18 de jan. de 2010

HAITI: OS AMERICANOS NÃO OCUPARAM O PAÍS

A imagem é do site defesanet.


É a tal coisa, se Hugo Chaves e Daniel Ortega reclamam de alguma coisa envolvendo os EUA, é porque os "yankees" estão certos.

O tráfego aéreo sobre a capital do Haiti aumentou com a ocorrência da tragédia, sendo que não havia sequer energia elétrica para manter um mínimo controle. Ademais, a torre de comando do aeroporto de Porto Príncipe caiu com o terremoto. E isso tornou a situação aéreo perigosíssima para aviões de todas as nações, sendo que o primeiro-ministro haitiano, Renè Preval, requisitou a ajuda americana. Então os "yankess" foram lá e instalaram um radar móvel próprio e passaram a controlar o tráfego naquele aeroporto.

Pergunto: Nicarágua e Venezuela têm radar móvel próprio para uma situação emergencial como esta? Se tiverem, aceitariam que militares de outro país o operassem?

O Brasil protestou porque aparentemente os americanos ocuparam o aeroporto e passaram a organizar os trabalhos de ajuda e (obviamente) deram preferência aos seus aviões no aeroporto da capital haitiana. Mas parece que esquecem que dos EUA já se conseguiu mais de 110 milhoes de dólares em doações, um navio-hospital e um porta aviões equipado com dois esquadrões inteiros de helicópteros.

O trabalho brasileiro da MINUSTAH é digno dos maiores elogios, ele havia pacificado áreas de convulsão social no Haiti, funcionando como polícia em um país desprovido de absolutamente tudo.

Mas ele não autoriza o Brasil a protestar quando outro país apresenta melhores condições de ajudar na hora da tragédia. Aliás, o Brasil acabou entendendo o problema e logo chegou a uma composição sobre o assunto. Quem quis se aproveitar por mera ideologia estúpida foram os governantes da Nicarágua e da Venezuela, em um contexto em que até Cuba abriu mão de direitos territoriais (espaço aéreo) para auxiliar os haitianos.

Leia mais:
Aqui, aqui e aqui.

5 comentários:

  1. Só tem o controle quem tem uma melhor organização. Para aqueles que não tem só lhes resta falar, falar e falar...

    Só que o caso do Haiti não é um caso para demagogia. É um caso de urgência. De efetividade. De providência imediata e de liderança. Os EUA sabem bem como tomar atitudes como essa. O Brasil tem méritos pelo bom projeto instaurado lá para levar a paz ao haitianos, mas em matéria de efetividade ou 'guerra' ainda tem muito que andar...

    No entanto, concordo com Lula em reclamar. Ele tem a razão por tentar liderar.

    ResponderExcluir
  2. É aquela história: uma turma reclama e outra acha normal. Na verdade, no momento o estado haitiano não existe e toda a ajuda, incluindo-se aí apoio logístico e humano, é necessária.

    O resto é o resto.

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Nesse momento é importante que a ajuda chegue aos haitianos mais pobres.. Será que isso vai ocorrer? Abraços, Fabio www.fabiotv.zip.net

    ResponderExcluir
  4. Fábio,

    Li hoje em algum lugar que haitianos pediram para o Secretário Geral da ONU que os recursos de ajuda arrecadados não sejam entregues ao "governo" haitiano"...

    ResponderExcluir
  5. Já estou de saco cheio em ouvir as babaquices do Chavez. Se tem uma pessoas intragável, é esse aí.

    Acho que a questão de liderança é justa mas, por outro lado, tudo o que puder ser feito em conjunto pelo bem do sofrido povo, já é uma grande negócio.

    ResponderExcluir

Não serão publicados comentários ofensivos, fora dos limites da crítica educada.

CORITIBA: O MEDO DO FUTURO.

No erro de uma diretoria interina, que acionou a justiça comum em 1989 para não jogar uma partida marcada de má-fé pela CBF para prejudicar ...