A Rua XV comentada pelos turistas é o trecho que se inicia nos fundos do prédio da Universidade Federal do Paraná e termina no relógio da Praça Osório, não sem antes mudar de nome para Avenida Luiz Xavier, que é, segundo o modo curitibano de classificar, a menor avenida do mundo, visto que só tem uma quadra. Antes do prédio da UFPR, a rua liga o bairro do Alto da XV, que é onde situa-se a Praça do Expedicionário, que eu já mostrei nessa série de fotos.
Falar da Rua XV de Curitiba é chover no molhado, porque todo mundo já está careca de saber que foi o primeiro calçadão do Brasil, fruto da visão urbanística do ex-governador Jaime Lerner que quando prefeito, organizou o IPPUC e consequentemente, todas as diretrizes de crescimento urbano da cidade, o que mal ou bem funciona até hoje.
Eu resolvi mostrar aqui os prédios mais bonitos da rua e, até por uma questão sentimental, o prédio que considero o mais belo da capital paranaense, sede da minha querida faculdade de direito da UFPR.
RUA XV Esta é a fachada da UFPR, virada para a Praça Santos Andrade e que corresponde ao prédio central, onde funciona a faculdade de direito onde este que vos escreve estudou.
Vitral sobre a porta lateral (rua XV), que identifica que o prédio pertenceu à faculdade de odontologia. Há um vitral como este no prédio central em temas jurídicos, virado para a Rua Presidente Faria, que mostrarei dia desses, com alguns "causos".
Este prédio foi a primeira sede do extinto Banco do Estado do Paraná. Notem o detalhe das grades das janelas dele que ainda hoje é uma agência bancária do grupo que comprou a instituição estatal.
As Lojas Marisa compraram dois prédios antigos para montar uma loja, um deles de tradicionalíssima loja de tecidos, da qual foi mantida a placa (detalhe). Atentem também para o detalhe do vitral do prédio branco.
O segundo prédio mais belo da capital do Paraná, o Palácio Avenida, tão conhecido de tantos Natais. Dia desses, depois de tirar algumas dúvidas, conto a história da "rivalidade" entre os construtores deste prédio, e os do Moreira Garcez, que vou mostrar em outra ocasião.
Encerro a série com o detalhe do antigo relógio da Praça Osório, que está exatamente no local onde termina a Avenida Luiz Xavier e, no conjunto, a Rua XV, ponto turístico de Curitiba.
CLIQUE NAS FOTOS PARA AMPLIAR.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
CORITIBA: O MEDO DO FUTURO.
No erro de uma diretoria interina, que acionou a justiça comum em 1989 para não jogar uma partida marcada de má-fé pela CBF para prejudicar ...
-
A foto é de autoria de "O Globo" Acusados de eleitos com recursos ilegais da Venezuela (o que é crime em qualquer país do mundo),...
-
É sintomático. Quando em campo as coisas não vão bem aparecem propostas de construir um novo estádio ou de reformar o Couto Pereira, ...
-
No erro de uma diretoria interina, que acionou a justiça comum em 1989 para não jogar uma partida marcada de má-fé pela CBF para prejudicar ...
Lindo e chique!!!
ResponderExcluirBeijinhos
Nossa terra tem coisas lindas!
ResponderExcluirMas ainda prefiro Porto Alegre! Não me chame de traidora. Vc sabe q meu coração tá lá.
Beijo. Teu blog é nota 1000!!!
Mana
Oi Fábio,
ResponderExcluirSabe apesar de não conhecer a cidade acho muito interessante ver as fotos e também seus comentários sobre as mesmas, pois me sinto como um verdadeiro turista!
Uma ótima semana,
Paulo
Acho muito interessante e saudável essa postura que algumas empresas ainda tem de manter o imóvel onde se instalam o mais perto possível do original. (O caso da Marisa, do HSBC e por aí vaí).
ResponderExcluirDeve sair bem mais caro manter um prédio antigo mas a simpatia que a marca consegue com a população, que vê um prédio de valor histórico ou sentimental bem conservado, é inestimável.
Curitiba merece todo o carinho de seus habitantes, sem dúvida nenhuma!
Um abração e bom domingo.
Fabiao, foi la gritar FORA LULA??? Curitiba mandou 200 pessoas, mais que o Rio de Janeiro!!!! A cidade esta de parabens!
ResponderExcluirIsso que eu ia perguntar! Foi à passeata? Aqui em SP a PM avalia em 2 mil, mas... tinha muito mais gente.
ResponderExcluirPróxima parada: dia 7 de setembro. espero que a gente consiga se mobilizar muito mais até lá, a coisa ficou muito restrita à internet.
Quanto às fotos, que bonito, Fábio! Estive em Curitiba apenas uma vez, meio de passagem, e não deu tempo pra curtir a cidade, mas fique impressionada com a limpeza e com a lógica urbana, de transportes...
Essa placa da Marisa abaixo da original é simplesmente o máximo!
Belas fotos, Fábio! Deu para ter uma idéia da sua bela cidade... ;)
ResponderExcluirE eu aqui dando bobeira.. Não conheço Curitiba. Pode?
ResponderExcluirFábio, belíssimas imagens sem dúvida. Já faz algum tempo que estive em Curitiba mas lembro-me perfeitamente de que fiquei impressionada com a organização e a limpeza da cidade. Claro que hoje, como toda grande cidade deve ter seus problemas..
ResponderExcluirMas gostaria de tocar em um outro aspecto...reza a lenda que os curitibanos são muito fechados, difíceis de se conhecer e se integrar, até meio " frios"... Como eu não tive a experiência de ir morar aí, não posso afirmar nada. Entretanto sabemos que Curitiba (bem como Bh em vários casos) é o principal mercado-teste quando uma empresa quer verificar a aceitação de um novo produto... Além disso, conheço algumas pessoas que saíram de Bh e outras de São Paulo para morarem aí e tiveram sim muita dificuldade de se adaptar, principalmente no quesito " fazer amigos". Então, como bom curitibano gostaria que vc desse sua opinião sobre o assunto..e aí, isto é de fato " lenda"?!
bjos e ótimo domingo
Nao conheco Curitiba,mas acho que deve ser uma cidade muito bonita..vc descendente de europeus?
ResponderExcluirFábio,
ResponderExcluirVocê relatou perfeitamente bem. Conheço Curitiba como a palma da minha mão. É uma cidade agradável, excelente para se morar. Como todas as grandes cidades, tem os seus problemas, é claro. E, às vezes, os governos atrapalham mais do que ajudam.
O seu roteiro está ótimo.
Abs
Muito maneiro, gosto muito de Curitiba.
ResponderExcluirEita, Curitiba!,
ResponderExcluirpassei parte da infância aí, e tenho amigos que dão aula aí na federal...
Ainda vou a Curitiba conhecer.
ResponderExcluirPor enquanto, aqui em casa, só quem conhece é a minha esposa. E fala maravilhas.
Abraço! Boa semana!
Conheço Curitiba e acho um lugar ótimo para se viver.
ResponderExcluirBeijos
Esmerada a conservação!! Diferentemente de outras capitais que o patrimônio é destruido, numa total falta de apego à história. O Prédio que estudou é bem parecido com o que estudei, porque será? (rs*) Boa semana! Beijus
ResponderExcluirMuito bacana!
ResponderExcluirRealmente, o Sul é o meu País!
ResponderExcluirLegal Fábio, muito lindo!
ResponderExcluirAdoro construções antigas. Agora finalmente, estão conservando em vez de derrubar.
Fico pasma quando derrubam um prédio ou uma casa antiga e linda e constroem um edifício modernoso sem graça.