16 de jun. de 2010

HAVERÁ ESTÁDIOS PRIVADOS EM 2014?

O Comitê Organizador da Copa 2014 (leia-se: CBF) excluiu hoje o Morumbi, estádio do São Paulo FC, da lista dos que sediarão o evento, porque clube não apresentou garantias finaceiras.

Eu alertava aqui no blog há algum tempo que não haveria investidores para estádios privados fora do eixo Rio-SP.

Errei! Simplesmente não haverá investidores para estádios privados porque é muito mais fácil aderir à tese da moleza: para quê investir na construção de estádios se basta esperar que os governos dos otários brasileiros os façam, e depois da Copa patrociná-los a custo infinitamente menor sem a necessidade de recuperar o investimento imobilizado?

O Engenhão está aí de exemplo: orçado em 50 milhões, custou 300 e nem será usado na Copa. Se interessar para alguém, basta oferecer a quantia mensal da manutenção, que é em torno de R$ 250 mil, para garantir o "naming rights" e explorar o elefante branco, o que o Botafogo não consegue!

O Bob Fernandes, no Terra, leia AQUI, faz comentários interessantes sobre a precariedade dos estádios sul-africanos.

Ora, se na África do Sul os estádios podem ser precários, porque o Morumbi, que é um ótimo estádio, não pode sediar Copa? Se na África do Sul tem estádio com fosso (teoricamente proibido pela FIFA), porque o estádio em Curitiba precisa acabar com o seu e empreender dezenas de modificações suntuosas?

Tudo caminha para a construção e reforma bilionária de estádios públicos que depois da Copa voltarão a cair aos pedaços como a Fonte Nova e o Pituaçú em Salvador, o Machadão em Natal e mesmo o Maracanã e o Engenhão no Rio.

Fala-se num Piritubão em São Paulo, ao custo de 1 bilhão de reais, para sediar jogos do Corinthians que, por sua vez, já está usando o Pacaembú com ótimos resultados para o clube. Especula-se de um estádio público em Curitiba para atender Coritiba e Paraná Clube, dois clubes que jamais precisaram de ajuda governamental para nada e cujas torcidas certamente preferem mais polícia na rua, que um elefante branco a afastá-los dos confortáveis Couto Pereira e Durival de Britto.

Porto Alegre só se livrou da jaca porque muito antes dessa hstória sórdida de Copa do Mundo, o Gremio conseguiu um investidor para fazer um estádio independente dela! Se não, os gaúchos estariam tratando de uma arena estadual ou municipal também.

Não sou engenheiro mas afirmo: o Morumbi pode muito bem sediar a Copa com uma reforma de 200 milhões. Assim como o estádio de Curitiba também, com uma reforma de 30 milhões. Assim como é desperdício construir estádios novos suntuosos em Cuiabá, Natal e Manaus, cidades onde nem há grandes clubes de futebol. Assim como é desperdício fazer mais uma reforma caríssima no Maracanã, que passou por intervenções para o Mundial FIFA de clubes em 2000 e para o Pan-Americano, ambas estourando orçamento, o mesmo que já passou dos 700 milhões e não pára de crescer, mesmo sem que um tijolo seja aplicado no lugar.

Alguém está vendendo a idéia de que a FIFA quer que a Copa no Brasil seja igual à da Alemanha. Estamos assistindo os governos de um país que não consegue fazer funcionar um prosaico telefone 190 para a segurança pública, se disporem a torrar bilhões em estádios que, de regra, depois do evento não servirão para nada!

E o pior...estão usando a Copa na África para aliviar o impacto no noticiário.

12 comentários:

  1. É isso ai Fabio, È melhor o São Paulo investir na sua equipe de base que atender os anseios do Sr Ricardo Teixeira que, com certeza, já está ouvindo o tilintar dos 10% em sua conta...

    Copa de 2014, na Alemanha, Inglaterra ou em Gana mas, aqui não dá, temos milhares de outras necessidades.

    ResponderExcluir
  2. Por isto, já disse, e reafirmo aqui nos comentários do Fábio Mayer:

    - o descalabro está ai, e vai aumentar.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com tudo, Fábio.
    Dá sim para fazer reformas razoáveis por menos dinheiro. O Brasil tem de investir em infra estrutura nas médias cidades como Curitiba, POA, Salvador, Recife etc. Tem que pensar em construir metrô nessas cidades.
    O São Paulo fez muito bem em ser responsável. O jogo também é político. A CBF quer o poder do clube dos 13 e o São Paulo não votou no Kleber Leite (candidato do presidente da CBF), mas no Fábio Koff, que defende os interesses dos clubes. Isso também pode ser uma forma de descontar.

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem?´Sou TOTALEMNTE contra a construção de um novo estádio em São Paulo! caso queiram insistir nessa tesa, deve destruir algum já existente e construir outro no lugar, mas não mais um! Abraços, Fabio www.fabiotv.zip.net

    ResponderExcluir
  5. Políticos, cartolas e muito dinheiro.
    Empreiteiras, empressários e muitas obras.
    Tradução:
    -Confusão, corrupção, desfalques, desvios megasuperhiperfaturamentos e atrasos, muitos atrasos de arrepiar.
    Sim, os torcedores vão "adentrar" aos estádios desviando-se das escadas dos pintores. O Hino Nacional será executado enquanto os jardineiros que acabaram de plantar a grama recolhem suas ferramentas do campo.
    Sim, depois da Copa quase tudo vai ser sucateado por falta de manutenção, interesse ou corrupção das administrações gerenciadas por cartolas.

