7 de set. de 2007

7 DE SETEMBRO


A Veridiana Serpa convocou essa blogagem coletiva, para tratar do dia da Pátria.

Da minha parte, acho que a única atitude que pode servir para melhorar o Brasil é o empunhar a bandeira irrestrita e universal da ética, acabando com o jeitinho e com as meias-verdades que permeiam não só a atividade política, mas também o dia a dia de todos os cidadãos.

Se é verdade que políticos roubam e, quando descobertos, inventam histórias mirabolantes e fantasiosas (como a dos bois mágicos) se prevalecendo de artimanhas processuais para salvar a pele, mas, ao mesmo tempo, não é mentira que o brasileiro é acostumado a furar filas, a estacionar em fila dupla ou tripla, a fraudar programas sociais como o bolsa-família (vide a mãe da "atriz") e o seguro-desemprego ou mesmo a comprar mercadoria que sabe que foi roubada, por que ela é mais barata.

Os políticos brasileiros têm repetido à exaustão os valores que o brasileiro médio adota. Quando eles traficam influência e se apoderam de recursos públicos, estão apenas repetindo em escala maior coisas como comprar DVD(s) piratas, distribuir mercadorias de sacoleiros ou fazer "acordo" com o empregador para sacar o FGTS e ficar seis meses recebendo um adicional pelo seguro-desemprego. Pode ser até que os políticos roubem mais, mas há muita gente, aliás, milhões de pessoas, cujos atos são idênticos, o que explica, talvez, a exagerada leniência do eleitorado com políticos atolados em denúncias de corrupção.

Para o Brasil melhorar e efetivamente virar uma nação, terá que empunhar a bandeira da ética.

22 comentários:

  1. Anônimo7/9/07 11:16

    Eu pessoalmente, acho, que o Brasil so vai mudar quando o povo mudar tambem. Tem que tolerancia para quem quebras as regras, seja , de uma filha ,de um estacionamento, de transito ou do roubo do dinheiro publico

    ResponderExcluir
  2. Anônimo7/9/07 13:13

    Fábio concordo, acho que o Brasil irá começar a melhorar quando a ética fizer parte da população em geral (políticos, cidadãos comum, etc) juntamente com um sistema judiciário sério e que funcione, enquanto isso não ocorrer, essa jamais será uma nação 'seria ... []'s

    ResponderExcluir
  3. Anônimo7/9/07 13:20

    Olá Fábio,

    Acabo de vir do blog Simetria onde li um comentário (do Gilson, vale a pena ler) que me fez pensar no COMO, fazer mudar.
    Chego aqui e vejo seu excelente texto e acredito ser por ai tb.

    Muito bom, soluções, não é mesmo?
    Já que saber, sabemos todos e estamos fartos de ver em todas as notícias por ai espalhadas.

    Minha parte já faço dizendo nãos seja numa simples fila ou seja lá onde for, que estejam propondo algo das "Leis de Gerson."

    Mas como, senão pela educação, fazer desde pequeno empunhar tal bandeira e dai sim mudar o futuro?

    Chegar às massas é o complexo e outra vez me questiono, será que o q fazemos aqui, com estas blogagens coletivas mudarão verdadeiramente algo?

    Sou participante também e no meu post me foquei na tristeza que sinto pela desesperança.

    Sinceridade? Estou confusa.
    Já pedi a autorização do rapaz do comentário para colocar num post amanhã, mas por outro lado tenho esta coisa dentro...do será que vou conseguir mudar algo com um post?

    Desculpe o desabafo, mas como sou pra lá de honesta com o que sinto e foi aqui que me veio a vontade de falar fica aqui público!

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo7/9/07 16:11

    Difícil é convencer o povo a não fazer da mesma maneira que os políticos. Convencê-los que escolhendo melhor não precisarão fazer isso, pois viverão com dignidade, é uma tarefa árdua! De qualquer forma, tem que começar de algum ponto. Ótimo post.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. ótimo texto!Concordo com a Cilene, o Brasil só muda quando o povo mudar! Políticos corruptos se elegem pq o povo vota neles! O povo muitas vezes também age de forma corrupta, principalmente em campanhas eleitorais, onde encaram o voto como mercadoria,e acham que o político só é bom quando dá cesta básica, computador,bolsa de estudos,etc.. Só pensam em política em ano eleitoral,não enxergam que os políticos são os seus representantes e devem atender aos desejos do coletivo! Se a política virou esta esculhambação total metade da culpa é do povo, é de quem elege! Pode ser encarada como uma forma utópica de política,mas é como eu encaro!

    ResponderExcluir
  6. Anônimo7/9/07 17:13

    Fábio, passei para desejar um bom fim-de-semana.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Brasil....esse «irmão maior».....

    Abraço
    Paulo

    Portugal

    ResponderExcluir
  8. Perfeito Fábio,

    A mudança começa em cada um de nós.

    Porém (olha o advogado do diabo)às vezes é bom dar um empurrâozinho do tipo vaiar presidente, pixar muros....

