8 de abr. de 2010

A TRAGÉDIA, A COPA, A OLIMPÍADA E O VERDADEIRO BRASIL


A imprensa já noticia. A FIFA e o COI estão em alerta após a imagem do Maracanã e o Maracanazinho debaixo d'água com as chuvas torrenciais que atingiram o Rio de Janeiro.

E o alerta aumenta a cada nova notícia. Ocupação irregular sobre o terreno de um lixão, que causa deslizamento de terra e mata 200 pessoas não é algo que agrade às entidades donas dos direitos sobre a Copa do Mundo e a Olimpíada.

A imagem do Brasil está desgastada perante elas e a capacidade (e mesmo a oportunidade) brasileira de organizar os eventos está em xeque.

Essa tragédia que ceifou a vida de centenas de brasileiros está mostrando para a FIFA e o COI o verdadeiro Brasil, que não é aquele imensamente belo, contagiantemente alegre e quase perfeito de filmetes de promoção feitos para serem assistidos pelos delegados e convencionais das entidades, que decidem quem vai sediar os eventos.

O verdadeiro Brasil é um país com um déficit habitacional que atinge 50 milhões de pessoas, sendo que muitas delas vão morar em áreas de altíssimo risco, em meio a lixo, ratos e esconderijos de traficantes de drogas. O verdadeiro Brasil é um lugar onde políticos liberam loteamentos irregulares ao arrepio das mínimas regras de engenharia e bom senso, aproveitando-se da corrupção epidêmica e de prefeituras incapazes e mal aparelhadas, até porque existentes apenas para pagar lautos salários para prefeito, vice-prefeito, secretários e no mínimo 9 vereadores completamente inúteis. O verdadeiro Brasil é este país que se comprometeu a entregar todos os estádios da Copa 2014 em 2012, mas até agora não iniciou a obra de nenhum e se o fizer, será com o assalto planejado dos cofres publicos ao forçar a dispensa de licitações por urgência, com superfaturamento e sacrifício das necessidades básicas de milhões de pessoas pobres em favor de meia dúzia de espertalhões(a maioria políticos) que vão se fartar em não precisando conter seus custos.

Ninguém duvida da capacidade brasileira e sediar eventos em 2014 e 2016, nem eu.

Mas fico me perguntando se esse gasto estimado por baixo em 20 bilhões de reais não seria melhor utilizado em um amplo e audacioso programa de moradia popular, esquematizado com objetivos claros de desfavelizar as grandes cidades brasileiras, criando mecanismos rígidos de controle de construções e de ocupações urbanas. Um grande programa para padronizar a legislação edilícia do país e ao mesmo tempo construir casas populares decentes para os brasileiros (não esses cubículos assemelhados a solitárias de prisões que vemos nas COHABs), repovoar áreas abandonadas como centros históricos de grandes cidades e "cracolândias" e ao menos prevenir desastres em áreas passíveis de construção mas ainda arriscadas. Um grande programa que geraria tantos empregos e riquezas quanto uma Copa do Mundo e uma Olimpíadas embora sem a publicidade mundial que tanto agrada os egos de alguns políticos. Um programa para resgatar a dignidade de milhões de brasileiros, muitos dos quais estão chorando hoje, a morte de entes queridos. Será que investindo diretamente nos brasileiros não teríamos mais lucro?

9 comentários:

  1. O cinismo político é tão grande que foi dispensada a ajuda que os municípios vizinhos queriam dar enviando bombeiros... eu sei porque e voce sabe? :-(

    ResponderExcluir
  2. Abril, maio, junho... aguentem ai! A copa de 2010 tá chegando. Jogue fora a tristeza. Esqueçam as tragédias.

    Alguém vai dizer isto, não vai demorar muito!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo excelente texto, Fábio!

    Se houvesse um prêmio Pulitzer para blogueiros semelhante ao que existe para jornalistas, o seu texto o merecia. Em particular, o 5º paragrafo, onde você desnuda de maneira esclarecedora a realidade oculta do Brasil.

    Se me permite vou fazer uma menção a esse texto no post que escreverei sobre esta tragédia do Rio.

    A grande pergunta que fica é: porque o Brasil não investe em hospitais, educação pública, segurança, e não moderniza o setor da saúde já que dispõe de valores tão altos como esse para empreender numa Copa? Investir na população do país não rende dividendos?

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Neto,

    Obrigado pelos elogios, o uso do texto é livre para você.

    E é esta questão mesmo que você levantou: investir nos brasileiros e não apenas em alguns poucos brasileiros não seria mais vantajoso?

    ResponderExcluir
  5. Sem dúvida, concordo com tudo que disse. O Brasil tem condições finaceiras para sediar a Copa em 2014 e as Olimpíadas. O maior problema é a nossa infra-estrutura e o setor de segurança pública, que está áquem do que poderia ser.

    Vim lá do Neto. Seu texto é lúcido e, de fato, não temos mesmo nenhuma política habitacional no país. Nem desenhada e nem planejada.

    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Brasileiro, genericamente, é de pão e circo. Historicamente, prefere buscar um lugar melhor do que lugar pelo que é seu. A infra estrutura das pequenas e médias cidades do país é lamentável. Quem vota nela, faz o que? Vai pra capital. Fica em qualquer lugar. Morre de qualquer jeito.

    Indiscutivel em seu brilhante texto que todo e qualquer investimento disponibilizado em "entretenimento e imagem internacional" deveria antes ser pensado para quem não tem condições melhores. Mas só é ajudado quem se deixa ajudar, quem quer fazê-lo. Se não, dá-lhe bolsa isso, bolsa aquilo... o problema é a consciencia! Abraços!

    ResponderExcluir
  7. As enchentes do RJ, fora o problema da falta de segurança e de infraestrutura no país, só demonstra a estupidez das autoridades, dos políticos, e desses 'mestres do marketing', em avaliar a capacidade da cidade em sediar uma Copa do Mundo e uma Olimpíada.

    Com todo o respeito e solidariedade ao sofrimento das famílias vítimas dessa tragédia, mas que pelo menos ISTO sirva de aviso e alerta aos outros estados.

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem? Só gostaria de saber onde estão os recursos dos royalties do petróleo.... O Governador Sergio Cabral deu um berreiro nesse caso, mas não vi lágrimas com os mortos.. Que coisa não? Abraços, Fabio www.fabiotv.zip.net

    ResponderExcluir
  9. Véio na minha opinião o Brasil não deveria gastar dinheiro com trem bala, copa e olimpiadas. Parabéns pelo blog...

    ResponderExcluir

Não serão publicados comentários ofensivos, fora dos limites da crítica educada.

CORITIBA: O MEDO DO FUTURO.

No erro de uma diretoria interina, que acionou a justiça comum em 1989 para não jogar uma partida marcada de má-fé pela CBF para prejudicar ...