11 de set. de 2007

MOBILIZAÇÃO

Fiesp entrega mais de 1 milhão de assinaturas contra CPMF
do jornal VALOR ECONÔMICO, no portal UOL.

Não que a mobilização contra a CPMF vá adiantar alguma coisa, porque o imposto será renovado mesmo, mas pelo menos houve uma prova de que é possível mobilizar pessoas no Brasil, em torno de causas justas, agindo com democracia e bom senso.

Muito melhor que esse movimento cretino para reestatizar a Companhia Vale do Rio Doce, que hoje recolhe 10 vezes mais impostos do que quando estatal, além de empregar o dobro de pessoas e atuar no mercado global.

A perda da CPMF seria um impecilho para o governo que por isso a defende, embora, como me alertou um leitor anônimo, o PT votou contra ela durante o governo FHC. Apesar da incoerência do PT, que votou contra, mas nunca foi desfavorável a idéia do tal imposto, o governo tem o direito de defendê-lo, tal qual a sociedade tem o direito de lutar contra ela.

O governo ganhou a parada, acho. Mas se a perdesse, não teria maiores problemas em arrumar a casa, porque ficou comprovado no processo que cortes de despesas inúteis (cargos em comissão, por exemplo) e rigor administrativo dariam conta do recado.

Já a reestatização da CVRD seria uma catástrofe para o governo e o país. Poria o Brasil em crise econômica instantânea: imaginem o que aconteceria nos mercados financeiros se o governo praticasse a arbitrariedade de estatizar uma companhia global, com ações em bolsas pelo mundo afora? Só malucos, esquerdofrênicos e irresponsáveis defendem coisa assim, tanto que o próprio presidente da República deixou claro que isso não está na pauta do seu governo, em entrevista coletiva na semana passada.

13 comentários:

  1. Fábio, realmente a CPMF é uma merda. Mas tudo estaria bem, se fosse a única forma de nos roubarem!... :( Abração

    ResponderExcluir
  2. Vem cá, Fábio, você que entende desses parangolés: é certo que a reestatização da Vale não está nos planos do governo, que ainda guarda um pouco de lucidez.
    Mas e se a coisa degenerar mais daqui pra diante? A Vale não poderia mudar sua sede para outro país, por exemplo?

    ResponderExcluir
  3. o governo precisa e muito de recursos para manter todas as bolsas oferecidas, não existe um plano concreto para o crescimento, empregos não foram gerados, infra-estrutura é quase inexistente e investimento externo só para jogo na bolsa.
    sem CPMF ele fica curto de caixa, principalmente agora que estão revendo para baixo o crescimento para 2008.

    ResponderExcluir
  4. Fábio:
    Se os parlamentares ouvissem o povo, este imposto não seria aprovado. Como não houvem, acho que vão acabar por aprová-la, depois que o Lula distribuir algumas benesses.

    ResponderExcluir
  5. Fora que essa proposta de reestatização da Vale é uma aberração a la Bolívia de Morales. Entretanto, do PT tudo se espera, já que na situação da Petrobrás, parecia até que estavam endossando o imenso prejuízo brasileiro em prol de um socialismo tosco. Aff!!!

    ResponderExcluir
  6. Letícia.

    Eu duvido que a Vale faria uma besteira dessas, a não ser que esses "movimentos" se fortaleçam de alguma forma.

    Porque se a Vale fizer isto, pode perder o direito de lavra de minerais aqui, que são grandes.

    ResponderExcluir
  7. Acabei de ver no notíciário o Palocci (Putz, o cara é um bandido e tava fazendo o que debatendo CPMF???? Só aqui mesmo...). E disse ele: "é irresponsabilidade o governo abrir mão de uma hora pra outra de 40 bilhões em arrecadação"

    FDPs! Senão de onde sairia o dinheiro pra tanta Bolsa-Esmola, PACs e cargos de confiança?

    Eles dizem Fuck 'em all!
    E nós dizemos OK...

    ResponderExcluir
  8. É meu amigo, eles tem que dar comida às hienas do partido. Mas vai que alguém realmente acredite que é para valer? O mais bizarro é a CNBB apoiar essa palhaçada.

    ResponderExcluir
  9. Se tentarem reestatizar qualquer empresa muito bem "doadas"(e eu gostaria que Ele tivesse "doado" muitas mais)é porque está mesmo na hora de voltar o regime linha dura dos militares.E eu assino embaixo.

    ResponderExcluir
  10. Tóóóinnn!!!! Mas o que, então a Vale faz em outros países?

    ResponderExcluir
  11. Letícia,

    A Vale tem subsidiárias no exterior, mas a maior parte dos minerais que extrai, é no Brasil.

    E ela não pode deixar de ser brasileira, porque, pela legislação daqui, há enormes restrições a mineradores internacionais.

    ResponderExcluir
  12. 1) CPMF já deixou de ser provisória para ser perene,
    2) A FIESP é uma gracinha. O tal do Lula só está onde está porque eles deixaram e apoiaram. Ou será que a memória curta deixa isso de lado?
    3) O que o tal do Lula diz, seja em entrevista ou em papo de boteco, não deve ser levado a sério. Ou você acredita na impossibilidade de um terceiro mandato?

    ResponderExcluir
  13. Fábio, depois que "deram carta branca ao Renan", nós estamos fudidos....

    ResponderExcluir

Não serão publicados comentários ofensivos, fora dos limites da crítica educada.

CORITIBA: O MEDO DO FUTURO.

No erro de uma diretoria interina, que acionou a justiça comum em 1989 para não jogar uma partida marcada de má-fé pela CBF para prejudicar ...