    Vale a pena.

    Bom feriado

    ResponderExcluir
  9. Quem tenta fazer as coisas certas hoje em dia é visto como anormal, bobo, idiota...
    O normal é ser esperto,s e aproveitar da situação e foda-se o resto...
    E assim vamos continuar a ser o país do futuro... que nunca chega,...
    Até quando..?
    Um abraço

    ResponderExcluir
  10. Sim, são as aparentes "pequenas" atitudes morais e éticas do nosso dia a dia que farão a diferença no futuro deste país.
    Obrigada pelo comentário em meu blog.
    Um abraço,Aline

    ResponderExcluir
  11. Oi Fábio,
    Dê uma olhadinha no post que eu fiz agora a noite:http://blogdex-alinedex.blogspot.com/2007/09/napoleon-hill-e-seu-cdigo-moral.html
    Acho bem oportuno para o dia de hoje. Nossos políticos deveriam aprender. É tão simples.
    Um abraço,Aline

    ResponderExcluir
  12. Oi Fabio

    O povo tem medo de reagir, porque tem 1000 responsabilidades e se perder o pouco que tem, a familia fica em desabrigo, sem contar com a violencia.

    E duro, ver nosso pais neste naufragio.

    E as estatisttica dizem que o Lula continua em alta. Como?

    Beijinhos e obrigada pela visita.

    ResponderExcluir
  13. Anônimo8/9/07 07:07

    Fabio, obrigado pela visita. Você tem toda razão, sem a mobilização popular nosso recado não vinga! Mas vamos continuar lutando!

    Forte abraço.

    ResponderExcluir
  14. Tentar mudar é uma constante em todos nós, talvez não esteja latente pois observamos sempre nossos interesses antes de tudo...

    ResponderExcluir
  15. Anônimo8/9/07 09:47

    Eu concordo c/vc. Os politicos do pais refletem o próprio povo. E uma vez q permitimos q esses politicos continuem lá somos cúmplices...
    Beijos e bom feriado

    ResponderExcluir
  16. Bom dia meu amigo,
    Ética é condição sinequanon para qualquer princípio de solução dos nossos problemas. Não é fim, é meio. É o minimo que alguém que se propõe a assumir um cargo público deveria ter. Deveria haver prova de ética para formar-se na escola e para ingressar-se em qualquer setor do serviço público, principalmente na gestão.
    Parabéns pela sua postagem.
    Um grande abraço e um bom final de semana!

    ResponderExcluir
  17. Anônimo8/9/07 09:58

    Oi Fabio, obrigada pela visita.

    O sonho nao morre jamais em termos um Brasil melhor.

    Abracos

    ResponderExcluir
  18. Na minha modesta opinião, o maior problema do Brasil é uma política sem escrúpulos, sem ética. Mas este problema não é tão simples...

    Eu acredito que a poítica nada mais é do que um reflexo, um espelho da nossa sociedade. Uma sociedade corruptível onde impera a lei do mais forte, da desigualdade social e econômica e da concentração de renda.

    Aqui há pouquíssimo senso de igualdade e responsabilidade pelo coletivo. Em países nórdicos, o gerente da empresa não ganha nem cinco vezes mais que o porteiro. Aqui a diferença é inter-galática.

    ResponderExcluir
  19. Serafa,

    É uma grande verdade o que você escreveu...

    ResponderExcluir
  20. olha, fávio, essa história. ética não é algo concreto, é uma formulação, algo subjetivo, tem a ver com padrão cultural. é bom reclamar por ética, é preciso. mas não há mecanismo que a concretize.

    ainda continuo favoravel a novas formas de efetivação no poder pela via eleitoral. acho que o brasil precisa do voto não obrigatório. precisamos castigar quem se elege "naturalmente". não importa o volume de participação, mas a qualidade. os pol´ticos, os candidatos que se importem em chamrar gente a votar neles. o voto livre é a única forma de nos livrarmos do cabresto - te dou o par esquerdo do tenis quando vc votar em mim, por enquanto leva o pé direito, é o que dizem nossos candidadtos.

    caramba. viva o feriado, posso falar o que quiser, aind que nao goste de feriados. um abç

    ResponderExcluir
  21. antes de levantar a bandeira da ética deve-se extraditar para um local longinquo todos os politicos e administradores venais.

    ResponderExcluir
  22. Fábio

    Teu post foi ótimo!

    Concordo com tudo o que foi dito aqui, mas a ética, como tudo, deve começar na escola. Ainda acho que a boa educação é o que está faltando no nosso Brasil.

    Obrigada pela visita, volte sempre.

    Um abraço.

    ResponderExcluir

Não serão publicados comentários ofensivos, fora dos limites da crítica educada.

CORITIBA: O MEDO DO FUTURO.

No erro de uma diretoria interina, que acionou a justiça comum em 1989 para não jogar uma partida marcada de má-fé pela CBF para prejudicar ...