livrar dessa raça (PT) por pelo menos 30 anos" e não conseguiu. Ninguém esqueceu isso e o Lula falou no mesmo tom só que com outras palavras.

    ResponderExcluir
  13. BNE,

    O DEM faz o mesmo tipo de oposição que o PT fazia quando estava do outro lado do balcão.

    E os Bornhausen, apesar de influentes no partido, não são o partido, de modo que o presidente Lula errou, e feio, ao agir daquele modo.

    É a tal coisa, na posição dele (do presidente) ele não preciusava descer tão baixo...

    ResponderExcluir
  14. Acesse o link e veja aí qual é o MEDO da velha mídia:

    http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/liberdade-de-imprensa-e-governo-uma-relacao-delicada

    ResponderExcluir
  15. Veja só, Fábio!

    Resolveram desenterrar a história do caseiro em plena eleição (para derrubar Palocci) e ferir o eventual governo da Dilma

    Ah! essa mídia... brinca não! É muita 'manobra' viu!... E ainda tem coitado acreditando que isso 'não tem nada a ver'

    ResponderExcluir
  16. PT,

    Entenda uma coisa que o PT sabia, mas agora esqueceu: em campanha vale tudo, menos perder, de modo que, se o PT estivesse no lugar do PSDB faria igual ou pior, até porque ambos são farinha do mesmo saco!

    ResponderExcluir

Não serão publicados comentários ofensivos, fora dos limites da crítica educada.

CORITIBA: O MEDO DO FUTURO.

No erro de uma diretoria interina, que acionou a justiça comum em 1989 para não jogar uma partida marcada de má-fé pela CBF para prejudicar ...