24 de jul. de 2007

SILÊNCIO ENSURDECEDOR

Nelson Rodrigues, de quem eu nunca fui fã, teria dito algo como esse título, um silêncio ensurdecedor, ao constatar a reação das autoridades nacionais depois do acidente em Congonhas.

Mas é realmente ensurdecedor o silêncio do governo.

Ensurdecedor porque os áulicos, os puxa-sacos, os bolivarianos de carteirinha e os jornalistas devidamente calçados fazem enorme barulho para evitar que respingue responsabilidade no senhor presidente, mas especialmente para que não rolem cabeças de companheiros que, por falta de qualificação, não arranjariam empregos tão bem remunerados como os cargos em comissão deferidos pelo aparelho partidário no governo.

O problema é que não está adiantando muito e as manifestações singelas acontecem pelo país afora, não para responsabilizar o presidente, mas para alertá-lo da incompetência visceral de seu governo, começando pela verborragia irremediável de dois ministros (Turismo e Fazenda), o sono pungente de um terceiro ministro, o da Defesa, e passando pelos atos tresloucados de assessores extremamente próximos do presidente, como o senhor Marco Aurélio Garcia, que despacha há poucos metros do gabinete de Sua Excelência.

Mas o presidente recolhe-se.

É óbvio que o presidente também está comovido com a tragédia, mas seus atos denodam total falta de controle sobre seu governo porque, passada uma semana do acidente, não foi capaz de uma medida sequer tendente a amenizar e buscar soluções para o cáos aéreo, apenas reuniões e palavras ao vento, sem demitir pelo menos uma parte dos comissionados que deram causa ao problema (o ministro da Defesa e a diretoria da INFRAERO, por exemplo), ao nada fazerem durante o primeiro mandato, e especialmente desde o acidente com o avião da Gol.

Fica difícil para um usuário do sistema aéreo, ele deve pensar: durma-se como, com um silêncio desses?

PS: Hoje, 25/07, a presidência da república informou a troca do ministro da defesa, saindo o atual, entrando Nelson Jobim, ex-ministro do governo FHC (ora, quem diria?), ministro sposentado do STF. Também especula-se que haverá mudança na cúpula da INFRAERO... não o ideal, mas, em verdade, um começo. Sinal de que nem todos os protestos são ignorados por Brasília.

23 comentários:

  1. Só discordo de uma coisa: o presidente não está comovido, não. Nem lágrima conseguiu disfarçar, conforme a carta da mãe que perdeu o filho no acidente.

    ResponderExcluir
  2. Se eu "sesse" o presidente, ficaria incomodado com seu texto. Ótimo e bem escrito pra variar. Parabéns. Abração

    ResponderExcluir
  3. Caro Fábio,
    Seu artigo é um primor no sentido de mostrar, claramente, que nada foi feito na prática. Desde o acidente do avião da Gol que todo o Brasil sabia que a qualquer momento outra catástrofe poderia acontecer. E, de lá para cá, só ‘guerra de nervos’, palavras, palavras e mais palavras. Nenhuma solução.
    Nenhuma medida de impacto que pudesse fazer com que a população brasileira viesse de alguma forma, apoiar Lula, em detrimento de seus próprios assessores incompetentes.
    Nada! Desse jeito ele trás para si todo o ônus da incompetência dos que o cerca. Às críticas da população e da imprensa – da não adestrada – são normais, quando o descalabro toma conta.
    Sem prepotência da minha parte, Lula está usando errado o seu ‘poder refratário’. Deveria usá-lo quando tão-somente ele estivesse pisando em ovos, por alguma razão. Mas jamais usar esse mesmo poder para salvar ‘bagrinhos’, mesmo que com pedigree.
    Assim, ele queima seu estoque de poder e se desmoraliza com os insanos...
    Abs

    ResponderExcluir
  4. Se eu "sesse" o presidente, me matava de vergonha.

    ResponderExcluir
  5. Ele é o maior culpado de tudo isso que está acontecendo. Se ele honrasse o cargo que ocupa, teria mandado embora muita gente que não faz nada em seu governo! Mas como ele não está nem aí, ele é o culpado!