    Mas a a festa vai acontecer. Será magnífica e exuberante. Muitos não vão entender como é possível, outros nem vão pensar no assunto, vão achar tudo genericamente lindo, ou não! Como vai dizer Caetano.
    Os estrangeiros entupidos de caipirinha vão achar que os brasileiros são mágicos e sem entender nada, muito menos como tudo dá certo no último minuto vão relaxar e sambar!
    Muitos vão criticar e provar por "a+b" que bilhões foram queimados, alguns terão razão outros não.
    Lula vai dar entrevista ao lado do Pelé. Dunga não vai falar com a imprensa, e não vai convocar nem Ganso nem Pato!
    Dilma, bem... Dilma vai ser multada pelo TSE porque vai aproveitar a Copa para fazer campanha para o Lula!!!!!
    Brasil e brasileiros, somos assim e assim vivemos felizes!
    Uma questão de aceitação, nada a ver com condescendência.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Fabio, eu duvido que a África do Sul tenha ivenstido tanto nessa COpa.segundo um amigo, jornalista alemao, tem estádio lá na maior precariedade.
    Bom post.
    Dias felizes, Fábio

    ResponderExcluir
  8. Se voce pesquisar a quantas andam alguns estádios na Coreia, no Japão e na Alemanha, ficará assustado. Estamos tendo esses problemas porque a FIFA praticamente criou um caderno de encargos que só servirá / valerá na copa no Brasil, justamente pelo que sabia que aconteceria na Africa. Este estadio africano com fosso eu não vi, mas desde que ele tenha alguma saida direta que faça o roteiro arquibancada-campo-rua, tá valendo [o que hoje, não tem na Arena].

    Porto Alegre é um caso beeem a parte... o Gremio está bolando sua arena há anos, assim como o Palmeiras, e os dois conseguirão colocá-las de pé, ao custo de 30-35 anos de "alma meio vendida". No beira-rio, quem financia a obra é a torcida: serão feitos 150 camarotes no estádio, ao custo de R$1 milhão por 10 anos de uso. Parece que já venderam uma boa parte... aqui, querem gastar 500 ao invés de investir 50, numa coisa com a qual só o Atlético terá, inicialmente, mais prejuizos que lucros. Provincianismo até o fim. Aliás, se não fosse o maluco do Tio Pet buscar, nao teria copa aqui. Tá claro que ninguem, [ninguem!] quer crescer nesse estado...

    ResponderExcluir
  9. Fábio, está certo o São Paulo em propor uma reforma ao custo de 270 milhões, pagos por investidores privados, ao invés de se gastar 600 milhões que nunca terão retorno.É exatamente por isso que o SPFC é o clube melhor administrado do Brasil. Errados estão CBF e FIFA em negar(talvez por interesses escusos que é o que se comenta à boca pequena).Assim como estão certíssimos os governantes da cidade e do estado em declararem que não colocarão dinheiro público (embora de cabeça de político e de sorteio de loteria nunca se sabe o que vai sair).Estaria certíssima a população paulista em apoiar a não-participação de São Paulo nesta Copa pois recursos públicos seriam melhor aplicados em infraestrutura e melhoria das condições da população desta sofrida cidade.A Copa pode muito bem ser realizada no Brasil nos outros estados e não será a ausência de São Paulo que prejudicará o evento.Afinal, o Brasil não é só São Paulo.Neste caso, estou com as considerações do Zé Povo, com um adendo: os paulistas poderão se orgulhar de não terem compactuado com as roubalheiras que acontecerão em nome do "Pra frente, Brasil".

    ResponderExcluir
  10. Tony,

    Aqui no Paraná, salvo o Sr. Petraglia, apenas políticos se interessaram pela Copa do Mundo. Mas na hora deles fazerem a parte que lhes caberia, eles se calaram.

    O seu time ficaria com todo o ônus, porque não se pode colocar dinheiro público em patrimõnio privado e porque os políticos não querem tomar favores com investidores pelo clube, eles só fazem isso por si mesmos.

    Fico tranquilo em comentar isso. NUNCA quis a Copa no Brasil, muito menos em Curitiba. Se o país quer crescer, não precisa de Copa, precisa de universidades, escolas, colégios e qualificação de professores, o que custa muito menos que estádios.

    Tunico,

    Sempre digo que São Paulo é o motor do país e, nãoserão alguns jogos e Copa do Mundo a menos que irão diminuir sua importância e mais do qe isso, o fato de ser a única cidade brasileira verdadeiramente cosmopolita.

    Se o SPFC e os governantes da cidade e do estado não quiserem jogar dinheiro no lixo, estão é certos.

    ResponderExcluir
  11. Como lembrava antes, tudo isto me cheira a "superfaturamento".

    E é certo que a FIFA exige pesado, mas também aceita nível intermediário. A Copa da África tá aí pra gente ver.

    ResponderExcluir
  12. Fabio, vc sabe melhor do que eu o que isso significa. Muito dinheiro publico sendo desviaDO PARA O bolso dos ratos brasileiros

    ResponderExcluir

Não serão publicados comentários ofensivos, fora dos limites da crítica educada.

CORITIBA: O MEDO DO FUTURO.

No erro de uma diretoria interina, que acionou a justiça comum em 1989 para não jogar uma partida marcada de má-fé pela CBF para prejudicar ...