22 de mar. de 2010

CIRCO NARDONI



O leitor sabe porque os juros que paga no seu financiamento imobiliário são altíssimos?

Uma das razões mais importantes é pelo fato de que se a pessoa não paga, a "justiça" brasileira leva décadas para tirá-la do imóvel. Nos EUA, minha tia (uma estrangeira do Brasil casada com um argentino e cuja filha é nascida em Porto Alegre/RS) comprou uma casa de verdade, com jardim, quintal, garagem e bosque, com taxas de juros que não passam de 3% ao ano e prestações compatíveis com sua renda. No Brasil, paga-se uma taxa de juros de 12% no mínimo, para financiar um cubículo em prestações altíssimas. A diferença é que a Justiça do EUA não demora para executar hipotecas e não faz demagogia barata de sempre passar a mão na cabeça do devedor ou, na esfera criminal, do réu, sempre deferindo-lhes todos os prazos e pedidos absurdos que protelam o julgamento final.

Não se engane, o Brasil só poderá dizer que se faz justiça por aqui no dia no dia em que a justiça tiver a mesma velocidade para todos e especialmente quando corruptos forem presos e punidos com rigor, devolvendo o dinheiro que roubaram. E não é o circo em volta do caso Nardoni que vai mudar esse quadro.

Existem milhares de pessoas presas no Brasil por matar alguém, mas não há quase ninguém preso por assaltar os cofres públicos e são praticamente inexistentes os processos de sucesso na recuperação de dinheiro roubado do país desta maneira.

Ao acompanhar o caso Nardoni, esqueça do circo armado pelos programas sensacionalistas de TV ou pelas manchetes indignadas de jornais. Concentre-se em constatar como funciona (ou, no caso, como não funciona) a "justiça" brasileira.

Ao terminar o caso Nardoni, o leitor não se regozije de que "se fez justiça" na absolvição ou condenação do casal, porque esse caso é isolado e sua celeridade se deu em razão do forte apelo midiático. Existem milhares de casos tão escabrosos quanto este esperando julgamento, perdendo-se em meio a chicanas processuais, contando com o efeito perverso de advogados que fazem questão de protelar os processo baseando-se nas falhas dos procedimentos policiais e dos promotores de justiça, bem como com de juízes preguiçosos e lenientes, que deferem tudo que as partes pedem, mesmo que manifestamente protelatório ou ilegal.

A máxima de que no Brasil só ladrão de galinha e pobre é que vai preso, vai continuar se mantendo por muitos anos ainda, e só vai mudar quando o povo entender como a justiça deve funcionar, cobrando o funcionamento das autoridades.

8 comentários:

  1. Só haverá essa cobrança quando finalmente o povo tiver acesso a uma ótima educação

    ResponderExcluir
  2. Stella,

    É verdade... é bem verdade!

    ResponderExcluir
  3. Tem toda razão.A justiça do Brasil é a Vergonha e responsável por todas as nossas mazelas inclusive pelo Brasil não ter um maior desenvolvimento, à altura do esforço do seu povo.Juízes escondidos na nefasta estabilidade,( com raras exceções) preguiçosos,arrogantes, rancorosos, com inveja dos advogados, distantes da realidade nacional , sem produção alguma mas certos que o alto salário ( para que não se corrompam) é depositado em suas contas no fim do mes. Nem a Revolução de 64 conseguiu acabar com isso.Hoje em dia colocam estagiários, cães de fila, para impedir que o advogado cobre mais celeridade, mais empenho, mais postura de cidadão comprometido como os novos tempos.Com este Poder Judiciário o Brasil não vai crescer.É uma pedra no desenvolvimento do país.

    ResponderExcluir
  4. Na Itália foram anos até a máfia ser julgada e posta na prisão, o Brasil ainda faz vestibular pra se tornar país de 1º mundo, então ainda veremos muitos absurdos em nossa "justiça".
    Até, (v)

    ResponderExcluir
  5. Onde eu assino? Perfeito, Fábio! Sou a favor da reforma pra ontem!! Beijus,

    ResponderExcluir
  6. Que nossa Justiça é lenta ninguém discute. Que aparentemente usa "dois pesos e duas medidas" de acordo não com o dinheiro ou o poder do acusado, mas de acordo com sua capacidade de se defender ( o que implica em ter dinheiro e poder) também é ponto comum.
    Antes de qualquer coisa melhorar na Justiça brasileira é necessária uma faxina interna, coisa muito delicada, pouco comentada mas já bastante clara para a sociedade.
    O show/circo Nardoni é apenas ação da imprensa, jornais, tvs e midia em geral agarram a situação facil e barata com enorme retorno de ibope, e o principal: - sem nenhum risco de ferir grupos economicos e/ou politicos gerando prejuizos como seria o caso de um julgamento de corruptos...

    ResponderExcluir
  7. Zé,

    É por aí mesmo. Qualquer julgamento de caso de corrupção, envolve agentes ligados intimamente ao Estado, a partidos e a interesses econômicos que muitas vezes decorrem de lobbies.

    Se a justiça não tiver coragem de enfrentar isso, continuamos nesse quadro.

    ResponderExcluir
  8. O problema é: quem tem coragem de reformar a justiça? Quem?

    ResponderExcluir

Não serão publicados comentários ofensivos, fora dos limites da crítica educada.

CORITIBA: O MEDO DO FUTURO.

No erro de uma diretoria interina, que acionou a justiça comum em 1989 para não jogar uma partida marcada de má-fé pela CBF para prejudicar ...