    Kisses

    ResponderExcluir
  6. A comoção dele deve ser a mesma do Marco Aurélio.Você é que , por ser decente, não consegue acreditar que um homem possa ser tão pequeno.Eu não creio que ele tenha recebido aquela notícia da Globo com ar diferente dos aloprados.Lembra de como ele costuma arrematar certas frases:Sem dóóó nem piedaaade??è assi que ele é.Creio também que ele não aguenta pressão.Se o povo bater o pé , ele renuncia.Assim é todo covarde.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem? Vc acha que o Governo está quieto? Eles agem nos bastidores... É só dar uma "olhada" mais apurada no tom das notícias que surgem nos jornais.... Abraços, Fabio

    ResponderExcluir
  8. Fábio

    Esperar uma atitude sincera de solidariedade do presidente seria acreditar que ele é uma pessoa normal .
    No fundo ele é como aquele personagem humorístico do Chico Anysio o Justo Veríssimo.
    "O povo que se exploda"
    Totalmete insensível e irresponsável.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  9. Acho que o presidente só se comove quando é atingido, como no caso da vaia, por exemplo.
    Parece que até hoje ele não se conforma! E dizem até que ele acha que foi uma grande injustiça...
    Enfim, o homem só se importa com ele mesmo!

    ResponderExcluir
  10. Que foto "prestimosa", essa aí ao lado, hein?
    Dois dos PIORES VAGABUNDOS do País!

    Quanto ao Lula (et caterva, como diria você mesmo), aguardem meus comentários para o fim de semana.

    E pensar que um dia tive esperança...

    Beijos a todos, boa quarta!

    ResponderExcluir
  11. Se eu sesse o prizidenti, eu queria que esse Fábio Mayer sesse suisso. Morando na Suissa.

    ResponderExcluir
  12. Viu Fábio, ele tem que ficar em silêncio mesmo, vai dizer o que? Ele, quieto já está errado e abrir a boca então...

    ResponderExcluir
  13. A única coisa que os petralhas, como diz Reinaldo Azevedo, conseguem fazer é cuidar dos interesses de seu assessores, apadrinhados políticos e por aí vai. Azulejos nos aeroportos tem. Pista decente não.
    O problema, ao meu ver, nesse caso, não é a incopetência administrativa de Lula para governar, mas a falta de coragem de botar a cara a tapa, dar uma entrevista coletiva decente, responder aos jornalistas não lulistas de modo objetivo, sem as famosas metáforas. No mínimo, deomstrar solidariedade. Mas não, é melhor não aparecer.... Quem não é visto não é lembrado.

    ps: ótimo blog, muito bom mesmo. Também faço direito, vou me formar em dois anos. VOU LINKAR SEU BLOG LÁ NO MEU. GRANDE ABRAÇO.

    ResponderExcluir
  14. Para Portugal o que se transmite é que a aviação no Brasil é um caos... como se fosse preciso benzer-se 10 X antes de entrar para um avião com destino ao Brasil. Eu acho que isto é exagero, mas... confesso que também terei receio quando for ao Brasil.

    Um abraço!

    P.S: Aproveito para informar que o nosso blog mudou de endereço: www.universosvirtuais.com

    ResponderExcluir
  15. Se eu sesse prizidenti eu renunciava, mas renúncia exige caráter, vergonha na cara, ética, hombridade.
    Acho que ele e seus comparsas nem sabem o que é isso.

    ResponderExcluir
  16. Viva Fábio:

    Ouvi declarações, deploráveis, desse calhorda da Infraero na televisao portuguesa a propósito da ajuda internacional para abreviar soluções para a crise aérea instalada no Brasil.

    Só mesmo a sua rápida substituição poderá ajudar nesse sentido.

    Um abraço,

    ResponderExcluir
  17. e o pior de tudo é vc ter toda a razão!

    ResponderExcluir
  18. Não sei quais os verdadeiros motivos,mas agora a pouco o Lula discursou dizendo que as Forças armadas terão orçamento inflado nos proximos anos e que o Brasil tem que corrigir o que fizeram nos ultimos 20 anos.

    To pagando pra ver.


    Abração,Fabio!!

    ResponderExcluir
  19. Do, mas que audácia! Com essa meleca toda ele ainda tem a pachorra de evocar FHC? Ora, faça-me o favor!

    ResponderExcluir
  20. Que isso, flando mal do nosso presidente multi-funçoes?! Ele não vê nada, não ouve nada, não fala nada e não faz nada!!!!!!!


    bjos

    ResponderExcluir
  21. Esse é um governo de escarnecedores. Hoje, na CPI do Apagão aéreo, o pulha Milton Zuanazzi ria, quando admoestado. Um escárnio!

    ps: obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  22. Pior do que o silêcia, Fábio, é a incompetência do Governo que, em um ano, não conseguiu tomar uma única medida que resolvesse o problema aéreo.

    ResponderExcluir
  23. Meu amigo, na hora que demitirem aquela mula do Zurra-nazzi e suas asseclas eu vou acreditar nisso.

    ResponderExcluir

Não serão publicados comentários ofensivos, fora dos limites da crítica educada.

CORITIBA: O MEDO DO FUTURO.

No erro de uma diretoria interina, que acionou a justiça comum em 1989 para não jogar uma partida marcada de má-fé pela CBF para prejudicar ...